A pensar fazer um aqua


spyke88

Recommended Posts

Boas Pessoal dos mulhados. Estou a pensar iniciarme neste novo mundo para mim.

 

Tenho andado a pensar em montar o meu proprio aqua, o que julgo que me fica mais barato e tenho a possibilidade de o ajustar ao sitiu onde o vou colocar.

 

as medidas dele sao 70*40*40 = 112 Litros se não estou em erro.

 

pelo que tenho lido no forum o filtro estou a pensar comprar um de cascata 500l/h +-

 

o termostato ainda é que não tenho a certeza devido que o numero de litros deve de ser +- o numero de W do termostato, julgo que não faz mal ser de 100W.

 

e a iluminção não sei como funciona.

 

Pessoal podem darme umas dicas enquanto á iluminação e termostato se faz mal ser de 100W e se há???

 

cumprimentos Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os cascata para aquarios grandes nao sao muito bons mas nao me apetece estar a esplicar compra antes um fluval ou eheim exterior é muito melhor termo estato chega e uluminaçao e depende do que queres com que biotipo e se queres muito plantado ou nao o ideal seria 1w por litro de agua com co2 mas como e para iniciaçao aconselho uma lampada de 25w e mais barato mas nao da para muitas plantas podes meter com 25w anubias fetos cryptos valisnereas mais uma poucas plantas

 

com esse litragem ja da para uma coisinha fixe diz que peixes gostas eu nao ia para viviparos mas é ao gosto de cada um passado um mes fartas te deles e ja nao os queres eu prefiro guramis ou kribs ciclideos africanos (nessa litragem so conchiculas)

 

pesquiza e depois avisa do que gostas

 

 

aconselho veres a fichas ajuda um pouco

Editado por dominik1994
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os cascata para aquarios grandes nao sao muito bons mas nao me apetece estar a esplicar

Desculpa lá a farpa, mas se não te apetece explicar porque é que respondeste ao tópico?

 

Bom vamos lá a coisas sérias.

 

Miguel:

 

70*40*40 talvez não te valha muito a pena fazeres, isto porque nestas medidas normalmente encontras já feito e talvez mais barato (a não ser claro que queiras experimentar a construção de aquários e nesse caso, já sabes o que precisas e como fazer?).

 

Sobre o filtro, os filtros de cascata ou mochila como também são conhecidos, servem perfeitamente para esse aquário, sendo apenas pouco usados por 3 motivos:

- Fazem algum barulho.

- Levam pouca matéria filtrante

- Se falta a luz, podem desferrar (depende do nivel de água no aquário).

 

Mas são mais baratos, por isso se só podes comprar um de mochila, força nisso. Se puderes escolher, opta antes por um externo, ficas mais bem servido.

 

O termoestato pode ser de 100 ou de 75w, depende se a divisão onde vai ficar o aquário é aquecida ou não e se tem grandes diferenças de temperatura do dia para a noite.

 

A iluminação ideal para um aquário feito por ti são as calhas overtank (têm uns braços que assentam sobre as paredes laterais do aquário) mas são normalmente um bocado caras. Alternativas passam por usar calhas normais mas dispersam um bocado a luz e esteticamente não são nada de jeito. Em termos de intensidade, vai depender do que queres fazer com plantas, mas aponta entre 0,5W por litro para plantas pouco exigentes até 1 a 2W por litro para as mais exigentes.

Editado por Nuno Antunes

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal e muito obrigado pelas dicas.

 

Enquanto ao aquario que estou a pensar fazer o aquario ficame em 15€ práticamente porque a silicone eu já a tenho e como gosto tambem de montar e fazer acho que é engraçado e como fixca a 15€ acho que não é muito.

 

Enquanto ao filtro vi uns aqui pelo forum e por outros sites rondam os 20€ daqueles que estao pendurados na parede do aquario e fazem cerca de 400/500l por hora.

 

Termostato vi um de 100W a 8€ tambem está acessivel

 

E enquanto á calha como sou ablidoso e posso fazela eu proprio mas tenho uma duvida. as lampadas tem que ser expeciais ou são daquelas vulgares como as que tem as cuzinhas normalmente????

 

Digam o que é que acham dos preços e se compensa ou não compensa.

 

cumps

Editado por spyke88
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal e muito obrigado pelas dicas.

 

Enquanto ao aquario que estou a pensar fazer o aquario ficame em 15€ práticamente porque a silicone eu já a tenho e como gosto tambem de montar e fazer acho que é engraçado e como fixca a 15€ acho que não é muito.

Só 15€ ? Tens alguem que trabalhe numa vidreira e te arranje o vidro barato? Que espessura de vidro vais usar? E o silicone, é proprio para aquário? É que o silicone normal não serve, tem cuidado com isso.

 

E enquanto á calha como sou ablidoso e posso fazela eu proprio mas tenho uma duvida. as lampadas tem que ser expeciais ou são daquelas vulgares como as que tem as cuzinhas normalmente????

As lampadas são fluorescentes como as das cozinhas sim. Só que os bocais devem ser estanques por causa da humidade, para não teres problemas.

Em relação ao resto dos preços parece-me correcto.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal agora puz-me a pensar e ainda tenho umas duvidas... elas estão sempre a aparecer.

 

Ja ouvi por ai falar em filtros biologicos...que é isto??? e o co2?? tambem gustava de umas dicas pessoal

 

e outra tenho aqui um aquario que tem pai 12L isto tem uma "bomba" com 2 tubos que mandam bolhas e isto serve para que????

 

pessoal isto tá complicado secalhar é melhor pagar a um professor...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bolinhas que falas, sao as chamadas bombas de ar, que em aquários de pequeno porte fazem a oxigenação da água, mas nos aquários grandes, são dispensaveis, para além que colocadas em aquarios com adição de CO2, acabas por desperdiçar este. No teu caso, com essa dimensão de aquário, nao vais precisar.

 

Quanto aos filtros biologicos, são todos aqueles que têm um compartimento em que possas colocar material filtrante, com capacidade de acumulação de bacterias nitrificantes, que te completam o ciclo de azoto (aconselho a ler sobre esta parte, caso ainda nao o tenhas feito). Normalmente quanto maior o compartimento para material filtrante, melhor o desempenho biologico de um filtro, por isso normalmente os filtros externos sao mais aconselhados para aquarios da dimensão daquele que pretendes montar.

 

Quanto ao dioxido de carbono, é no caso de aquário plantado. Normalmente se tiveres plantas pouco exigentes, e nao tiveres iluminação forte, poderas dispensar a fertilização e a adição de CO2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya! então e um filtro destes: http://br.youtube.com/watch?v=p6LLxYbUe6U&...feature=related

 

isto é biologico não?. e tambem já vi co2 feito manualmente.

 

Em principio cria plantas mas com calma e com tempo

 

cumps

Editado por spyke88
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só 15€ ? Tens alguem que trabalhe numa vidreira e te arranje o vidro barato? Que espessura de vidro vais usar? E o silicone, é proprio para aquário? É que o silicone normal não serve, tem cuidado com isso.

 

o silicone é mesmo para aquarios e a espessura que estou a pensar é de 8mm acho que é bom já

 

 

As lampadas são fluorescentes como as das cozinhas sim. Só que os bocais devem ser estanques por causa da humidade, para não teres problemas.

Em relação ao resto dos preços parece-me correcto.

 

tao em principiu não há problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.