Lago com caracóis - ajuda!


Recommended Posts

Cumprimentos Foristas!

 

No meu lago apareceram recentemente alguns caracóis de água os quais se multiplicam velozmente!

Antes de ter em mãos uma praga gostaria que me ajudassem com ideias para os combater!

 

O lago tem muita flora e a fauna resume-se a 2 simpáticas rãs comuns (e muitas libelinhas)!

 

Desde já obrigado!

 

Saudações!

Editado por pedroantunes1

Saudações!

PeteHunttoons

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cumprimentos Foristas!

 

No meu lago apareceram recentemente alguns caracóis de água os quais se multiplicam velozmente!

Antes de ter em mãos uma praga gostaria que me ajudassem com ideias para os combater!

 

O lago tem muita flora e a fauna resume-se a 2 simpáticas rãs comuns (e muitas libelinhas)!

 

Desde já obrigado!

 

Saudações!

 

RESPOSTA:

 

Pedro

 

Apesar de ser um trabalho dificil, acho que voce deva tentar retirar um a um do lago.

Se colocar folhas de alface pela noite, certamente terá inumeros visitando as folhas pela manhã e ajudará na captura.

Quanto mais cedo começar a remoção melhor.

 

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RESPOSTA:

 

Pedro

 

Apesar de ser um trabalho dificil, acho que voce deva tentar retirar um a um do lago.

Se colocar folhas de alface pela noite, certamente terá inumeros visitando as folhas pela manhã e ajudará na captura.

Quanto mais cedo começar a remoção melhor.

 

Alonso

 

 

 

 

Obrigado pela dica Alonso!!!

Acho que vou começar a deixar umas folhas de alface como sugerido...não vai ser fácil no entanto!!

 

Alguém com outras ideias?

Colocar uns peixes que os devorem? Que acham? Sugestões para peixes?

Saudações!

PeteHunttoons

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi as minhas carpas a saltarem e a apanharem caracois terrestres pequenos que estão na margem do lago :) .

Agora aquaticos não sei se comem, no meu não tem...

 

 

 

Obrigado Carlos!

 

o facto de não ter no seu lago pode significar que as carpas resolvem muito bem o problema...não?

Mas, uma vez que possui carpas, queria apoveitar para lhe perguntar em que estado ficariam as minhas plantas se decidisse colocar carpas no lago?

 

Obrigado, desde já, pela ajuda!

Saudações!

PeteHunttoons

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Carlos!

 

o facto de não ter no seu lago pode significar que as carpas resolvem muito bem o problema...não?

Mas, uma vez que possui carpas, queria apoveitar para lhe perguntar em que estado ficariam as minhas plantas se decidisse colocar carpas no lago?

 

Obrigado, desde já, pela ajuda!

 

Não ficariam muito bem. As carpas adoram plantas :)

 

A meu ver os caracois não representam qualquer problema. Fazem parte do ecosistema.

 

Se pretendes adicionar peixes convém, e se quiseres alguma ajuda na escolha de possiveis espécies, colocares umas fotos e dar mais informação:

 

-dimensões

-litragem

-flora

-etc..

 

cumps

 

EDIT: Ups, estou agora a ver que tens outro post sobre o lago. Vou dar uma vista de olhos.

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ficariam muito bem. As carpas adoram plantas ;)

 

A meu ver os caracois não representam qualquer problema. Fazem parte do ecosistema.

 

Se pretendes adicionar peixes convém, e se quiseres alguma ajuda na escolha de possiveis espécies, colocares umas fotos e dar mais informação:

 

-dimensões

-litragem

-flora

-etc..

 

cumps

 

EDIT: Ups, estou agora a ver que tens outro post sobre o lago. Vou dar uma vista de olhos.

 

 

è verdade sim Severum... lembrei-me de colocar umas fotos...devia tê-lo feito neste post também...

obrigado pela ajuda!

 

Um amigo falou-me em percas-sol...

Que vos parece?

Combateriam os caracóis? E não tocam nas plantas...certo?

 

Em relação a dimensões acho que 3m x 1,6m nas zonas maiores comprofundidade desde os 30 até 90cm na parte mais profunda.

A litragem talvez ronde os 5000L acho eu...

 

Flora: Papiros

Hortelãs da ribeira

agrião de água

rabaças

tabuas

acasia

alface de água

lentilhas-de-água

nenúnfares (em desenvolvimento)

etc.

etc.

(não coloco os nomes em latim por ser mais prático assim)

Editado por pedroantunes1

Saudações!

PeteHunttoons

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca peixes comedores de caracois.

 

Ciclideos que aguentem temperaturas frias serão uteis.

 

Nota: Os caracois não são nefastos, pelo contrário contribuiem bastante para o equilibrio biológico do lago. Frequentemente são grandes limpadores das folhas das plantas superiores, ajudando ao seu desenvolvimento. Também removem a matéria vegetal em decomposição. Não deves acabar com eles mas apenas controlá-los. Em principio será isso que os peixes farão.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca peixes comedores de caracois.

 

Ciclideos que aguentem temperaturas frias serão uteis.

 

Nota: Os caracois não são nefastos, pelo contrário contribuiem bastante para o equilibrio biológico do lago. Frequentemente são grandes limpadores das folhas das plantas superiores, ajudando ao seu desenvolvimento. Também removem a matéria vegetal em decomposição. Não deves acabar com eles mas apenas controlá-los. Em principio será isso que os peixes farão.

 

 

Miguel

 

 

 

Olá Miguel

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda!

Vou fazer isso mesmo! Já agora pedia-te uma sugestão para que ciclideos colocar e onde os arranjar...

 

Obrigado!

Saudações!

PeteHunttoons

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o famoso chanchito... que encontras, por exemplo, no lago do Campo Grande, em Lisboa. O chanchito porém talvez seja um ciclideo "a sério" demais para um lago de jardim: é um activo e inteligente predador de peixes mais pequenos.

 

Um ciclideo mais bonito e muito mais pacifico é Gymnogeophagus meriodinalis. Este ciclideo tem vindo a ser reproduzido e divulgado em Portugal pelo Alberto Gil. Eu próprio mantenho e reproduzo a espécie, a partir de exemplares provenientes das criações do Gil. Tenho colocado regularmente os meus excedentes na área de classificados do forum.

 

 

Miguel

 

 

Olá Miguel

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda!

Vou fazer isso mesmo! Já agora pedia-te uma sugestão para que ciclideos colocar e onde os arranjar...

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda!

Vou fazer isso mesmo! Já agora pedia-te uma sugestão para que ciclideos colocar e onde os arranjar...

 

Obrigado!

 

Pedro dá uma vista de olhos neste meu tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72741

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Severum!

 

Obrigado!

A tua "obra", ou melhor, obras estão espectaculares!

E os teus peixes magnifícos!

Esses meridionalis seriam uma alternativa pra mim nao?

 

Sim.

 

Mas há outras espécies de Gymnogeophagus, igualmente interessantes, e que podem ser mantidas no exterior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais