MÓVEL PARA AQUA DE 170L


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho hà 1 ano um aqua de 60x30x30 num móvel chamado de arca (daqueles onde se guarda o enxoval) cujas fotos apresento mais abaixo, na altura até acrescentei uma tabua para reforçar o tampo.

 

Uma vez que os aquas vendidos em kit não me parecem ter muito mais qualidade, sempre achei que o meu móvel aguentaria um aqua de 170L sem grande problema, mas o meu marido deixou-me na duvida.

 

Sinceramente o que acham????????

 

gallery_15309_757_1066031.jpg

gallery_15309_757_1375782.jpg

gallery_15309_757_575959.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Penso que aguentará sem problemas alguns.Isso parece-me ser madeira maciça.Os pés são bem grossos e esses móveis "antigos" são bem fortes nyah

 

edit: pareces é ter para ai quimicos para o aqua que nunca mais acabam ::D:

Editado por Pai_Natal81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é mesmo madeira.

A minha mãe tem 2 iguais amanha peço-lhe para medir a espessura da madeira. As placas trabalhadas são mais finas, mas os caixilhos são fortes (4 cantos, base, topo e tampo) Sinceramente quando vejo os móveis dos aquas de 120 ou até 150 com apenas umas tábuas de contraplacado dos lados e a meio, por favor onde é que isso é mais forte do que o meu móvel. Mas o meu marido conseguiu abalar a minha confiança.

 

Alguém já teve o conhece quem tenha assim um aqua??

 

PS : Pai_natal81 : Olha que nem por isso. É comida dos peixes, Stress Zyme e Stress Coat para as TPA's, vitaminas pros peixes, e uns remédios que usei há meses e nunca mais guardei. Por falares nisso, e apesar da minha filha não mexer em nada, já arrumei.

 

PS Jorge Jesus e RPC : abrindo o tampo é tudo amplo, não há travessas como nos aquas, a meio da arca tanto á frente como atrás, onde está a fechadura, a madeira é mais forte do que as placas trabalhadas. Já pensei em arranjar 2 pedaços de madeira forte fazer um T e por a meio da arca para reforçar. Será que estão a perceber????

Editado por ZABOU
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isso dá perfeitamente..Se tiver "tabuas" na vertical, no interior até aguenta com mais. Boa sorte na montagem, eu tambem estou a planear um de 350L..

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses stress bla bla...Já pensaste em usar o metodo do pobre?Garrafões sem tampa para o cloro evaporar?É o que eu e quase todo o forum usa.Metemos a quantidade de água que vamos fazer TPA em garrafão ou algo assim sem tampa e esperamos 24 a 48h e depois podemos usar no aqua sem meter para lá quimicos :D nessas 24h o cloro já evaporou e os peixes agradecem e a carteira também :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando comecei aconselharam-me esses stress blablabla e eu como principiante com muito respeito pelos mais experiente assim fiz :lol: .

 

Passados uns tempos falaram-me do sistema da agua em repouso, mas como também me disseram que isso era bom para o cloro mas que os metais pesados por lá ficavam na mesma, e visto o meu aqua ter qualquer coisa como 54L reais, preferi não ariscar e continuei a usar.

 

Quando tiver o de 170L é que a conversa será outra. Por um lado gostava de poupar esse dinheirinho, mas por outro não tenho onde deixar 25,5 a 50L em repouso (TPA's de 15 a 30%). Num apartamento com uma varanda minúscula, uma casa de banho quase igual, e um marido a moer-me o juízo, é difícil :D . Algum truque que queiram partilhar??????

 

Alias conheci um jovem, que nunca usou estes produtos, nunca fez TPA's (apenas repõe a agua evaporada sem repouso nem tratamento), sempre lavou os filtros em agua corrente e nunca mas nunca teve problemas. E agora hein que me dizes???????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Pai_Natal81 aqueles químicos são basicamente constituídos por hipossulfito de sódio e aloé vera.

São inócuos e até ajudam as mucosas dos peixes a recuperar além disso retiram alguma da amónia e metais pesados da água.

 

O Stress Zyme é uma colónia de bactérias das do ciclo do Azoto.

Não faz grande efeito mas lá está, mal não faz...

 

O que ela não falou (aquele azul) é o Melafix, actua como preventor do ictío ao reforçar a mucosa da pele dos peixes.

Não digo que sejam necessários nem nada que se pareça, mas como prevenção funcionam muito bem.

Ao preço que custam e ao tempo que duram não creio que sejam muito caros, repetindo que, não são indispensáveis.

 

Eu antes de deitar a água que deixo a descansar durante um dia inteiro, acrescento uma ou duas gotas a cada garrafão e arejo durante 10-15 minutos.

Mal não faz e caro não fica.

 

 

Só uma pergunta no entanto ZABOU. O objectivo de uma arca (daqueles onde se guarda o enxoval) é guardar coisas lá dentro, certo,

portanto colocar um peso superior a 200 quilos por cima não inviabiliza esse objectivo?

 

Olha que há casos de Aquários (alguns até aqui do fórum) que resistem montados durante anos a fio.

Se o objectivo for montar uma cápsula do tempo, no entanto, acho que o projectado aquário vai selar a mesma de maneira efectiva... :lol:

 

 

 

Abraço

Editado por babykhan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Babykhan,

 

Só uma nota, o melafix só usei quando umas femeas Guppys me chegaram doentes e acabaram até por morrer, fora isso só uso mesmo os produtos para tratar a agua na altura das TPA's.

 

Quando à arca, ela está praticamente vazia, o que lá esta não me faz falta (realmente é tipo uma capsula do tempo). Se tivesse espaço punha a arca noutro sitio qualquer e comprava um aqua com móvel e tudo,mas como não há espaço, queria aproveitar a arca.

 

Sei que os aquas ficam montados por largos anos, também sei que volta e meia é necessário desmontar e remontar para substituir substrato ou virar para outro tipo de biotipo. Áté pode ser que mude de casa. O que é certo é que não preciso da arca, já lá está o aqua de 54L há um ano sem nunca me ter arrependido disso.

 

Vou arriscar e logo vejo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isabel

 

Então o projecto sempre vai prá frente, é assim mesmo.

 

Esse movel pode com o dobro do peso do aquário sem problema nehum.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é António, parece que vai mesmo para a frente. O meu marido continua não muito satisfeito, mas com tempo e conversas mansas :-D lá se mentalizou.

 

O pessoal costuma ter problemas com as suas Marias que refilam com o espaço, a água, a luz, os custos.... eu, tenho o meu manel :D

 

Só tenho um pequeno problema, as traves foram coladas por um porcalhão qualquer e acho que fica feio, tenho conversado com o sergio calado para ver como é que se faz para tirar aquilo e colar de novo mas tenho medo de mexer (não posso contar com o manel né) se calhar fica assim e pronto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.