Iluminaçao


Recommended Posts

Boas

 

Pus recentemente um aquario a funcionar de 60l, que com a decoraçao terá talvez uns 50l reais, que era da Maria e estava encostado ja a algum tempo.

 

É um kit da juwel com uma lampada tubolar de 15w.

 

Duas perguntas:

-Este tipo de lampada tem uma duraçao minima aconselhada?

-Neste momento apenas mantenho musgo de java. Será para a globalidade das plantas esta iluminaçao suficiente? (pelo menos o musgo de Java sei que nao tem grandes exigenecias a nivel de luz)

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pus recentemente um aquario a funcionar de 60l, que com a decoraçao terá talvez uns 50l reais, que era da Maria e estava encostado ja a algum tempo.

 

É um kit da juwel com uma lampada tubolar de 15w.

 

Duas perguntas:

-Este tipo de lampada tem uma duraçao minima aconselhada?

-Neste momento apenas mantenho musgo de java. Será para a globalidade das plantas esta iluminaçao suficiente? (pelo menos o musgo de Java sei que nao tem grandes exigenecias a nivel de luz)

 

 

Boas

 

A duracao das lampadas flourescentes e de 8 a 12 meses, para manteres esse tipo de luz teras que escolher muito bem as plantas que queres por pois ela e muito fraca e apenas plantas muito pouco exijentes se iram dar bem.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A duracao das lampadas flourescentes e de 8 a 12 meses, para manteres esse tipo de luz teras que escolher muito bem as plantas que queres por pois ela e muito fraca e apenas plantas muito pouco exijentes se iram dar bem.

 

Cumps

Sergio

 

 

Já agora mais duas perguntas:

 

-Posso comprar uma lampada identica, em qualquer loja de artigos electricos, ou tem que obedecer alguma especificidade?

 

-Será que a calha suporta uma lampada mais potente?

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma lampada mais potente parece-me que não pois o balastro não deve aguentar (foi o que me responderam qdo fiz essa mesma pergunta)

 

De duas uma, ou fica como está e apenas mudas a lâmpada para uma nova da mesma potência (podes é ver com o pessoal que cor/luminosidade é a mais aconselhável = kelvins)

 

Ou tens jeito para trabalhos manuais e electricos, e alteras a calha para levar uma lampada mais potente ou até mais lampadas.

 

Alguém mais experiente te dirá melhor como fazer isso, ou então dá um salto à secção DIY.

 

BOa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não vou responder ao tópico mas colocar uma questão, uma lampada tubular normal é boa para o aquário? obrigado

 

Todas as lampadas sao boas para os aquarios, apenas dependendo do que se quiser fazer em termos de plantas e peixes se usa um ou outro tipo.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma lampada mais potente parece-me que não pois o balastro não deve aguentar (foi o que me responderam qdo fiz essa mesma pergunta)

 

De duas uma, ou fica como está e apenas mudas a lâmpada para uma nova da mesma potência (podes é ver com o pessoal que cor/luminosidade é a mais aconselhável = kelvins)

 

Ou tens jeito para trabalhos manuais e electricos, e alteras a calha para levar uma lampada mais potente ou até mais lampadas.

 

Alguém mais experiente te dirá melhor como fazer isso, ou então dá um salto à secção DIY.

 

BOa sorte.

 

Boas

 

Será que alguem me pode dar umas dicas dessa grandeza - Kelvins?

Uma lampada de 15w pode ter uma relaçao Kelvin diferente em relaçao a outra lampada de 15w?

Encontro-as á venda numa loja de artigos electricos?

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pus recentemente um aquario a funcionar de 60l, que com a decoraçao terá talvez uns 50l reais, que era da Maria e estava encostado ja a algum tempo.

 

É um kit da juwel com uma lampada tubolar de 15w.

 

Duas perguntas:

-Este tipo de lampada tem uma duraçao minima aconselhada?

-Neste momento apenas mantenho musgo de java. Será para a globalidade das plantas esta iluminaçao suficiente? (pelo menos o musgo de Java sei que nao tem grandes exigenecias a nivel de luz)

 

 

A Juwel tem kit's de expansão de luzes para os seus aquarios, tudo depende da gama.

Mas estas sempre um pouco limitado...

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Será que alguem me pode dar umas dicas dessa grandeza - Kelvins?

Uma lampada de 15w pode ter uma relaçao Kelvin diferente em relaçao a outra lampada de 15w?

Encontro-as á venda numa loja de artigos electricos?

 

 

Boas

 

Sim, tens várias lampadas de 15w com diferentes escalas de kelvins, 10000k, 6000k, etc.

Consegues encontrar em qualquer loja de artigos eléctricos, o que pode eventualmente aconteçer é não te conseguirem dar a informação sobre os kelvins da lâmpada.

Quanto á opção a nível da temperatura da cor(Kelvins) o ideal é indicares o que pretendes colocar no aquário.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Será que alguem me pode dar umas dicas dessa grandeza - Kelvins?

Uma lampada de 15w pode ter uma relaçao Kelvin diferente em relaçao a outra lampada de 15w?

Encontro-as á venda numa loja de artigos electricos?

 

Boas

 

sim ha lampadas de 15W com diferentes K, mas nao te vai adiantar em nada.

Podes fazer a alteracao como eu fiz num dos meus, pus uma PLL55W (ate tenho luz a mais)

 

img0363ic9.jpg

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.