Começo...


Recommended Posts

Boas!!!

Desta vez vai ser a serio...ja tenho aquarios a muito anos e embora adoro aquariofilia nunca levei a regra certas coisas!!!

Entao é assim...enquanto espero pelo meu novo aqua de 1,20 cm que ja nao deve tar para muito andei a comprar tudo o que era necessario para puder desta vez dizer que tenho um aqua em que me orgulhe!!!

o que compre pela 1 vez foi um filtro externo ----- eheim 2215, akadama 50 kg...

 

as minhas perguntas sao:

1- a unica mangueira verde que sai com o filtro e para cortar com as medidas certas para por uma a saida e outra a entrada do filtro nao e?? nao ponho so as esponjas que saiem dentro devo por mais alguma coisa para se tornar biologico?

 

2 - a akadama antes de por no aqua devo lava-la? nao vai perder os nutrientes que as plantas precisam? para as plantas basta a akadama, luz e co2 certo?

 

3- sei que devia fazer mas nunca o fiz, ciclar o aqua quantas semanas? ja vi num topico acho que foi o membro "zogli" se nao me engano que disse para deixar una caracois...como o aqua vai ser de 1,20 cm o tempo e o mesmo ne?

 

4 - co2 vou fazer caseiro pela primeira vez, deixo sempre ligado nao e? uma ultima questao... como a akadama baixa o ph com o c02 como vai fcar o aqua? estavel? ou com o ph baixo de mais??

 

sei que para me responderem vai dar muito trabalho, mas e para uma boa causa..

 

 

muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- a unica mangueira verde que sai com o filtro e para cortar com as medidas certas para por uma a saida e outra a entrada do filtro nao e??

 

Não percebi nada disto...

 

 

nao ponho so as esponjas que saiem dentro devo por mais alguma coisa para se tornar biologico?

Colocam-se também cerâmicas ou Bioballs, para as bactérias se fixarem.

 

 

2 - a akadama antes de por no aqua devo lava-la? nao vai perder os nutrientes que as plantas precisam?

 

Tem gente que passa só por água, mas a maioria coloca só a akadama sem mais nenhum tratamento.

 

 

para as plantas basta a akadama, luz e co2 certo?

 

E peixes, e fertilização com micro e macro nutrientes.

 

 

3- sei que devia fazer mas nunca o fiz, ciclar o aqua quantas semanas? ja vi num topico acho que foi o membro "zogli" se nao me engano que disse para deixar una caracois...como o aqua vai ser de 1,20 cm o tempo e o mesmo ne?

 

Normalmente 1 mês. Se fôr mais tempo, melhor ainda. O método do zogli com os caracóis é o ideal.

 

 

4 - co2 vou fazer caseiro pela primeira vez, deixo sempre ligado nao e?

Sim, é da maneira como o pH fica mais estável. Também, no CO2 caseiro, é complicado desligar aquilo. Tenta a receita caseira com gelatina.

 

 

uma ultima questao... como a akadama baixa o ph com o c02 como vai fcar o aqua? estavel? ou com o ph baixo de mais?

 

Estável deve ficar, o valor exacto, vais ter de o medir mais tarde para ficares a saber.

Mas olha que não acho a akadama uma boa aposta, se tens poucos conhecimentos a nível de fertilizações e cuidados com as plantas.

Tanto consegues boas plantas com akadama como com areia do rio, tens é estar atento às plantas e às fertilizações.

Podes sempre optar por plantas fáçeis, pouco exigentes.

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi nada disto...

 

 

 

Obrigado...pelas respostas...

na primeira pergunta refiro-me ao filtro eheim 2215...que saiu com uma mangueira verde muito grande...

essa mangueira tenho que cortá-la a medida certa para por um bocado pa fazer de torneira a agua que e puxada para dentro do filtro e um bocado pa por na parte que poe a agua de novo no aqua certo??

 

O que e a fertilização com micro e macro nutrientes??

sao as pastilhas??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem não tiver ainda percebido, o filtro da enheim traz uma unica mangueira na caixa, o que ele quer saber é se deve cortar a dita mangueira em 2 pedaços, um para levar a agua do aqua ao filtro, o outro do filtro para o aqua. Acho que sim, alguém mais experiente te poderá dizer. O que te posso desde já dizer é para leres com cuidado o manual de instruções para saber a que altura podes deixar o filtro, a que distancia, pois já ouvi falar que isso pode interferir no desempenho do filtro, vê também como colocar as torneiras duplas, se não entenderes haverá sempre alguém para te ajudar.

 

Quanto á fertilização, deves ler uns quantos tópicos do grande mestre o Sr. Zoogli

fertilização

 

Eu sei que o Crixtianu tem em casa vários aquas, se utilizar agua dos aquas já montados (tipo faz TPA's e aproveita essas aguas), se utilizar no novo aqua um filtro já ciclado, mais umas plantas e caracois, mais algum produto para ajudar tipo nitridac ou similar, deve conseguir ciclar o novo aqua mais rápido certo?! Sei que o Zoogli prefere que tudo seja 100% natural, e se calhar só com o filtro e agua já ciclados até daria. A minha dúvida é se a agua das TPA's não chegar para encher o aqua (que não deve chegar, caso contrário ficavam os outros vazios) será que pode acrescentar agua da torneira para acabar de encher o aqua sem prejudicar as bacterias da agua que aproveitou. Será que me fiz entender????

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!! Obrigado Isabel...

pois quanto ao filtro tambem acho que e assim mas vou esperar que alguem me diga para ter a certeza...

 

quanto ao link que me deste para ver sobre a fertilização nao da!!! nao te enganas-te? e que nao abre...

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que o Crixtianu tem em casa vários aquas, se utilizar agua dos aquas já montados (tipo faz TPA's e aproveita essas aguas), se utilizar no novo aqua um filtro já ciclado, mais umas plantas e caracois, mais algum produto para ajudar tipo nitridac ou similar, deve conseguir ciclar o novo aqua mais rápido certo?! Sei que o Zoogli prefere que tudo seja 100% natural, e se calhar só com o filtro e agua já ciclados até daria. A minha dúvida é se a agua das TPA's não chegar para encher o aqua (que não deve chegar, caso contrário ficavam os outros vazios) será que pode acrescentar agua da torneira para acabar de encher o aqua sem prejudicar as bacterias da agua que aproveitou. Será que me fiz entender????

 

Boa sorte.

 

 

Alguém pode ajudar, é que também gostava de saber qual a melhor forma de iniciar rapidamente um novo aqua de tamanho superior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que o Crixtianu tem em casa vários aquas, se utilizar agua dos aquas já montados (tipo faz TPA's e aproveita essas aguas), se utilizar no novo aqua um filtro já ciclado, mais umas plantas e caracois, mais algum produto para ajudar tipo nitridac ou similar, deve conseguir ciclar o novo aqua mais rápido certo?! Sei que o Zoogli prefere que tudo seja 100% natural, e se calhar só com o filtro e agua já ciclados até daria. A minha dúvida é se a agua das TPA's não chegar para encher o aqua (que não deve chegar, caso contrário ficavam os outros vazios) será que pode acrescentar agua da torneira para acabar de encher o aqua sem prejudicar as bacterias da agua que aproveitou. Será que me fiz entender????

 

Misturar água da torneira com água de outros aquarios apenas pode dar uma pequena diferença no pH, mas é um bom empurrão na cilcagem de um novo aquario, ao usar água de outros aquarios já ciclados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A quantidade de bactérias nitrificantes em suspensão na água é insignificante. Para iniciar rápidamente um aquário novo é melhor:

 

1) - usar bactérias em frasco e seguir as instruções.

2) - usar um filtro antigo já maturado em simultâneo com o novo que lá ficará, durante uns 15 dias.

3) - espremer água duma esponja dum filtro maturado para as massas filtrantes do novo.

 

Em qualquer destes casos introduzem-se peixes resistentes (ou caracóis) para que estes produzam dejectos que se irão decompôr em amónia, dando início ao ciclo do azoto. Para saberes se o ciclo está completo tens de ter testes de amónia, nitritos e nitratos. Quando as 2 primeiras substâncias estiverem a zero, o ciclo estará completo.

 

Juntar água do aquário antigo, como já te foi dito, serve para aproximar mais os parâmetros da água, nomeadamente o pH, caso transfiras peixes de um aquário para outro.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Misturar água da torneira com água de outros aquarios apenas pode dar uma pequena diferença no pH, mas é um bom empurrão na cilcagem de um novo aquario, ao usar água de outros aquarios já ciclados.

 

 

Boas!!

Obrigado..mas uma so pergunta

e juntar a agua de dois aqua ja ciclados num novo pode.se fazer? nao vai juntar bacterias umas com outras? nao faz mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A quantidade de bactérias nitrificantes em suspensão na água é insignificante. Para iniciar rápidamente um aquário novo é melhor:

 

1) - usar bactérias em frasco e seguir as instruções.

2) - usar um filtro antigo já maturado em simultâneo com o novo que lá ficará, durante uns 15 dias.

3) - espremer água duma esponja dum filtro maturado para as massas filtrantes do novo.

 

Obrigado..

é o que vou fazer, vou tentar juntar tudo para em 2 semanas ter um aqua ciclado!!

Vou usar o filtro do aqua antigo juntamente com o novo, usar o nitrivec para instalar uma colonia de bacterias e espremer a esponja para as massas do filtro novo!!!!!!

 

Com tudo isto acho que ja devo em duas semanas ter um aqua ciclado...tenho é de fazer os testes que ainda nao tenho

:unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aponta sempre para 1 mês, antes de colocares o 1º peixe.

Depois colocas 1 peixe por semana.

 

Quanto menos pressa tiveres nesta fase de arranque, menos problemas terás mais tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aponta sempre para 1 mês, antes de colocares o 1º peixe.

Depois colocas 1 peixe por semana.

 

Quanto menos pressa tiveres nesta fase de arranque, menos problemas terás mais tarde.

 

1 peixe por semana? lol

morro antes de ter os peixes todos dentro eheheheh

XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, coloca 1 peixe por semana até teres 5 lá dentro. Depois podes colocar uns 3 por semana até ficares com o aquario mais composto.

Como tem 1,20mt, podes esticar-te mais um pouquinho.

 

Mas se quiseres, podes logo pôr 300 peixes de uma vez. Depois quando colocares por aqui um tópico novo a pedir ajuda a dizer que tens peixes a morrer aos montes, sem razão aparente, eu vou lembrar-te deste teu tópico. ::D::twisted: :twisted: :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, coloca 1 peixe por semana até teres 5 lá dentro. Depois podes colocar uns 3 por semana até ficares com o aquario mais composto.

Como tem 1,20mt, podes esticar-te mais um pouquinho.

 

Mas se quiseres, podes logo pôr 300 peixes de uma vez. Depois quando colocares por aqui um tópico novo a pedir ajuda a dizer que tens peixes a morrer aos montes, sem razão aparente, eu vou lembrar-te deste teu tópico. :(:twisted: :twisted: :twisted:

 

 

ehehe nao eu desta vez vou seguir a risca tudo o que devo fazer....vou seguir os vossos conxelhos....obrigado

depois quando começar a montar tudo crio um novo topico para aqui o pessoal me dizer os vossos truques!!!

Ja tenho quase tudo ...so falta mesmo o aqua de 1,20m!

Sabes-me dizer onde e a pet4you? la tem muitas coisas baratas e se fazer uma compra superior a 80 euros nao pago portes!!!

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não tem espaço físico, é só loja online:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=57073

 

Quanto à tua pergunta sobre a mangueira grande do filtro, acho que já foste respondido, mas ando à procura de uma foto de um filtro já montado, mas tá dificil de achar. :(

 

Mas olha que na caixa do filtro, deve ter um papelito de instruções com o desenho da montagem da tubagem.

 

Não te esqueças de comprares as torneiras externas, para poderes fechar a água e retirar o filtro para limpeza. É mais uma despesa, mas compensa.

11447578452607180_kupplung.jpg

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não tem espaço físico, é só loja online:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=57073

 

Quanto à tua pergunta sobre a mangueira grande do filtro, acho que já foste respondido, mas ando à procura de uma foto de um filtro já montado, mas tá dificil de achar. :(

 

Mas olha que na caixa do filtro, deve ter um papelito de instruções com o desenho da montagem da tubagem.

 

Não te esqueças de comprares as torneiras externas, para poderes fechar a água e retirar o filtro para limpeza. É mais uma despesa, mas compensa.

11447578452607180_kupplung.jpg

 

Mais uma vez obrigado...

pois mesmo por ter o livro de instruçoes e que me confundiu porque la a mangueira esta dividida em tamanhos diferentes consoante as necessidades e a minha veio so uma, mas vou corta-la conforme o aqua!!!!

Ah essas torneiras ehehehe ja sairam no filtro tenho duas vai facilitar-me bastante!!

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, colocas as torneiras no filtro, o filtro por baixo do aqua (ou ao lado), vês a distancia desde o topo do tubo de pesca até à torneira na entrada do filtro e cortas a mangueira.

Depois, vês a distancia entre o topo do tubo difusor e a torneira de saida do filtro e cortas a mangueira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, colocas as torneiras no filtro, o filtro por baixo do aqua (ou ao lado), vês a distancia desde o topo do tubo de pesca até à torneira na entrada do filtro e cortas a mangueira.

Depois, vês a distancia entre o topo do tubo difusor e a torneira de saida do filtro e cortas a mangueira.

 

 

Boas, espero é cortar tudo com as medidas certas porque senao estrago tudo...

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde eu gostaria de ter um aquario estou a pensar em comprar um de 60 cm- 48 l não sei se é pequeno mas acho que é bomtou a pensar como não tenho muita exepriencia tudo o que sei li da internet aprendi com o meu tio e um amigo meue eu gostaria de começar com peixes e plantas resistentes e que pudesse manter no mesmo aquário...

e também posso ter as plantas no aquário enquanto faço o ciclo do azoto...??'

obrigado. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde eu gostaria de ter um aquario estou a pensar em comprar um de 60 cm- 48 l não sei se é pequeno mas acho que é bomtou a pensar como não tenho muita exepriencia tudo o que sei li da internet aprendi com o meu tio e um amigo meue eu gostaria de começar com peixes e plantas resistentes e que pudesse manter no mesmo aquário...

e também posso ter as plantas no aquário enquanto faço o ciclo do azoto...??'

obrigado. :mrgreen:

 

 

Boas...

nao e que perceba muito mas tens de fazer o ciclo com as plantas la...

mas espera ate que alguem te de a certeza

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.