opiniao aquario com 54L


Recommended Posts

Oi Inês.

 

Eu acho que os barbos e os (matogrosso e néons) são capazes de não se dar muito bem. Na generalidade, os barbos gostam de morder as barbatanas aos outros peixes

 

Se não meteres os barbos e meteres umas Prystella maxilaris (semelhantes aos matogrosso, mas na minha opinião, bastante mais vivos e coloridos) ficas melhor servida.

 

Quanto aos ramirezi, são peixes muito sensíveis. Podes ter sorte ou não. Eu por acaso comprei um há 3 meses e até agora está óptimo. Tenho também num aqua igual ao teu mais:

 

3 Aequidens curviceps (cíclideos anões sul-americanos),

3 Prystella maxilaris,

6 corys de várias cores,

uma Bótia leopardo que por mim já tinha saído de lá (também "rata" barbatanas,

1 néon (sobrevivente de uma série de 7 cardinais tetra e néons tetra) e

1 matogrosso.

 

Acho que se puderes meter cardinais em vez de néons vais ter um aqua bem mais colorido, mas são opções.

 

Não te esqueças é de fazer boas trocas parciais de água (TPA's)- evitam nitritos e nitratos- , meter plantas (essenciais a um aqua do tipo que queres montar, ou seja da bacia amazónica, além de controlarem os nitratos e embelezarem o aqua em grande escala), e dar-lhes uma água neutra ou um pouco ácida (pH) e principalmente pouco dura (gH), imprescindível (eu uso água destilada) aos ramirezis e óptima para os outros, com a excepção dos barbos que julgo preferirem águas mais alcalinas e duras.

 

Se conseguires estas condições e não misturares barbos mais agressivos do que os Barbos xadrez lá para o meio nem bótias, acho que vais no bom caminho.

 

 

Hasta.

 

P.S. - Mais um conselho, se queres fazer as coisas em condições, compras um bom areão (daquele cheiinho de nutrientes, próprio para plantas) montas o aqua e metes-lhe as plantas com boa iluminação. Dois meses depois, ou coisa assim, começas-lhe a meter os peixes. Aos poucos. Tipo primeiro o cardume de Matogrosso, depois de Prystellas se seguires o meu conselho, caso optes pelos barbos, mete-os no fim, as corys depois desses e finalmente os ramirezis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

de facto os barbos ratao as barbatanas dos outros peixes e os cardinais sao mais coloridos

 

em relaçao aos ramirezis eles n sao tao sensiveis como se diz aliaz os meus tem se mostrado bem resistentes mas para os teres deveras ter o teu aqua primeiro estabilisado sem amonia nem nitritos e tentar n variar mt o ph do aqua

 

de resto tanbem pedias por um casal de apistogramas agassizis que sao compativeis com os ramiresis (penso eu) e sao tambem mt bonitos

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inês, tenho um aqua com o mesmo tamanho, onde tenho:

 

5 néons

1 corydora paleatus

1 guppy macho

1 casal de colisas sota

1 casal de espadas

1 peixe lápis

 

e tenho o PH entre 6.8 e 7.0.

Algumas plantas naturais e também artificiais.

E tem tudo corrido bem.

 

Estou a pensar comprar mais 3 néons, 1 corydora e 2 ou 3 guppys mais.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.