Escalares- dicas


Nuno Antunes

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Decidi manter 2 espécies que já à muito queria manter mas nunca tinha tido possibilidade por falta de espaço e águas pouco aconselháveis.

Uma dessas espécies são os escalares (a outra são os apistos).

 

Estou a pensar disponibilizar para eles um aquário que tenho aqui com 100*45*45, cerca de 200L brutos, decorado com troncos e plantas de folha larga.

Tenho andado a ver várias coisas pela net e queria deixar por aqui algumas duvidas que me surgiram entretanto.

 

Penso arrancar com de 6 a 8 exemplares e deixá-los crescer até à idade de criação. Não quero para já numa primeira fase criar escalares em massa, apenas mantê-los e como tal não penso separar os casais que se formem, nem a retirar alevins (a não ser claro que os peixes se portem mal e me obriguem a medidas drásticas).

 

As minhas questões prendem-se com a agressividade na altura da criação.

- Por norma o casal fica com um pequeno espaço para ele, que defende de forma vigorosa. Alguém tem ideia qual o tamanho desse espaço?

- Com 6 a 8 exemplares poderei vir a ter talvez 3 casais no aquário. Se todos decidirem criar ao mesmo tempo, vou ter uma zona de guerra ou o 1m de frente dá para se acomodarem e não se chatearem muito?

- Vou misturar areia de rio com areão de granulametria 1-3mm. Tirando a questão dos alevins se poderem perder lá, há algum outro contra?

- Vou deixar a filtragem a cargo de um fluval 4 plus (filtro interno) de 1000L/h. É demais? Não queria para já meter filtros externos porque tenho que os comprar e tenho 3 fluval 4 plus parados aqui em casa.

 

Penso ser tudo para já. Ainda não comprei os escalares, estou numa de pesquisar primeiro.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Por norma o casal fica com um pequeno espaço para ele, que defende de forma vigorosa. Alguém tem ideia qual o tamanho desse espaço?

Nuno eu tenho num comunitário dois casais identificados e eles defendem o ninho de uma forma vigorosa ,isto é não dão a mínima chance de alguém se aproximar num raio de 20 a 30 cm .

- Com 6 a 8 exemplares poderei vir a ter talvez 3 casais no aquário. Se todos decidirem criar ao mesmo tempo, vou ter uma zona de guerra ou o 1m de frente dá para se acomodarem e não se chatearem muito?

vai ser curto , já me aconteceu esses dois casais estarem com posturas e os restantes habitantes estavam um bocado sem saber onde deviam estar , com três é muito pouco 1m de frente.

- Vou misturar areia de rio com areão de granulametria 1-3mm. Tirando a questão dos alevins se poderem perder lá, há algum outro contra?

eu tenho areia do filtro das piscinas e acho que é essa a volumetria , acho que não têm qualquer inconveniente ,no meu caso não têm

- Vou deixar a filtragem a cargo de um fluval 4 plus (filtro interno) de 1000L/h. É demais? Não queria para já meter filtros externos porque tenho que os comprar e tenho 3 fluval 4 plus parados aqui em casa.

Chega na boa esse Fluval

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Decidi manter 2 espécies que já à muito queria manter mas nunca tinha tido possibilidade por falta de espaço e águas pouco aconselháveis.

Uma dessas espécies são os escalares (a outra são os apistos).

 

Estou a pensar disponibilizar para eles um aquário que tenho aqui com 100*45*45, cerca de 200L brutos, decorado com troncos e plantas de folha larga.

Tenho andado a ver várias coisas pela net e queria deixar por aqui algumas duvidas que me surgiram entretanto.

 

Penso arrancar com de 6 a 8 exemplares e deixá-los crescer até à idade de criação. Não quero para já numa primeira fase criar escalares em massa, apenas mantê-los e como tal não penso separar os casais que se formem, nem a retirar alevins (a não ser claro que os peixes se portem mal e me obriguem a medidas drásticas).

 

As minhas questões prendem-se com a agressividade na altura da criação.

- Por norma o casal fica com um pequeno espaço para ele, que defende de forma vigorosa. Alguém tem ideia qual o tamanho desse espaço?

- Com 6 a 8 exemplares poderei vir a ter talvez 3 casais no aquário. Se todos decidirem criar ao mesmo tempo, vou ter uma zona de guerra ou o 1m de frente dá para se acomodarem e não se chatearem muito?

- Vou misturar areia de rio com areão de granulametria 1-3mm. Tirando a questão dos alevins se poderem perder lá, há algum outro contra?

- Vou deixar a filtragem a cargo de um fluval 4 plus (filtro interno) de 1000L/h. É demais? Não queria para já meter filtros externos porque tenho que os comprar e tenho 3 fluval 4 plus parados aqui em casa.

 

Penso ser tudo para já. Ainda não comprei os escalares, estou numa de pesquisar primeiro.

boas..

-eu tenho uma aqua de 150cm e com dois casais de escalares a criarem..a unica forma de conseguirem é estando cada casal a por ovos em lados opostos..se existisse um 3º casal ja tava tudo estragado por isso esse teu aqua para 3 casais...nem pensar...mas para os cresceres é bom...

-esse areao nao me parece ter nenhum inconveniente

-essa filtragem é mais que suficiente tas á vontade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado José Garcia e Cristovão pelos vossos comentários.

 

Falei nos 3 casais, não porque queira ter 3 casais mas porque com 8 escalares de inicio é muito possivel que me apareçam mesmo 3 casais, a não ser que a proveniencia dos escalares seja "manhosa"

A alternativa de começar com 6 escalares poderá ser outra opção, mas o meu "medo" são as possiveis baixas que podem acontecer no processo de crescimento dos bichos até à idade de criação.

 

Agora acho que o que falta é mesmo escolher a estirpe de escalares e acima de tudo uma fonte fiável. Tinha pensado na importação do pessoal, mas não confio muito nos peixes "made in malasia", bem vejo o que chega às lojas, também proveniencia desses pontos do globo.

 

O que acham?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

 

 

- Com 6 a 8 exemplares poderei vir a ter talvez 3 casais no aquário. Se todos decidirem criar ao mesmo tempo, vou ter uma zona de guerra ou o 1m de frente dá para se acomodarem e não se chatearem muito?

-

Penso ser tudo para já. Ainda não comprei os escalares, estou numa de pesquisar primeiro.

 

Eu com 10 juvenis , tive 4 casais!!!

Hoje tenho só dois , pois já vendi os outros por falta de espaço.

tenho Juvenis para venda!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com o dito anteriormente 8 a 10 exemplares vão ficar a matar ! depois de crescerem e formarem casais vais ter inevitavelmente que seleccionar quais queres para no maximo teres dois casais nesse aqua ou transforma-se num ring de boxe ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe, comecei a pensar em 6 a 8 e já me apontam 8 a 10 ;)

 

No entanto acho mesmo que o limite que quero colocar neste aquário serão os 8, porque como vou ter troncos e plantas e areão isso retirará espaço e volume de água.

Além disso terei de colocar alguns L para as limpezas das algas.

 

Já agora, que estirpes?

Já andei por aí a ver e há malta na net que diz que os half black são uma estirpe geneticamente fraca. Isso confirma-se? Que experiencia têm disso?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além disso terei de colocar alguns L para as limpezas das algas.

Para limpar as algas l´s não! mas sim SAE´s

 

Já agora, que estirpes?

Já andei por aí a ver e há malta na net que diz que os half black são uma estirpe geneticamente fraca. Isso confirma-se? Que experiencia têm disso?

 

Quanto a estirpes, escolhe os que mais gostares!!! se forem todos iguais , é logico que saiam todos da mesma estirpe, senão põe variados que eles acasalam na mesma e dão "estirpes" espetaculatres!!!!

 

Eu gosto de Escalares e ponto final! O mesmo não digo dos Discus!

 

Por experiencia propria , digo-te que regra geral quando um casal não é da mesma estirpe , a maioria dos alevins são parecidos com o pai!!!!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a estirpes, escolhe os que mais gostares!!! se forem todos iguais , é logico que saiam todos da mesma estirpe, senão põe variados que eles acasalam na mesma e dão "estirpes" espetaculatres!!!!

 

Eu gosto de Escalares e ponto final! O mesmo não digo dos Discus!

 

Por experiencia propria , digo-te que regra geral quando um casal não é da mesma estirpe , a maioria dos alevins são parecidos com o pai!!!!

Abel, ando aqui a ler uma coisas muito giras sobre genetica nos escalares. É um estudo de um tipo que andou a investigar os crusamentos dos escalares e a ver o que resultava de lá.

O tipo fala de muita coisa, tal como as variantes que crescem melhor, as que trazem indices altos de mortalidade, as que se desenvolvem rapidamente, as que são mais vigorosas, numa prespectiva de criador comercial. Não se pode dizer que se aplique à maioria de nós, mas dá para ver como conseguimos pegando em 2 escalares, produzir as variações mais loucas, quase tipo quando eramos miúdos e misturavamos as cores para ver o que dava. E o mais engraçado é que algumas estirpes, mesmo pegando em 2 iguais a descendencia não é 100% igual aos pais.

 

Fiquei espantado em ler que algumas variantes são conseguidas variando a quantidade de iluminação no aquário! É algo que desconhecia totalmente e nunca achei que fizesse diferença, mas pelos vistos no caso dos escalares variar o numero de horas de iluminação dos aquários de crescimento altera a forma como os escalares ficam em termos de pigmentações.

 

A quem quizer ler aqui fica o site:

A genética dos escalares

 

Ah, e quando dizia L's para a as algas estava a falar em peixes tipo ancistrus, ottos e afins :P

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, que estirpes?

Já andei por aí a ver e há malta na net que diz que os half black são uma estirpe geneticamente fraca. Isso confirma-se? Que experiencia têm disso?

 

Boas

 

já li isso :P são geneticamente fracos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

nao concordo contigo Jose

eu tenho dois half blacks junto com uns 6 marmores, 6 koi e 10 gold e a unica diferenca e mesmo o padrao

o crescimento, apetite, rituais sao em tudo identicos aos outros

quanto a reproducao nao me vou pronunciar, pois todos os peixes ainda sao jovens

se calhar, no site onde leste isso, tiveram azar com os half black, logo disseram que eram geneticamente mais fracos

e se calhar tinham razao. so nao me parece que se possa generalizar

tambem podia ter azar com os koi, zebras, etc e tambem serem peixes geneticamente mais fracos

logo, recomendo os half black

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se calhar, no site onde leste isso, tiveram azar com os half black, logo disseram que eram geneticamente mais fracos

e se calhar tinham razao. so nao me parece que se possa generalizar

tambem podia ter azar com os koi, zebras, etc e tambem serem peixes geneticamente mais fracos

logo, recomendo os half black

Por acaso li isso nas minhas deambulações pela net em 2 ou 3 sites, não me pareceu na altura que tivesse sido um caso como o que referes, mas isto por vezes é um pouco, viu-se num dado site e reproduz-se, sem querer saber dos motivos e sem poder provar.

No site que meti acima, a autora não se refere aos half black como uma estirpe fraca, mas por exemplo já diz que a estirpe preta é fraca e também se refere à marmore como sendo possivelmente fraca, dependendo dos pais.

Tem pelos vistos tudo que ver com o facto dos genes que originam as estirpes serem genes recessivos ou serem dominantes ou semi-dominantes. Para mim é um pouco chinês pois não sou geneticista.

 

Quando a autora diz que é fraca, refere-se normalmente à velocidade de crescimento e taxas de sobrevivencia dos alevins numa prespectiva comercial (centenas de alevins em crescimento para venda que só é feita atingindo um dado tamanho, logo quanto mais tempo demorarem a atingir esse tamanho, pior) . Para muitos de nós, essas informações só têm interesse se quisermos criar em larga escala.

O que me agrada no site são mesmo os artigos a explicar como se pode conseguir uma determinada estirpe, como a alimentação e a iluminação podem alterar os padrões, etc.

 

Pena é os artigos já serem antigotes, embora revelem um estudo de pelo menos 12 anos no assunto, o que não é mau de todo :(

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva nuno

eu falo mais por experiencia embora ja tenha lido muita coisa de escalares

das 3 criacoes que tive, 134 eram marmore, 68 koi, 56 gold e os silver nunca cheguei a contar mas eram bem mais de 70

mais ou menos o crescimento era igual, destacando-se por um crescimento ligeiramente mais rapido os koi. mais lento os gold.

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Newmie, daqui por uns tempos espero também já ter um pouco mais de experiencia, mas neste momento só me posso mesmo guiar pelo que leio por aí e pelo que o pessoal vai comentando.

Mas por outro lado já ando nisto dos barbatanas à tempo suficiente para não acreditar em tudo o que leio e daí a minha pergunta sobre se achavam ser verdade a situação da fragilidade genética.

 

Ainda por cima, sendo os artigos de entre 1982 e 1994, haverá algumas coisas que entretanto mudaram, entre elas as condições de crescimento dadas aos nossos peixes e como tal muitas coisas se calhar já não se justificam ou já não são bem assim como a autora refere nos artigos.

Amanhã já devo ir fazer uma pesquisa de mercado pelas lojas, a ver o que há e estirpes. Se encontrar alguma coisa que me agrade sou bem capaz de avançar e comprar uma vez que está tudo pronto para receber os bichos lá em casa.

 

Já agora deixo uma pergunta suplementar. Qual é o risco de meter 6 escalares médios num aquário de 60L durante 1 semana? A pergunta prende-se fundamentalmente com o facto de eu gostar de quarentenar todas as chegadas cá a casa, especialmente se vierem de aquário de loja, e para esse efeito uso um aquário de 60L. Se for arriscado, chegam e vão directos para o de 200L que está sem peixes, mas com decoração.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora deixo uma pergunta suplementar. Qual é o risco de meter 6 escalares médios num aquário de 60L durante 1 semana? A pergunta prende-se fundamentalmente com o facto de eu gostar de quarentenar todas as chegadas cá a casa, especialmente se vierem de aquário de loja, e para esse efeito uso um aquário de 60L. Se for arriscado, chegam e vão directos para o de 200L que está sem peixes, mas com decoração.

Se não tens peirxes no de 200 litros , naõ vejo problema em fazerema a quarentena lá , mas se quisetres muito!!!! uma semana no de 60 litros não deve ter problema ...só terás de fazer mais TPA´s

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens peirxes no de 200 litros , naõ vejo problema em fazerema a quarentena lá , mas se quisetres muito!!!! uma semana no de 60 litros não deve ter problema ...só terás de fazer mais TPA´s

O problema não é fazer a quarentena... é ter de "destruir" o layout se tiver de "pescar" algum :mrgreen:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais