Lombardoi


filipedine

Recommended Posts

Oi pessoal,

 

Hoje quando estava a olhar para o meu aqua, reparei que um dos meus lombardoi (a fêmea) estava com as guelras demasiado puxadas para a frente. Um pouco mais de atenção e verifiquei que ela apresenta a boca cheia a ovos.

 

Gostaria de saber o que devo fazer:

 

1) Manter no meu aquário comunitário

2) Comprar um aqua de 60litros em instalar a fêmea

 

Gostaria de saber como posso alimentar os alvinos e quando o devo fazer

 

Hehehe isto é mesmo fixe...

 

Sem mais

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipedine,

 

Deves separar a femea do aquario comunitario porque se não a maioria se não a totalidade dos alvins serão alimento para o resto dos peixes do aqua.

Quanto á alimentação infusorios(ou subtituir por comida para recem nascidos oviviparos), depois artemia.

 

 

Adeus e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sim...os alevins dos IB nascem com tamanho suficiente para comerem artémia e alternadamente pastilhas de spirulina esmagadas ou mesmo flocos esmagados como refere o Fera. Qualquer comida em pó serve para os alimentar. A artémia deve ser dada regradamente aos m'bunas, mesmo crescendo mais rápido à sempre o risco de morrerem alguns por excesso de proteínas animais. Eu tenho tido algum sucesso dando apenas pastilhas esmagadas.

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Quanto á alimentação infusorios(ou subtituir por comida para recem nascidos oviviparos), depois artemia.

 

Não me parece que os infusorios sejam sequer "avistados" pelos lombardoi bebés! :twisted:

 

Alimenta tal como o joalmag diz, sem exagerar nas proteínas "animais".

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos quando disse infusorios não são os que fazemos em casa, eu tenho umas pastilhas de infusorios que comprei em frança cá em portugal ainda não vi, e era o primeiro alimento que dava aos ciclideos e até hoje nunca tive uma perda.

O que não quer dizer que voces não estejam certos porque infusorios caseiros nunca dei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Obrigado pelos concelhos, e estou a ver que é melhor optar por comprar uma aqua mais pequeno (60L) para por a fêmea quando esta estiver com ovos na boca. Bom de qualquer modo para esta criação já não deve ir a tempo de o fazer.... No entanto gostava de saber que tipo de filtragem é que me aconselham para o aqua de 60L?

 

Quanto a comida, vou então esmigalhar a comida seca que tenho, de forma que esta fique em pó. Sabem-me dizer se esta comida em pó ficará a tona de água? Qual a melhor maneira de a adeministrar?

 

Um outro ponto que me aflige é: quando devo tirar a fêmea do aqua de 200L para o de 60L? É que da me sempre a ideia que se a assustar muito (com a rede) ela possa engolir os ovos. Qual a melhor altura visto que esta é a 1ª postura desta fêmea

 

Nota: O meu aqua tem 200L, e apanhar um Pseudotropheus nele é um bico-de-obra

 

Obrigado

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Obrigado pelos concelhos, e estou a ver que é melhor optar por comprar uma aqua mais pequeno (60L) para por a fêmea quando esta estiver com ovos na boca. Bom de qualquer modo para esta criação já não deve ir a tempo de o fazer.... No entanto gostava de saber que tipo de filtragem é que me aconselham para o aqua de 60L?

Como o akua é para a femea estar uns dias e eventualmente fazeres o crescemimento dos alevins, qualquer filtro que permita colocar alguma cerâmica e com um débito superior a 500 lts/h é uma boa solução.

 

Quanto a comida, vou então esmigalhar a comida seca que tenho, de forma que esta fique em pó. Sabem-me dizer se esta comida em pó ficará a tona de água? Qual a melhor maneira de a adeministrar?

Como qualquer outra...

Um outro ponto que me aflige é: quando devo tirar a fêmea do aqua de 200L para o de 60L? É que da me sempre a ideia que se a assustar muito (com a rede) ela possa engolir os ovos. Qual a melhor altura visto que esta é a 1ª postura desta fêmea

Eu retiro a fêmea sempre passados pelo menos 15 dias, ou seja quando os alevins já estão completamente formados, logo se algum sair da boca da femea no momento da captura, o que quase sempre acontece, não há problema pois basta colocá-los no mesmo akua que a fêmea e ela cuidará deles.

Nota: O meu aqua tem 200L, e apanhar um Pseudotropheus nele é um bico-de-obra

Se não fossem esses "bicos de obra" o hobby também não tinha tanto interesse :lol:

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais