Montar um Aquario


Diogo Rolo

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Decidi pegar nos "restos mortais" dos aquários do meu pai e tentar monta-lo.

 

Enquanto estava a montar o filtro de fundo, li nas instruções que devia instalar uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar. A questão é que já não tenho a bomba de ar. E tive a ler alguns dos manuais de iniciação à aquariofilia e não vi nada que falasse em bombas de ar. A questão é: Será esta mesmo precisa?

 

Tenho os seguintes itens:

Aquário: 50*25*25 (32L)

Filtro de fundo (2 unidades)

Termostatos

Termómetros

Alguns tubinhos com pedra difusoras

Filtro 200L/H

Filtro 600L/H

Luz UV 18V

 

 

Será que isto tudo chega para montar um aquário?

 

Pretendo por algumas plantas e alguns peixinhos.

Estou a pensar por alguns Neons.

 

Li algures que também se devem por um peixe limpa-vidros e um limpa-fundos.

 

Obrigado :D

 

 

edit:Problema nº1... As ventosas estão tão ressequidas que não colam xD

 

 

Estou a pensar ainda hoje encher isto com agua para ver como se comportam os acessórios e ver se funciona tudo bem...

 

Amanha ou depois vou comprar uma planta-aquática para o aquario...

 

Daqui a 4 ou 5 dias compro os primeiros peixinhos ;)

 

 

Isto se tudo correr bem até lá :D

Editado por Sir Mach
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Decidi pegar nos "restos mortais" dos aquários do meu pai e tentar monta-lo.

 

Enquanto estava a montar o filtro de fundo, li nas instruções que devia instalar uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar. A questão é que já não tenho a bomba de ar. E tive a ler alguns dos manuais de iniciação à aquariofilia e não vi nada que falasse em bombas de ar. A questão é: Será esta mesmo precisa?

 

Tenho os seguintes itens:

Aquário: 50*25*25 (32L)

Filtro de fundo (2 unidades)

Termostatos

Termómetros

Alguns tubinhos com pedra difusoras

Filtro 200L/H

Filtro 600L/H

Luz UV 18V

 

 

Será que isto tudo chega para montar um aquário?

 

Pretendo por algumas plantas e alguns peixinhos.

Estou a pensar por alguns Neons.

 

Li algures que também se devem por um peixe limpa-vidros e um limpa-fundos.

 

Obrigado ;)

Com os filtros que tens (presumo que internos) dispensam-se os de fundo.

Luz UV de 18W (e não 18V) não deves usar. Se for mesmo UV e se for de colocar no aquário é só substituir a lâmpada e colocar uma daylight.

 

Limpa vidros e limpa fundos não é uma boa descrição... arriscas-te a comprar um "pleco" que te cresce muito (pesquisa antes... eventualmente um LDA25, ottos...)

 

Neosns é possível, mas depende muito da tua água.

 

Actualiza os teus dados.

 

Resposta ao EDIT: estás a ir demasiado rápido... pesquisa antes de colocar peixes, para colocares peixes em 5 dias tens de tomar cuidados (é possível, mas desaconselhado, a não ser que saibas bem o que estás a fazer e para saberes deves pesquisar) - ciclo do azoto diz-te alguma coisa?

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sir Match, não percebi uma coisa tens dois filtros (200Lh/600Lh)? se tiveres não se justifica instalares o filtro de fundo (que funciona com a bomba de ar). Para montares o aquário tens quase tudo, precisas apenas de substrato para as plantas, plantas e se quiseres alguma decoração (troncos, pedras, etc).

Depois de encheres o aquário, já com as plantas e tudo no sítio, deves fazer testes à água para ver se está tudo ok. Se comprares um "activador biológico" podes por os peixes passado 1 semana, mas sempre aos poucos. No início convem pores apenas um ou dois limpa fundos, só para ajudar o aqu

ário a arrancar.

Para não estar a dizer aquilo que já foi dito milhares de vezes, é preferivel ires colocando as tuas dúvidas.

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, desde já agradeço as respostas rápidas.

 

Eu só estou a pensar usar o filtro de 600L / H. Dispensa-se então o de fundo? Ok então amanha tiro-o ;)

 

Eu quando descrevi os peixes desse modo era porque não tinha outro modo de os descrever :D Ainda estou muito verde neste assunto.

 

Estou a pensar comprar amanha uns papeluxos que indicam o pH e depois vejo se ele é bom para o que quero, se prefiro adaptar o pH aos peixes que desejo ou então adaptar as minhas escolhas de peixes ao pH que tenho :P

 

Já ouvi falar em ciclo do azoto, sim sr :P

 

Será que é mesmo necessário colocar um peixe para iniciar o ciclo? Uma planta não dá para o efeito?

 

 

Acho q são estas as duvidas que tenho agora :P

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ouvi falar em ciclo do azoto, sim sr ;)

 

Será que é mesmo necessário colocar um peixe para iniciar o ciclo? Uma planta não dá para o efeito?

 

Acho q são estas as duvidas que tenho agora :D

 

Obrigado

 

Boas

 

 

Então em que ficamos, ouviste falar em ciclo do Azoto ou não?

Uma planta não realiza o ciclo do Azoto, o que realiza o ciclo são as bactérias nitrificantes.

Para que elas o realizem é necessário amoníaco, esse elemento é fornecido pelas fezes dos peixes, pela comida em decomposição, etc.

Enquanto não tiveres uma colónia estabelecida não te interessa introduzir peixes pois vão estar constantemente a morrer...

Mas isto tu já sabes pois "Já ouvi falar em ciclo do azoto, sim sr :P".

Se calhar (é só a minha opinião) devias recapitular essa leitura...

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o Sir Mach está a confundir o ciclo completo com a introdução gradual dos componentes vivos e não vivos do aqua e a sua hierarquia.

 

Inicialmente deverás colocar plantas e se possivel um concentrado de bactérias (Ex: Sera Nitrivec, passo a publicidade) para iniciar a cultura das mesmas. Mais tarde quando tiveres os niveis de ph gh e dh estáveis assim como a temperatura deverás colocar peixes de acordo com os mesmos valores. Apartir da decomposição das fezes e alimentos dos peixes o ciclo se completará.

 

espero nao estar a induzir ninguém em erro!

 

Boa Sorte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma planta não realiza o ciclo do Azoto, o que realiza o ciclo são as bactérias nitrificantes.

 

Eu sei que são as bactérias que realizam esse ciclo. Apenas pensei que qualquer ser vivo de maiores dimensões, como o peixe ou a planta o pudessem INICIAR. Ao que parece é só mesmo o peixe :P

 

Acho que vou mesmo dar uma nova leitura a essa parte do manual :P

 

Inicialmente deverás colocar plantas e se possivel um concentrado de bactérias (Ex: Sera Nitrivec, passo a publicidade) para iniciar a cultura das mesmas. Mais tarde quando tiveres os niveis de ph gh e dh estáveis assim como a temperatura deverás colocar peixes de acordo com os mesmos valores.

 

Tens ideia do preço desse tal concentrado de bacterias? Não ficará mais em conta colocar lá um peixe?

E em relação aos testes, o do pH é fundamental, claro. Os outros são obrigatórios?

 

Já agora, o ciclo do azoto demora quanto tempo a fazer?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que são as bactérias que realizam esse ciclo. Apenas pensei que qualquer ser vivo de maiores dimensões, como o peixe ou a planta o pudessem INICIAR. Ao que parece é só mesmo o peixe :P

 

Acho que vou mesmo dar uma nova leitura a essa parte do manual :P

 

 

 

Tens ideia do preço desse tal concentrado de bacterias? Não ficará mais em conta colocar lá um peixe?

E em relação aos testes, o do pH é fundamental, claro. Os outros são obrigatórios?

 

Já agora, o ciclo do azoto demora quanto tempo a fazer?

 

Obrigado

Eu nunca usei bactérias, pois elas andam por aí, basta dar tempo ao tempo. Admito, no entanto, que será mais rápido e seguro usar essas bactérias.

Se tiveres possibilidade de ter alguém que te coloque uma esponja do filtro num aquário já ciclado, ou algo similar também pode adiantar.

A conclusão do ciclo pode demorar cerca de 1 mês e há muitos processos. Eu coloquei peixes, mas também só fiz um ciclo desde o início, nos outros casos sempre usei massas filtrantes já maturadas (tu deves colocar 1 peixe pequeno, caso optes por essa via).

Eu também costumo intensificar as TPA´s nessa fase, para diminuir a quantidade de amónia/ nitritos (não há necessidade de estar a submeter o(s) peixe(s) a valores elevados destes compostos.

Os testes de amónia, nitritos e nitratos podem ajudar, mas caso só queiras comprar um deles eu optaria pelo de nitratos... com o aparecimento de nitratos já tens bactérias que convertem os nitritos em nitratos (as primeiras convertem amónia em nitritos) e isso assinala-te que estás perto do final do ciclo. Depois o teste de nitratos continua a ser útil, para tentares manter esse composto dentro de valores aceitáveis (com plantas e TPA´s).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.