Lago para tartarugas?


Recommended Posts

Olá a todos!

 

tenho duas tartarugas aquaticas com cerca de seis anos, e ambas maiores que uma mao aberta, porque nunca hibernaram. fui mudando de aquarios, mas elas estao tao grandes que nao ha filtro de aquario que aguente, avariam todos e fica um cheiro nauseabundo.

 

a soluçao a que estou a pensar recorrer é um lago, feito com lona, numa area elevada (que ja existe no jardim) para poder escoar a agua, e devidamente protegido para elas nao fugirem, ja que tenho caes.

 

no entanto tenho algumas duvidas, com as quais espero que me possam ajudar.

 

li varios topicos em que falam de filtros e bombas para lagos. o meu vai estar longe de electricidade, por isso acho que nao vai ter nada disso. será que posso manter as tartarugas apenas com mudanças de algua ocasionais? também li pelo forum que algumas plantas ajudam a limpar a agua. será que também se aplica á grande porcaria que fazem tartarugas?

 

estou também preocupada com a hibernaçao...

a tal zona so apanha sol metade do dia, será o suficiente para aquecer o ambiente de maneira a so hibernarem o tempo normal?

e como as tenho num aquario agora, devo desligar o termostato para elas se irem preparando para hibernar (enquanto nao estao no lago), ou elas depois hibernam bem na mesma?

 

nao sei se esta é a secçao certa, mas nao queria repetir o post no subforum de lagos e no de repteis...

espero que me possam ajudar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Se puderes por um filtro não hesites, eu no meu caso não posso, mas faz tudo para por um e bem potente!Além disso quantos litros levaria esse lago?

 

As plantas ajudam a "limpar" a água consumindo os nutrientes na água, quer de peixes ou tartarugas mas normalmente são presisas muitas plantas para cunsumir os nitratos resultantes dos nitritos que por sua vez são resultantes da amónia das tartarugas

 

Além disso tens de ter em atenção que elas em principio vao te comer as plantas!

 

De que zona és?

 

Eu penso que elas podem hibernar em portugal em qualquer zona(embora aqui no norte seja pior) mas para a temperatura não descer tanto podes por exemplo colocar uma estufa por cima de inverno(só enquanto elas hibernam pois quando não hibernam presisam de apanhar sol directo)

 

Caso desliques o termostacto faz devagarinho, estilo baixa um grau por dia e quando a temperatura estiver igual á ambiente desligas

 

Acho muito bem que queras fazer um lago para elas, elas vão agradecer

 

Se quiseres aprender um pouco mais sopbre tartarugas tens aqui este exelente forum só sobre elas:

 

http://tartarugaaquatica.forumup.com/

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

podes por plantas no lago como jacintos e outras, ajudam a limpar a agua mas tens que ter cuidado pois as tartarugas gostam de dar umas trincas nas plantas.

se poderes colocar um sifao no fundo do lago ainda melhor ajuda nas tpas para limpar o fundo do lago. com umas trocas semanais podes ter as tartarugas no lago.

quanto a hibernação se vires que elas estao bem alimentadas e que a temperatura do exterior e da agua do lago nao fica muito baixa, ai elas podem hibernar no exterior , se nao puderes reunir estas caracteristicas mais vale continuar com elas no aquario durante o inverno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

sou novata no assunto mas tenho um conhecido que tem um lago em casa com 2 tartarugas ha dois anos...ele so muda a água 2 vezes por ano...nao tem filtro nem plantas...o lago esta exposto toda tarde ao sol no minimo...e tal como as tuas sao do tamanha da minha mao...(mas a minha mao é pqquena!lol)

para ser sincera acho que hibernam pk durante os meses mais frios deixamos de as ver...as vezes ate ficamos com medo que estejam mortas...

talvez nao seja um bom exemplo mas espero ajudar de alguma forma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o potencial espaço (é um canteiro), é um rectangulo de quatro metros por um metro, com um metro de altura. por isso elas vao ter bastante espaço para nadar e andar.

 

elas hibernam fora de agua certo? li que elas tem que ter umas tocas para hibernar, é verdade?

 

muito obrigado pelas sugestoes! deem mais palpites e opinioes, que ainda estou sem saber o que fazer. os filtros devem ser carissimos, e eu estava a tentar fazer uma coisa o mais economica possivel, ja que é em casa dos meus pais e nao na minha :D isto se conseguir passar electricidade.

 

é possivel ir mudando a agua e ter plantas?

 

o meu pai falou também em por alguns peixes. ja lhe disse que ainda servem de alimento as tartarugas, mas ele nao se importa muito, nao seriam peixes de estimaçao.

 

Ah, e estou nos Açores. o tempo aqui é mais humido que outra coisa, nao acho que seja muito frio para elas.

 

e ja tentei registar-me nesse forum, mas nao recebo o email de confirmaçao, nao percebo porque...

Editado por AGRL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o potencial espaço (é um canteiro), é um rectangulo de quatro metros por um metro, com um metro de altura. por isso elas vao ter bastante espaço para nadar e andar.

 

elas hibernam fora de agua certo? li que elas tem que ter umas tocas para hibernar, é verdade?

 

muito obrigado pelas sugestoes! deem mais palpites e opinioes, que ainda estou sem saber o que fazer. os filtros devem ser carissimos, e eu estava a tentar fazer uma coisa o mais economica possivel, ja que é em casa dos meus pais e nao na minha ;) isto se conseguir passar electricidade.

 

é possivel ir mudando a agua e ter plantas?

 

o meu pai falou também em por alguns peixes. ja lhe disse que ainda servem de alimento as tartarugas, mas ele nao se importa muito, nao seriam peixes de estimaçao.

 

Ah, e estou nos Açores. o tempo aqui é mais humido que outra coisa, nao acho que seja muito frio para elas.

 

e ja tentei registar-me nesse forum, mas nao recebo o email de confirmaçao, nao percebo porque...

 

tal com dise eu nao tenho a certeza que elas hibernaram... mas passamos alguns meses sem as ver e voltamos a ve las na altura da primavera... dai deduzimos que tinham hibernado...

se elas realmente hibernaram nao foi fora de água... é possivel que tenhasm hibernado numa especie de toca... pois nos construimos uma especie de toca com imensas saidas debaixo de agua... neste mesmo lago habitam alguns kinguios os quais nunca foram mordidos até ao dia de hoje...mas nesse mesmo esconderijo tem locais a onde so os peixes chegam...mas acho que se as tartarugas quisessem fazer mal aos peixes ja o tinham feito pk elas ja estao lá à 2 anos!

espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tinha pensado nisso, nao está lá. acho que vou ter que criar outra conta de email para fazer um registo novo.

 

entao elas hibernam dentro de agua? e nao faz mal se for no fundo do laguinho?

 

tenho que ver se arranjo uma soluçao barata para um filtro. quem dizer, filtro posso fazer em casa como ja vi por aqui, o pior é mesmo a bamba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se faz mal nao sei... so sei que elas crescem a olhos vistos e que tb no caso que eu conheço elas nao tem espaço a superficie para hibernar... mas tenho a certeza que hibernaram debaixo da àgua dentro da toca pk era o unico sitio que elas tinham pa se esconder...como nos nao as viamos elas so podiam estar la...

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Catarina, as tartarugas têm de respirar quer invernem ou não :twisted: , por isso penso que elas teriam de vir à superfice para respirarem.

 

AGRL, a expriência que eu tenho com tartarugas è muito pouca, eu dei 2 tartarugas verdes à minha filha o ano passado em Março, quando as temperaturas baixaram no Outono elas deixaram de se alimentar, aí eu fiquei a saber que elas estavam a invernar. A água mantinha-se limpa, mudava uma vez por mês, o metabolismo delas para mesmo. As tartarugas da minha filha com 18 meses já têm entre 15 a 20 cm.

Eu no seu lugar fazia o lago nesta altura, metia-lhe as plantas (resistentes, com folhas duras), deixava o lago fazer o ciclo necessário duram o Inverno, guardava as tartarugas no aquário sem o termostato e só as colucava no lago em Março. Quanto aos peixes que seu pai quer introduzir no lago, desde que estes tenham pelo menos o tamanho das tartarugas e não tenham as cauldas muito compridas, não deve haver problema algum. Os devem ser introduzidos quando as tartarugas. Espero ter ajudado.

 

cumprimentos

 

José E. Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sera que precisam mesmo ?ha animais que qd hibernam para tudo...respiraçao e tudo...é como se estivessem mortos...

mas nao quero estar a discutir algo de que nao tenho a certeza... so tenho a certeza que se passarem muitos meses sem as vermos na superficie...alias a comida delas ate se estragava de estar a chuva pk elas nao lhe tocavam...

mas certezas nao tenho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faça o lago, coloque muitas plantas, jacintos são óptimos (atenção porque elas comem-nos).

 

Algumas TPA's, eu faço uma por ano, mas "faz o que eu digo e não o que faço" ;)

 

Agora é um bocadinho arriscado para as colocar na rua. Devria ter sido na Primavera, para terem tempo de se habituar e preparar o Inverno. Se fosse eu, aguardava pela próxima Primavera, mas ia começando a construção do lago.

 

Elas hibernam dentro do lago e de vez em quando vêm respirar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais