Julidochromis ornatus


Recommended Posts

Boas.

Tou a pensar fazer um aquario com apenas uma especie de CA, e vi 3 destes meninos a venda numa loja, só que pouco sei acerca deles, mas o mais importante na hora de escolher é se ha possibilidade de saber qual é o macho e qual é a femea, ou vou ter que trazer os 3?

Estes peixes são muito agressivos? São de facil reprodução?

Agradecia as pessoas que tenham destes peixes que me dessem o maximo de informaçao posivel.

Obrigado.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Juliodocromis Ornatus, Hummmm... sem duvida um belo peixe do lago Tanganica. Bom, aquilo que te posso adiantar é:

 

PH: 8,3

GH: 21dGh

Tamanho do aqua recomendado 100L

Tamanho do peixe 6cm

Temperatura 28ºC

 

Gostam de luminosidade intensa mas não solar. São ovovivíparos e vivem geralmente em aquas com muitas pedras e sem vegetação. Por norma este peixe aceita bem comida seca.

 

Quanto ao relacionamento com outros peixes... bom isso depende do que queres por no teu aqua. A minha experiência diz.me que é uma espécie uma beca má, mas já me disserem o contrario, pelo que deixo ao teu critério.

 

Nota: Vai ai Aquario Vasco da gama eles têm um aqua só de Juliodocromis

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em primeiro lugar, parabéns pela escolha :D

 

A distinção dos sexos é bastante difícil. O macho é maior do que a fêmea mas certezas só quando se forma o casal. Ou compras os 3 ou escolhes o maior e o menor e confia na sorte :wink:

São os peixes mais tímidos que conheço. tenho 1 casal de Julies marlieri e só os consegui ver passado um mês de os comprar. Praticamente, só saem das grutas (convém ter muitas) para comer. São fáceis de procriar, emborar os alevins demorem muito tempo a crescer. O mais fantástico nestes peixes é o facto de cuidarem de várias ninhadas ao mesmo tempo, em que os irmãos mais velhos protegem os mais novos. É também necessário ter cuidado a colocar as pedras no aqua pois eles escavam o areão até ao vidro do fundo. No entanto limitam-se a escavar na zona do ninho, deixando o resto do aquário em paz.

 

De resto, são peixes lindíssimos, inteligentes e fáceis de manter

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

São ovovivíparos e vivem geralmente em aquas com muitas pedras e sem vegetação

 

Os julidochromis são ovíparos (como todos os ciclideos) e não ovoviviparos (como os guppys, por exemplo).

 

Em relação á questão dos sexos, há uma pequena controvérsia: uns dizem que o macho é maior...e outros que a fêmea é que é grande. :twisted:

Eu digo para comprares um grupo de 4, e esperar que se forme um casal.

 

Boa sorte,

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Olá,  

 

Citação:  

São ovovivíparos e vivem geralmente em aquas com muitas pedras e sem vegetação  

 

 

Os julidochromis são ovíparos (como todos os ciclideos) e não ovoviviparos (como os guppys, por exemplo).

 

Os guppys, platys e outros são vivíparos e não ovovivíparos!!!!

 

Tanto quanto sei, não existem peixes ovovivíparos, e nos restantes animais lembro-me apenas na Equidna e dos Ornitorrincos como animais ovovivíparos.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também já li, em sites de ciclídeos, que as fêmeas são maiores do que os machos (pelo menos em habitat selvagem) mas também já li o contrário. No caso dos meus marlieri, o peixe maior vem sempre cá para fora para proteger o ninho e é o mais agressivo, enquanto que o mais pequeno fica sempre dentro da gruta com as crias. Por esse comportamento, deduzo que o maior é o macho...mas certezas...só que são um casal

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Oviparo: animal ou designativo do animal que se reproduz através de ovos, que podem ser fecundados antes ou depois da sua postura, e cujo embrião se desenvolve à custa das reservas nutritivas contidas no ovo, fora do organismo materno.

 

Viviparo: diz-se do animal cujos embriões crescem no organismo materno, alimentando-se através da placenta, a qual está em contacto estreito com os tecidos maternos, o que é o caso da maioria dos vertebrados mamíferos;

 

Ovoviviparo: animal ou designativo do animal que se reproduz através de ovos (oviparidade), mas cujo embrião se desenvolve dentro do organismo materno.

 

Os mamíferos placentários são viviparos: o embrião desenvolve-se dentro do corpo (da fêmea) alimentando-se através de um tubo que o liga á progenitora.

Animais como o equidna e o ornitorrinco têm o seu desenvolvimento embrionário dentro de ovos e fora do corpo da progenitora, são portanto oviparos.

Animais como os poecilideos, quatro-olhos, belenesox, etc (os chamados, erradamente, "viviparos") reproduzem-se através de ovos, que eclodem dentro do corpo da progenitora e não são alimentados pela própria.

 

Percebes a diferença? :twisted:

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas informaçoes, mas hoje fui buscar os 3 que chegaram e tinham sido vendidos a menos de 1h :twisted: é a minha sorte, agora so daqui a uns meses que volta a haver....

so me resta esperar!!!

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sorry Diesel :wink: :D :oops::lol::lol:

 

Tens razão, são conceitos que já me passaram pela mente há muitos anos e ainda bem que a malta mais jovem está sempre cá para nos corrigir! Eh Eh Eh!! Obrigado

 

Gatinha, esses peixes são Fantásticos eu mesmo vou incluir pequeno grupo deles, pseudo cardume, no meu Tanganika que vai arrancar agora nas férias.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu, se fosse à madeira, ia comprar os peixes outra vez antes da Gatinha e trazia par ao continente.

Para juntar com uns brichardi que cá tenho.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Fiquei com imensa pena de não os comprar, ate foi mais uma das razoes que vendi os nigros hoje (para alem de serem tipo coelhos a reproduzir), tinha visto os jullis no sabado, mas eles nao venderam porque tinham chegado na sexta a noite, fui la hoje ao 12h30 e ja la tinham ido os 3, agora é esperar, ou entao quando for ao continente em setembro trago uns 4.

Já agora nessas bandas quanto custa em media cada um?

Aqui eram 6.50€.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ornatus, a minha julia.

 

Vê o artigo no nº 2 da Portugal Ciclideos, revista da APC. Disponível on-line em www.apciclideos.org, revistas.

 

Elas chegam aos 10 ou 12 cm. Quanto ao tamanho, não ha distinção. O que acontece é que normalmente as fêmeas não sofrem a competição dos machos e por isso duram mais, logo ficam maiores!

 

Não tenho criações de julias para trocar/vender, pois as 3 ninhadas que tenho destinam-se a sócios da APC.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais