Distinguir escalar fêmea de macho


catmsa

Recommended Posts

boas

 

nada que um pouco de pesquisa no forum não resolva. :)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...826&hl=sexo

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so se tem 100% certeza apos um postura em que haja eclosao dos ovos caso contrario podem ser duas femea em que uma faz papel de macho mas como é obvio nao fecunda.

 

ha muitas teorias espalhadas pela net mas nenhuma da certezas ou 100% fiavel visto aparecerem criadores com versoes contraditorias

Editado por Grilo

AnDrE KaRmO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Segundo a literatura na altura da desova o tubo da fêmea por onde são depositados os ovos é mais largo e em forma de bico, ao contrario do macho que é todo ele em forma cilíndrica e mais estreito. Por experiência própria nunca comprovei tal descrição.

 

Posso afirmar que os macho são mais agressivos no "dia-a-dia" e em determinadas alturas competem muito entre eles, podendo mesmo chegar a morte de um deles como já me aconteceu. Após a desova a fêmea torna-se extremamente agressiva, investindo violentamente contra quem se aproximar dos ovos, até mesmo do macho dominante.

 

Para as condições da desova normalmente uso plantas de folhas largas (Anúbias-do-Congo), possivelmente também dará com Equinodoros visto serem plantas aquáticas da América do Sul, diminuo significativamente o nível de água do tanque e retiro-lhes a alimentação durante um período de tempo.

 

Isto experiência própria, não sei se corresponde à realidade da generalidade dos escalares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais