Guppy Fêmea c/ a barriga inchada


Recommended Posts

Boas ppl

 

Tenho uma fêmea guppy com a barriga muito inchada, para além disso não come e apesar de não me parecer que não tem falta de forças (nadar de lado) está quase sempre colada á superficie da água.

 

Alguém me pode dizer que tratamento é que poderei fazer para ela recuperar ?

Digam-me nomes de medicamentos ou marca deles ?

 

Ah... já agora é o único peixe que se encontra nestas condições, tenho ainda 2 espadas, 2 colisas sota, 5 neons, 1 guppy macho, 1 corydora.

 

 

Só mais uma coisa, aqui há dias aconteceu-me uma que eu nunca tinha visto, estava a dar de comer aos neons, e um deles de repente teve uma espécie de ataques e depois desfaleceu, tendo sido projectado para a tona da água, ficando de lado sem se mexer. Vi que ainda respirava mas que não se mexia. Alguém me pode dizer algo acerca disto ? O animal teve algum ataque cardiaco ?

Nunca tinha visto coisa assim.

 

Obrigadão

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não me parece que ela tenha as escamas eriçadas.

 

Aliás ela se tiver para dar á luz :B-fly: até poderia dizer que tem uma barriga normal (um pouco inchada), o problema é que anda muito parada e sempre á tona de água.

Não come, e nem liga para as exibições do guppy macho.

 

O PH anda por volta dos 6.8 - 7.0

 

A temperatura anda pelos 28ºC (é verão :D )

 

A alimentação é a da SERA Vipan, Larvas de Mosquito e Tubifex.

 

Nesta altura confesso que não tenho medidor de amónia/nitritos, mas disseram-me que para desenrascar pode-se cheirar a água, e a água não me cheira a nada. O que poderá ser bom sinal ?!

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim quando os parametros da água (principalmente os nitratos) estão descontrolados a água ganha um cheiro característico (semelhante ao cheiro a mofo).

Um ph de 6,8 a 7,0 é um pouco baixo para guppies, mas não me parece ser o suficiente para causar esse problema...

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Carlos, por experiência própria, os meus guppys costumam aguentar bem PHs de 6.8 para cima.

 

Infelizmente tenho que dizer que a minha Guppy Fêmea morreu hoje, e a única explicação que tenho é que provavelmente morreu de uma infecção interna em algum orgão, uma vez que a única coisa visivel de mau nela era a barriga um bocado dilatada. Talvez alguma bactéria marada que fez estrago em algum dos seus orgãos.

 

Quanto aos outros peixes todos se encontram de boa saúde.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pequeno aparte, sugiro vivamente que mantenha um pH ligeiramente alcalino, se possível em torno dos 7.5 , as minhas 'experiências' no passado convenceram-me que este é realmente um factor decisivo na longevidade dos guppies. A água na minha área de residência tem um pH em torno dos 6.5 o que muito me dificultava a vida, obrigando-me a alguns cuidados suplementares.

 

Boa sorte.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Governa, obrigado pela info :)

 

Nesta altura apenas tenho um pequeno/grande problema, é que eu tenho neons também, e eles exigem um PH de pelo menos 6.6 - 6.8.

 

Como todos os outros peixes aparentam estar de boa saude, eu tenho tentado que o PH ande sempre perto do Neutro (7.0).

 

Quanto ao Guppy macho está excelente.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais