Teste de CO2


Recommended Posts

Boas,

 

Venho pedir a vossa ajuda pois estou um pouco baralhado com isto.

No inicio desta semana fiz uma mudança no meu aqua.

Troquei o substrato, plantas, limpei mangueiras dos filtros, etc...

Aproveitei o máximo de agua que consegui e voltei a montar tudo.

Até aqui tudo correu bem, tirando dois peixes que saltaram do aqua improvisado.

Agora a minha questão:

 

Já tinha montado no aqua o sistema de CO2 e um teste de CO2 da Red Sea o CO2 indicator que dava para ter uma ideia do CO2 que o aqua continha.

Mas agora como o novo substrato (ada amazónico) o PH baixou um pouco (como pretendia) e o teste de CO2 fica quase sempre amarelo, cor esta que indica que há CO2 a mais no aqua.

O que me parece é que o teste funciona um pouco dependente do PH.

Agora pergunto:

-Será que tenho mesmo CO2 a mais no aqua? (O CO2 está mesmo no mínimo)

-O teste funciona mesmo dependente do PH e será melhor olhar para o comportamento dos peixes?

 

Agradecia a vossa ajuda

 

 

Cumprimentos

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

eu não percebo muito de CO2, mas tenta desligar o CO2 por um dia (ou meio dia) e vê as diferenças.

Acho que não problema em desligares isso por um dia ou meio dia.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu tb tenho o substrato da ADA como tu e tenho o teste de co2 da Sera e nunca notei que o substrato interferisse com o teste de co2.

Mas o melhor é mesmo desligares o co2 por umas horas e veres as diferenças.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje o CO2 esteve desligado uns tempos e fiz uma TPA. O que é certo é que o teste deu verde depois da TPA, depois fiz o teste do PH que deu cerca de 7.

Voltei a ligar o CO2, passadas cerca de 5 horas a uma gota por seg. voltou a dar amarelo e o PH voltou a 6.4.

 

Alguém sabe interpretar estes valores?

Será que o teste funciona mesmo segundo o PH?

É que enquanto o PH se mantém a baixo dos 6.7 o teste dá sempre amarelo... ::D:

 

Eu sei que o CO2 faz descer o PH mas o teste deveria somente medir o CO2 e não o PH...

 

Comentem por favor...

 

 

Obrigado

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

A capacidade tampão refere-se à capacidade da água de manter estável o seu pH à medida que se adicionam ácidos ou bases. A capacidade tampão e o pH estão interligados, embora se pudesse pensar que adicionar iguais volumes de ácido e de água neutra resultasse num pH intermédio, isto raramente acontece na prática. Se a água tem capacidade tampão suficiente, esta absorve e neutraliza o ácido adicionados em mudar significativamente o pH. Conceptualmente, um tampão age como uma esponja. À medida que se adiciona mais ácido, a "esponja" absorve o ácido sem grande alteração do pH. A capacidade da esponja é limitada no entanto; assim que a capacidade tampão se gasta, o pH muda mais rapidamente à medida que se adiciona ácido.

 

O tampão tem consequências positivas e negativas. Pelo lado positivo, o ciclo do azoto produz ácido nítrico (nitrato). Sem capacidade tampão ,o pH do seu aquário baixaria ao longo do tempo (isto é mau). Com capacidade tampão suficiente, o pH fica estável (isto é bom). Pelo lado negativo, a água dura da torneira quase sempre tem uma grande capacidade tampão. Se o pH da água não é demasiadamente alto para os seus peixes, a capacidade tampão torna difícil baixar o pH para um valor mais apropriado. Tentativas ingénuas de mudar o pH da água falham normalmente por se ignorar o efeito tampão.

 

Nos aquários de água doce, a maior parte da capacidade tampão deve-se a carbonatos e bicarbonatos. Assim, os termos "dureza dos carbonatos" (KH), "alcalinidade" e "capacidade tampão" são usados indistintamente. Embora tecnicamente não signifiquem a mesma coisa, são equivalentes na prática no contexto da aquariofilia. Nota: o termo "alcalinidade" não deve ser confundido com o termo "alcalina". Alcalinidade refere-se à capacidade tampão, enquanto alcalina refere-se a uma solução que é base (i.e., pH>7). In, Água doce: Química da Água

 

 

Segundo os livros de química do 12º, quando introduzes no aquário CO2:

CO2 + H2O ----------------> H2CO3 (Ácido carbónico)

 

Que por sua vez irá decompor-se:

 

...+

H2CO3 ---------------> HCO3 + H

 

O ião H+ irá ser o grande culpado pela queda nos valores de ph.

 

Já fizestes testes ao nível de kh? Acho que o próximo passo era cada vez que efectuasses testes tirares estes 3 valores, nível de CO2, ao pH e ao kh. Atenção também ao facto de ao teres lavado os filtros com agua da torneira, teres destruído as colónias de bactérias e teres afectado o ciclo do aqua.

 

Vai postando os resultados.

 

 

Cumprimentos

Editado por mexas

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

A capacidade tampão refere-se à capacidade da água de manter estável o seu pH à medida que se adicionam ácidos ou bases. A capacidade tampão e o pH estão interligados, embora se pudesse pensar que adicionar iguais volumes de ácido e de água neutra resultasse num pH intermédio, isto raramente acontece na prática. Se a água tem capacidade tampão suficiente, esta absorve e neutraliza o ácido adicionados em mudar significativamente o pH. Conceptualmente, um tampão age como uma esponja. À medida que se adiciona mais ácido, a "esponja" absorve o ácido sem grande alteração do pH. A capacidade da esponja é limitada no entanto; assim que a capacidade tampão se gasta, o pH muda mais rapidamente à medida que se adiciona ácido.

 

O tampão tem consequências positivas e negativas. Pelo lado positivo, o ciclo do azoto produz ácido nítrico (nitrato). Sem capacidade tampão ,o pH do seu aquário baixaria ao longo do tempo (isto é mau). Com capacidade tampão suficiente, o pH fica estável (isto é bom). Pelo lado negativo, a água dura da torneira quase sempre tem uma grande capacidade tampão. Se o pH da água não é demasiadamente alto para os seus peixes, a capacidade tampão torna difícil baixar o pH para um valor mais apropriado. Tentativas ingénuas de mudar o pH da água falham normalmente por se ignorar o efeito tampão.

 

Nos aquários de água doce, a maior parte da capacidade tampão deve-se a carbonatos e bicarbonatos. Assim, os termos "dureza dos carbonatos" (KH), "alcalinidade" e "capacidade tampão" são usados indistintamente. Embora tecnicamente não signifiquem a mesma coisa, são equivalentes na prática no contexto da aquariofilia. Nota: o termo "alcalinidade" não deve ser confundido com o termo "alcalina". Alcalinidade refere-se à capacidade tampão, enquanto alcalina refere-se a uma solução que é base (i.e., pH>7). In, Água doce: Química da Água

 

 

Segundo os livros de química do 12º, quando introduzes no aquário CO2:

CO2 + H2O ----------------> H2CO3 (Ácido carbónico)

 

Que por sua vez irá decompor-se:

 

...+

H2CO3 ---------------> HCO3 + H

 

O ião H+ irá ser o grande culpado pela queda nos valores de ph.

 

Já fizestes testes ao nível de kh? Acho que o próximo passo era cada vez que efectuasses testes tirares estes 3 valores, nível de CO2, ao pH e ao kh. Atenção também ao facto de ao teres lavado os filtros com agua da torneira, teres destruído as colónias de bactérias e teres afectado o ciclo do aqua.

 

Vai postando os resultados.

 

 

Cumprimentos

 

Boas Mexas,

 

Desde já obrigado pela resposta, mas quero desde já fazer um reparo. Não lavei os filtros. Os filtros estiveram sempre em funcionamento só os parei para lavar os tubos dos mesmos e voltei a ligar. Acho que não deve ter danificado a colónia de bactérias!?

Foi bom teres-me reavivado a memória quanto á química, sinceramente já não me lembrava dessas formulas químicas...

Mas acho que não me fiz entender, ou então não percebi, que o CO2 baixava o PH já tinha consciência, a minha duvida era como o teste de CO2 que referi funcionava.

Deixa lá ver se me explico melhor:

 

- Uma vez que passado pouco tempo de ter o CO2 a trabalhar o teste dá logo amarelo (excesso de CO2), se tinha a ver com agora ter um PH mais baixo.

- Outra coisa que agradecia que me esclarecessem era se o teste dá excesso de CO2 por o PH estar mais baixo, se realmente existe excesso de CO2, ou se não posso me guiar pelo teste.

 

Não sei se me estou a explicar bem, mas se não entenderem posso tentar explicar de outra forma...

 

Cumprimentos, e mais uma vez obrigado por todos as respostas.

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A relação entre a concentração de CO2, o pH e o KH não é unidirecional (tabela de CO2 / pH / KH). Isto significa que não devemos pensar apenas que a adição de CO2 diminui o pH, mas que existe uma equilibrio entre estes três parâmetros. Se a alcalinidade (dureza carbonadata, KH) for baixa o pH descerá com a adição de CO2. Mas não nos podemos esquecer (uma tabela de CO2/pH/KH demonstram isso) que esta diminuição do pH resultam de existir mais CO2 dissolvido na água. Na tabela de CO2 / pH / KH. podemos ver que para um kH de 5º (o qual tinha obrigação de já não permitir grandes queda de pH) e pH 6.6 já existe um nível demasiado de C02 dissolvido.

Se conseguires medir o teu KH talvez dê alguma luz do que se está a passar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu não conheço o teste mas ele deve funcionar tendo em conta o pH, pois há uma relação entre pH x CO2 x kH, como aliás já foi referido.

 

Lê bem o manual do dito teste para ver como deves fazer a leitura, isto é, se não existe mais que uma escala que deve ser lida consoante o kH da tua água.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu tb tenho o teste de Co2 da Red Sea e funciona na perfeição. Se o teste permanente te está a dar amarelo é pq tens mesmo Co2 a mais, mas o que não significa q seja prejudicial aos peixes. Tens de ter em atenção o comportamento dos mesmos.

Voltaste a montar o aquário á quanto tempo?

Eu tive o mesmo problema que estás a ter agora quando montei o meu aquário. Tb tenho o aquasoil da ADA q juntamente com injecção de Co2 me dá PH neste momento constante de 6,5 mas no início não era assim pois tinha o PH mais baixo e o teste de Co2 sempre amarelo. Ou seja, como montaste o aqua agora é natural que o novo ciclo demore a ajustar. O conselho que te dou e q resultou comigo foi ajustar o Co2 para uma bolha de 2 ou de 3 em 3 segundos até o teste dar verde e qdo começar a ficar azul, vais ajustando as bolhas. Neste momento tenho uma bolha por segundo e o meu teste está sempre verde.

Desligar o Co2 não ajuda a resolver o teu problema...tenta é ajustá-lo ao teu aquário com muita paciência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu tb tenho o teste de Co2 da Red Sea e funciona na perfeição. Se o teste permanente te está a dar amarelo é pq tens mesmo Co2 a mais, mas o que não significa q seja prejudicial aos peixes. Tens de ter em atenção o comportamento dos mesmos.

Voltaste a montar o aquário á quanto tempo?

Eu tive o mesmo problema que estás a ter agora quando montei o meu aquário. Tb tenho o aquasoil da ADA q juntamente com injecção de Co2 me dá PH neste momento constante de 6,5 mas no início não era assim pois tinha o PH mais baixo e o teste de Co2 sempre amarelo. Ou seja, como montaste o aqua agora é natural que o novo ciclo demore a ajustar. O conselho que te dou e q resultou comigo foi ajustar o Co2 para uma bolha de 2 ou de 3 em 3 segundos até o teste dar verde e qdo começar a ficar azul, vais ajustando as bolhas. Neste momento tenho uma bolha por segundo e o meu teste está sempre verde.

Desligar o Co2 não ajuda a resolver o teu problema...tenta é ajustá-lo ao teu aquário com muita paciência.

 

 

Muito abrigado pela dica, era mesmo isto que eu precisava.

Fiz a mudança na terça-feira quanto tempo achas que vai demorar a estabilizar?

 

Obrigado

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A relação entre a concentração de CO2, o pH e o KH não é unidirecional (tabela de CO2 / pH / KH). Isto significa que não devemos pensar apenas que a adição de CO2 diminui o pH, mas que existe uma equilibrio entre estes três parâmetros. Se a alcalinidade (dureza carbonadata, KH) for baixa o pH descerá com a adição de CO2. Mas não nos podemos esquecer (uma tabela de CO2/pH/KH demonstram isso) que esta diminuição do pH resultam de existir mais CO2 dissolvido na água. Na tabela de CO2 / pH / KH. podemos ver que para um kH de 5º (o qual tinha obrigação de já não permitir grandes queda de pH) e pH 6.6 já existe um nível demasiado de C02 dissolvido.

Se conseguires medir o teu KH talvez dê alguma luz do que se está a passar.

 

 

Boas.

 

Eu não conheço o teste mas ele deve funcionar tendo em conta o pH, pois há uma relação entre pH x CO2 x kH, como aliás já foi referido.

 

Lê bem o manual do dito teste para ver como deves fazer a leitura, isto é, se não existe mais que uma escala que deve ser lida consoante o kH da tua água.

 

Cumps

 

Muito obrigado pelas respostas, mas falta-me o teste de Kh.

Nunca comprei pois sempre consegui estabilizar o PH e os niveis de CO2 sem problemas e nunca achei importante este teste.

Mas estou a ver que é mais necessário do que pensava.

Já agora uma pergunta:

 

Depois de o aquário estar estabilizado acham que há necessidade de continuar a fazer o teste de Kh?

Porque?

 

 

Abrigado a todos

 

Cumprimentos,

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de o aquário estar estabilizado acham que há necessidade de continuar a fazer o teste de Kh?

Porque?

Conheceres o KH do teu aquário ajuda-te a perceber o risco de variação de pH da água do aquário. Além disso é imprescindível para perceber o equilibrio entre o pH e a quantidade de CO2. É por isso imprescindível quando se quer ter uma ideia do nível de CO2 dissolvido e não se tem um teste permanente de CO2.

Tal como já foi referiu anteriormente, ou realmente tens CO2 a mais (e por isso está a dar amarelo) ou então o teste pode estar baralhado por o KH ser muito baixo. Não conheço o teste da Red Sea mas acredito que se houvesse alguma interferência dos resultados do teste em casos de KH baixo, isso estaria referido no manual.

Se não estás muito inclinado para comprar o teste, parece-me que deves seguir o conselho da Carla Barbosa: com paciência, tenta ajustar a injecção ao necessário para teres o nível de CO2 desejado. Além disso, poupas no CO2 e a botija irá durar-te mais tempo :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Broa,

 

Voltaste a montar o aquário na terça ou reajustaste as bolhas de CO2 na terça?...não percebi bem esta parte.

Diminui então a quantidade de injecção de CO2. Tenta 1 bolha de 3 em 3 segundos e vais vendo se a cor do teste muda.

Assim que começar a mudar para o azul, vais então aumentando a injecção das bolhas até chegares ao verde.

No meu caso demorei cerca de 3 dias a ajustar as bolhas de Co2 mas cada caso é um caso e td isto tb depende do tamanho do aquário.

Relativamente ao KH, como tens material da ADA, deves ter o KH a 2 o que é bom para os Discus...eu tenho o meu KH sempre a 2.

O KH é importante dependendo do tipo de peixes que queres no teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Broa,

 

Voltaste a montar o aquário na terça ou reajustaste as bolhas de CO2 na terça?...não percebi bem esta parte.

Diminui então a quantidade de injecção de CO2. Tenta 1 bolha de 3 em 3 segundos e vais vendo se a cor do teste muda.

Assim que começar a mudar para o azul, vais então aumentando a injecção das bolhas até chegares ao verde.

No meu caso demorei cerca de 3 dias a ajustar as bolhas de Co2 mas cada caso é um caso e td isto tb depende do tamanho do aquário.

Relativamente ao KH, como tens material da ADA, deves ter o KH a 2 o que é bom para os Discus...eu tenho o meu KH sempre a 2.

O KH é importante dependendo do tipo de peixes que queres no teu aqua.

 

Boas,

 

Mudei o substrato, mas guardei o máximo de água que consegui.

Neste momento reajustei o CO2 e parece que tudo está bem, as plantas é que parece que sofreram a mudança, os peixes estão optimos.

Vou continuar a controlar o CO2 e vou comprar o Kh para tirar as duvidas.

As plantas é que não parecem ter gostado da mudança, estou a fazer TPA´s de 2 em 2 dias mas mesmo assim não vejo grande alteração.

Vou aguardar...

 

 

Cumprimentos,

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.