Àuga" que nao fica cristalina


Recommended Posts

OIS

 

pois, tenho este problema no meu aquario marinho de 350lts..a minha agua simplesmente nao fica cristalina, e o problema acentua-sse quando reponho a agua, mesmo passada pelo carvao.Quando começa a melhorar, eu reponho e pimba!!

 

Em conversa com um membro do forum, que tambem usa agua do cabo raso, pos-se um hipotese que agora e passada a fase de rodagem começa a fazer mais sentido--Algas em suspensao!será? sempre pensei que fosse o sistema com picos de amonia e nitritos a razao da agua turva, mas o tempo de estabilização passou, ja tenho 2sarcos e 2 centropyge ta td perfeito ,e isto continua assim..

 

o meu sistema tem:

18 x a circulaçao do aqua

skimmer turbo flotor 1000

uns 15kg de rocha viva

DSB

eco-aqualizer

Hqi 150w 10.000kl

 

O que acham que pode ser ..e como resolver isto?? abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Não poderás estar com concentrações de cálcio muito elevadas? Não vejo muitas hipóteses... de qualquer forma devias aumentar a circulação!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu calcio esta bom...

 

O que eu axo mm estranho é que realmente a coisa melhora, apesar de n ficar cristalino com o tempo...Porem quando reponho agua piora sempre e muito!!Volta sempre a mesmo um dia depois de adicionar a agua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes estar a ter o azar de a agua que tu apanhas estar muito carregada de phytoplancton e zooplancton e com a diferença de temperatura morram turvando-te a agua.já fizeste testes? nitratos fosfatos calcio

kh amonia. se já mete aki os resultados.pode ser precipitacao de calcio.

podes estar a dosar muito kalkwasser etc.explica a tua rotina de mudas de agua e quais os produtos que usas.

 

e sobretudo nao podes ir buscar agua a qualquer lado,tens que fazer sempre testes á agua antes de a trazer.

e atençao nunca faças mudas de agua superiores a 20% do volume total do aquario.

 

e já agora o eco aqualizer.ja vi num site nao me lembro qual uns gajos desmontaram isso e nao passa de um tubo com 3 imans muita pekeninos.e fizeram testes e os resultados a que chegaram é que isso nao faz nada :D é mais um esquema marado para o ppl gastar dinheiro. nao sei se reparaste mas na publicidade feita a isso eles dizem que faz mundos e fundos MAS nao explicam como é que que o faz.e mais uma prova que tu tens é que supostamente a tua agua devia estar cristalina. e outra coisa até pode ser isso ke te está a estragar a agua pois com a magnetizacao pode haver precipitacao do calcio. esperimenta desligar durante uns dias para ver se é isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tenho um Ecoequalizer montado no meu aquário há mais de 1 ano e conheço outras pessoas que também usam e até hoje não conheço um a só pessoa que tenha tido problemas.

 

Quanto a não fazer nada, pergunto ao Fizo se já experimentou? Posso garantir-te que faz, pois inicialmente usava carvão activado todos os meses para manter a água cristalina e desde que comecei a usar o Eco deixei de usar carvão e água está cristalina.

 

Para tirar teimas, desliguei o aparelho durante 1 mês e a água começou a ficar menos cristalina - coincidências - não me parece!

 

Zeka - dá-nos lá os parâmetros da água e a tua forma de fazeres as mudanças de água e reposição de kalk.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao custumo comentar o ke nao experimentei,mas como vi a peça desmontada num site e vi o seu interior fiquei um bocado ceptico com o seu funcionamento.eu nao uso e tenho a agua cristalina.mas ja que dizem que funciona retiro o ke disse sobre esse aparelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu vou atirar um palpite e de certeza q vou ser criticado, xperimenta adicionar na sump para alem do carvao e de antiphosphatos materias filtrantes porosas ( Matrix Seachem.... etc ) .

 

pode até nem dar resultado mas de certeza q o problema sao particulas em suspençao.....

 

Numa loja tb já me aconcelharam a nunca usar carvao e usar apenas lã de vidro, tb pode dar resultado..... isto eh um tema de controversia mas se usares e se reparares q a lã fica suja é pk está a limpar a agua :wink: - claro q toda a bixarada q passar ai morre....

 

outra coisa, podes tb xperimentar desligar 1 ou 2 bombas de circulaçao, para ajudar na deposicao das particulas em suspençao.

 

Axo q podes testar isto tudo e depois ver os resultados :o boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI! isto hj ta mt mau,quase nem vejo os peixes...e repus agua ha dois dias!

 

..é assim, eu n tenho sump, tudo o k tenho é o aquario so!realmente tenho posto o kalk nas mudas de agua mas é mt pouco!!n justificava isto! para mais suspeito k sao algas pk kuando olho de cima , a agua tem tonalidade esverdeada.

Pus ha pouco tempo uma lã filtrante mt fina para ver se eram particulas em suspensao, mas ta td na mesma..

 

Hj fiz testes e fikei surpreendido, nunca mudei a agua, a agua que tenho é toda do cabo raso e:

 

PH 8.4

Densidade 1.023

KH 7ºd

Ca 380mgl

Nitrito 0

Nitrato 0

Fostfato 0

 

esta td demasiado normal.... é preciso ter azar... :lol:

 

PLEASEEEE :wink::o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos peixes tens e de que tamanho?

 

Usas o kalk na água de troca? :wink:

O kalk deve ser usado na água de reposição e não na de troca... :o

 

Dúvido que sejam partículas em suspensão. Até porque se usas-te lã, quase todas as partivulas ficariam aí retidas.

 

Não aconselho também o uso de qualquer matéria filtrante. Nem carvão!

 

e ao contrário do Diogo também não aconselho o Eco equaliser ou qualquer outro equipamento que não seja bombas de circulação e escumador. Para mim o Eco Equaliser é como o Melhoral. Não faz bem, nem faz mal. :lol:

 

Temos de ver que tudo o que venha do aquário do Diogo tem os eu quê de incertezas. Simplesmente porque ele tem 100kg de rocha viva, e 100 kg que valem por 10 ou 15 dessas richas que se vêm nas lojas. agora tem menos mas isso não é o importante. O Diogo se calhar podia ter 15 peixes adultos no aquário dele que nenhum iria morrer. E isso é por causa do equaliser? É por causa do carvão activado? É por causa do refúgio? Pois não sei... para mim a acontecer seria por causa na quantidade e sobretudo qualidade da rocha.

 

Mas vamos ao que interessa.

 

Tens a certeza que não tens nenhum coral doente ou a morrer?

Consegues colocar uma foto?

 

Ou me engano muito ou isso terá a ver com o kalk...

Penso eu de que...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi! tenho 2 sarcophyton k estao cada vez maiores, super abertos, e 2 centropyge ke se dao mt bem- bispinossus e tibicen, ta td perfeito, pa meu espanto nem tenho nitratos nem fosfatos, começo a axar k isto so pode ser duas coisas:

 

algas em suspensao, ou realmente tem a ver com o kalk mas é mt pouco o k ponho de kalk e é so na agua de reposiçao...

 

para mais e como referi a auga tem um aspecto esverdeado/amarelado...e com o kalk ficaria branca certo??

 

se isto sao algas axam que por meio de uma lampada uv teria isto resolvido??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu não sou grande barra na materia, falo pelas experiençia que tenho e pelo que tenho lido e visto...

 

Pra mim tens uma explosão de algas na agua, são muito difiçeis de controlar, e quanto mais mexeres mais elas vao crescer pois alimentam-se de tudo o que a agua tem pra lhes dar, e atenção, o facto de os testes que fizes-te nao detetarem PH4 nem NO3 não quer dizer que não os tenhas em quantidades minimas..

As algas estão de tal maneira abituadas a escasses destes dois componentes que por exemplo uma contidade de 0,07 de PH4 na agua chega pra manter prefeitas e bonitas as alguinhas...

 

Atenção, ao utilizares agua do cabo raso (natural) pra tentar resolver o problema, a meu ver é errado pois essa agua tras sempre muitos nutrientes, que são optimos pro aqua em condições normais, mas terriveis pra resolver o teu problema !!

 

Olha pra resolver essa problema tb num sei muito bem que te diga...

pra te dar um exemplo eu tive uma explosao de cianobacterias no meu aqua de 300 lt à 3 meses atrás, tentei de tudo, e sabes qual o resultado? Cada vez tinha mais algas... o meu aqua estava establizadissimo, mas tive a triste ideia de um dia remexer o areao, resultado explosao de cianobacterias... queres agora que te diga depois de tentar de tudo, como resolvi o problema !?

 

Desmontei o aqua, meti as rocha viva dentro dum bidom uma semana com bastante cuirculação, meti os peixes e corais num aqua que tinha provisoriamente e com luz claro, lavei o aqua todo, comprei areao novo, enchi com agua natural, e meti tudo la dentro outra vez, resultado, esta tudo bem agora...

 

Mas isto foi o que eu fiz, não estou a dizer que é o que tens de fazer...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se só colocas kalk na água de reposição e o teu nível de cálcio é o que apresentas, de certeza absoluta que não tens precipitação de cálcio. Isso não nos deixa muitas opções fáceis de resolver, aliás nenhuma. Tal como já foi referido só vejo uma hipótese que é teres uma invasão de algas. Esta pode ser controlada com muitas TPA´s, mas não deves usar a água que te causou o problema, pois isso só vei piorar a situação - estás a alimentar as supostas algas. Penso que devias ir buscar água a outro local ou fazer água sintética durante uns tempos.

 

e ao contrário do Diogo também não aconselho o Eco equaliser ou qualquer outro equipamento que não seja bombas de circulação e escumador. Para mim o Eco Equaliser é como o Melhoral. Não faz bem, nem faz mal.

 

Temos de ver que tudo o que venha do aquário do Diogo tem os eu quê de incertezas. Simplesmente porque ele tem 100kg de rocha viva, e 100 kg que valem por 10 ou 15 dessas richas que se vêm nas lojas. agora tem menos mas isso não é o importante. O Diogo se calhar podia ter 15 peixes adultos no aquário dele que nenhum iria morrer. E isso é por causa do equaliser? É por causa do carvão activado? É por causa do refúgio? Pois não sei... para mim a acontecer seria por causa na quantidade e sobretudo qualidade da rocha

 

Hugo - eu não disse que o Eco iria resolver fosse o que fosse, mas uma coisa te garanto, independentemente da RV que tenho, experimentei com e sem o Eco e as diferenças notam-se - acredita se quiseres!

 

 

 

Abraço e boa sorte,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acredito Diogo, agora que nunca comprarei nada do género, lá isso não comprarei :P

 

Os testes que vi e li em sites feitos a esse (e outros produtos do género) provaram que não alteraram qualquer parâmetro importante da água. Aliás em concreto o Eco Equalizer fez diminuir o ORP. :)

(Atenção que o teste foi feito ligando e desligando o "bicho" durante meses a fio...)

 

Mas se o que notas é a água mais limpa e por isso dizes que resulta, tamém te digo que esse será por ventura o factor que os "criadores" do tal aparelho menos referem como sendo "AS" grandes vantagem do seu uso. Aliás nao me recordo de ver referências sistemáticas a esse factor por parte que quem quer vender o produto.

 

De qualquer forma continuo a pensar que o teu aquário não é modelo para ninguém no que toca a este tipo de equipamentos. :)

 

Em relação ao problema do post, parece ser realmente algas e se assim é, o melhor é uma lampada UV que mata qualquer organismo unicelular. NÃO ESTOU A RECOMENDAR QUE USES UV, ZEKA. :)

 

Agora não me venham dizer que é da água natural seja do cabo raso, seja de peniche, seja da foz, seja da gronelândia. Sempre (SÓ) usei água natural e conheço outras pessoas que também só usam água natural hà decadas e nunca tiveram esse problema. Há aí outro factor qualquer que pode potenciar isso, agora a água natural não é a causa das algas.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já estive pessoalmente na casa do Zeka e já trocámos umas mp's sobre o assunto aqui descrito. Na minha opinião e uma vez que já tive esta má experiência com água natural por 2 vezes, parece tratar-se de um caso de microalgas em suspensão. Estas encontram no aquário de recife as condições ideais para se desenvolverem e proliferar - luz e água de boa qualidade, muita corrente e ausência de predadores. Apesar de ser um adepto da utilização de água natural este é sem dúvida um factor de risco para os nossos aquários. No entanto com alguma paciência pode ser resolvido. Experimentei 2 métodos com sucesso: mudança de água total e adição diária de um concentrado de cálcio na dosagem recomendada para aumentar a concentração de Ca no aquário. O excesso de cálcio na água após a adição do produto parece fazer rebentar as microalgas.

 

Este problema pode ser evitado se a recolha for feita de dia na baixa-mar com o mar calmo. Antes de recolher a água deve-se avaliar se esta está límpida e sem cheiros. Após a recolha e antes de utilizar a água esta deve permanecer parada durante 1 semana num recipiente às escuras.

 

Boa sorte Zeka,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece tratar-se de um caso de microalgas em suspensão
Efectivamente e como já tinha referido, mesmo sem fotos, também me parece que sim.

 

Estas encontram no aquário de recife as condições ideais para se desenvolverem e proliferar

Acontece isso no aquário do Zeka, no meu no do Marco, no do Sérgio, no do Alexandre, no do..., no do..., no do...

 

Se isso é verdade, e não coloco isso em causa, isso tanto acontece no aquário do Zeka como em qualquer outro, certo? Porque é que então só no do Zeka chegou ao ponto a que chegou? :)

 

e água de boa qualidade
Exactamente. Água natural é mesmo água de qualidade :)

 

mudança de água total

Isso não poderá ser perigoso? :)

Quer dizer perigoso é de certeza, mas não será um perigo demasiado elevado? :P

 

Antes de recolher a água deve-se avaliar se esta está límpida e sem cheiros.
Eu por mim, não vejo nada disso. A recolha por vezes é feita mesmo com alguma areia e algas em suspensão. Não tenho grandes preocupações a esse respeito.

 

Após a recolha e antes de utilizar a água esta deve permanecer parada durante 1 semana num recipiente às escuras.

Concordo plenamente com o reipiente às escuras, já com o repouso de uma semana é que não. Os melhores efeitos da água natural eu consigo-os quando faço uma muda de água acabadinha de recolher. Os corais abrem todos como nunca e os peixes parecem parvos de um lado para o outro como se estivessem a ver comida :)

 

Zeka, não podes mesmo colocar umas fotos?

Devem realmente ser algas pelas descrições e apreciação do Ricardo, se assim for acho que o melhor é uma lampada UV, como já tinha referido. Numas horas tem a água mais cristalina que nunca ;)

Isto optando por equipamentos, claro está!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OIS!

 

antes de mais obrigado pelas dicas....ontem trouxe la da loja, um produto k o patrao aconselhou e k deu para ele bons resultados na remoçao de algas em suspençao..pa variar pa mim n funcionou..chemi-clean isto ta dificil...

 

amanha vou atacar em duas frentes;) vou pedir emprestada uma lampada UV e vou adicionar o tal produto k o ricardo falou de calcio, se isto n funcionar rifo o aquario;)

 

restame dizer k isto apenas se reflete no lado estetico, pk a presença destas consome nitratos fosfatos e outras coisas k se fartam..deixando a agua em si impecavel..abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI!

 

Malta é com enrome alegria k informo...a auga ta super mega hiper cristal!!

usei uma lampada UV emprestada à dois dias, bastou umas 4H. matou as algas k ainda ficaram em suspençao e hj, dois dias dps posso dizer k tenho o prob.resolvido.. agradeço td a ajuda.abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais