Ideias Para aquario com Apistos


Andre Paiva

Recommended Posts

Tinha postado isto já no meu anterior topico, mas resolvi mete-lo aqui nesta seccçao. Como já quase á um ano que estou nisto, e como passei por uma desmotivaçao horrivel, queria ideias para o novo aquario mas desta vez com ciclideos. Adeus vivparos. :wink:

 

Aqui ficam as minhas perguntas e duvidas: (gostava que me respondessem claramente às 3 se faz favor)

 

1) O aquario é de 60 litros, e como gosto muito de ciclideos, e ciclideos anoes. Podem-me dar umas dicas quanto á fauna? Sei que o aquario é pequeno, e que so dê penso que para um casal de ciclideos anoes nao sei.

 

2) Tambem gostava que me dessem algumas ideias para o layout. Uma decoraçao que tenha a ver com ciclideos e que fique bem com eles la a habitarem

 

3) No caso de puder por 1 casal de por exemplo ramirezis ou outros apistos quaisquer, se posso manter com eles um cardume tipo: nariz de bebado, neons ou rasboras.. Tudo tambem pensando no tamanho do aquario.

 

Please answer! ;)

 

Abraços.



.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario de 60L chega perfeitamente para manteres um casal de apistos ou rams, mas mete apenas um casal porque são peixes extremamente territoriáis..

 

Eu mantinha 3 casais de diferentes apistos num aquario de 380L e mesmo assim por vezes havia pancada... a piada é que cada macho dominava cerca 1/3 do aquario...

 

Podes meter cardumes de tetras sem problema... mas se pretenderes ter posturas.. mete apenas o casal para ser mais facil..

 

Convém meteres tocas pois são peixes que gostam de descansar em esconderijos..

 

Ph ideial 6.8

 

Em relação ao layout acho que um layout com base em raizes de mango ou semelhante é o ideial para esses peixes, areão de tonalidade escura como akadama, aquasoil, ou um inerte preto..

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario de 60L chega perfeitamente para manteres um casal de apistos ou rams, mas mete apenas um casal porque são peixes extremamente territoriáis..

 

Eu mantinha 3 casais de diferentes apistos num aquario de 380L e mesmo assim por vezes havia pancada... a piada é que cada macho dominava cerca 1/3 do aquario...

 

Podes meter cardumes de tetras sem problema... mas se pretenderes ter posturas.. mete apenas o casal para ser mais facil..

 

Convém meteres tocas pois são peixes que gostam de descansar em esconderijos..

 

Ph ideial 6.8

 

Em relação ao layout acho que um layout com base em raizes de mango ou semelhante é o ideial para esses peixes, areão de tonalidade escura como akadama, aquasoil, ou um inerte preto..

 

CUMPS

Obrigado!

 

Quanto ao areao, sim, eu ja queria á imenso tempo comprar um areao preto, porque sempre gostei muito de ver.

E o aquario deve ser so á base de troncos? E plantas? Devo plantar? Já que o meu aquario tem uma biobox no meio, e ficaria a ver-se.

Temperatura, para ciclideos nao pode ser mais de 30º certo?

 

Abraços.



.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1) O aquario é de 60 litros, e como gosto muito de ciclideos, e ciclideos anoes. Podem-me dar umas dicas quanto á fauna? Sei que o aquario é pequeno, e que so dê penso que para um casal de ciclideos anoes nao sei.

um casal de rams fica mesmo bem nesse aquário ,ou então um trio de apistos (1M+2F)

2) Tambem gostava que me dessem algumas ideias para o layout. Uma decoraçao que tenha a ver com ciclideos e que fique bem com eles la a habitarem

Coloca de um genero amazonico ,com troncos e com uma flora abundante para eles puderam fazer criações

3) No caso de puder por 1 casal de por exemplo ramirezis ou outros apistos quaisquer, se posso manter com eles um cardume tipo: nariz de bebado, neons ou rasboras.. Tudo tambem pensando no tamanho do aquario.

Cardinais,neons ...todos os tretas sul americanos

Quanto ao areao, sim, eu ja queria á imenso tempo comprar um areao preto, porque sempre gostei muito de ver.

E o aquario deve ser so á base de troncos? E plantas? Devo plantar? Já que o meu aquario tem uma biobox no meio, e ficaria a ver-se.

Temperatura, para ciclideos nao pode ser mais de 30º certo?

podes colocar vals,anubias para flora.

a temperatura coloca a 25º mais é demais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado José,

 

O topico ajudou-me, eu gostava de meter assim um tronco daqueles ramificados, ou raiz, no aquario.

Mas como o aquario é pequeno e ainda por cima tem uma biobox mesmo no meio ..

Como consigo por lá a raíz?

Acham boa ideia por turfa no filtro? bigsmile

 

Abraços.



.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado José,

 

O topico ajudou-me, eu gostava de meter assim um tronco daqueles ramificados, ou raiz, no aquario.

Mas como o aquario é pequeno e ainda por cima tem uma biobox mesmo no meio ..

Como consigo por lá a raíz?

Acham boa ideia por turfa no filtro? ;)

 

Abraços.

 

Boas

 

arranja um tronco que consigas colocar dentro do teu aquário.

Em relação a turfa podes utilizar ,mas primeiro vê os parâmetros da agua e assim sabes se vais precisar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado José,

 

O topico ajudou-me, eu gostava de meter assim um tronco daqueles ramificados, ou raiz, no aquario.

Mas como o aquario é pequeno e ainda por cima tem uma biobox mesmo no meio ..

Como consigo por lá a raíz?

Acham boa ideia por turfa no filtro? :lol:

 

Abraços.

 

a turfa é brutal para reduzires o ph, mas a agua fica amarelada e pode nao ser do teu gosto.. faz os testes, qualquer coisa usas agua da torneira e fazes as tpa's com agua do garrafao (no continente tao a 0,38 cents) e vem com um ph baixo que equilibra no aqua... como o aqua é pequeno nao deves ter prob, e a agua da corrente tambem nao costuma vir má, metes uns troncos e nao deves ter probs de ph etc

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Pensei em tirar a biobox do aquario, para ter mais espaço no aquario. .

Se acabar por tirar, que tipo de filtro meto? Um daqueles de mochila? Mas para isso a biobox era melhor nao?

Gostava de um filtro externo, mas só se for no Natal porque agora . . nada de dinheiro! :o

 

Abraços.



.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Pensei em tirar a biobox do aquario, para ter mais espaço no aquario. .

Se acabar por tirar, que tipo de filtro meto? Um daqueles de mochila? Mas para isso a biobox era melhor nao?

Gostava de um filtro externo, mas só se for no Natal porque agora . . nada de dinheiro! ;)

 

Abraços.

 

usa um de mochila, deve ser suficiente por uns tempos, até porque nao necessitas de grande movimentaçao de aguas para esses tipos de peixe...

nao tenho tido probs com o meu

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um filtro de mochila, para essa litragem, e fauna é o mais indicado, ainda para mais se avançares para a criação, os de mochila não fazem tanta corrente quanto um Exterior, e com os alevins, corres o risco de aspiralos para dentro do filtro.

 

Assim metes uma esponja na entrada do filtro, e reduzes a corrente durante os 1ºs tempos de natação livre dos alevins.

Quanto ao €, cada um é que sabe, mas não é nada por ai além, penso que deve rondar 25€ novo na loja, um Eheim Liberty 2042 (que foi o que eu usei para fim idêntico).

 

Alguma coisa apita, quero ver isso montado. :D

Abraço

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tirares a biobox, o slicone ' como tiras ?

 

cumps

 

facilimo

 

uma lamina de x.acto com inclinaçao a 45º(+/-) em relaçao ao vidro e raspar, nao risca e sai tudo, convem queo aquarioestaja seco

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado :D

 

Vou fazer isso mesmo, tirar a biobox, e comprar um filtro de mochila.

Acompanhem este topico, quando começar a monta-lo posto fotos aqui.

 

As plantas, coloco umas valisnerias giganteas e mais? pensei que as anubias ficassem mal presas no tronco.

O areao secalhar vou comprar o inerte preto. Que dizem?



.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ;)

 

Vou fazer isso mesmo, tirar a biobox, e comprar um filtro de mochila.

Acompanhem este topico, quando começar a monta-lo posto fotos aqui.

 

As plantas, coloco umas valisnerias giganteas e mais? pensei que as anubias ficassem mal presas no tronco.

O areao secalhar vou comprar o inerte preto. Que dizem?

 

Bom dia André,

 

em relação ao filtro, acho que é o que fazes melhor,

no que diz respeito a Valisnéria giganteas, acho que são ou ficam grandes de mais para esse aquário, ainda para mais é uma planta que não se pode podar as folhas. E com facilidade vais ter folhas com 1 metro num aquário de 60 lts.

O que te vai acontecer, é que vai acabar por muito rápidamente te tapar a luz para as outras plantas.

 

Em relação á anubias, ficam muito bem agarradas a troncos.

O substrato, eu metia um substrato fértil por baixo e Akadama por cima como inerte, pois com o passar do tempo vais querer evoluir e depois escusas de desmontar tudo.

 

Isto é só a minha opinião.

 

Abraço e força nisso.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó andré, agora também sou eu a largar os viviparos e a ir para os apistogramas, talvez mais tarde os ciclídeos de médio/grande porte :P

 

Adeus vivíparos ;)

depois quero ver oteu projecto para tirar ideias, porque ainda falta um tempinho para largar os viviparos , são tão fofos :D

Cumprimentos,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando me for mudar para a outra casa, dia 6 de setembro, Vou vazar o aquario com a mangueira das TPA's e meter os peixes numa geleira, para os transportar. Que dizem? Tenho mais alguma coisa a fazer sem ser isto?

 

Abraços.



.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando me for mudar para a outra casa, dia 6 de setembro, Vou vazar o aquario com a mangueira das TPA's e meter os peixes numa geleira, para os transportar. Que dizem? Tenho mais alguma coisa a fazer sem ser isto?

 

Abraços.

 

nao te esqueças de armazenar cerca de 50% da agua do aqua!! de resto, nao tans muito mais...lembra-te só de montares logo o aqua na casa nova para nao teres os peixes muito tempo fora dele, ou usa um alguidar e deixa o filtro e o termostato a funcionar que ja te aguenta mais

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao te esqueças de armazenar cerca de 50% da agua do aqua!! de resto, nao tans muito mais...lembra-te só de montares logo o aqua na casa nova para nao teres os peixes muito tempo fora dele, ou usa um alguidar e deixa o filtro e o termostato a funcionar que ja te aguenta mais

cumps

 

Uma das coisas mais importantes é levares a maior quantidade de água do anterior possível e teres o filtro desligado o menor tempo possível.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Surgio-me outra duvida pessoal:

 

O que estou a pensar fazer é basicamente um biotopo para ramirezis / aquario amazonico.

Com um tronco bem bonito, daqueles ramificados ao meio, uns basaltos...

O que gostava que me dessem opinião é quanto ao areao.

Acham que deva comprar areia amazonica ou de silica, ou, areao daquele inerte preto? O que acham que fica melhor?

 

Desde já, obrigado



.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais