filtro deita pequenas bolhas (ajuda dezesperado)


Recommended Posts

boas,

 

como diz o titulo, o meu filtro eheim 2215 agora de um momento para o outro deita pequenas bolhinhas minusculas, nao me parece ser ar dentro do filtro, pois trabalhou bem durante um mês inteiro sem deitar as bolhas e paradinho no mesmo sitio dentro do movel a baixo do nivel da agua e nao deitava bolhas nenhumas.

 

Alguem sabe qual poderá ser o problema?!

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,sem dúvida é ar libertado,pode vir do filtro,com o tempo sai ou entao das ligaçoes,se as ligaçoes estiverem com fugas e essas acima do nivel da agua,entra ar e provoca isso.espero ter ajudado,abraço.

boas,

 

como diz o titulo, o meu filtro eheim 2215 agora de um momento para o outro deita pequenas bolhinhas minusculas, nao me parece ser ar dentro do filtro, pois trabalhou bem durante um mês inteiro sem deitar as bolhas e paradinho no mesmo sitio dentro do movel a baixo do nivel da agua e nao deitava bolhas nenhumas.

 

Alguem sabe qual poderá ser o problema?!

cumprimentos
joao morais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há que esclarecer algumas coisas relativamente à cavitação.

 

Já falei em cavitação nas situações em que estamos a introduzir deliberadamente bolhas de ar nos filtros, nomeadamente para dissolver o CO2. Nesses casos, as bolhas, ao encontrarem o rotor, vão ter uma resistência diferente da água, fazendo com que o rotor tenha pequenas vibrações, etc, e as transmita ao veio. De uma forma (muito) simplificada temos aqui algumas das consequências da cavitação, que levam a uma dimunuição do tempo de vida últil da bomba e eventual perda de rendimento.

 

No entanto, não devemos pensar que as nossas bombas podem, só por si, causar o fenómeno de cavitação em água a 30ºC e à pressão normal...

 

As nossas bombas têm uma altura baixa, no máximo uns 2 m. Não devemos confundir altura com o local onde está a bomba, a altura que uma bomba tem dá-nos uma noção da capacidade da bomba elevar água e é simplificadamente a diferença de altura entre o ponto de partida da água e o de chegada - no nosso caso isso é praticamente zero - adicionada à altura provocada pelas perdas de carga no sistema - no nosso caso isso é significativo.

 

Ou seja, podemos ter o filtro ao lado do aquário e ele estar a vencer uma altura de 1 m ou mais só por perdas de carga... depois cada bomba tem uma curva de caudal consoante a altura a que está a bombear. (como a bomba tem uma certa capacidade, o que não for perdido no sistema é transformado em caudal - a restante energia está sob a forma de energia cinética do fluido em movimento...)

 

Para evitar cavitação devemos empurrar a água (ou qualquer outro líquido) e não puxar, mas, no caso da água, de forma muito simplificada, podemos "puxar" até cerca de 6 metros (diferença de altura+perdas carga+caudal associado) sem cavitação (se não estou em erro... de qualquer forma não será um erro muito grande).

 

Resumindo: com as nossas bombas, a diminuição de pressão provocada pela sucção da bomba não é suficiente para provocar vaporização da água, nas condições em que nós trabalhamos, pois nem sequer as bombas têm altura para isso, mesmo que estivessem mal instaladas (por acaso até estão, mas neste caso não faz diferença, pelo exposto e pelo menos evita-se que se sujem).

No nosso caso, devemos é ter cuidado com a entrada de bolhas de ar por outras vias, que poderá provocar os danos (ou pelo menos alguns) associados à cavitação.

 

Cumprimentos

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, o que acontece é que o filtro continua a deitar pequenas particulas, de manha com o acender das luzes nao saem essas particulas, maas quando chego a casa por volta das 18h ja está a bombar particulas outra vez e dura a noite toda!

 

Nao me parece ser cavitação...

 

A bocado desmontei o filtro, limpei-o e vedei melhor a entrada da agua do fundo do copo e acabei de o ligar e continuam as particulas... ja nao sei o que fazer :lol:

 

Mais alguma ideia!? Agradecia...

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Colega

 

Como já foi dito tens ar dentro do filtro,com ele a trabalhar abana-o para saltar as bolhas de oxigénio comigo foi assim que passou.

 

Poderá ser algum oxigénio libertado pelas plantas que tenha sido expirado pelo próprio filtro,claro se as tiveres.

 

Com uma agitação no filtro penso que deves resolver o teu problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.