Pedido de opinião


bruni79

Recommended Posts

Boas pessoal, depois de escolher entre ciclideos e escalares, escolhi os escalares, o que queria perguntar é o seguinte:

Tenho pedra de rio no aquário, posso manter ou é melhor alterar?

Que plantas aconselham?

Gostava de manter o pleco que tenho no aquário, acham que se vão dar mal?

 

Obrigado desde já

 

Bruno Ferreira

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, depois de escolher entre ciclideos e escalares, escolhi os escalares, o que queria perguntar é o seguinte:

Tenho pedra de rio no aquário, posso manter ou é melhor alterar?

Que plantas aconselham?

Gostava de manter o pleco que tenho no aquário, acham que se vão dar mal?

 

Obrigado desde já

 

Bruno Ferreira

 

Boas

 

antes de mais fizeste uma boa escolha :( , verifica se essas pedras são calcárias ,porque se o forem não é muito boa ideia .

Quanto as plantas é subjectivo porque tens que ser tu a indicar quais as condições que lhes vais oferecer.

Esquece o pleco :wink:

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José, obrigado pela resposta, pelo que tenho lido convém serem de folha larga para eles porem os ovos, não é? É o que tenho andado a ver, é pena é na figueira as lojas nunca terem muitas plantas, vamos a ver.

Abraço

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José, obrigado pela resposta, pelo que tenho lido convém serem de folha larga para eles porem os ovos, não é? É o que tenho andado a ver, é pena é na figueira as lojas nunca terem muitas plantas, vamos a ver.

Abraço

 

Boas

 

Valisnérias são o ideal .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, depois de escolher entre ciclideos e escalares, escolhi os escalares, o que queria perguntar é o seguinte:

Tenho pedra de rio no aquário, posso manter ou é melhor alterar?

Que plantas aconselham?

Gostava de manter o pleco que tenho no aquário, acham que se vão dar mal?

 

Bom... antes de mais é importante esclarecer que os Escalares também são ciclídeos.

 

Quanto às pedras depende daquilo de que são feitas... se forem de origem calcária é melhor retirar... embora não seja uma imposição absoluta se os escalares foram de produção europeia e se respeitares a regularidade das TPAs.

 

Quanto a plantas, desde Vals a Aponogetuns, de Echinodorus a grandes Anubias poderás por um pouco de tudo... atenção às exigências das plantas, quando a experiência não é muita convém plantas fáceis de manter como algumas vals (não todas) e algumas anúbias.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, já tenho o aquário pronto, tenho a água a 27ºC, o PH está entre os 7.2 e os 7.5, com a vossa experiência acham que devo mudar alguma coisa?

Quando tiver peixes depois mostro umas fotos.

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,tenho varios escalares no comunitario, nao altura de formarem casais comem as plantas mais frageis para se mostrarem as femeas, quanto ao pleco tive um pleco que cresceu ate 20 cm ou mais com escalares grandes medios e pequenos por isso como vez nao tem problema, melhor e uma grande ajuda, limpa tudo.mas atençao que quando juntei discus o pleco matou um.mas se possivel aconselho-te a teres um aqua plantado so com valisnerias.emquanto sao pequenos tudo bem mas depois os escalares vao acabar por devorar as plantas mais frageis.isto no minha esperiencia com escalares. espero ter ajudado

 

ja agora, tambem vendo escalares :P

Editado por darkdevil
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pleco com escalares: Não tens nenhum problema!!!

Pleco num Plantado: Problemas sérios!!! (Plantas a flutuar devido a este se movimentar entre elas e as desenterar, etc..)

A temperatura está boa, o Ph devia estar entre os 6,5/6,8!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, já tenho peixes, o que fiz em relação ao PH foi adicionar Sera Morena, que como tem extractos de turfa ajuda a baixar o PH sem adicionar químicos, uma vez que é preferível deixar que se abituem à água em vez de adicionar químicos, o sera morena tb ajuda as plantas, não sei se alguém já utilizou e se desaconselham, para já tenho 5 escalares, e já estão habituados ao aquário e para já não apresentam sinais de problemas, deixo umas fotos como tinha dito.

 

bwy1219402200j.JPG

rgh1219402863h.JPG

cqs1219402910b.JPG

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura está boa, o Ph devia estar entre os 6,5/6,8!!!!

 

 

Porque se diz isto?

Os peixes já não são selvagens à muito e se calhar esses nunca tiveram nesse pH.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque se diz isto?

Os peixes já não são selvagens à muito e se calhar esses nunca tiveram nesse pH.

 

 

Concordo com o rodrigo

Eu tambem faço criação de escalares e o ideal é habituar os animais à agua que lhes podemos disponibilizar e não andar com mexidas!

em vez desse Sera compra turfa e mete tipo um bocado do tamanho uma moeda de 2€ enrolada em meia de vidro no filtro .

Não ficas com a agua amarelada e eles ficam muito mais satisfeitos!

è certo que a turfa vai baixar o Ph mas nestas quantidades não é significativo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia pessoal, quero agradecer as respostas e vou adicionar mais uma questão, porque dos 6 escalares que tinhas já só tenho 2.

O aquário já o tinha, mantive os mesmos materiais, o que adicionei foi a areia de coral na zona das plantas(coloquei por cima da pedra, como se vê nas fotos), o valor do PH andava sempre entre 7,0 - 6,7 (mais ou menos) como já disse agora o PH anda entre 7.0 - 7.3 (mas ou menos) penso que tenha sido a areia a aumentar o PH, uma vez que utilizei a mesma água (do mesmo local), o que queria perguntar era se é possível que seja a areia de coral o motivo da morte dos escalares, pela introdução de algo (estou a supor), uma vez que a origem da areia deverá ser marítima, ou terá sido azar uma vez que os 2 que estão vivos pelo menos demonstram grande energia e já habituados ao aquário?

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia de coral é muito bonita mas sobe-te o ph pois contem restos de coral que como sabes são fundamentalmente formações calcárias.

 

Sobre os escalares morrerem, poderá ter sido por muitos motivos, desde a subida do ph, a serem peixes "fracos" é dificil precisar concretamente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais