Recommended Posts

Publicado

Aconteceu um acidente.

O meu aquário estava a ciclar já com 2 semanas e o meu pai estava a dar verniz numa parede por trás do aquário e caíram uns pingos de verniz no sump, que por sua vez mandou um pouco para dentro do aquário. Quando cheguei ao aquário vi uma camada fininha de tipo uma "pele" branca, e rápidamente retirei aos poucos, já que algumas partes desfaziam-se. Consegui tirar a maioria dessa camada.

Mas agora o que faço? Será que o verniz mistura-se com a água ou ficou só por cima nesta camada?

Amanhã vou fazer uma TPA grande e 2 dias depois volto a fazer.

Acham que será preciso vazar o aquário inteiro para colocar água fresquinha? Ou será que após algumas TPAs já poderei colocar peixes lá dentro?

Também pensei em colocar carvão activado para tentar retirar algumas partículas tóxicas provenientes do verniz.

Não sei bem o que fazer, alguém me ajuda?? :D

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Publicado:

Deves ter atenção. Para contaminar a água do aqua não é necessário que caia verniz na água. Basta que estejas a envernizar na mesma sala. A água absorve vários produtos (tal como o O2 e CO2 normalmente). Por isso és capaz de vir a sofrer algumas consequências num futuro próximo dependendo da fauna que tiveres.

Publicado:

Já coloquei cartão activado na sump, e fiz ontem uma TPA de 20%.

Até ao fim de semana vou fazer mais 2 TPAs de 20%.

Quanto à contaminação pelo ar, quando foi dado verniz e logo que detectei este incidente, abri as janelas todas para arejar a sala. Já não cheira a verniz.

Quanto à água, a camadinha que se fixou na tona de água, já a retirei e já não se vê quase vestígio nenhum de poluição à tona. Mas é claro ke a água ainda deve conter algumas substâncias nocivas (que espero que sejam absorvidas pelo carvão...).

Quanto à fauna, vou colocar os peixes que tenho no aquário velho, são eles:

- 1 escalar,

- 3 dânios zebras;

- 1 Gourami 3 pintas;

- 2 corydoras;

- 1 oto;

- 1 bótia zebra.

Algum destes é muito sensível a uma eventual toxicidade que reste, após esta tentativa de descontaminação?

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Publicado: (editado)

Boas

Mas água não deve contaminar depois do verniz secar mas experimenta fazer alguns testes a água pra veres se detectas alguma anomalia não deves é ter sido capaz de tirar na totalidade essa parte branca do aquário certo?

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

Post 1000 ::D:

Editado por JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Publicado:

JMG -> Tirei a parte branca quase na totalidade da tona de água, para isso utilizei a rede de apanhar os peixes. Depois, para apanhar os vestígios mais pequenos, apanhei com uma meia de senhora, e assim tirei praticamente toda a camada que tinha por cima.

Quanto aos testes fiz os ke tenho (ph, gh, kh, amónia, nitritos e nitratos), e a única coisa que vi crescer um pouquinho foi o KH, mas penso que deve ter a ver com a evolução do ciclo do azoto, já que vou com 3 semanas de ciclagem, e uma ligeira subida do PH, mas penso que terá sido da TPA que fiz.

Já coloquei o carvão activado na SUMP e amanhã irei fazer mais uma TPA.

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Publicado:
JMG -> Tirei a parte branca quase na totalidade da tona de água, para isso utilizei a rede de apanhar os peixes. Depois, para apanhar os vestígios mais pequenos, apanhei com uma meia de senhora, e assim tirei praticamente toda a camada que tinha por cima.

Quanto aos testes fiz os ke tenho (ph, gh, kh, amónia, nitritos e nitratos), e a única coisa que vi crescer um pouquinho foi o KH, mas penso que deve ter a ver com a evolução do ciclo do azoto, já que vou com 3 semanas de ciclagem, e uma ligeira subida do PH, mas penso que terá sido da TPA que fiz.

Já coloquei o carvão activado na SUMP e amanhã irei fazer mais uma TPA.

Boas

Então foi so susto boa sorte na aquariofilia :)

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!