Discus doentes ou stressados


dhfenix

Recommended Posts

Aqui vai a minha duvida ...

 

Adquiri no Sábado um casal de discus e desde essa altura não comem.

 

Têm um comportamento escondido e agora têm uma espécie de aranhão na pele com saida de felimentos brancos.

 

Ora eu comecei no dia que trousse um tratamento preventivo de Sterasin, mas o aranhão não desaparece e agora apareceram os tais filamentos brancos.

 

Também já tentei a comida congelada com vitaminas e nada.

 

Estou francamente a ficar deveras preocupada ... e não sei se hei-de mudar para outro tratamento ou não ...

 

Alguém pode ajudar-me ?

 

Já agora não tem nitritos, PH é neutro e temperatura a 31º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

 

Os peixes estão escuros ?

 

 

Neste tipo de situações é comum os peixes começarem a produzir um excesso de muco.

 

 

Este genero de viscosidade e aliado ao facto de terem sido adquiridos recentemente, leva-me a crer que o problema seja mesmo esse.

 

 

Como tratamento podes utilizar o Sera Costapur ou Costamed e elevar a temperatura para 32ªC.

Pouca luz no aquario... filtrada por jornais colocado em cima da tampa por exemplo.. é importante controlar os niveis de stress ; aumentar ligeiramente a oxigenação.

 

 

 

Uma fotografia neste caso ajudava uma vez que não estou a visualizar a situação em toda a sua plenitude confome o descrito....

 

"espécie de aranhão na pele com saida de felimentos brancos."

 

 

 

Atentamente,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que esses filamentos são mesmo o muco.

 

O arranhão que referes pode ser normal no disco. Alguns apresentam um arranhão a meio do corpo (na horizontal). Eu tenho 2 onde se nota esse mesmo risco...

Faz o que disse o Miguel...

 

Se tiveres hipótese faz trocas parciais de água diariamente repondo sempre medicamento mediante a água que retiras. Isto deve ser feito com cuidado para não stressar os discos.

 

Durante a doença é normal que não comam, por isso, se não comerem, não te preocupes. Deita umas vitaminas na água.. Vai deitando pouca comida só para ver se eles "se fazem" a ela.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estão escuros ... e até têm as côres bonitas

 

Vou experimentar fazer isso mesmo, pôr uma pedra difusora no aquário e manter a luz apagada a maior parte do tempo.

 

As vitaminas já deitei na água e ando a mudar um pouco de água todos os dias, até porque torna-se necessário visto que deixam os restos de comida.

 

De resto, acho que vou acender uma velinha !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

é normal que os discus tenham um periodo de adaptação longo, cheguei a ter um grupo de discus que ficou quase um mes sem comer.

 

Eu, como não gosto muito de por medicamentos no aquario, simplesmente faria mudas de agua todos os dias e aumentava a temperatura para cima de 30 graus (o que com este calor nao é dificil) e tinha muita paciencia.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Alguns apresentam um arranhão a meio do corpo (na horizontal). Eu tenho 2 onde se nota esse mesmo risco...  

 

A linha lateral do corpo está presente em todos os discos, pois faz parte da fisiologia de quase todos os ciclideos.

Sendo assim, Dfenix acho que te estás a precipitar, isto porque disseste que era um casal logo adultos, certo?

A Hiperplasia (produção de muco) não é sempre sinal de doença...já que durante o acasalamento é uma constante, isto porque é a primeira alimentação de alevinos.

Ainda mais, porque é na linha lateral a principal fonte de alimento.

Por isso mantem a agua limpinha espera e verifica sinais exteriores que te indiquem algo.

Não te precipites em pôr medicamentos.

Analisa 1º e depois age.

 

BJs

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Eu também acho que medicamentos devem ser admnistrados, só após um diagnóstico correcto e em ultimo caso.

Os arranhões nos discus, passam em meia dúzia de dias não te preocupes!

No entanto, avalia todos os dias a situação, se começar a desenvolver fungos actuas.

 

Vai dando notícias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

certeficate se os filamentos brancos se sai da pele ou das fezes?

se for parazitas externos esperimenta o protozin,tenho tido bom resultado com este medicamento e não causa problema no ciclo do teu aquario.

se for parazitas internos inernos vais a famacia mais perto da tua casa e compras flagyl desfazes os comprimidos e mesturas na comida deves fazer este processo todos os meses de 3 a 8 dias como prevenção mesmo que os teus peixes não os tenham.

 

cumprimentos

 

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

acho que o João disse quase tudo mas em relação ao muco, e se realmente os Discus se escondem então é mesmo muco derivado do stress de terem trocado de "casa", neste caso precisam de algum tempo para se ambientarem, se tiverem alguma doença, acho que o melhor ´falares com quem te vendeu os Discus, essa pessoa é quem te pode e deve ajudar o mais rápido possivel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Bem, os discus estão melhores ....

 

Fui à loja que me vendeu os discus e fiquei a saber que a água deles era parcialmente de osmose e que uma das componentes da alimentação era o coração de boi.

Adicionalmente recomendaram-me um medicamento.

 

Portanto passei a fazer mudas parciais de água, dia sim dia não, de seguida fiz a medicação e à comida que lhes dou juntei o coração de boi.

 

Resultado, os tais mucos brancos desapareceram e agora já ambos comem. :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tb desconfiei que era da agua por acaso tens verificado todos os parametros da agua???? PH, nitritos ect ect

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais