Betta sem cor


Poneka

Recommended Posts

Olá a todos,

 

À uns tempos uma colega minha emprestou-me duas bettas mas como uma era muito má para a outra (comeu-lhe a cauda toda) devolvi a que levou pancada e fiquei só com a má. Elas quando vieram para mim vieram cinzentas, talvez do stress de viverem juntas visto que não gostava mesmo uma da outra. Agora a má já está a começar a ganhar um vermelho na ponta da cauda mas muito lentamente. Há algum produto ou alguma coisa que eu possa fazer para que ela recupere a sua cor?

 

Outra coisa... à uns dias apareceu-lhe uma mancha branca na parte de cima e eu não sei o que será. Já pus a possibilidade de ela ter ido contra uma pedra do aquário e ter-se magoado, é possível?

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Á quanto tempo tens o Betta e qual era o seu tamanho quando o recebeste?

 

O mais provável é que era muito jovem e agora está a começar a ganhar as suas cores definitivas.

 

Em relação a mancha parece-me uma pequena ferida, verifica que não contem qualquer parasita na zona afectada e podes com uma cotonete colocar nessa zona um pouco de um anti-fungicida.

 

Cump.

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eram duas meninas e vieram as duas no dia 6 de Julho mas no dia 14 devolvi a outra por ter levado pancada desta. Quando vieram estavam as duas com esta cor cinzenta mas eu não estranhei. Agora ao ver que começa a ganhar cor é que comecei a pensar nisto.

 

Então não me devo preocupar com a "ausencia" de cor da betta? Não é por estar infeliz ou mal cuidada? Como é a primeira vez que tenho peixes pensei que pudesse ser qualquer coisa deste gérnero ou mesmo, como disse, o stress de andar sempre à pancada com a outra betta.

 

A minha colega tratou o macho (que foi todo mordido por esta também) com uns comprimidos na água. Será que também devo colocar para tratar a ferida dela? Quando souber como se chama digo.

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Pela foto para além da ferida que se nota e das barbatanas apresentarem algumas falhas parece tudo normal na foto não dá para ver se o aquário tem plantas mas se não as tem podes colocar algumas na parte de traz e nos lados a fêmea Betta ira apreciar.

 

Em relação aos comprimidos não sabendo do que se trata não te posso dizer se vão ou não ajudar na cicatrização da ferida.

 

Cump.

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde ela estava tinha plantas mas como ela é mazita mudei-a à uns dias para esse, que por enquanto não tem plantas. Mas eu vou tratar disso.

 

Segundo a minha colega aquilo na embalagem diz furanol, e diz também que é para todas as infecções e feridas dos peixes. Se calhar era bom dar-lhe qualquer coisa, não?

Editado por Poneka

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O Furanol pode ajudar na cicatrização da ferida.

 

Respeita as indicações do fabricante em termos de dosagem e durante o tratamento coloca o filtro em outro aquário para que não perderes a colónia de bactérias.

 

Cump.

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

dá-lhe repouso ! e comida que ela vai recuperar ,tenho femeas que ficam assim logo assim que as tiro a seguir ao "abraço".

 

Vamos ver como se porta só com repouso e comidinha. Se tiver a demorar passo ao tratamento.

Depois dou noticias, obrigada aos dois pelas respostas!

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal eu não sei o que se passa com esta Betta mas eu acho que ela se anda a auto-mutilar, é que não vejo mesmo outra opção para ela já estar neste estado, estando sozinha no aquário:

 

dsc00387kv1.jpg

 

Reparem bem na cauda dela.

 

dsc00393vx4.jpg

 

Se compararem com a foto que coloquei antes, ela não tinha a cauda assim.

 

Estas duas fotos foram tiradas à uns dias. Hoje tirei esta:

 

dsc00479sc0.jpg

 

Não está lá grande coisa porque ela mete-se sempre de frente e é difícil apanha-la de lado para a foto mas dá para ver que agora a parte de baixo da cauda também já está "ratada". Será ela sozinha? Eu à pouco ouvi movimentação na água. :D

 

help :-D

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pelas fotos parece realmente pior mas não parece haver sinais de podridão nas barbatanas.

 

Nesse aquário ou em um mais pequeno colocas apenas dois ou três cm de água.

 

Não te esqueças de fazer trocas de água diárias “agua repousada pelo menos 24h” se optares por outro aquário podes tirar a água desse para as mudas e vês se há sinais de recuperação das barbatanas danificadas e se a fêmea se mantêm activa.

 

Comida tentas dar pouca para que não fiquem detritos diminuindo ao máximo o perigo de subida rápida de amónia.

 

Já agora gostaria de saber o valor do pH do aquário onde está a fêmea.

 

Cump.

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pelas fotos parece realmente pior mas não parece haver sinais de podridão nas barbatanas.

 

Nesse aquário ou em um mais pequeno colocas apenas dois ou três cm de água.

 

Coloca-la só em água, sem filtro nem nada ou manter o ambiente dela mas com menos água?

 

Não te esqueças de fazer trocas de água diárias “agua repousada pelo menos 24h” se optares por outro aquário podes tirar a água desse para as mudas e vês se há sinais de recuperação das barbatanas danificadas e se a fêmea se mantêm activa.

 

Comida tentas dar pouca para que não fiquem detritos diminuindo ao máximo o perigo de subida rápida de amónia.

 

Já agora gostaria de saber o valor do pH do aquário onde está a fêmea.

 

Medi à pouco e como é dos de fitas não é lá muito certinho mas andava à volta dos 6.5

 

Cump.

 

Paulo Vedor

 

Já agora, comprei um produto para ela e já coloquei na água mas na embalagem não diz a frequência que deve ser colocado na água. É o Oidimol, alguém sabe como funciona?

Eu coloquei porque o aspecto dela me preocupa e achei que podia ajudar.

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Pode ser no aquário onde está mas reparei nas fotos a saída do teu filtro faz bastante turbulência na agua. Como a fêmea está fragilizada a descida do nível da água para um nível pouco mais elevado que a sua altura e sem agitação da água do aquário devem favorecer a sua recuperação.

 

O pH está bom.

 

O Medicamento que compraste "oidimol" é um desinfectante normalmente bastante eficaz contra parasitas externos a sua dosagem é normalmente de 5ml para 25l de agua e implica uma mudança parcial de 50% após o tratamento outro factor importante é a morte da cultura de Bactérias do aquário.

Mas não posso afirmar que seja esta a dosagem correcta para o produto que adquiriste pois a concentração pode ser diferente de marca para marca.

 

Cump.

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu coloquei a dosagem certa não sei é de quanto em quanto tempo o devo colocar. Vou então desligar o filtro e tirar uma boa parte da água.

Vamos lá ver se ela melhora :(

 

Paulo, muito obrigada pela ajuda :D

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizes que ouviste movimentação na agua...?

 

Não podes assegurar que não haja outro peixe no aquario...?....Desculpa mas nao percebi essa parte

 

Se queres um conselho simples e sem grande ciencia.....retira a femea da agua e mete-a uns dias num aquario mais pequeno com pouca agua em local calmo...se puderes alimenta com tubifex.....para a ajudar a recuperar.....e tenta perceber se há evolução......pois algo se passa nesse aquario......isso é certo...peixes não se auto-mutilam....nem aparecem ratados sem razao aparente.....!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Em termos de tempo esse tratamento está normalmente preparado para que o deixemos actuar durante alguns minutos fazendo de seguida a muda de água.

 

Mas por norma o fabricante coloca o tempo que os peixes devem ser mantidos na concentração indicada.

 

 

Dizes que ouviste movimentação na água...?

Não podes assegurar que não haja outro peixe no aquário...?....Desculpa mas não percebi essa parte

 

Olá

 

Como deves calcular em uma fotografia eu não consegui ouvir nada, mas se reparares nas fotos que estão tiradas mais perto da superfície do aquário é facilmente visível a turbulência que está a ser feita pela saída do filtro.

 

Se queres um conselho simples e sem grande ciência.....retira a fêmea da agua e mete-a uns dias num aquário mais pequeno com pouca agua em local calmo...se puderes alimenta com tubiflex.....para a ajudar a recuperar.....e tenta perceber se há evolução......pois algo se passa nesse aquário......isso é certo...peixes não se auto-mutilam....nem aparecem ratados sem razão aparente.....!!!!

 

Em relação a tua resposta estamos os dois de acordo exceptuando o facto de achares necessário que seja utilizado outro aquário, como disse na minha opinião pode ser outro ou o mesmo o que é necessário é deixar a agua mais calma e com uma altura bem menor para facilitar a recuperação.

 

Em relação a comida também não concordo plenamente embora reconheça que é uma alimentação bastante rica e que o facto da congelação ter diminuído o risco de essa comida ter agentes prejudiciais para o peixe eu preferia não arriscar tratando-se de um betta que não está nas melhores condições.

 

Cump.

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizes que ouviste movimentação na agua...?

 

Não podes assegurar que não haja outro peixe no aquario...?....Desculpa mas nao percebi essa parte

Garanto que o único ser que existe naquele aquário é mesmo ela por isso é que achei isto tudo muito estranho.

 

Se queres um conselho simples e sem grande ciencia.....retira a femea da agua e mete-a uns dias num aquario mais pequeno com pouca agua em local calmo...se puderes alimenta com tubifex.....para a ajudar a recuperar.....e tenta perceber se há evolução......pois algo se passa nesse aquario......isso é certo...peixes não se auto-mutilam....nem aparecem ratados sem razao aparente.....!!!!

Ela está no aquário dela, um de 12L mas com muito pouca água, o suficiente para ela nadar sem ter que roçar nas pedras do chão. O filtro está mesmo desligado e tenho mudado alguma água. Ela come lindamente, aliás, a espertalhona assim que me vê vai logo a nadar para o sitio por onde lhe ponho a comida mas dou-lhe flocos normais, os que ela comia quando estava boa das barbatanas.

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, em relação a evolução...não tenho visto melhoras, muito pelo contrário, a barbatana de cima também já tem uma "ratada" e agora não foi do filtro certamente.

 

E quando cheguei a casa tinha os vidros do aquário todos salpicados com gotinhas por isso ela deve ter andado a fazer das suas à superfície novamente. Ela pode saltar? Que irá ela fazer à superfície quando agita a água toda?

 

Será isto normal ou tenho uma "peixa" doida? bigsmile

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquela mancha branca era uma ferida, já começou a ficar da cor do resto do corpo. A questão das barbatanas ratadas é que permanece um grande mistério.

 

Ontem quando me levantei fui espreita-la para ver como estava e tinha o aquário novamente todo salpicado, até à tampa. :blink: Já pus a possibilidade de ela se por aos saltos e se magoar ao cair. Não sei se isto é possível mas assim justificava o facto de andar a mexer a água na superfície e salpicar os vidros e também as feridas... :wacko:

 

Alguém me sabe dizer se os bettas costumam ter comportamentos deste género?

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Aquela mancha branca era uma ferida, já começou a ficar da cor do resto do corpo. A questão das barbatanas ratadas é que permanece um grande mistério.

 

Ontem quando me levantei fui espreita-la para ver como estava e tinha o aquário novamente todo salpicado, até à tampa. :P Já pus a possibilidade de ela se por aos saltos e se magoar ao cair. Não sei se isto é possível mas assim justificava o facto de andar a mexer a água na superfície e salpicar os vidros e também as feridas... ;)

 

Alguém me sabe dizer se os bettas costumam ter comportamentos deste género?

 

Olá

 

Como esta a fêmea a situação continua igual ou houve alterações.

 

Em relação a saltar os Bettas podem e conseguem saltar a uma altura razoável tendo em conta o seu tamanho mas não andam normalmente aos saltos no aquário sem razão para isso.

 

Cump.

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá

 

Como esta a fêmea a situação continua igual ou houve alterações.

 

Em relação a saltar os Bettas podem e conseguem saltar a uma altura razoável tendo em conta o seu tamanho mas não andam normalmente aos saltos no aquário sem razão para isso.

 

Cump.

 

Paulo Vedor

 

Vom agora de férias e por isso só vi agora a resposta. Acho que ela está a ser atacada por um fungo qualquer, o que me aconselham para a tratar? Li num livro que quando ficam com uma espécie de "algodão" nas barbatanas que é ataque de fungos e hoje foi o que vi na barbatana de cima. ;)

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vom agora de férias e por isso só vi agora a resposta. Acho que ela está a ser atacada por um fungo qualquer, o que me aconselham para a tratar? Li num livro que quando ficam com uma espécie de "algodão" nas barbatanas que é ataque de fungos e hoje foi o que vi na barbatana de cima. :(

 

Para fungos, usa o mycopur da Sera. Não é muito caro, e é estremamente eficiente! Tive a uns tempos um problema com fungos num dos meus aquários, e mycopur fou implacável com os fungos! Boa sorte com a Betta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vom agora de férias e por isso só vi agora a resposta. Acho que ela está a ser atacada por um fungo qualquer, o que me aconselham para a tratar? Li num livro que quando ficam com uma espécie de "algodão" nas barbatanas que é ataque de fungos e hoje foi o que vi na barbatana de cima. bigsmile

 

 

Li o tópico atentamente e parece-me que é mesmo um problema de fungos. Aconselho-te a usar o fungistop da tetra.

 

Em relação aos salpicos de água no aquário, não esquecer que os betas são labirintédeos. as minhas colisas também adoram brincar, quando lhes dou comida, normalmente acertam-me com jactos de agua...

Editado por bartmsilva

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanhã vou tentar ir até à lojita ver se há algum dos dois produtos.

Tenho o Oidimol, faço o que diz a embalagem só que o problema é que não está lá escrito de quanto em quanto tempo devo fazer o tratamento. Se alguém souber e se este produto for bom nem preciso comprar mais nenhum.

Diário do meu Aquário

 

Cidade dos Animais: http://cidadedosanimais.com/

 

Adopte um amigo: APCA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais