Com "ar" de Amazonico


fabio_TMR

Recommended Posts

Bem vindos ao tópico! :D

Este aquario é o seguimento deste topico, e aqui pretendo mostrar o processo de montagem e toda a sua vida no futuro... :D

Basicamente, quero um Amazonico mas não um biotopo 200% fiável, como vão perceber... Isto é, quero iniciar-me nos Discus e ter um aquario com um layout adequado a eles. :)

 

O setup previsto para o áqua:

 

SETUP

 

Aquario: Hagen 120(comp)*50(alt)*40(larg)

Filtragem: Fluval 305

Aquecimento: termostato 300W fluval

Temperatura: 28º

 

Substrato:

ADA Power Sand Special M

ADA Aquasoil

 

CO2: Caseiro (talvez ate ao natal, ou mais ainda... cabecadura )

 

Iluminação: calha dupla GLO com reflector e duas lamapadas T5 (life glo 55 watts e power glo 55 watts)

 

Fertilização: ADA ou Tropica, mas deve ser Tropica...

 

Flora:

De certeza:

Echinodorus bleheri

Fetos de Java

Musgo X-mas

 

As outras escrevo amanha...

 

 

Fauna: (a entrar...)

Pitbull Pleco (LDA25) - Parotocinclus Jumbo

Otocinclus sp.

Neritina natalensis

Crossocheilus siamensis

DISCUS :wub:

Corydoras

 

Cardume de:

Cardinais

ou (ou ambos, mas com menos exemplares de cada)

Bebados (agora não me lembro do nome deles... :dry: )

 

Decoração / Hardscape: troncos ramificados de videira

 

Depois de colar o vinil preto, ficam os primeiros ensaios de layout (todos eles são combinações de varios troncos, 2 a 2, não tenho nenhum que goste de ver sozinho):

 

(1)

DSC04088.jpg

 

(2)

DSC04079.jpg

 

(3)

DSC04083.jpg

 

(4)

DSC04085.jpg

 

(Resta dizer que as arestas e pontas dos ramos vão ser passadas a lixa de modo a não ferirem os peixes no futuro, e na 2a feira espero começar o tratamento dos troncos...)

 

Estes foram os que gostei mais depois de escolher entre muitas fotos com varias combinações de troncos em todas as posições...

Ainda assim, devo confessar que ao vivo gostei bem mais que nas fotos, fiquei um pouco desiludido... :huh: Ao ver as fotos, o que gosto mais ainda é o (1) ou o (2)...

 

O que acham? Qual gostam mais? Sugestões?

Editado por fabio_TMR

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a última opção, a meu ver, é a mais equilibrada.

 

Belos troncos!!

 

Abraço,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Belos troncos.

 

Também estou a pensar em montar um Aqua com 180 x 45 x 60 e também acho que vai ser para discos.

 

Vai postando mais fotos.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Fábio

Epá a minha opinião vale o que vale mas para mim era a segunda opção dos troncos ou a ultima...

Vai metendo fotos para a malta ir vendo ai a tua obra prima em evolução espero para a semana postar fotos da minha primeira aventura a serio tambem....

 

Ps- Podias em vez de substracto e assim deixar ficar a toalha lol da um toque de classe lol (tou a brincar..)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses troncos com Discos, acho um bocado perigoso, apesar das pontas e arestas serem limadas, Discos quando se assustam levam tudo à frente. Gostei mais da forma da última montagem, já pensaste em por os troncos sem ser tão levantados. Quanto à flora, umas rotalas green para trás, Higrofila, a Echinodorus bleheri punha num dos cantos de trás do aquário, depois umas anúbias barteri logo a seguir e anúbias nana para a frente do aquário, algum musgo nesses troncos, fetos de java na zona central amarrados a um tronco, carregava com umas pedras circulares, escuras para fazer uns esconderijos, caso um dia pusesses algum marisco era agradável e os peixes mais pequenos também gostam, colocava do lado com menos troncos. Quanto a fauna os discos colocaria 6 juvenis, nunca mnenos de 4, acho que 2 LDA25 ficam aí muito bem, são dos melhores peixes em termos de algas, tenho 4 e são um espetáculo, mas já sabes que levantam o areão para poder limpar as pedras uma a uma, o que por vezes se torna uma dor de cabeça enaquanto as plantas não enraizam bem. Uns 6 Otocinclus SP, 6 coridoras, um cardume de cardinais ou peixe nariz de bêbado.

 

Esta é a minha opinião pegando no que tens descrito.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

olha quanto ao perigo que esses troncos podem trazer aos animais nao sei porque nao tenho experiencia nenhuma com discos

mas gostei bastante da 3 e da 4 opçao , estou um pouco indeciso mas secalhar até fazia a 3 opçao :D

 

abraços.

 

edit: tens é que tirar a etiqueta do areao que esteticamente fica mal a mostra :|

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Há várias formas de por um dois troncos etc...

Na minha opinião ficaria melhor apenas um tronco numa perspectiva central experimenta apenas com um e vai rodado até encontrares a posição que preferes :|

Se preferires continuar com dois troncos prefiro a 3 opcção :D

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentarios, é disso é que preciso! love you

 

Reparei que estão a votar mais no numero (4) omg

Em cima só falei nas fotos que gostava mais, e o tinha ficado um bocado desiludido com o (4) porque ao vivo dá um efeito muito giro. Ate tinha sido dos que gostei mais, talvez pelo facto de alguns ramos se estenderem ao longo do aquario encostados ao substracto e deixarem mais area livre para os peixes nadarem.

Não se nota muito, mas apenas os 3 ramos que estão mais no ar seriam os que não tocam no areão. Não se percebe por aquela foto, mas ao vivo estão tão separados uns dos outros que passavam la pelo meio um ou dois discus á vontade sem lhes tocar. :D

 

É pena que não consiga transmitir nas fotos aquilo que vejo na realidade, e o flash a reflectir também não ajuda. Mas é a maneira em que ainda saem as fotos para o que pretendo mostrar-vos agora... :blush:

 

Ps- Podias em vez de substracto e assim deixar ficar a toalha lol da um toque de classe lol (tou a brincar..)

E olha que a toalha ao vivo faz mesmo uns efeitos brutais, os meus pais quando chegaram á cozinha e viram o aquario ficaram mesmo bue admirados por ter posto "terra" dentro do aquario... lol Depois la viram que era a toalha. Mas á primeira vista todos os que vêm o aquario pensam que ja é terra. cabecadura

 

Esses troncos com Discos, acho um bocado perigoso, apesar das pontas e arestas serem limadas, Discos quando se assustam levam tudo à frente. Gostei mais da forma da última montagem, já pensaste em por os troncos sem ser tão levantados. (...)

 

Esta é a minha opinião pegando no que tens descrito.

E que opinião espetacularmente formulada, obrigado! :happy:

Quanto aos troncos também é esse o meu medo, esqueci-me de dizer em cima, mas em todas as conbinações vão haver pequenos ramos que depois vão ser estrategicamente cortados. Apesar disso, vou seguir o teu concelho e vou escolher um layout sem tantos ramos levantados.

A ideia das pedras é gira, para ja ainda não consegui encontrar pedras como queria, assim mais escuras, por isso é que ainda não as tou a encaixar no layout inicial... :(

Quando á flora estava a pensar por as Echinodorus bleheri por traz dos troncos, mas essa ideia de ficar a um canto agradou-me! ::D: Tenho de pensar nisso, ficava diferente do que normalmente se vê...

 

Na fauna, devido á dimensões do aquario, dificilmente devo por mais de 4, acho que depois fica muito sobrepopulado quando crescerem... :sad2:

 

edit: tens é que tirar a etiqueta do areao que esteticamente fica mal a mostra cabecadura

Lol, nem tinha reparado nisso... :lol: Realmente não fica muito bem, vou amarrar la uma anubia ou um bocado de musgo... :laugh:

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal na resposta anterior nem tava a reparar que estão mais 2 ramos no ar do lado esquerdo, mas esses não ficam muito altos... Quase nem contam... lol :D

 

Ontem ja não tinha bateria na maquina fotografica para mostrar este, mas aqui fica mais um "ensaio":

 

(5)

DSC04089.jpg

 

Também gosto deste, alguns daqueles ramitos do tronco esquerdo seriam cortados, etc... Seria interessante para peixes mais pequenos, agora para discus, acho aquele bico do lado direito um bocado agressivo,não? É pena... Porque como estes ramos são todos assim mais finos, fica mais area livre e não fica assim muito "pesado".

 

Assim, para ja, acho estou mesmo mais inclinado para o (4), ja que deve ser o mais acertado para ter com discus. Apesar de me parecer que é aquele que me dá mais margem e opções para a disposição das plantas. cabecadura

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

vamos lá ver se me consigo explicar :D

 

estive a ver as fotos todas de novo e a que gosto mais é a 4 mas em vez de a ramificaçao estar a apontar para a parte de traz do aquario, roda o tronco e mete-as a apontar para a frente do aquario.

 

ou seja a parte mais grossa que está cortada e visivel fica no canto trazeiro direito do aquario enterrada e com as ramificaçoes a sair de frente ate ao meio do aquario.

 

estas a ver a ideia ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio

 

gostei da foto 4 , acho que fica melhor!

 

Quantos aos perigos já foste alertado e têm a noção dos perigos das hastes.

 

Continua a dar informação.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado plos comentarios. :-D

Hoje ja queria ter posto os troncos de molho, mas teve de ficar para amanha, uma vez que "lima-los" todos ta a dar mais trabalho do que pensava... Optei então plos troncos da foto 4, e ainda me falta acabar um, antes de começar a aquecer a agua... :lol:

Ja os tinha descascado, mas mesmo assim estavam como nas fotos, com aquela casca escura fininha... Agora gosto mais deles sem ela, mas ta a dar cá um trabalho... Entretanto as partes mais finas dos ramos ja ficaram mais curtas, umas foram podadas por mim e outras foram desaparecendo sem querer, quando me escapava o tronco da mão... :)

 

estas a ver a ideia ???

Acho que percebi o que querias dizer, amanha tiro uma foto como disses-te para ver se é assim e como fica... :)

Na foto 4 estão 4 troncos, o que se pode ver no meio, onde eles se encontram... :lol: Sugeris-te mudar apenas o tronco do lado direito, certo? Roda-lo,etc... E os outros, ficam como estão ou também ficavam a "sair" do canto direito do aquario?

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muito bem.

Estás a dar-me umas ideias para quando for instalar o meu.

 

Diz-me só uma coisa por favor, que tipo de 'tratamento' dás aos ramos de videira?

Editado por babykhan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para tratar os troncos podes ver estes 2 links:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry522725

 

http://www.aquahobby.com/articles/b_tratamento_troncos.php

 

Eu ja tratei um +/- como explica no 1º link (mas sem a parte de deixar secar depois de o ferver, foi ferver, deixar em agua ate não flutuar e voltar a ferver)

 

Agora, vou tentar acelerar o processo, mas não sei no que vai dar, uma vez que não tenho uma panela suficientemente grande para os deixar la dentro a ferver... :lol: Assim, tenho de ferver a agua e depois deita-la para dentro de um cesto grande das uvas, onde estarão os troncos. :)

Vou tentar trata-los em menos de uma semana, e vou fazer assim: No 1º dia (hoje a tarde, espero...) ponho muito sal na agua e levo-a ao ponto de ebulição, depois é enxer o cesto das uvas com ela ate os troncos estarem todos submersos. No 2º dia de manha volto a ferver agua com sal, deito fora a agua que la estava e ja estará fria e ponho a quente. Nesse dia a noite volto a ferver agua (e a partir de agora será sempre sem sal, só agua) e troco-a pela agua fria. Nos dias seguintes repito este ultimo passo.

Não sei se consigo te-los prontos na 6a, talvez seja pouco tempo. E mais vale ficarem mais uns dias de molho do que depois ganharem fungos ou flutuarem. Mas na 2a ja devo montar o aquario todo com eles la dentro. :) Vamos la a ver...

O outro tronco que tratei, numa semana deixou de flutuar, mas estes ja estão a secar aí a 6 meses, se calhar ainda os tenho de por no aqua com umas pedras a segurar... :lol:

 

Se precisares de alguma coisa diz. Eu amanha mostro aqui como eles estão, e para a semana ja vais saber se deu resultado. :-D

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que percebi o que querias dizer, amanha tiro uma foto como disses-te para ver se é assim e como fica... :)

Na foto 4 estão 4 troncos, o que se pode ver no meio, onde eles se encontram... :lol: Sugeris-te mudar apenas o tronco do lado direito, certo? Roda-lo,etc... E os outros, ficam como estão ou também ficavam a "sair" do canto direito do aquario?

 

 

boas

 

semttulolf4.jpg

 

as raizes que estao assinaladas de amarelo viradas para a parte da frente do aquario, como se estivessem indicando o caminho para o lado esquerdo do aquario.

 

o que esta assinalado de vermelho, enterrado no canto direito do aquario aonde está o circulo fazendo altura com o areao para fazeres um moita porreira saindo por traz da raiz.

 

a possiçao do tronco deitado continua mas apenas encostado e enterrado lá no circulo.

 

plantas densamente esse lado direito todo em redor das raizes.

 

e o lado esquerdo deixas um vasio com um tapete ao teu gosto que te vai provocar profundidade ao aquario :lol:

 

 

lol é apenas um bitaite e como nao tinha mais nada pra fazer entreti-me mas acho que ia ficar algo de expetacular :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah! Lembrei-me agora... Esse tronco de videira que disse que ja tinha tratado, passado uma semana estava com fungos, quase todo branco, parecia que tinha nevado algodão doce... :lol: Deve ser dido porque na ultima fervura ficou pouco tempo na panela, não pude ficar a ver, e desconfio que pouco tempo depois de o ter posto la dentro foi apagado o lume... :)

Mas nada que uma nova esfregadela com a escova de aço e depois 15 min dentro da panela com agua a ferver não resolvessem... A partir daí, impecável.

Ate cresceu bue musgo nele e o aquario nem tem iluminaçao propria... :lol: lol

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas krypticall, agora percebi... :lol: Realmente é uma ideia que não me parece nada mal, muito interessante... :lol:

Amanha faço esse ensaio antes de por os troncos de molho e depois mostro aqui as fotos... :)

 

Só uma pergunta, esse canto seria para pôr a resistencia (porque não tem cabo suficiente para chegar a outro lado) e a entrada do filtro (porque também não tenho tubo para mais... :-D ), assim ja não dava muito jeito deixar la a entrada do filtro,ne? Teria de ficar na outra ponta,certo?

Mas pronto, se me decidir por este layout compra-se mais tubo para o filtro, não é por aí... :)

 

Obrigado!

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas krypticall, agora percebi... :lol: Realmente é uma ideia que não me parece nada mal, muito interessante... :lol:

Amanha faço esse ensaio antes de por os troncos de molho e depois mostro aqui as fotos... :)

 

Só uma pergunta, esse canto seria para pôr a resistencia (porque não tem cabo suficiente para chegar a outro lado) e a entrada do filtro (porque também não tenho tubo para mais... :-D ), assim ja não dava muito jeito deixar la a entrada do filtro,ne? Teria de ficar na outra ponta,certo?

Mas pronto, se me decidir por este layout compra-se mais tubo para o filtro, não é por aí... :)

 

Obrigado!

 

o termostato podes esconder mesmo por traz da moita das plantas e da raiz.

se fores usar plantas de folhas largas tipo echinodoros e etc até a saida do filtro tambem pode ficar por traz delas escondido mandando a agua por entre a folhagem.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... Amanha tenho de estudar isso e depois mostro-vos como fica! :lol: Obrigado pela ideia, estou mesmo a gostar...

Agora vou é dormir, p ver se amanha me levanto cedo para raspar o ultimo tronco e pôr a agua para os tratar ao lume antes de almoçar... :lol:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... Amanha tenho de estudar isso e depois mostro-vos como fica! :) Obrigado pela ideia, estou mesmo a gostar...

Agora vou é dormir, p ver se amanha me levanto cedo para raspar o ultimo tronco e pôr a agua para os tratar ao lume antes de almoçar... :lol:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

 

força :lol:

 

tambem eu vou fazer o mesmo que ja se faz tarde :D

 

aproveito tambem para dizer que se aproveitares uma ideia de cada das opinioes de todos os membros vao dando juntamente com as tuas que vais tendo consegues fazer dai uma coisa engrassada e que todos tiverao a sua cota parte na ajuda :-D

 

abraços e força com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já percebi Fábio.

Muito obrigado.

 

Agora o problema vai ser arranjar uma panela grande o suficiente para ferver os meus troncos (raízes)...

 

Vamos a ver como corre e mais uma vez obrigado por ofereceres a tua ajuda.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveito tambem para dizer que se aproveitares uma ideia de cada das opinioes de todos os membros vao dando juntamente com as tuas que vais tendo consegues fazer dai uma coisa engrassada e que todos tiverao a sua cota parte na ajuda :wink:

Pois é, tens razão, e assim ate dá mais animo para trabalhar mais e experimentar o que o pessoal sugeriu... :P Estou mesmo contente por estar tanta gente atenta a este tópico e a dar tantas ideias! Obrigado pessoal!!! bowdown

 

Agora o problema vai ser arranjar uma panela grande o suficiente para ferver os meus troncos (raízes)...

Eu tive de pedir a panela de cozer as couves ao lume no natal, á minha avó... :lol: Mesmo assim eles não cabem la dentro, nem dentro do cesto das uvas do meu avô, tive de ferver 3 panelas de água para enxer o meu carro de mão para conseguir ter os troncos submersos... Mas agora ja la estão de molho no quentinho... ;)

 

Afinal passei outra vez o dia todo de volta dos troncos e só acabei de deitar a ultima panela de água a ferver á meia noite... :P

Depois de passar com a escova de aço para tirar a casca grossa, depois com a lima para tirar a casca fina e no final passar com a lixa para dar o acabamento final, os troncos ficaram assim:

DSC04132.jpg

 

#cool:cool2:

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora as esperadas fotos dos ensaios de layout. Ja me esquecia, depois de tirar as fotos, fui cortar as "pontas" do tronco que fica sempre deitado... Tive pena, mas ficavam mesmo um bocado perigosas...

 

Primeiro, o layout (4) mas com os troncos "limpos":

 

(4.1)

DSC04143.jpg

 

E agora, o layout sugerido pelo krypticall (será que era +/- isto? :cool2: ):

 

(6)

DSC04144.jpg

 

Acho que este layout (6) ficou espetacular, depois de o montar fiquei a contemplar um bom bocado e quase que me esquecia de tirar a foto... :P

Obrigado pela ideia krypticall!

 

E agora a grande dúvida, gostei muito dos dois, qual faço? bowdown Se fossem vocês escolhiam o (4.1) ou o (6)?? :P

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acho que o 6 dá mais profundidade...

Além disso podes sempre variar na zona que fica 'sem' tronco. Plantas mais altas, mais baixas, ou mesmo sem plantas...

 

Mesmo se optares por pedras na opção 4.1 ficas mais limitado.

 

É apenas a minha opinião.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.