Peixes: O comprimento do preço


Recommended Posts

Viva,

 

Quando finalmente conseguimos sucesso na manutenção de peixes, teremos provavelmente criações regulares e excedentes.

 

Os excedentes são uma boa oportunidade para conseguir novas espécies, através das trocas.

 

Porém, como alguns de vós já descobriram, para que as trocas funcionem é preciso que exista um grande número de outros aquariofilistas, igualmente com reproduções. Senão, a probabilidade de haver alguém interessado nos nossos peixes e que tenha especies que também nos agradem é muito pequena. Ora, Portugal é um país pequeno.

 

Eu só consegui uma quantidade razoável de trocas em viagens à convenção francesa de ciclideos, sobretudo graças a uma espécie que reproduzi bastante: a Paratilapia sp. "Andapa".

 

Uma alternativa é a simples venda. Os fundos extra acabam por nos servir de desculpa para gastarmos ainda mais dinheiro em peixes.

 

A questão é, quanto pedir por um peixe?

 

Não há nenhuma resposta óbvia. Teoricamente o valor irá variar com as espécies e certamente varia com o mercado: um peixe vale tanto quanto alguém estiver disposto a dar por ele.

 

Mas como é que um aquariofilista sabe se está a pedir ou a pagar um valor equilibrado por um peixe?

 

No caso dos ciclideos há um princípio muito prático e que é frequentemente usado nas associações europeias: é a regra do centimetro: Um euro por cada centimetro de peixe.

 

Esta regra é aplicável à maior parte dos ciclideos do Malawi, do Victoria, de rios africanos e americanos.

 

De facto, ao manterem-se estes peixes nas condições adequadas, as reproduções tornam-se regulares e o ritmo de crescimento dos juvenis ronda o mês e meio a dois meses por centimetro.

 

Temos, é claro, as situações particulares dos peixes "coelho": são tão proliferos que praticamente é preciso pagar para alguém ficar por eles... por exemplo, os nigrofasciatum e os kribensis. Há também peixes que se tornaram muito comuns e perderam o seu valor comercial, apesar de terem um ritmo de reprodução semelhante aos dos outros ciclideos. É o caso dos Labidochromis caeroleus, uma das espécies simpáticas e bonitas do Malawi mas que foi vitima do seu próprio sucesso.

 

Temos ainda os exemplos opostos, os ciclideos que são mais caros, como os discus, cujo ritmo de reprodução e crescimento é tipico dos ciclideos, uma vez dominadas as técnicas de manutenção, mas que valem de 2 a 3 euros por centimetro, provavelmente porque essas técnicas exigem algum trabalho e experiencia.

 

Parte dos Tanganyikas encaixam no preço tradicional de 1 €/cm, como muitos Lamprologus, Julidochromis e alguns Cyprichromis. mas também há outros peixes com preços por cm semelhantes aos discos. Em certos casos, esses preços justificam-se: são especies de crescimento mais lento e que demoram anos a atingir a maturidade sexual mas, na maior parte das situações, é o mercado a funcionar: tratam-se de peixes muito pretendidos e ainda pouco reproduzidos. (Por outro lado, também temos peixes coelho no Tanganyika: os Neolamprologus brichardi/daffodil/splendens).

 

A regra do Euro/cm dá-nos portanto um aceitável ponto de partida, exceptuando situações particulares de peixes muito baratos ou muito caros.

 

O problema é que muita gente calcula mal os centímetros...

 

Geralmente o comprimento dum peixe aparece inflacionado. Um peixe indicado como "5 cm" tem frequentemente apenas 3 cm, ou mesmo menos. Este erro de cálculo signifca que o peixe pode estar a custar o dobro daquilo que é anunciado.

 

Os enganos raramente são por má fé, têm a ver simplesmente a ver com o não saber como medir um peixe e como calcular o seu tamanho.

 

Como medir um peixe

 

Há três formas de medir o comprimento de um peixe: o comprimento standard, o comprimento à furca e o comprimento total.

  • Comprimento standard (SL - Standard Length): Comprimento do labio superior até ao fim da coluna vertebral - não conta portanto com a cauda. Esta é a medida mais comum em aquariofilia.
     
     
  • Comprimento á furca (FL - Fork Length): Comprimento do fochinho até à bifurcação da barbatana caudal - conta portanto, com a cauda embora não conte com os lóbulos, se excederem o ponto médio da cauda.
     
     
  • Comprimento total (TL - Total Length): Basicamente é o maior comprimento que se pode obter num peixe, colocando-o numa linha recta.

A não ser quando explicitamente indicado, a medida assumida é a standard, sem cauda, portanto.

 

Como estimar o tamanho dos peixes

  • Encostar uma régua ou uma fita métrica ao aquário.
     
     
  • Tirar uma foto aos peixes, próximos da fita métrica. Assim é possivel, olhando para a foto, com os peixes parados, ter uma ideia muito aproximada do comprimento do peixe.

Como especificar o tamanho dos peixes

 

Se o mais pequeno do lote tiver 4 cm e o maior 5 cm então indicamos algo como: Peixes XXX 4-5 cm

 

Para peixes de dimensões mais pequenas o intervalo de tamanhos deve ser mais curto, por exemplo: Peixes YYY 2-2.5 cm

 

É importante, para tranquilidade do comprador e para a transparencia da transação que as medidas indicadas sejam as reais.

 

Penso ser útil que o comprador exija a clarificação deste aspecto, particularmente nas especies mais caras, perguntando ao vendedor quais os critérios de medição adoptados, por exemplo, se a cauda está ou não incluida...

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom artigo.

 

Cumprimentos

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, realmente é um texto muito bom, mas vamos ver 2 exemplos distintos... um Frontosa adulto e crescido, com +- 30 cms iria custar 30 euros, certo? seria muito bom, quando vemos exemplares desses, F0 e com esse tamanho a custar por volta dos 300 a 350 euros. O outro exemplo é o dos Discus que também são extremanente inflaccionados...

 

Isso de adoptar o preço de 1 euro por cm é muito bom, uma utopia, quando sabems que não é assim... e se por exemplo, eu vender para algum particular nos USA? sem contar com despesas de envio, faço 1€ por cm ou 1$ por polegada? é que se for 1$ por polegada, vou sair bastante lesado no negócio (eu sei que referiste que é um sistema adoptado pelas associações europeias)

 

Penso que deve reinar o bom senso, isso sim... se te oferecem os peixes, será justo depois quando fizerem criação, venderes as crias? se compras peixes a 20€cada, numa loja, quando venderes as crias, vais vendê-las segundo essa regra? Como em tudo na vida, um caso é um caso... acho que esse tipo de regras funciona muito bem dentro das associações... e sinceramente, mesmo lá dentro, se alguém aparecesse com crias F1, com 2cm, de uma espécie rara de cíclideos a vendê-las a 10 ou 15 euros cada, acredita que ficaria sem elas num instante... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, realmente é um texto muito bom, mas vamos ver 2 exemplos distintos... um Frontosa adulto e crescido, com +- 30 cms iria custar 30 euros, certo? seria muito bom, quando vemos exemplares desses, F0 e com esse tamanho a custar por volta dos 300 a 350 euros. O outro exemplo é o dos Discus que também são extremanente inflaccionados...

 

Isso de adoptar o preço de 1 euro por cm é muito bom, uma utopia, quando sabems que não é assim... e se por exemplo, eu vender para algum particular nos USA? sem contar com despesas de envio, faço 1€ por cm ou 1$ por polegada? é que se for 1$ por polegada, vou sair bastante lesado no negócio (eu sei que referiste que é um sistema adoptado pelas associações europeias)

 

Penso que deve reinar o bom senso, isso sim... se te oferecem os peixes, será justo depois quando fizerem criação, venderes as crias? se compras peixes a 20€cada, numa loja, quando venderes as crias, vais vendê-las segundo essa regra? Como em tudo na vida, um caso é um caso... acho que esse tipo de regras funciona muito bem dentro das associações... e sinceramente, mesmo lá dentro, se alguém aparecesse com crias F1, com 2cm, de uma espécie rara de cíclideos a vendê-las a 10 ou 15 euros cada, acredita que ficaria sem elas num instante... :D

Zaad, esta observação não faz sentido... se a "regra" é 1€/cm e o peixe tem 1 polegada, o preço de referência são 2,54 €. (as conversões têm de ser feitas, não vejo qual a confusão).

 

Por outro lado, pelo artigo do Miguel, também se torna claro que ele apenas indica uma referência e que há peixes que fogem à "regra" (até dá exemplos).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um Frontosa adulto e crescido, com +- 30 cms iria custar 30 euros

Viva,

 

Penso que a regra do €/cm apareceu entre aquariofilistas puramente amadores nas associações do centro da Europa, como a AFC (que além de franceses inclui belgas, suiços e alguns italianos) e em associações internacionais de indole europeia, do tipo Haplochromis.org, é obviamente um conceito com menos de 8 anos.

 

A regra não pretende definir o valor de mercado da especie (geralmente muito mais elevado) mas cria uma base para transacções em peixes criados por nós. É algo como um valor "por defeito", usado sobretudo para escoar os jovens das criações próprias, nunca, por exemplo, para vender peixes selvagens ou peixes previamente adquiridos em lojas da especialidade.

 

Os frontosas são ainda um dos tais casos especiais, embora o seu preço tenha vindo a descer a pique. Ainda me lembro quando um Frontosa de 2.5 cm custava 20 euros.

 

Os frontosas são um caso especial porque podem demorar ANOS até atingirem a maturidade sexual e se reproduzirem.

 

Se não estou em erro, vi realmente Frontosas com 25-30 cm à venda numa convenção da AFC. Cá está, o Delfim Machado tirou umas fotos (é um aquário de 1 metro, dividido ao meio):

 

abk.jpg

 

É interessante porque até se vê o preço: 80 euros (embora, se ainda me lembro, o criador fazia 150€ pelos dois).

 

80 Euros euros seriam a: 80/ 30cm = 2.6 Euros/cm

 

Estão dentro dos tais 2-3 Euros/cm dos ciclideos mais caros mas não serão um bom exemplo porque se tratam de peixes sexualmente maturos em vez de jovens.

 

De qualquer modo, encontras um milhão de excepções, dentro e fora do Tanganyika. Um discus num campeonato do mundo, com uma mutação qualquer esquisita pode custar mil euros. Quanto é que isso dá por cm? 100 euros? :D Mas eu não lhe chamaria propriamente aquariofilia amadora. Será mais... ourivesaria :)

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo bem Miguel, aquilo que eu disse ao fim, é que acho que deve "reinar" o bom senso, como é lógico... não pedir absurdos pelos peixes acho que é algo que felizmente já se instalou nas mentes dos nossos aquariofilistas ;)

 

E ao mesmo tempo... também só compra quem quer... eh eh eh ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais