Discus Stendker Jumbo não comem...


NCR2007

Recommended Posts

Caríssimos,

 

Comprei dois discus enormes e lindos, provenientes de uma importação à Alemanha de há tempos, a um membro aqui do fórum. Os discus estavam em excelente estado quando os fui buscar, fez ontem uma semana, e tinham sido desparasitados - metro e prazi - há muito pouco tempo.

 

O problema é que os gajos não comem. Um deles, já vai petiscando qualquer coisa, mas pouco. O outro ainda não o vi comer nada. Os peixes estão com boa cor, movimentam-se pelo aqua, e as únicas fezes de um deles que consegui ver também estão boas. Já experimentei papa, granulado, krill, mysis, larvas de mosquito vermelho, e os tipos continuam na mesma... Aquele que ainda não vi comer está já visivelmente mais magro e com o estômago metido para dentro...

 

Numa tentativa de os "entusiasmar" na hora da paparoca, coloquei umas quantas corys no aqua, bem como alguns guppies. Os outros peixes não os stressam.

 

O aqua tem 60X60X60, amónia 0, nitritos 0, nitratos menos de 5ppm.

 

Não me parece que seja um problema de saúde, já que os discus estavam visivelmente bem na casa do anterior dono, apresentam boa cor e comportamento. Também acho estranho ser da ambientação se os tipos se passeiam livremente pelo aqua e só raramente se escondem.

 

Já lá vão 8 dias e começo a ficar seriamente preocupado.

 

Opiniões precisam-se!

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então só falta dar tempo aos grandalhoes para se habituarem á casa... A mim parece-me um caso obvio de ambientação, ás vezes tenho discos que demoram mais de 1 mês a ambientarem-se, outros no dia seguinte já comem...

 

Dá tempo ao tempo, é a minha modesta opinião :lol:

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um mês sem comerem :) ?!

 

 

 

sim infelizmente as vezes acontece...

 

teras de ter paciencia, por vezes quanto maiores sao mais estranham as mudanças

 

certifica-te é que os parametros da agua sao o mais parecidos possivel com os da agua em que o antigo dono os tinha

 

e n os massacres com comida, deita pouco de cada vez e da tempo ao tempo ;)

 

podes ir é adicionando vitaminas na agua

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas dicas.

 

Um já me parece estar a comer "benzinho", o outro já petisca. Claro que só tocam nas larvas de mosquito vermelho, mas enfim...

 

Quanto a pôr a água nos parâmetros semelhantes aos do antigo dono, eu bem gostava, mas não tenho osmose. De qualquer maneira, parece-me que a diferença é capaz de ser aceitável. Estavam num PH de e pouco e agora estão nos 7 e pouco. Quanto à dureza, parece-me que a água aqui de Lx não é das piores, pelo que a diferença não será abissal.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se calhar turfa no filtro "amaciava" a coisa :D

 

Pois...o problema é que os moços estão num cubo de 60 e, por esse facto, vejo-me obrigado a fazer TPAs muito frequentes. Se utilizasse turfa, creio que o PH iria oscilar um bocado de cada vez que fizesse uma TPA com água "não turfada".

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já experimentas-te um pouco de alho na mistura?

 

Cumprimentos,

 

A papa caseira que faço leva alho suficiente pra causar halitose a qualquer um :D Porém, como os gajos não comem, não tenho dado a papa, de molde a não poluir demasiado a água. De qualquer maneira, obrigado pela dica.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...o problema é que os moços estão num cubo de 60 e, por esse facto, vejo-me obrigado a fazer TPAs muito frequentes. Se utilizasse turfa, creio que o PH iria oscilar um bocado de cada vez que fizesse uma TPA com água "não turfada".

 

 

pois nesse caso é diferente, n tens como tratar a agua das tpa's?

 

cicla-la num outro aquario com turfa no filtro e daí retiravas para o aqua dos discus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois nesse caso é diferente, n tens como tratar a agua das tpa's?

 

Eu tenho um bidon de 200 litros onde envelheço a água durante 24 horas. Poderia arranjar um filtro para usar no bidon mas será mesmo necessário? Ainda se fosse sistema a aproveitar futuramente se quisesse reproduzi-los...

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Já experimentaste colocar no próprio áqua, Folhas de Amendoeira da India.

 

Têm propriedades semelhantes á turfa, e criam um ambiente que pela minha experiência os Discus gostam, no teu caso seria mais prático que a turfa.

 

Tudo a correr bem!

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Têm propriedades semelhantes á turfa, e criam um ambiente que pela minha experiência os Discus gostam, no teu caso seria mais prático que a turfa.

 

Boas

 

as folhas de amendoeira da india pouco ou nada acidificam a agua, a sua grande propriedade é mesmo conter um antibiotico natural que é dissolvido na agua

 

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

as folhas de amendoeira da india pouco ou nada acidificam a agua, a sua grande propriedade é mesmo conter um antibiotico natural que é dissolvido na agua

 

 

 

abraço

 

William

 

O que eu pretendo dizer, é que as folhas são normalmente utilizadas, em peixes de águas ácidas, logo baixam o PH, embora eu seja o primeiro a concordar pelo que tenho liddo e por experiência própria, que a sua função principal é antifúngica, antibactericida,antiparasiticida.

Desde que utilizo as ditas, práticamente deixei de ter problemas com parasitas internos ou externos, e já lá vai muito tempo que não faço desparazitações.

Naturalmente que não acredito em milagres, pelo que mantenho sempre por perto os medicamentos tradicionais.

 

Agora a minha intervenção foi no sentido de ajudar o NCR2007, pois continuo a achar que as folhas criam um ambiente onde os Discus se sentem bem, tanto que, e mais uma vez experiência própria, são uma grande ajuda ao acasalamento e respectivas posturas, daí eu achar que se os peixes se sentem bem com os efeitos provocados pela ditas folhas, não se perde nada em experimentar, e como o NCR2007, estava um pouco preocupado com a falta de apetite dos peixes, sugeri algo que melhore o ambiente geral, e assim talvez os leve a comer.

 

É só uma sugestão, nada de ciêntifico.

 

Abraçoi

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Larvas vermelhas ;)??? tem cuidado com isso ainda ficas com eles cheios de parasitas intestinais e dps e depois em vez de engordarem o efeito é o oposto, dá antes larvas de mosquito liofilizada ou então artémia :)

Cumprimentos

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caríssimos,

 

Obrigado a todos pelas dicas. Felizmente, os rapazes estão melhor. Pelo menos, já comem larvas vermelhas. Espero que, nos próximos dias, a coisa entre nos eixos :)

 

 

só custa ao inicio!

 

agora devagarinho vao la vais ver! :P

 

n tarda estao a comer de tudo

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelo aviso. Estou a par da reputação das larvas vermelhas mas decidi, não obstante, arriscar. Não sei se não existirá alguma confusão entre larvas vivas - que a malta dos EUA costuma dar aos bichanos - e larvas congeladas...

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que os Discus já comem.

 

Tive uns discus assim e no Discus Page Holland Andrew Soh aconselhou-me a colocar na água durante 12 dias um complexo vitaminico de vitamina B.

 

Foi o que fiz e eles hoje em dia comem normalmente a papa caseira.

 

Pedro Soromenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caríssimos,

 

Obrigado a todos pelas dicas. Felizmente, os rapazes estão melhor. Pelo menos, já comem larvas vermelhas. Espero que, nos próximos dias, a coisa entre nos eixos :?

 

 

Viva

 

O importante é que já comem, ainda bem.

Com o tempo naturalmente que se vão habituar a outras refeições.

 

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais