Dúvidas iniciais


Recommended Posts

Recentemente decidi mandar fazer à medida um aqua com as medidas 72x32x35, ou seja, 78 litros e tenho como objectivo instalar um aqua comunitário com plantas naturais e por isso comecei a pesquisar na net sobre o assunto.

 

Já li muita coisa, mas acho que cada vez fiquei com mais dúvidas, e por isso, quando fui à loja para trazer o aqua decidi comprar apenas 10 kgs de areão de rio e esperar mais um bocado antes de decidir o que comprar mais, isto porque me parecia que o vendedor estava a tentar vender-me a loja toda….

 

Assim, sendo um novato nisto espero que tenham paciência nas minhas muitas dúvidas e me possam ajudar…prometo que vou pondo fotos da evolução do aqua… biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Começando então com as questões:

 

1) Para ter plantas naturais o que devo colocar juntamente com o areão de rio? Que quantidade aproximada?

 

2) Para aquecer a água que potência de termoestato preciso? Pelo que li deve ser um de 100?

 

3) Relativamente ao filtro externo, li opiniões muito favoráveis do Eheim 2213, mas o vendedor da loja queria vender-me um Rena XP1…muito mais caro, porque argumentava que o Eheim 2213 era de tecnologia antiga, que dava muito trabalho para fazer a sua manutenção, nomeadamente porque era preciso “ferrar” o filtro, que o preço de aproxidamamente 70 euros era só o filtro e que depois era preciso comprar as matérias filtrantes…. Qual a vossa opinião relativamente a este filtro e aos argumentos do vendedor? Qual o preço do Eheim 2213 pronto a funcionar?

 

4) Relativamente à iluminação, na loja queriam 70 euros pelo suporte para duas lâmpadas e 15 euros por cada lâmpada. O suporte tem alguma coisa específica que faça com que tenha que ser adquirido numa loja de animais ou pode ser comprado numa qualquer drogaria que venda suportes para lâmpadas? E as próprias lâmpadas são específicas? Que potência preciso? (2 x 35 W ? )

 

5) Quais os testes indispensáveis para poder começar? Qual a marca mais económica e onde comprar? Pela net?

 

6) O que preciso mais para poder começar a ciclar o aqua?

 

Fico à espera da vossa ajuda…queria ver se no próximo sábado já comprava as coisas que preciso para começar a ciclar…

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recentemente decidi mandar fazer à medida um aqua com as medidas 72x32x35, ou seja, 78 litros e tenho como objectivo instalar um aqua comunitário com plantas naturais e por isso comecei a pesquisar na net sobre o assunto.

 

Já li muita coisa, mas acho que cada vez fiquei com mais dúvidas, e por isso, quando fui à loja para trazer o aqua decidi comprar apenas 10 kgs de areão de rio e esperar mais um bocado antes de decidir o que comprar mais, isto porque me parecia que o vendedor estava a tentar vender-me a loja toda….

 

Assim, sendo um novato nisto espero que tenham paciência nas minhas muitas dúvidas e me possam ajudar…prometo que vou pondo fotos da evolução do aqua… biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Começando então com as questões:

 

1) Para ter plantas naturais o que devo colocar juntamente com o areão de rio? Que quantidade aproximada?

Depende das plantas que queres usar. Podes usar muitas plantas só com areia. Se quizeres usar plantas mais exigentes deverás usar um substrato rico em nutrientes por baixo da areia. Não te esqueças que deves ter no total pelo menos uns 5 cm de substrato

 

2) Para aquecer a água que potência de termoestato preciso? Pelo que li deve ser um de 100?

Podes usar um termostato de 100W na boa. Se no inverno não tiveres a casa demadiado fria podes até usar um de 75W. Mas como a diferença de preços não é significativa, eu optava pelo de 100W

 

3) Relativamente ao filtro externo, li opiniões muito favoráveis do Eheim 2213, mas o vendedor da loja queria vender-me um Rena XP1…muito mais caro, porque argumentava que o Eheim 2213 era de tecnologia antiga, que dava muito trabalho para fazer a sua manutenção, nomeadamente porque era preciso “ferrar” o filtro, que o preço de aproxidamamente 70 euros era só o filtro e que depois era preciso comprar as matérias filtrantes…. Qual a vossa opinião relativamente a este filtro e aos argumentos do vendedor? Qual o preço do Eheim 2213 pronto a funcionar?

Eu pessoalmente nunca usei EHAIM (só FLUVAL). Mas posso dizer-te que podes perguntar aqui pelo forum que não acredito que encontres pessoal a dizer mal dessa marca. Quanto às matérias filtrantes podes usar a marca que quizeres, mas eu tinha ideia que o EHEIM já vinha equipado. Esse senhor que te quer vender o Rena também vende Eheim? Na minha opinião se tiveres dinheiro para comprar um Eheim ou Fluval, não exites.

 

4) Relativamente à iluminação, na loja queriam 70 euros pelo suporte para duas lâmpadas e 15 euros por cada lâmpada. O suporte tem alguma coisa específica que faça com que tenha que ser adquirido numa loja de animais ou pode ser comprado numa qualquer drogaria que venda suportes para lâmpadas? E as próprias lâmpadas são específicas? Que potência preciso? (2 x 35 W ? )

Mais uma vez deves saber que plantas queres colocar. Com 2 de 35W safas-te bem. Podes fazer o tua própria iluminação, mas deves usar refletores. Dá uma vista de olhos pela "DIY" que encontras lá muitas ideias.

As lampadas são especiais para os aquários, mas se procurares um pouco encontras em boas lojas de electrónica. Mais uma vez experimenta procurar no tópica das "Plantas", mas para começar podes usar 6500K e 8500K

 

5) Quais os testes indispensáveis para poder começar? Qual a marca mais económica e onde comprar? Pela net?

Eu tenho testes da Prodac que me pareceram aceitáveis na qualidade e no preço.

Há muitos testes que te aconselhava a comprar: pH, Kh, Nitritos, Nitratos, Amónia, Ferro, Fosfatos. Contudo, para começar os essênciais são pH, Kh. Isto para saberes que tipo de peixes podes colocar no aqua. Mais tarde aconselho-te a adquirir os outros para controlares a qualidade da água e nutrientes das plantas.

Os testes da Prodac encontras na maior parte das lojas de aquariofilia.

 

6) O que preciso mais para poder começar a ciclar o aqua?

Para ciclar o aquário deves ter filtro a funcionar e o aqua com plantas. Vais adicionando um floco de comida por dia durante umas 2 semanas.

Mais uma vez se pesquizares um pouco n'"Os primeiros passos" encontras muita coisa sobre o ciclo de azoto.

 

Fico à espera da vossa ajuda…queria ver se no próximo sábado já comprava as coisas que preciso para começar a ciclar…

 

Obrigado

 

Boa aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas...

 

Vou ficando à espera de mais opiniões.

 

Mais Ajudas????

 

Boas,

 

Sobre as tuas primeiras perguntas acho que já foram respondidas (e bem).

 

Posso acrescentar para leres sobre o ciclo do azoto e sobre a iniciação que existem tópicos muito interessantes no fórum.

 

Search.... search :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

vê aqui

 

 

OK

 

Obrigado

 

Já tinha lido muitas coisas desse site...mas agora acho que ainda não vi tudo...

 

Relativamente ao Filtro da Eheim 2213...o que achas dele? Já vem com todas as matérias filtrantes?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao Filtro da Eheim 2213...o que achas dele? Já vem com todas as matérias filtrantes?

 

Obrigado

 

Boas

 

é um bom filtro ,não traz matérias filtrantes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao contrario de outros membros (cuja opiniao respeito):

 

Se a casa nao for gelada no Inverno deves optar por um termostato 75W que vai ser mais facil estabilizar a temperatura, que fica mais proxima da escala do aparelho. Se tiveres temperaturas abaixo dos 10 graus opta pelo 100W.

 

Para mim o Tetra Tec 600 seria um excelente escolha, tem 3 prateleiras independentes para os filtrantes, ja vem com eles e tem um sistema de ferragem manual incorporado. Recomendo ate 100L (e arranjo um por metade do preco ja ciclado!). E totalmente silencioso.

 

Quero ainda reiterar que se vais mexer no pH e essencial saber o kH. Mas para comecar nao me precupava demasiado com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

é um bom filtro ,não traz matérias filtrantes

 

E por quanto ficam as matérias filtrantres...mais ou menos?

 

Achas outro filtro melhor? Em termos de qualidade / preço final qual seria a melhor opção?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao contrario de outros membros (cuja opiniao respeito):

 

Se a casa nao for gelada no Inverno deves optar por um termostato 75W que vai ser mais facil estabilizar a temperatura, que fica mais proxima da escala do aparelho. Se tiveres temperaturas abaixo dos 10 graus opta pelo 100W.

 

Para mim o Tetra Tec 600 seria um excelente escolha, tem 3 prateleiras independentes para os filtrantes, ja vem com eles e tem um sistema de ferragem manual incorporado. Recomendo ate 100L (e arranjo um por metade do preco ja ciclado!). E totalmente silencioso.

 

Quero ainda reiterar que se vais mexer no pH e essencial saber o kH. Mas para comecar nao me precupava demasiado com isso.

 

Como a casa não é fria acho que um de 75W será melhor...

 

Por quanto ficaria esse filtro já ciclado? Em que estado está?

 

Que substrato achas que devo usar?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como a casa não é fria acho que um de 75W será melhor...

 

Por quanto ficaria esse filtro já ciclado? Em que estado está?

 

Que substrato achas que devo usar?

 

Obrigado

 

Tetra Tec 600 esta novo e custa 49 aereos. Esta instalado ha 2 meses num aqua de 136L. (Posso fornecer com filtrantes novos ou ciclado, usa PM).

Neste ou noutro filtro deve ser removido o carvao (na minha opiniao) a nao ser que haja uma razao especifica, como remover medicamentos ou intoxicacao.

Muita gente (incluindo eu) aproveita algum espaco para colocar uma camada de turfa activa (JBL em cilindros por ex) a fim de tornar a agua um pouco mais parecida com a tropical Amazonica, mas isto nao e essencial e depende dos peixes.

 

A marca do substrato e indiferente. O importante e uma boa camada de areao por cima, para durante as aspiracoes e limpeza nao aspirar logo o subtsrato.

Eu uso areao preto, e caro mas da um resultado estetico superior - embora tenha demorado uma ou duas semanas para me habituar pois estava centrado no aspecto do areao classico de rio.

 

Como rochas, se houver cash, aconselho vivamente as de resina, devido ao baixo preco e por conterem no interior esconderijos, muito difceis de fazer com elementos naturais. A grande vantagem das rochas de resina e o baixo peso, mas so e importante se se quizer uma aqua bastante rochoso.

 

Um tronco natural fica sempre bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse filtro é de qualidade? Alguém me pode dizer mais coisas sobre o Tetra Tec 600 e se é muito pior que o Eheim 2213?

 

Quanto ao preço, estive a ver novos e custam mais ou menos 70 euros...por isso 50 não é metade ::D:

 

Quanto ao aquecedor...alguma marca que seja recomendada? Na loja disseram-me que os de vidro podem partir com facilidade...é assim?

 

Obrigado pelas dicas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse filtro é de qualidade? Alguém me pode dizer mais coisas sobre o Tetra Tec 600 e se é muito pior que o Eheim 2213?

o Eheim é de outro campeonato ,por isso entre os dois escolhe Eheim

Quanto ao aquecedor...alguma marca que seja recomendada? Na loja disseram-me que os de vidro podem partir com facilidade...é assim?

jagger é a melhor marca no mercado e não são caros.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Eheim é de outro campeonato ,por isso entre os dois escolhe Eheim

 

jagger é a melhor marca no mercado e não são caros.

 

Cpts

 

 

Pelo que já li o Eheim não trás as matérias filtrantes, sendo depois preciso comprar...o conjunto fica mais ou menos por 70 Eur + 30 Eur? Justifica-se então a diferença para o da Tetra que já completo fica por 70 Euros?

 

Quero ver se no sábado já compro o substrato...o filtro...o aquecedor...e o restante para começar a ciclar o aqua...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Eheim é de outro campeonato...

 

jagger é a melhor marca no mercado e não são caros.

 

Mas o que faz o Eheim tao bom?

 

Caixa inestetica; ausencia de separadores internos nos modelos basicos - depende dos modelos - sao absolutamente silenciosos como o Tetra?

 

Tetra: facil de ferrar, facil de arrumar os elementos filtrantes, facil de limpar, silencioso, consumo 10W no modelo 600.

A seguir vou comprar um Tetra 700, nao estou convencido c os modelos equivalentes Eheim, a nao ser que me expliquem quais as vantagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o que faz o Eheim tao bom?

 

Caixa inestetica; ausencia de separadores internos nos modelos basicos - depende dos modelos - sao absolutamente silenciosos como o Tetra?

 

Tetra: facil de ferrar, facil de arrumar os elementos filtrantes, facil de limpar, silencioso, consumo 10W no modelo 600.

A seguir vou comprar um Tetra 700, nao estou convencido c os modelos equivalentes Eheim, a nao ser que me expliquem quais as vantagens.

 

 

quando tiveres um tetra a funcionar ha 10 anos "non stop" como eu ja tive um eheim depois falamos! :o

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem vou deitar mais lenha na fogueira...porque não um jbl profi 120, vou ter um daqui a dias e pelo que tenho lido tem uma excelente relação qualidade/preço. o meu vai-me ficar por 55 euros ja com tudo...vem da aquaristic tem matérias filtrantes e no preço inclui portes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que fosse mais fácil decidir...as opiniões não são consensuais :)

 

De qualquer forma no sábado vou a uma loja em S.J. da Madeira...se ele tiver um eheim ou um tetra talvez compre já...depende do preço...caso contrário...encomendo pela net um deles...tenho é que decidir...

 

A questão é se vale a pena dar o dobro do preço pelo eheim? (Fica 100 euros completo...certo?)

 

Obrigado pelas dicas...é a primeira fez que uso um fórum e não sabia que o pessoal era tão prestável...espero no futuro...possa retribuir....mas para isso é preciso começar a perceber disto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo lançar mais confusão, mas antes dar uma laternativa, tens ainda o FLUVAL.

Eu usei um Fluval 204 durante 6 anos e ainda está novo. Ainda não o vendi porque estou convencido que ainda me vai ser útil. Ainda encontro peças à venda para este filtro com bastante facilidade.

Já vem com matérias filtrantes (embora como sabemos o que vem de origem nunca é ao nosso gosto) e é mais barato que o Eheim.

Atualmente este modelo foi substituido pelo 205. O modelo 105 não o aconselho porque não tem espaço para média.

 

O TetraTec nunca conheci, por isso não vou dar opinião.

 

Quanto ao termostato eu aconselho um Jagger sem qualquer margem para dúvidas. São mais baratos, rezistentes, garantia de 3 anos, podem ser todos submersos e podem-se afinar (e são Eheim :) ). Caso optes pelo Jagger podes usar o de 75W à tua vontade nem que vivas na Antártida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo lançar mais confusão, mas antes dar uma laternativa, tens ainda o FLUVAL.

Eu usei um Fluval 204 durante 6 anos e ainda está novo. Ainda não o vendi porque estou convencido que ainda me vai ser útil. Ainda encontro peças à venda para este filtro com bastante facilidade.

Já vem com matérias filtrantes (embora como sabemos o que vem de origem nunca é ao nosso gosto) e é mais barato que o Eheim.

Atualmente este modelo foi substituido pelo 205. O modelo 105 não o aconselho porque não tem espaço para média.

 

O TetraTec nunca conheci, por isso não vou dar opinião.

 

Quanto ao termostato eu aconselho um Jagger sem qualquer margem para dúvidas. São mais baratos, rezistentes, garantia de 3 anos, podem ser todos submersos e podem-se afinar (e são Eheim :) ). Caso optes pelo Jagger podes usar o de 75W à tua vontade nem que vivas na Antártida.

 

 

Isto assim está complicado decidir :) ... Vamos lá ver que encontro lá pela loja...

 

Quanto ao termoestato...os de vidro partem facilmente ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os de vidro partem, mas não facilmente. Eles têm um vidro próprio. Claro que não os podes usar para partir pedra, mas aguentam umas pancadas.

Eu sempre usei termostatos de vidro e só parti um que tinha à uns 15 anos quando mudei de casa.

 

Em relação ao Jagger não acredito que vás ter complicações.

 

Quanto aos filtros quantas mais opiniões tiveres mais hipoteses para escolher também vais ter. Contudo creio que haverá consenso que:

- os filtros Eheim estão muito bem cotados entre os aquariofilistas e por isso são muito caros. Quanto a mim justificam-se se quizeres comprar um filtro com garantia que dure muito tempo e vais ter um aquário que justifique esse investimento.

- os filtros Fluval são filtros muito bons, creio que não dão problemas (pelo menos nunca ouvi queixas), também duram muito tempo e são mais baratos que os Eheim e já vêm com média. (excepto o modelo 105 que me parece demasiado pequeno).

- Todos os outros filtros, como não são marcas muito conhecidas são mais baratas, mas o risco é de quem as compra. Acho que só deves ir para outra marca se o teu orçamento não o permitir comprar um Fluval ou Eheim.

 

Boas compras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os de vidro partem, mas não facilmente. Eles têm um vidro próprio. Claro que não os podes usar para partir pedra, mas aguentam umas pancadas.

Eu sempre usei termostatos de vidro e só parti um que tinha à uns 15 anos quando mudei de casa.

 

Em relação ao Jagger não acredito que vás ter complicações.

 

Quanto aos filtros quantas mais opiniões tiveres mais hipoteses para escolher também vais ter. Contudo creio que haverá consenso que:

- os filtros Eheim estão muito bem cotados entre os aquariofilistas e por isso são muito caros. Quanto a mim justificam-se se quizeres comprar um filtro com garantia que dure muito tempo e vais ter um aquário que justifique esse investimento.

- os filtros Fluval são filtros muito bons, creio que não dão problemas (pelo menos nunca ouvi queixas), também duram muito tempo e são mais baratos que os Eheim e já vêm com média. (excepto o modelo 105 que me parece demasiado pequeno).

- Todos os outros filtros, como não são marcas muito conhecidas são mais baratas, mas o risco é de quem as compra. Acho que só deves ir para outra marca se o teu orçamento não o permitir comprar um Fluval ou Eheim.

 

Boas compras.

 

Acho que quanto ao termoestato estou decidido...um Jagger de 75W...

 

Quanto ao filtro...pelo que percebi das vendas online, o Eheim 2213 precisa de um kit adicional de matérias filtrantes, certo? Qual o site com melhor preço para compra do filtro e do kit com as matérias filtrantes?

 

Quanto à iluminação...acho que vou passar numa drogaria para ver umas calhas e depois compro as lâmpadas numa loja de aquas...Devo ter algum cuidado especial na compra da calha? As luzes êm mesmo que ser específicas ou posso comprar numa drogaria desde que respeite as especificações técnicas?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que quanto ao termoestato estou decidido...um Jagger de 75W...

 

boa escolha!

 

Quanto ao filtro...pelo que percebi das vendas online, o Eheim 2213 precisa de um kit adicional de matérias filtrantes, certo? Qual o site com melhor preço para compra do filtro e do kit com as matérias filtrantes?

 

 

no subforum das ofertas tens la varias encomendas conjuntas à aquaristic.net a decorrer neste momento e com 10% de desconto! é so aderires a uma :mrgreen:

 

 

Quanto à iluminação...acho que vou passar numa drogaria para ver umas calhas e depois compro as lâmpadas numa loja de aquas...Devo ter algum cuidado especial na compra da calha? As luzes êm mesmo que ser específicas ou posso comprar numa drogaria desde que respeite as especificações técnicas?

 

a iluminação ja depende mt do tipo de plantas e aquario que pretendas ter

uma boa calha ainda custa algum $

no subforum de vendas se calhar encontras alguma coisa por um bom preço, é so uma questao de procurares bem e teres paciencia mas com certeza que poupas algum $ e ficas melhor servido

 

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.