Raquel Castro

Membro
  • #Conteúdo

    11
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Raquel Castro

  1. Boas Alguém me sabe dizer que tipo de tricogaster é este? https://imgur.com/a/7YafAcm Venderam como um colisa lalia fêmea mas pelo que já vi de aquas com colisa, isto parece-me uma espécie completamente diferente. Obrigada!
  2. Boas! Já tenho um aqua de 130L ciclado com 6 Cory e quero acrescentar duas espécies de cardume não muito habituais e bastante ativas: Iriatherina werneri (3-4 cm) Rasbora mosquito (2-3,5 cm) No entanto, dadas as dimensões do aqua, queria aproveitar para introduzir uma espécie maior, como as colisas. Nunca tive desta espécie e sei que são pacíficos e de boca pequena, mas pela minha pesquisa o máximo que vi foram colisas e neocaridinas. Embora não seja um peixe predador, é omnivoro e gostaria de saber se alguém já teve a experiência de os misturar com peixes bem mais pequeninos e se é seguro. Estou ciente da regra : cabe na boca, vai. A minhas dúvidas são se caberá na boca e se podem surgir comportamentos predatórios (na sua alimentação natural não se incluem outros peixes) Desde já, agradeço imenso a atenção!
  3. Há uns dias um dos meus guppies começou a ficar muito parado entre a tona e o fundo Ontem depois de o apanhar constatei que tinha o que penso ser um fragmento de substrato na guelra. Consegui tirar com uma pinça e coloquei-o numa parideira. Quando vi um comportamento mais ativo libertei-o e, novamente, está completamente apático entre a tona ou o fundo, só que agora tem essa guelra super aberta, pálida e imóvel, enquanto que a do outro lado está claramente vermelha Alguém sabe dizer se há alguma coisa que eu possa fazer para o ajudar?
  4. Raquel Castro

    Musgo de rio

    Boas! Este fim de semana fui recolher alguns musgos ao Rio e encontrei um que não consigo identificar, já pesquisei vários tópicos e fui procurando pelas hipóteses mais comuns mas não encontro uma correspondência Alguém me saberá ajudar a identificar? :)
  5. Muito obrigada, então vou comparar preços e ver qual a opção que me fica mais em conta. Aconselha algum substrato em especial? Eu só tenho aquários com manado Jbl e a água mantém-se sempre nos 7,tal, o que é bom para os meus peixes "alcalinos", mas não para este novo aqua.
  6. Obrigada! Vi também que a akadama pode ser um bom substrato para o efeito, mas não sei se compensa porque akadama pura, em termos de preço/kg não me parece muito competitiva comparativamente com substratos próprios para aquário, somente as terras para bonsai que têm na sua constituição akadama é que têm um preço muito mais atrativo e o meu receio é que a sua restante composição possa ser nociva. Compensará arriscar?
  7. Boas Quero começar um aquário só para neocaridinas e quero manter o ph entre os 6,0-7,0 e ando à procura de um bom substrato para o efeito. Já vi o Jbl shrimp soil e vi no fórum referirem-se ao Ada e ao shrimp soil da aquatic nature. Alguém sabe dizer qual o melhor em termos de qualidade/preço e onde posso encontrar, na zona do Porto, uma loja que me consiga orientar este tipo de substratos? Desde já, obrigada
  8. Só aparecem na parte de baixo e desta planta, especificamente. Tenho mais umas 6 do género e não têm nada. No entanto coloquei-a num vaso com substrato dentro de uma parideira de rede para o caso de serem caracóis eu conseguir controlar a situação
  9. Boas Tenho dois pés de uma planta num aquário comunitário com mollies, guppies e uns caridina e hoje reparei que um dos pés da planta está cheia de umas massas que não consigo perceber o que é, enquanto a outra está impecável. Há uns tempos apanhei um caracol manhoso no aquário que deve ter vindo no meio de uma cryptocoryne wendtii mas tirei-o. Será que são ovinhos dessa praga? Se alguém me souber identificar o que é, fico muito agradecida, para saber como proceder para o bem estar do aquário Update: entretanto, no grupo do Facebook Aquariofilia, 3 pessoas disseram-me que podem ser ovos de physella acuta ou fetos de Java, sendo que podem coexistir as duas situações
  10. Está sim! https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/15250 Eu tenho umas lemna minor, mas acho que alguns peixes a devem devorar porque é suposto ser uma praga e elas não crescem assim tanto, mas vou então transferir algumas para o outro aquário Grata pela resposta!
  11. Boas Há uns tempos inseri uns caridina no meu aquário comunitário e fiquei com este bichinho dos camarões. Por isso vou iniciar um aquário exclusivo de caridinas/ neocaridinas porque não quero que sejam comida viva para os meus guppies e mollies Li uma tese da faculdade de med veterinária de Lisboa que analisou o comportamento dos neocaridinas em função do substrato e da luz, basicamente a luz influencia a concentração do pigmento e quanto menor a luz mais concentrada será a cor do camarão. No entanto fiquei com uma dúvida com base no comportamentos dos meus no comunitário: qual é o ciclo de luz ideal ou mais confortável para os neocaridinas? Eles gostam de ambientes mais escuros? Ou posso dar um ciclo de 12h?