Egnom

Membro
  • #Conteúdo

    560
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Egnom

  1. Freesoul, era muito porreiro se conseguissemos enviar uns quantos exemplares desses que encontraste para análise. :discuss_gathering:

     

     

    Ora bem, de facto eu e o Freesoul enviamos alguns exemplares de Mértola e do Douro para análise. Finalmente chegaram os resultados e são estes:

     

     

    Os exemplares de Mértola (Theodoxus guadianensis) são geneticamente relacionados com a espécie "Theodoxus baeticus" e "T. valentinus/T. velascoi".

    Assim, o grupo constituido por estas três espécies é endémica das regiões do sul da Peninsula Ibérica.

     

    Descrição (em alemão...) do Theodoxus guadianensis: ( http://biodiversitylibrary.org/page/16299746#24 )

    E os desenhos (fig. 1357, 1358): ( http://biodiversitylibrary.org/page/16299939#217 )

     

    Os exemplares recolhidos pelo Freesoul no Douro indicam que se trata da espécie Theodoxus fluviatilis s. str.

    Tratam-se aparentemente, dos exemplares seguramente identificados desta espécie, que se localizaram mais a ocidente até agora.

  2. É uma boa questão

     

     

    Sabe se que tudo o que se coloca dentro de um aquário, passado algum tempo é colonizado por bactérias.

    Nos reefs, a rocha utiliza se para filtrar a água, mas é preciso não esquecer que por serem rochas extremamente porosas, a sua superficie é bastante grande, pelo que a capacidade de albergarem colónias de bactérias é enorme também.

    Na água doce, o que geralmente se faz não é tanto ao nivel de colocar rochas colonizadas, é por exemplo em colocar um filtro com matérias filtrantes já colonizadas de outro aquário.

  3. Boas

     

    Tenho um aquário com cerca de 120 litros e a calha é uma sun-sun com 3 x 39 watts, com as lampadas originais.

    Montei o aquário há pouco tempo e queria fazer um tapete de glosso, mas este em vez de se estar a espalhar na horizontal, está a crescer para cima.

    Parece me um sinal de falta de iluminação... Ou será do espectro das lampadas? Como aquilo é luz branca, talvez falte um pouco de luz mais amarelada... Será isso? O que me aconselham?

  4. Um aquário não é susposto ser um ambiente asséptico, completamente desinfectado e apenas com alguns peixes. Possui toda uma fauna de pequenas dimensões, a começar pelas bactérias e a acabar por vezes em pequenos seres como estes que descreves.

    Dizes serem planárias, mas pela descrição parecem me mais ser pequenos anelídeos, que costumam surgir em aquários com excesso de restos de alimentos no areão. Não são prejudiciais, antes pelo contrário, são benéficos pois eliminam os restos de comida e são indicadores que a pessoa que trata do aquário necessita de mudar os seus hábitos e neste caso, dar menos comida, aumentar a filtragem, aspirar o areão, etc. Experimenta fazer uma destas coisas, em vez de estar a colocar um químico na água para matar a bicharada.

    Fica a sugestão. :character0050:

     

    Cumprimentos e boa sorte!

  5. Um pequeno update:

     

    Resolvi começar as escavações, apenas para testar a profundidade e ver se não existiam obstáculos.

    Cheguei aos 90 centimetros de profundidade sem problemas. Depois começou a chover e como a terra é barro, o buraco ficou cheio de água. Ficam umas fotos:

     

     

    mmm010.jpg

    mmm011.jpg

    mmm009.jpg

     

     

    P.S. - O estendal da roupa irá obviamente sair dali. :music_singguitar:

  6. É lá! A coisa é séria mesmo. É melhor colocares aqui as fotos porque fica mais fácil da malta ver:

     

    DSC00988.JPG

     

    DSC00986.JPG

     

     

    Será um parasita? Será um fungo? Eu próprio não percebo nada de doenças de carpas. Vamos esperar que a malta diga alguma coisa.

     

    Já agora, há quanto tempo +- apareceram estas bolhas?

  7. Porque por muito bonito que esteja o teu lago se não tiver um sistema de filtragem efeciênte não vais ter uma boa qualidade de vida para os peixes aceitavel.

     

    Olá Gardenkoi

     

    Não está esquecido e gostaria de incluir tanto a filtragem como a circulação, mas num primeiro momento não vai ser possivel.

     

    Quanto a esta afirmação que sem filtragem a água não tem boa qualidade para os peixes, depende a que filtragem te estás a referir. Há exemplos de lagos sem filtragem mecânica que suportam alguns peixes, com recurso à filtragem exercida pelas plantas. Vê por exemplo, os lagos do Severum:

    http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=73487

    http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72741

     

    Claro que vai dar uma grande trabalheira desbastar uma selva de plantas em continuo crescimento e vai existir um acumular progressivo de porcaria no fundo. Era por isso que queria arranjar forma de poder aspirar o fundo do lago.

  8. Obrigado pela ajuda Alfredo. :)

    Gostei especialmente da maneira como o Toninho colocou o areão e as pedras:

    016%20-%20terminado.jpg

    Provavelmente farei qualquer coisa deste género, apenas com um pequeno pormenor diferente.

    Ando a pensar na questão da limpeza do lago e talvez devesse ter uma pequena depressão mais funda num determinado ponto, para onde toda a sujidade fosse parar por acção gravitica e onde seria depois facilmente aspirada. Por outro lado, deverei utilizar em vez do areão de pedra pequena, seixos com um calibre um pouco maior, pois parece me que será mais fácil de ser limpo.

    O lago do Toninho parece ter o fundo todo à mesma cota, pelo que a sujidade se deverá acumular um pouco por todo o lado.

     

     

    Relativamente à problemática dos peixes, estou a começar a pensar em killis.

    Se não me engano, as seguintes espécies aguentam o ano todo em lago:

     

    Fundulus, Jordanella, Letptolucania, Lucania, Aphanius

    E algumas espcies de Cyprinodon e Oryzias. Ainda as Austrolebias, mas que por serem anuais são de dificil manejo. (informação retirada de: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry485555 )

     

    Tenho que pensar um pouco mais nesta questão e analisar bem as caracteristicas dos peixes. O ideal até seriam peixes cá de Portugal, ou pelo menos, da Peninsula Ibérica.

  9. Axo que não se "agarra" naturalmente. Penso que tem que ser atada com fio a alguma coisa e mantida assim. Mas pesquisa um pouco mais sobre isso aqui no forum que encontras malta que já fez tapetes com estas algas.

  10. pensava que isso era um processo natural e não implementado por nós...já vi que é possivel...a ver se dá resultado e se elas recuperam bem...

     

     

    Na natureza, uma bola quando atinge um determinado tamanho, eventualmente talvez o centro apodreça ou o seu tamanho e peso façam com que o centro entre em colapso, provocando uma "divisão" natural. Não sei.

     

    Atenção que em aquário, depois de dividires a bola ao meio, cada metade tem que ser virada regularmente para ganhar o aspecto de "bola".

     

    Cumps.

  11. Boas

     

    Não é musgo, são algas.

    Podes cortar e dividir nas partes que quiseres. Cada bocado origina uma bola nova, desde que cuidada convenientemente.

    Tem em atenção que é uma alga de crescimento extremamente lento, por isso dependendo do efeito que pretendes, talvez fosse melhor comprares mais uma bola em vez de estares a dividir a que compraste.

  12. Mais algumas plantas que me parece que ficarão bem no lago:

     

     

    - Iris laeviegata

    - Cyperus

    - Typha latifolia

    - Zantedeschia aethiopica

    - Canna spec

     

     

    E alguns animais:

     

    - Atyaephyra desmaresti (se arranjar peixes que não os comam...)

    - Planorbarius corneus

    - Physa

    - Rana perezi

     

     

    Mais algumas fotos da net:

     

    Garden_Pond.jpg

    28-feb-2009.jpg

    Jardim1.jpg