Boas Pedro, 
  
Acho que está aí um bom projecto para o betta! Desejo-te sorte com a reprodução. Sê paciente! 
Quanto ao filtro, também sou de opinião que deveria ser mais fraco, uma vez que os bettas gostam de águas calmas. Se calhar o filtro até tem regulador... 
O tronco, não tem obrigatoriamente que ser de laranjeira. Podes pôr carvalho,videira, etc, que até será mais aconselhável. Eu vou usar um de laranjeira, porque já estava seco, e gostei da sua forma para o meu aquário, mas até podes encontrar algo mais engraçado. 
Se fosse a ti, apostava numas plantas de superfície, com raízes longas, do género de limnobium laevigatum ou (P i s t i a)  Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal, e poucas para o fundo. Depois, se quiseres, fala comigo por pm, para ver o que se arranja...  Os bettas gostam de nadar entre estas raízes. 
A iluminação, também me parece um pouco exagerada para esse aquário, e para a espécie em questão, que prefere um ambiente mais escuro. Se calhar com as flutuantes, também resolves isso. 
Para as corydoras, tens que ter em atenção a granulometria do areão. Elas preferem areia fina. Para além disso, se calhar não é muito boa ideia, uma vez que é uma espécie de cardume, que se dá melhor em grupos de 5 ou mais elementos. Mesmo que sejam das anãs, torço um bocado o nariz, tendo em conta o tamanho e a litragem do aquário... 
Na minha opinião, os betta fêmea, não são tão territoriais como os machos (nem nada que se pareça), e convivem bem com outros habitantes, até da mesma espécie. No entanto, como o aquário é pequeno, e podes sempre ter o azar de o animal ser mais irritadiço, acho que vais pelo bom caminho, ao manteres a fauna reduzida. Pensa numas kuhlis (não sei se gostas...). Também devem ser mantidas em grupos, mas são menos activas do que as corys, pelo menos com a iluminação ligada. Também deves possuir esconderijos, porque elas são sensíveis à luz. 
Que tipo de silicone estás a usar? É aconselhável que seja para acrílico, porque cola melhor nessa superfície. A cola quente é capaz de não pegar, e também não isola nada. 
A Sílvia deu uma boa ideia para reforçares a união. Mas pensa antes numa calha em plástico, das que se compram nas lojas de bricolage. São baratas, e tens em vários tamanhos e cores. Pretas, brancas, a imitar madeira... Eu já utilizei, e acho que funciona melhor. Tipo isto:  
  
Espero ter ajudado! 
  
Abraço