Elsa Patrícia Oliveira

Membro
  • #Conteúdo

    153
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Elsa Patrícia Oliveira

  1. Olá a todos!

     

    Apesar de estar registada aqui desde 2003 e ter aquário desde essa altura, a verdade é que estive "adormecida" durante muito tempo. O aquário mantém-se, mas durante muito tempo foi quase só "mobília". Nunca consegui ter peixes muito tempo, nem vingar as criações...

     

    Agora estou a querer reiniciar esta paixão. Vou colocar aqui o meu setup e uma foto e gostaria que me dessem ideias, porque não tenho mesmo grande jeito para o aquascaping ;) Também gostava de diversificar a fauna, embora seja apaixonada por guppies...

     

    Material

    Aquário Juwel 80 cm * 35 cm * 45 cm - 90 L

    Filtro Eheim pickup 160 - 500 L/H

    Termostato 100 W - 25º

    Iluminação – AquaGlo 25w - 7 horas/dia

     

    Hardscape

    Substrato fértil – Sera Floradepot

    Substrato não fértil - Areão

    Tronco pequeno

    Pedras vulcânicas

     

    Parâmetros

    Gh 6

    Nitratos (NO3) - 20mg/L

    Nitritos (NO2) – 0.5 mg/L

    pH - 6,5

    Kh - 4

     

    Plantas

    Anubia "nana"

    Cryptocorine wendtii "brown"

    Echinodorus “Reni”

    Fetos de Java

    Musgo de Java

     

    Peixes

    2 corydora (a acrescentar mais 4)

    1 pleco

    1 Botia palhaço

    1 Botia Lohachata

    1 Betta

    6 Guppies

    2 caridina japonica

    1 platy (a acrescentar mais 2)

    3 Dânios Zebra (restantes de um cardume)

    1 Neon chinês (restante de um cardume)

     

    Fertilização

    TPA - 21 Litros uma vez por semana

    Macronutriente - N/A

    Micronutrientes - N/A

     

     

    /343290cc-ac77-415a-ba4a-780e41948eea_zps

  2. Olá. Hoje fui às compras. Enquanto encomendei ao senhor da loja que me tirasse uns neons rosa e negros, fui escolher uns platies... e quando chego a casa tinha estes bichitos em vez dos neons rosa! E agora não sei que são, mas que são bonitos, lá isso são! Podem ajudar??

     

    picture018ia2.th.jpg

  3. Sinto-me tão pequeniniiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinha... eu que até andava aqui a pesquisar layouts porque vou aproveitar as obras em casa para desmontar o aquário e montar do zero... agora nem sei o que faça, não tenho nem um graminha de jeito para fazer nada parecido com isto. You're the man!

  4. Pois é, os outros peixes estão finos da vida e até agradecem o imenso espaço que ficou só para eles... comprei ontem um betta no El Corte Ingles, mas pus no aqua pequeno e só o comprei porque já andava a namorá-lo há duas semanas e como estão em mini-aquários individuais, não deve haver problema... de qualquer forma não o junto aos outros...

  5. Obrigada a todos pelas respostas.

    Por acaso não foi no Arrábida, foi na Jardiland... no Arrábida nunca vi promoções, muito pelo contrário :x

    Certo é que tão cedo não me meto em compras. Os que vier a comprar daqui a uns tempos passarão alguns dias no aquário mais pequeno em quarentena de Esha 2000.

    Os residentes actuais parecem bem de saúde, não lhes noto quaisquer sinais de doença e tenho-os alimentado com vermes de grindal.

    Devo colocar carvão no filtro para absorver o medicamento ou deixo ficar e ele vai desaparecendo com as TPA's?

  6. Há 3 anos :multi:

    Mudei de casa há um ano e trouxe metade da água em garrafões, mudei o substrato, mas mantive os materiais do filtro. O filtro é de caixa, interior, com uma bomba (280 litros/hora). Tem cerâmicas, lã de vidro, esponja e bioballs. Limpo-o todos os meses com água do aqua. Já agora, que materiais aconselhariam para ter um filtro 5 estrelas?

    Faço trocas de 20 litros semanais, ou maiores se me desleixar uns dias a mais... trato a água com Aqutan e acrescento uma colherzinha de sal por cada 5 litros.

  7. Olá!

     

    Tenho este aquário há mais de 3 anos e posso dizer que nunca houve uma altura em que o considerei estabilizado. Volta e meia hvaia sempre um problema ou outro, fungo ou bactéria, crescimento lento dos alevins, mortes aparentemente repentinas e inexplicáveis. Bem ou mal sempre tratei o problema e consegui salvar a maioria dos peixes... o problema era que a seguir ia comprar outros e voltava ao mesmo...

     

    A semana passada foi a pior fase... numa promoção de uma grande loja aqui no norte, trouxe 5 guppies, aparentemente saudáveis e bastante bonitos, para acrescentar ao aqua. Nos dias seguintes morreram-me 11 peixes, incluindo esses 5. Corydoras, guppies e betta. De um dia para o outro pareciam inchados e descolorados, nadavam descontroladamente e morriam logo a seguir. No primeiro dia entrei na sala e tinha 7 mortos de uma vez...

     

    Ao pesquisar aqui, resolvi adquirir o Esha 2000. Apliquei as doses mais fortes que eles recomendam e a minha ceratophlum demersum morreu todinha (as outras plantas continuam impecáveis). Vai de fazer uma TPA valente para aspirar as agulhas da planta que cobriam o substrato e nova dose de medicamento. Conclusão: os peixes que adoeceram, morreram. Os outros, que nunca manifestaram sintomas, continuam normais. Fiz testes hoje e gostava que me dessem uma opinião do que poderei fazer para estabilizar (além de não comprar mais peixes tão cedo...)

     

    Set up:

    Medidas: 81x36x46

    Fauna: 4 platies, 3 guppies, 3 mollies, 3 neons e 4 caridinas.

    Flora: Cryptocoryne, Echinodorus, Egeria densa, Limnophila sessiliflora, musgo

    Decoração: tronco, pedras vulcânicas

     

    Testes:

    PH - 6.5

    GH - 120

    KH - 40

    NO2 - 0.5

    NO3 - 20

  8. Boas

     

    De facto lamentável. O que a ignorância faz... comcerteza são pessoas que viram uma vez um peixe num globo e pensam que vivem assim eternamente. Um exemplo muito triste. Para além do mau profissionalismo... também sou jornalista e se me chegasse um press release sobre uma empresa com um peixe morto nem olhava para o conteudo... ou seja para além do atentado moral também é um mau trabalho de comunicação.

     

    Já agora aproveito para deixar aqui outro alerta parecido. Contou-me um amigo meu que em certo casamento que foi o centro das mesas era um globo com um beta dentro. Pessoalmente acho de muito mau gosto... felizmente ainda conseguiu trazer o que estava na mesa dele e está a cuidar do peixe. Espero que não pegue moda...

     

    Cumps

     

    Já mandei um mailzinho a dizer de minha justiça. Ao que isto chega! Vou tb reencaminhar a alguns contactos na área do jornalismo. Isto merece censura, no mínimo!

    É verdade isso dos casamentos... pelos vistos, o tema preferido dos tugas é o mar e então desatam a inventar... eu estou a planear o meu casamento e já vi fotos de decorações que incluem peixes vivos... qd perguntei o que lhes faziam depois... "são as empresas de decoração que os levam"... argh!

  9. [quote name='everblue' date='Aug 23 2007, 01:34 AM' post='43093 Se tivesse que escolher, teria sem úvida os gatos em detrimento dos aquas. Ter um aquário é quase como ter uma peça decorativa,

     

    pois aí é q está, não é...quando temos peixes o compromisso é exactamente o mesmo q com gatos ou cães. é pra toda a vida e para lhes dar a melhor vida possivel. eu penso assim.

     

    O compromisso é, mas a relação não :) Por exemplo, se me morrer um peixe, apesar de fazer tudo para isso não acontecer, não é o fim do mundo. Mas já me morreu um gato e a coisa foi bem pior... logo, o sentimento não é o mesmo, venha quem vier.

    De mais a mais, não estou a dizer que tenha que se escolher, apenas frisei o que escolheria, caso houvesse alguma circunstância que a tal obrigasse. Mas tenho dois aquários e 4 gatos (além de uma cadela bem mais irrequieta do que os gatos todos juntos) e vivem todos em harmonia... por isso, acho que, tomadas as providências básicas, seria perfeitamente possível ter o gatinho, sempre dava um lar a um dos milhares que andam por aí a precisar...

  10. Tenho 4 gatos e 2 aquas... os gatos livres e os aqua fechados. Se tivesse que escolher, teria sem dúvida os gatos em detrimento dos aquas. Ter um aquário é quase como ter uma peça decorativa, o trabalho é limitado, mas a companhia e a beleza tb são... se realmente desiste de ter o gato (e há imensos a precisar de dono, ao contrário dos peixes) só porque quer ter uma calha xpto, então de facto não quer ter o gato. E quando não se tem a certeza, é melhor mesmo optar por não ter. A adopção de qualquer animal implica responsabilidade e é para toda a vida.

    • Gosto 1
  11. O meu casal de bettas adoeceu de repente na semana passada, mas nem sequer têm a mesma doença, parece-me. A fêmea está com uma evidente hidropsia, que me parece demasiado avançada para curar... mas o macho há vários dias que se mantém à superficie, de lado... de vez em quando faz um esforço para nadar e consegu durante uns segundos, mas parece que é obrigado a ficar de novo a boiar e de lado... já os isolei para observar melhor. A fêmea não me parece que se safe, mas o macho, tirando o sintoma que descrevi, não tem qualquer outro... o que posso fazer?

  12. Bom, parece-me que a única solução mesmo é avançar com uma queixa por burla. As mensagens relativas a encomendas que eu e outros membros daqui colocámos no fórum do BCP foram simplesmente apagadas, sem qualquer resposta...