Berna11

Membro
  • #Conteúdo

    5
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

1 Seguidor

Sobre Berna11

  • Aniversário 11/11/1991

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Sintra (Lisboa)
  • Localização
    Algueirão - Mem Martins

Berna11's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boas Sérgio. Quando me informei como haveria de fertilizar, acabei por comprar 3 pós para macros (KNO3, KCl e KH2PO4). Com a ajuda do lojista onde comprei (que basicamente foi o que me ensinou 90% do assunto), depois fiz uma solução com esses pós, e com as indicações dele e de um site decidi as doses de macros que dar. O site: http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator Macros despachados, faltam os micros, onde já experimentei Profito e agora estou a experimentar Tropica Premium, mas também não sei dizer se compensa ou não (quando o tropica acabar, vou para o profito ou para o seachem flourish). Isto que descrevi penso que é o método EI, onde ponho as doses de macros à 2a, 4a e 6a e micros à 3a e 5a, sempre com TPAs regulares.
  2. Berna11

    Duvida CO2 caseiro

    Eu costumo fazer a receita da gelatina, com duas garrafas, e aquilo ainda dura 1 mês tranquilamente. Se bem que para estar óptimo e sem muitas oscilações acho que deveria fazer (idealmente) uma garrafa de 2 em 2 semanas, mas admito que a parte da gelatina dá trabalho. Segui este tópico na receita: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78586&page=1 A ultima garrafa que fiz foi sem gelatina, receita parecida à do joaobotelho, mas penso que não pus tanto açúcar e pus metade da saqueta de fermento. Nos primeiros dias aquilo é CO2 com fartura (imenso mesmo), depois baixa muito, passados os tais 4 ou 5 dias. Não sei se foi de ter feito com menos fermento e açúcar, se é de ter as garrafas muito em baixo do nível da água... Mas pronto, pela "estabilidade", acho que vou continuar a fazer com gelatina.
  3. Boas, Eu não consigo ajudar grande coisa, que não tenho muitas certezas e não quero induzir ninguém em erro, mas posso dizer o seguinte: Quanto ao substrato, eu para o meu de 90x45 de base usei 16L de substrato inerte + 5L de fértil e fiquei contente com o resultado, consegui fazer um bom declive, atrás ficou talvez com 10cm de altura. (Até dá para fazer uns cálculos aproximados, se considerarmos que o substrato pode ser um prisma cuja base é trapézio, e assim podemos calcular o volume que queremos ocupado...) Quanto ao substrato fértil ou pastilhas, provavelmente já alguém perguntou isso neste fórum. Não sei as vantagens, mas presumo que dependa dos objectivos e das plantas que se quer por. Quanto ao resto, certamente alguém que saiba mais poderá ajudar, que não faço ideia da resposta para o resto das perguntas Boa sorte
  4. Antes de mais, muito obrigado pela resposta! Eu estava a pensar em ou colocar uma divisória no aquário ou por os alevins noutro, passado uns dias depois de nascerem. Até lá achas que os pais não os protegem o suficiente dos neons? Além que penso que há espaço suficiente para eles terem um território definido sem grandes confusões (mas nunca tentei nada deste género, não sei).
  5. Boas pessoal, Estou a pensar em fazer um aquário, com 90x45x40, e estou com dúvidas no substrato a usar. Um dos meus objectivos seria ter um casal de ramirezis que se reproduzisse. Para manter e criar os ramirezis já li que é uma mais valia ter um pH ligeiramente ácido, e para isso tenho dois substratos em mente: Akadama e Aqua Gro Soil. Alguém sabe vantagens/desvantagens de um em relação ao outro? Mais detalhadamente: Aquário: 90x45x40 Filtro: JBL CristalProfi e901 greenline ou Eheim 2217 Substrato: 5L JBL Aquabasis + ~15L Akadama ou Aqua Gro Soil (e talvez turfa, se necessário) (O JBL Aquabasis para manter plantas bonitas, mas pouco exigentes) Fauna Casal de Ramirezi Cardume de Neons (cerca de 7, que já tenho) 4 ottos Já li o tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=28439&page=3, onde foi usado akadama. Links Aqua Gro Soil: http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/aqua-gro-soil.html Akadama Double Red Line: http://www.luso-bonsai.com/produto.php?id=827 Notar que de tudo o que escrevi acima ainda só tenho os neons, por isso qualquer sugestão é bem-vinda. Obrigado!