Carapau

Membro
  • #Conteúdo

    40
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Carapau

  1. Ola a todos. O meu nome é Rui e eu registei-me neste forum por volta de 2006. Ao fim de um interregno de muitos anos, retomei o hobby. Tenho agora num tanque de 45x30x30 um par de electric blue Ramirezi que fizeram uma postura e os ovos eclodiram á cerca de dois ou três dias. O par esta sozinho no tanque com os fries.

    Esta e a primeira vez que os meus peixes fizeram posturas e nao tenho experiência com fries de Ramirezi. Para ja os pais são muito zelosos e estão sempre a tentar que eles fiquem juntos. Apanham-nos e vao po-los junto com os outros.

     

    Alguém tem conselhos para dar. Obrigado.

     

    PS. Desculpem o meu portugues mas eu ja nao vivo em Portugal ha muito tempo.

  2. Acho que vou fazer uma visitinha ao Parque da Paz ... Passo lá perto com alguma frequência.

    Se depois ainda precisar de mais eu aviso.

     

    Gracias.

     

    Não vás retirar xistos ao Parque da Paz. Os xistos que lá estão foram colocados para que o espaço se tornasse mais estético e agradável. Ao retirares os xistos estarás a degradar o espaço que se espera ser preservado por todos os visitantes.

     

    Ali perto poderás deslocar-te até junto do Convento dos Capuchos onde existem xistos com fartura.

  3. Ontem quando cheguei a casa la estava o CO2 a lançar uma bolha a cada 3 segundos. Esta é a reacção normal / esperada? ou vai aumentar o fluxo de libertação de CO2? É que eu nunca assisti ao processo em outros aquas...

     

    Outra coisa... eu acho o difusor do kit da nutrafin assim o bocado a dar para o horroroso. É muito grande e pouco estético. Existem outras alternativas que possa colocar?

  4. Boas,

     

    Eu sei que este tópico poderá parecer repetitivo, mas não é.

    Decidi fazer injecção de CO2 para ajudar ao crescimento das plantas. O aqua tem 60L e como tal, também porque queria as coisas um pouco mais bonitas, comprei o kit CO2 da Nutrafin, com o objectivo de, depois de acabarem as recargas, fazer a mistela caseira.

     

    O que aconteceu é que fiz a mistela como explicava lá (açucar até ao primeiro nível, juntar os dois pacotes da recarga e depois encher com água até ao segundo nível. Apertei bem para que não houvesse fugas e coloquei no aqua. Pelo que li aqui no forum deveria ter bolhas ao fim de uma ou duas horas. Passou a noite inteira e não há reacção!!!

     

    O que é que poderá estar errado?

  5. Possivelmente tens o termostato avariado! Para um termostato de 100W não se consegue manter a água acima dos 24º é porque não deve estar bom. Desde que trabalhe bem podes arranjar um termostato até 75W.

     

    Outra coisa... o filtro não deve ser suficiente. Tem de ter um caldal de pelo menos 400L por hora.

     

    Quanto aos peixes poderás vendê-los ou trocá-los aqui no forum (pelo menos o bótia palhaço e o escalar) que vão ficar muito grandes e não vão certamente faltar interessados. Se não quiseres "desfazer-te" deles, até porque foram oferta, podes sempre arranjar um aqua de um metro!!! :wink:

     

    As plantas, com essa iluminação, poderás colocar anúbias, fetos e musgo de java, vallisnerias, cryptocorine, porque são plantas que não precisam de muita luz. Podes manter a luz do aqua ligada entre as 17:00 e as 24:00. Se tiveres o aqua num local com pouca luz natural terás de ligar mais cedo (existem uns temporizadores que te tratam do assunto).

  6. A melhor forma de mudar o aqua de casa é:

     

    - O aquário é a última coisa a sair da "casa velha"

    - É a primeira coisa a montar na "casa nova"

    - Vais a uma loja de aquariofilia pedes para te venderem sacos de transporte de peixe

    - Arranjas um ou dois jerricans para conservar metade da água que actualmente tens no aqua.

     

    Se fizeres as coisas desta forma para os peixes é como se estivesses a fazer uma limpeza geral ao áqua.

     

    Outra hipótese é ainda antes da mudança das coisas pesadas mudas o aquário e montas no local onde vai ficar. O que convém fazer é desmontar e montar logo.

  7. Boas,

     

    Fizeste muito bem em ter feito o ciclo do azoto com apenas dois peixes. Normalmente um iniciante tem a tentação de povoar o aqua com todas as espécies que tinha pensado.

    Quanto ao facto da morte dos neons poderá estar relacionada com o nível de ph, mas mais do que isso poderá ter que ver com a forma como foram introduzidos no aqua. De forma alguma deves introduzir água de uma loja no teu aquário. Como disse o gh0st, deverás instroduzir o saco dentro do aqua (fechado) e deves ir introduzindo água do teu aqua de 15 em 15 minutos. Isto faz com que os peixes se adaptem ao novo ambiente.

    Relativamente à redução de ph poderás utilizar esse produto, embora não seja muito conveniente, porque se trata de um químico. A forma mais comum de controlar o ph é através da introdução de troncos e xistos. Mas atenção os troncos têm de passar por um processo (chato) de adaptação senão transformar o aqua num chá. Os troncos têm de ser afundados (colocas o tronco num balde completamente submerso durante várias semanas até ele deixar de flutuar). Para acelerares o processo poderás (deverás) ferver o tronco várias vezes. Para evitares este trabalho todo podes ir a uma loja de aquariofilia comprar um tronco já tratado.

    Reparei também que fazes TPA's quinzenais de 25% da água. Lembra-te que quando introduzires mais neons deverás fazer esses TPA's semanalmente. Mas antes de os colocares verifica os níveis de amónia e de nitratos.

    Finalmente, quanto ao espaço do aqua, isso é muito relativo. No teu aqua especificamente estás completamente á vontade (desde que não coloques nenhum peixe que cresça mais dos que os 8 cm). Neste momento tens 2 danios uma cory e o que eu penso ser um pleco. Estes dois últimos ocupam a zona inferior do aqua. Poderás eventualmente colocar mais duas coridoras porque até são de cardume. É recomendável não ter mais de 45 cm de peixe num aqua de 60 litros, embora conheça aquariófilos experientes que conseguem manter aquários de 60 litros superpopulados sem mortes e água cristalina.

  8. O mais importante que deverias ter feito era manter o aquário sem qualquer ser vivo lá dentro (plantas e peixes) e medir correctamente a temperatura com um termómetro próprio para aquários e o PH. Depois de introduzires as plantas e verificares que elas estavam a morrer não deverias introduzir os peixes. Quando tudo estivesse estável deverias introduzir apenas um ou dois peixes.

     

    Neste momento deverás:

     

    Ver a temperatura do aqua;

    Ver os níveis de amónia; nintritos, nitratos e ph

     

    Quanto aos peixes que "desapareceram" certamente foiram comidos pelos tubarões bicolor.

  9. Eu não sei se sabes inglês, mas aqui fica...

     

    SYN:  Anoptichthys jordani, A. hubbsi

    PD: The body is flesh colored with a silvery iridescence. The fins are colorless and transparent. Where the eyes should be, there are dark areas where the eyes have been covered with skin.

    SIZE: To 3.5" (9 cm)

    SS: None

    S: middle

    HAB: This fish is found in underwater lake and stream caves, and sub-terrain streams. North and Central America; from Texas to Panama.

    TANK: 24" (60 cm) or 15 gallons (57 L). Very undemanding with regards to the tank set-up. The tank can include live plants as this species will not harm them.

    WATER: pH 6-7.8 (7.2), 10-30 dH (14), 64-79°F (18-26°C)

    SB: A peaceful fish that can be kept with other calm fish in a community tank. Can be kept singly or in groups.

    SC: Livebearers, Corydoras, Loricarids, tetras, Gouramis.

    FOOD: Live; aquatic insects, shrimp, Tubifex, insect larvae; flake.

    SEX: Females are plumper and larger when mature.

    B: Can be bred in cooler water temperature from 66-70°F (19-21°C). The eggs are laid at random. The eggs hatch in 24-72 hours and the fry are free swimming after six days. They can be feed small live and crushed dry foods. They grow quickly. The young have eyes which disappear shortly after hatching.

    BP: 6. Breeding this fish is not difficult in tanks with a cooler water

    R: This fish locates its food by its excellent sense of smell. The Blind Cavefish was formerly known as Anoptichthys jordani . This fish can mate with A. mexicanus, the regular, non-blind form. The Blind Cavefish navigates its way around the tank by using its lateral line. It is able to find foods and avoid obstacles.

    DC: 2. A hardy, and excellent community fish.

     

    Fonte: Mongabay.Com

  10. Os ovos demoram cerca de 36 horas a eclodir (mas isto depende sempre da temperatura a que está a água).

     

    aqui.

     

    Tens toda a informação sobre reprodução de colisas e alimentação de alevins.

  11. Tu não te metas nisso....

     

    :) Ambos os peixes são territoriais e agressivos quando o espaço é pouco.

    :arrow: 15L é uma jarra para flores e não um aquário.

     

    O que podes fazer é ir a uma loja de aquariofilia e pedes para te trocarem o tubarão por um betta macho. Compras umas plantas que não precisem de muita luz (tipo anubias) e pode ser que até consigas fazer criação.

     

    Enquanto isso tenta arranjar um aqua de pelo menos 50 litros.

  12. 1 Tubarão de Cauda Vermelha (creio que o tubarão foi erro de principiante mas está bastante bem de saúde e não causa problemas aos outros).

     

    Enquanto ele for pequeno e ouver espaço para todos está tudo bem. Mas ele cresce até c. de 12 ou 13 cm e quando se sentir "apertado" vai tornar-se agressivo.

  13. Bom... já chegaste à conclusão de que não foi o camarão que matou os peixes e que já não tens de o devolver à loja.

     

    Mas há ainda outra coisa muito importante. Tens que tentar perceber porque é que os peixes estão a morrer. Mede os níveis da água. Qual é a fauna que habita no aqua? mete aí o setup! Se estiver tudo bem com o aqua pode ser da loja!!!

     

    Enquanto não descubrires o que se passa é possível que os peixes continuem a morrer (o camarão é que agradece :lol: ).