quinzico

Membro
  • #Conteúdo

    270
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Netherlands

Posts publicado por quinzico

  1. Não vale a pena comprares calhas feitas. Fica muito mais barato fazes uma e nao é nada difícil. Se quiseres ver como contrui a minha que tem 16 leds de 10W cada podes aceder ao seguinte link(reefcentral). Tem lá os preços e os links onde comprar.

     

    Link:

     

    http://www.reefcentral.co.uk/showthread.php/28365-Led-Lighting-with-10W-high-power-LED?p=249023&highlight=#post249023

     

    Um abraço

    Hélder Quinzico

  2. Parabéns pelo teu projeto. Está muito profissional. Eu também estou a fazer uma alteração de uma calha T5 8x39W para LEDS(190W). Nessa calha só falta um controlador para fazer o ciclo solar. No meu caso já o fiz, com a função de nuvens aleatórias.

     

    Também gostaria de saber onde compraste os alumínios e quanto é que custou a fazeres essa calha de raíz.

  3. Sim joão, os novos MCE600 já puxam 400L/H (os antigos só puxavam 350) e é por isso que em vez de darem para 750L agora dão para 875L.

     

    Para verem as características técnicas podem ver aqui:

     

    APF600

     

    AP600

     

    MCE600

     

     

     

    Boas,

     

    Não teimando, mas.... a diferença de ar é devido há pressão na bomba. No caso do Mce600, esta leva com o peso de água e no caso do APF600 como é externa não tem essa limitação. No entanto o MCE600 faz 400 lts/h, o ultimo upgrade lançado pela Deltec há uns tempos.

     

    Abraço

  4. PEdro, em relação à bomba do APF600 e AP600~é a mesma, mas deve haver alguma diferença no rotor de agulhas para haver uma diferença de 100L/h.

     

    Quintino, o APF600 está preparado para funcionar fora do aquário e com alimentação por gravidade.

     

    Em relação À bomba de retorno, penso que é melhor po-la a funcionar dentro de água, por várias razões, entre elas, fará menos barulho e não terás problema se houver alguma fuga na ligação à bomba.

     

     

     

    Desde já muito obrigado a todos pelas respostas e ajuda.

    Aproveito para te perguntar Pedro, que escumador escolherias por mais 100€ e que fizesse a diferença.

    Já agora, relativamente ao Deltec APF600, é possível deixar este escumador fora da sump? Se eu a meter no interior irá encher-se de limos provavelmente, daí a minha pergunta, o que recomendas? Se calhar não faz muito bem à bomba.

    Já agora, a sump será em principio dividida em três partes, primeira para o escumador, refugio e depois para a bomba de retorno, a minha pergunta é, devo ligar a água do esgoto do aquário directamente ao escumador, e a restante cai para a zona do escumador, ou simplesmente a água do esgoto cai na zona do escumador, e este filtra o que conseguir e sai para a mesma zona?

    Por fim, estou a pensar na bomba de retorno da Eheim, uma Universal, será que devo usar esta bomba externamente, ou meto-a mesmo dentro de água na sump?

  5. Na minha opinião, o APF600 é um escumador indicado para 1000lts de carga orgânica baixa, é bom dizer isto, virtual. Qual a diferença para o AP600?

    Uns centimetros a mais, mas coisa pouca. A bomba é a mesma e nada mais de diferente, logo é praticamente a mesma coisa.

    Eu preferia gastar mais €100 e comprar algo que me dê alguma margem extra.

     

    O AP600 não tem só a diferença do tamanho, mas também da bomba que é diferente puxando somente 350L/h de ar. Em relação ao APF600, este dá para 1000L num aquário com carga orgânica normal e para 750L num aquário com grande carga orgânica.

  6. Tanto o Deltec ap 701 como o ATI Bm 250 estão fora de questão para mim, estes são escumadores de valores já totalmente probidos para a minha situação.

    O que é que me aconselham a fazer, visto que ainda não mandei fazer o aquário, devo reduzir o tamanho do aquário de 140x60x60 para 130x60x60 ou 120x60x60 e assim usar o Deltec APF600?

     

     

    O APF600 é um escumador para aquários de 1000L. O meu irmão tem um a funcionar num aquário de 150x60x60 com uma sump de 100x50x50 (bastante povoado de SPS, LPS e peixes) e está a portar-se muito bem, portanto acho que com o aquário 140x60x60, não vais ter problemas nenhuns.

  7. A sonda não está tapada pois não? Verifica se o switch está na posição M e não no SET.

     

    Provavelmente terás de arranjar liquidos de calibração, que se vendem nas boas lojas de aquariofilia. Como vais utilizar para medir o PH do aquário, arranja os liquidos de calibração de ph 7 e 10.

  8. Cheguei hoje de Sharm el Sheikh e resolvi trazer uma garrafa de água do mar vermelho para fazer alguns testes. Tenho que salientar que por aquilo que vi, Sharm el Sheikh tem cerca de 90% SPS e 10% LPS e moles.

     

    Os parâmetros são:

     

    Densidade:1031

    Ca: 460

    Kh:7

    Mg:1380

    NO3:0

    NO2:0

    PO4:0

    NH4:0

     

    Os testes foram feitos com um refratómetro Millwakee e testes Salifert. É de salientar a densidade que ao contrário do que se usa em aquários é bastante elevada.

  9. Usei este método durante pouco tempo. Em relação às dosagens, lembro-me que 4 colheres de chá de bicarbonato eram para 250ml de água. E cada 100ml da solução aumentava 1dkh em 100L de água do aquário. O resto não me lembro. Deixei este método, porque verifiquei que era um método caro, isto é, para aquários pequenos até 60-80L monetariamente é uma boa opção, aquários a partir dos 100L fica muito caro. Assim decidi, com a ajuda do meu irmão, construir um reactor de cálcio.

     

    O reactor de cálcio é um investimento razoavelmente grande de inicio mas compensa.

     

    Além do preço dos produtos químicos, tem que se controlar, pelo menos, semanalmente os parâmetros do aquário para se ajustar aos valores pretendidos.

  10. 19-07-2009 Mais água 8 garrafões, neste momento está quase cheio, no próximo fim-de-semana chegaram os habitantes ;)

     

    Em que loja vais comprar os habitantes? Tens de ter cuidado de não os retirares do seu habitat...pelo menos foi o que disseste que pensavas numa discussão sobre o assunto.