Michael_R

Membro
  • #Conteúdo

    11
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Michael_R

  1. Viva.

     

    Apenas uma observação para que não tenhas desgostos...cuidado com o sal!!! as corys, como os restantes peixes gato são peixes sem escamas, pelo que não toleram muito bem o sal.

     

    Se o objectivo for fazer algum tratamento em que recorras ao uso de sal, deves isolar os peixes afectados.

     

    Boa sorte :)

  2. pois...realmente é estranho, tb não consigo perceber o que se passa. a minha aposta é que eles já deviam vir doentes e com a mudança de água e ambiente criam-se as condições para esta desgraça :multi:

     

    a última fêmea que tinha morreu esta manha :chair::P

     

    resta-me o macho que aparentemente está bem.

     

    ainda assim se alguém souber dizer do que se trata agradeço.

  3. viva, boa noite.

     

    aproveito o teu tópico se não te importas para relatar o que me aconteceu e na tentativa de saber se algum dos experts em viviparos e guppies em especial sabe do que se trata.

     

    tinha 4 guppies (3 femeas e 1 macho) e tem estado a acontecer exactamente a mesma coisa...o estranho é que no meu caso só parece estar a afectar as femeas. o macho pelo menos por enquanto está impecavel.

     

    as barbatanas começam por aparentar estar com um rasgo e evolui até se desfazerem por completo e o mais impressionante é que já morreram duas das fêmeas em aproximadamente 24h e que no fim já nem barbatana têm! será uma bactéria? li no mini atlas que poderia ser e iniciei de imediato tratamento com sal mas não tenho visto resultado nenhum.

     

    os guppies estão num aqua so pra eles, com parâmetros normais da água:

     

    pH = 7,5

    amónia = 0

    nitratos e nitritos = 0

    temp = 27ºC

    Gh = 20

     

    tenho feito TPA de 20% diária e adição de sal pra compensar e nada....não sei mais que fazer e pelo andar da coisa vai morrer-me esta fêmea tb, mt provavelmente ainda durante a noite. pior, está prenha e prestes a parir mas parece que nem forças tem para isso tadinha ;)

     

    se alguém poder esclarecer agradecia até porque posso estar a fazer algo mal e não queria repetir o erro claro.

     

    obrigado e aguardo os vossos comentários.

     

    abraço

  4. olá, viva!

     

    bem-vinda :oops:

     

    Olá Pessoal!

     

    Mais uma vez cá venho recorrer à vossa preciosa ajuda! No inicio, já sabem...

     

    Bem, tenho o aqua (54L) há quase um mês, há uma semana atrás fiz a 1ª TPA (10L) e ontem voltei a fazer outra TPA (5L). O problema é que mesmo assim continuo com nitratos a 50, amónia a 0,6...

    Entretanto ontem à noite ofereceram-me os meus primeiros peixes (1 guppy macho e 1 guppy fêmea). A guppy fêmea já é grandota e só já dentro do aqua, reparei que ela tem um género de um "rasgo" de lado... Não consigo perceber se pode ser um fungo, ou uma ferida... Apenas se vê com a luz tipo um risco branco mais saliente de lado... Contudo, ela está super activa e não demonstra qualquer sinal de doença...

    Aconselharam-me a colocar na água umas gotas que se chamam Esha 2000...

     

    O Esha 2000 é uma boa solução, mas se não quiseres gastar tanto dinheiro, compra em qq farmácia o Protovit. É um multivitamínico utilizado para as criançãs e tem todas as vitaminas essenciais aos peixes. Umas gotas deste produto juntamente com a alimentação, durante uma semana, faz maravilhas aos teus peixes, e para além disso eles adoram o sabor...

     

    1 - Como reduzo os nitratos e amónia? mais TPA's? é q tenho receio de também poder prejudicar o nível de bactérias...

     

    Já fizeste todos os testes à água? pH? temp? amónia? nitratos? dureza? seria util se colocares aqui esses valores pra tentar perceber o problema. o teu aqua ainda é relativamente recente, por isso tb tem que se dar tempo para uma ciclagem completa, mínimo 1 mês. As TPA´s são muito importantes para controlar esses parâmetros. Uma TPA de 2 em 2 semanas, de aproximadamente 40% deve resolver isso, mas convém controlar os níveis e não falhar na realização das TPA.

    Tb convém analisar a água de origem que utilizas para por no aqua. anti-cloro colocaste?

     

    2 - O que poderá ter a guppy? Será fungo? como é grandota será q teve já alguma vez teve filhotes e ficou sequela? será ferida?

     

    Possivelmente a tua guppy pode ter sofrido uma agressão e deixou essa marca, ou até mesmo um fungo como dizes. mas se está activa e a comer não deve haver motivo de grande preocupação. Mantem-na debaixo de olho e vê como evolui.

     

    3 - Tenho um filtro ELITE 400L/h, e os guppies vêm-se aflitos com a correnteza, será que lhes pode fazer mal?

     

    A corrente forte não é propriamente um problema. Depende da espécie de peixe que tens, contudo podes tentar arranjar maneira de controlar o caudal. Se o filtro não tiver um regulador, tenta criar um de forma natural...pedras e plantas ajudam nessa tarefa. Já agora qual é o teu setup?

     

    4 - Estava a pensar este fim-de-semana comprar um peixinho de fundo, mas agora tou receio porque não sei quanto tempo tenho de esperar uma vez que puz ontem os guppies e como a fêmea está com aquilo...

     

    Pois de facto não convém adicionar mais habitantes ao teu aqua enquanto não perceberes o que se passa. Se houver algum problema com a água ou um fungo indesejado, isso pode pôr em risco os teus amiguinhos...calma! tens tempo de tornar esse aqua mais habitado.

     

    Desculpem tanta questão, mas se poderem ajudar fico mesmo agradecida!

    [/quot

     

    Qq coisa apita. Boa aquariofilia :)

     

    Cps,

     

    Michael

  5. Bom dia,

    tenho 6 peixes no aquario. ;) será que é muito?

    obrigado a todos,

     

    boas,

     

    a regra é de 1L de água por cada centímetro de peixe, portanto é questão de ver o tamanho dos teus peixes e verificar se a capacidade do teu aqua é suficiente ou não.

     

    deves ainda ter em conta que os peixes crescem, portanto convém ver as fichas que já te sugeriram para saber que tamanho atingem os teus peixes no estado adulto..

     

    boa sorte e boa aquariofilia.

     

    Michael

  6. Boas , antes de mais sou novo aqui no fórum por isso peço desde já desculpa se disser algo não muito correcto xD .

    É o seguinte sempre me fascinou muito este tema e por isso decidi iniciar me neste meio com um peixe betta que me vai ser oferecido amanhã, já estive a ler e a ver pelo fórum e do que aprendi os bettas são peixes muitos resistentes que preferem águas mais quentes 25º e um ph 7.0.

    O meu betta deverá vir num daqueles cubos de apenas 2 litros :onfire: ,uma treta, e como não tenho nenhum aquário cá em casa irei muda lo para uma caixa VDF para dar mais algum espaço e irá estar assim durante uma semana no máximo, acham que tem mal?

    Vou comprar um aquário de 15 / 20 L um termostato ,um filtro e um termómetro ,algo de mal aqui outra vez?

    Só que agora gostava saber que cuidados devo ter com peixe e aquário e quantas vezes por dia devo de dar de comida (já li pelo fórum 2/3 vezes ao dia) , quantas mudanças de agua devo fazer e se devo comprar algo para agua ?

     

     

    Desculpem as inúmeras perguntas mas como e meu 1º aquário não quero cometer muitos erros e dar a melhor qualidade de vida possível ao meu betta , por isso se me poderem ajudar agradeço ;)

     

     

    Cumprimentos.

     

    Viva!

     

    Pareces estar no bom caminho. O equipamento que dizes que vais comprar é suficiente, deves é ter em conta que é fundamental ter plantas nesse aqua.

     

    As plantas têm um importante papel na qualidade da água e sua oxigenção, e para além disso, o betta como prefere águas pouco movimentadas, vai precisar de uma planta alta onde se "encostar" e para o ajudar a vir respirar à superfície.

     

    não convém de facto que o tenhas muito tempo numa caixinha tão pequena, mas também deves garantir que o aqua principal que vais comprar tenha as codições necessárias para o acomodar.

     

    Quanto à alimentação, o ideal é 2/3 vezes por dia em pequenas quantidades. Tenta adaptar a alimentação dele, há grande variedade de comida para bettas, e podes e deves alternar por exemplo com artémia para que ele se mantenha saudável.

     

    A água deve ser tratada, principlamente se for da torneira, deves adicionar um anti-cloro, ou seria fatal ao teu novo amiguinho. Depois disso, se mantiveres as condições da água, uma mudança parcial de cerca de 30% da água de 15 em 15 dias deverá ser suficiente.

     

    Qualquer dúvida mais é só dizer e tens ainda bastante informação disponível no fórum que certamente te vai ajudar! ;)

     

    Boa sorte!

     

    Abraço

  7. pois eu teste nao fiz, o ph deve estra o mesmo , não ha nada que o mude, nitratos tb n vede haver. Mudei 30 % da agua, e mudei a esponja do aqua para uma com carvao activo, nova.

    Os peixes fazem fezes e de cor castenha, normalmente, e comem normalmente.

    As veias deles notam-se muito, principalmente do macho gold, notam-se as veias todas, parecem um desenho, ate nas barbatanas.

     

     

    Ajudem-me, não quero que morram.

     

     

    ola.

     

    acho que devias mesmo fazer testes para ver os parametros da água. o pH não tem que ser forçosamente o mesmo. ums simples variação na temperatura da água pode provocar oscilações no pH...

     

    tenta uma TPA de 30% bisemanal para ver como varia o comportamento dos peixes, mas o ideal seria verificar os parâmetros.

     

    plantas, ha?

     

    abraço

  8. ah...esqueci-me de dizer...

     

    feito o tratamento, deves durante uma semana fornecer juntamente com a alimentação um substrato para fortalecer o sistema imunitário dos peixes.

     

    há vários no mercado, mas se não quiseres gastar tanto, uma vitaminas resolvem o assunto. eu uso Protovit, que se encontra em qq farmácia. é barato e super eficaz e eles adoram. ficam com as cores bem realçadas e cheios de vitalidade.

     

    Boa sorte!

  9. boas,

     

    Punktol JBL é uma boa solucção. tive os meus neons cheios de pontos brancos e num instante resolvi o problema.

     

    definitivamente aumentar a temp da agua para sensivelmente 29º/30ºC. os peixes doentes ficam bem mais sensíveis e frágeis pelo que é bom subir a temperatura.

     

    qto ao ictio, o medicamento que sugeri e que outros já mencionaram é impecável. aliás, apenas com uma dose desapareceu tudo e nem foi preciso a 2ª dose de medicamento. atenção que os neons são mt sensíveis a este tipo de medicamento pelo que aconselho reduzir a dose para metade!

     

    deves tirar a esponja se for de carvão, mas o resto é pra ficar. tb se deve evitar alimentar os peixes durante o tratamento, tanto quanto possível, claro. se tiveres mesmo que os alimentar, pouca mesmo pouca quantidade é o ideal, bem como se deve apagar as luzes do aqua durante o tratamento.

     

    depois do tratamento feito:

    repôr a temperatura inicial, fazer uma TPA de aprox. 30-40%, esponjas antigas pro lixo e introduzir uma nova com carvão para eliminar vestigios de medicamento. feito isto, se é habitual usar esponja sem carvão, principlamente por causa das plantas, deves substituit por outra sem carvão.

     

    abc

  10. boas

     

    não tens uma foto que ajude a identificar essa mancha? há qto tempo apareceu?

     

    para baixar os nitratos uma TPA deve ajudar, mas isso não quer dizer que a doença, se existir, desapareça. pode ser necessário fazer algum tratamento, mas claro, primeiro identificar a doença..