Ed_boy

Membro
  • #Conteúdo

    592
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Ed_boy

  1. Boa Noite,

     

    Não sei se o tópico está no sítio correto mas... Aqui vai.

     

    Tenho uma FishRoom com 2500 Litros ,  e para fazer as TPA'S diretamente para a SUMP comprei estes filtros em 2ª Mão, a pessoa que me os vendeu não me soube explicar o que tinha lá dentro,

    Desconfio que o do meio seja carvão ativado, o do lado direito possa ser um filtro de partículas/sedimentos e o do lado esquerdo seja um removedor de polifosfatos ou algo do género, alguém me ajuda com isto?

     

    5Mn6u53.jpg

    Desconfio que as recargas sejam estas:

    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Canalizacao/Tratamento-de-agua/18714332.aspx

    &

    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Canalizacao/Tratamento-de-agua/18713716.aspx

     

    Será que posso substituir o de sedimentos por esponja cortada à medida ? E o removedor de polifosfatos, posso mudar por uma coisa melhor? Não sei... Estou um pouco verde aqui.

    A minha ideia era mudar de 6 em 6 meses no máximo, ou algo mais económico senão a Maria :lol:

     

    Para um aquário de 600 litros de Água Salgada comprei este sistema de osmose em 2ª Mão também por uma dúzia de euros,

    2829-equipamento-osmose-inversa-para-aqu

    Mas não sai água filtrada, só mesmo o desperdício. Será que está estragado? Nunca abri nenhum , alguém tem alguma dica?

     

  2. Para melhores concelhos por parte de todos os membros, pedimos para os membros preencherem o formulário abaixo e fazerem um copy/paste no tópico de apresentação do vosso aquário.

    Setup - Aquário de água doce:

    1 - Nome do Aquário

    2 - Data da montagem

    3 - Dimensões do aquário
    3.1 - Volumes bruto e útil

    4 - Equipamentos Instalados
    4.1 - Filtro
    4.2 - Termostato
    4.3 - Iluminação/Foto-período
    4.4 - Sistema de CO2
    4.5 - Outro equipamentos adicionais

    5 - Substratos & decorações
    5.1 - Substrato fértil
    5.2 - Substrato inerte
    5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)

    6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

    7 - Fauna
    7.1 - Quantidade e espécie
    7.2 - Quantidade e espécie
    ...

    8 - Plantas
    8.1 - Quantidade e espécie
    8.2 - Quantidade e espécie
    ...

    9 – Observações
    9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)
    9.2 - Frequência das TPA's
    ...
    10 - Fotos
    Era muito bom colocar fotografias para vermos :)
  3. Não consegue colocar o peixe num aquário hospital? Parece-me ser hidropsia.

    Hidropsia é uma infecção bacteriana, originando inflamação da bexiga natatória, retenção de liquidos nos músculos, pele, escamas eriçadas, com consequências para todos os órgãos quando em estado avançado

     

    Parece-me ser essa doença

    • Votar + 1
  4. Para substituição do sera aquatan tens o TETRA AQUASAFE e Nutrafin Aquaplus , ambos retiram o cloro e cloramina.

    Em substituição do sera bio nitrivec, tens o tetra bactozym, safestart e o nutrafin biocicle

    O Nutrafin bio-clear é para eliminar em 48/72h as turvações. O CLEAN-fast é parecido também.

     

     

    O easy-balance

     


    Regular use of EasyBalance PLUS reduces the need for water changes for up to 6 months.

    • Carbonate Hardness Additive – The appropriate amount of carbonate hardness is added to the aquarium water compensating for KH losses, which occur as a result of nitrification.
    • pH Stabilization – Stabilizes the pH value on a sufficiently high level, preventing a drop to biologically harmful levels (pH crash) and produces a certain amount of CO2 preventing excessive pH values.
    • Phosphate Removing Effect – In a standard aquarium (30gal) the phosphate concentration is reduced to zero during most of the 6-month period.
    • New Feature: Nitrate Reduction with Nitraban™ – Serves as a nutrient for denitrifying bacteria that consume the oxygen releasing nitrogen from the aquarium. On average the nitrate concentration will drop below 40mg/l.
    • Other Features Include – Production of Carbon Dioxide, the addition of trace elements and a replenishment of vitamin B.
  5.  

    Parece que levaste a peito o que disse a meu ver sem razão nenhuma, se a tua consciência está tranquila (parece-me que sim) como vendedor que és e se zelas pelos teu clientes melhor para ti, melhor para o teu negocio e melhor ainda para quem te compra.

     

    Este tema dava pano para mangas...mas tenho-te a dizer que quando voltei a ter aquários em casa, já lá vão 18 anos, comecei a frequentar uma pequena loja do distrito de Leiria, uma pet, onde se vendiam, pássaros, cães e peixes, os donos eram pessoas idóneas, para alem do forte ser a criação de pássaros de competição e da criação de cães, mantinham também aquários em casa, tinham o gosto de ajudar e para alem de tudo gostavam também do hobby, aconselhavam, orientavam o melhor que podiam e sabiam.

     

    Só para dar um exemplo, uma das primeiras vezes, olhei para um óscar, bem pequeno ainda, perguntei o preço e a primeira coisa que disseram, foi não pode levar esse peixe, para além de não ser compatível com os que tem lá em casa, vai crescer muito, e portanto não terá condições para o manter, isto sim, é um comerciante sério, tão sério, que embora viva á 9 anos em Lisboa, quando passo por Leiria, os vou visitar ainda hoje, estou-lhes grata por não me terem enganado nunca.

     

    Desculpa Ed, como todo o respeito, aconselhar, orientar e sim também ensinar algumas coisas básicas sobre como se devem manter peixes, é uma obrigação, é um dever de um lojista!!! Não há ninguém que me consiga convencer do contrário. Se eu fosse lojista, era isso que faria, e mais, os empregados que tivesse no meu estabelecimento, iam ter com certeza formação nesse sentido, porque ninguém nasce ensinado, todos começamos do zero, ninguém é obrigado a saber tudo, mas tem que saber um mínimo para estar num balcão a vender animais, porque animais não são coisas, são seres vivos.

     

    Não para mim os lojistas não são bichos papões! Os tempos evoluíram, existem mais lojas pelo pais todo, sim, boas e más, com bons funcionários e maus. É pena é que alguns dos proprietários não invistam na sua formação e na dos seus empregados, ganhariam clientes para a vida. É uma realidade. Há 40 anos em Portugal não havia informação nenhuma, hoje existe todo o tipo de informação á mão de semear, portanto hoje não só os lojistas como os hobistas tem acesso a informação, é só uma questão de querem pesquisar e manterem-se informados. É pena é que alguns não o façam e não tenham paciência para se instruírem.

     

    Eu sei onde vou, onde tenho confiança mas um novato não sabe, mas com o tempo virá a descobri-lo. Conheço uma série de lojistas e alguns até são bons amigos. Absolutamente nada contra lojistas, precisamos deles aliás. :smile2:

     

    Voltando á batata quente, que é o que interessa, foi dito ao Paulo que podia colocar peixes pós 48h, é errado, vais -me dizer que é certo? Tendo ele hidrópsia no aquário, altamente contagiosa, que por vezes não conseguimos safar os peixes, sem ter a certeza que está erradicada...

     

    Eu como moderadora, tenho de alertar para o que está menos correto, tenho de alertar para certos perigos, é o que faço, e quanto ao sal, o que fiz foi alertar. Eu não uso sal, quando tenho locarideos nos aquários, corydoras, ancistrus, sae, cae, não arisco ponto final, é a minha opinião, vale o que vale, cada um é livre de fazer o que quiser.

     

    Portanto esta também é a minha opinião, não é para levares a mal, muito menos é um ataque pessoal. Estamos num fórum, e a troca de ideias é salutar, não temos necessariamente de ter a mesma opinião e é para trocar ideias que o forum existe, ou não é assim. Para além de que, na aquariofilia, existem diversas formas de atingir os fins, e todas acertadas. Penso que aí estamos de acordo. :cool2:

     

    Não levei a peito, apenas leio bastante o fórum e sei que muitas pessoas, não estou a dizer que é o caso deste tópico, que qualquer coisa a culpa é da loja e do vendedor.

     

    Já tive um cliente que levou um betta, quando o questionei como era o aquário e se já estava montado e a funcionar, a palavra do cliente foi que já estava montado tinha 25 litros e estava totalmente equipado.

     

    Passado uma semana, o cliente chega lá aos berros que vendi-lhe um peixe doente e que tinha morrido por nossa culpa. Acabei por questioná-lo durante mais tempo e acabou por se descair que não tinha o aquário com o equipamento adequado e nem estava ciclado. Ou seja, testei a água dele e era só amónia por todo o lado. Coitado do betta que morreu com queimaduras da amónia, em completa agonia.

     

    O exemplo que tiveste com esse vendedor em leiria, também já tive semelhante quando era mais garoto e tento ser esse vendedor, não o vendedor mas aconselhar as pessoas.

    Se as pessoas, forem totalmente sinceras comigo, tento aconselhar o melhor possível e não vendo só porque sim. Tenho bastante atenção às condições que os peixes irão ter, por exemplo, já vi vendedores a aconselhar escalares para aquários de 20 litros e assim.

     

    Não sou o supra-sumo da aquariofilia, não sou um oliver knott, mas tento ficar o mais informado possível e descobrir sempre mais coisas. Quando sou questionado ou confrontado por situações que desconheco ou que não tenho total informação, mal chego a casa ou no próprio trabalho, tento arranjar respostas e enquanto não tiver uma resposta para o cliente não descanso. :character0050:

     

    Em relação ao tópico,

     

    Obviamente que levar peixes passado 48h de uma doença, é uma insanidade

    • Votar + 1
  6. Obviamente, sempre que comprar uma espécie tente saber mais sobre ele e de como ele se pode adaptar no seu aquário.

     

    Em relação ao sal, sempre utilizei sal para o tratamento de íctio com doses mais reduzidas, por exemplo uma colher de chá por cada 20/30 litros de aquário e nunca tive problema em relação a isso. Obviamente, que aumentando o nível de densidade de sal na água, ao nível de ficar salobra, já é bastante prejudicial.

     

    Sou vendedor de peixes há mais tempo do que estou aqui registado no fórum e , obviamente o "ACONSELHAMENTO" que damos ao cliente é da informação que o cliente nos dá e da experiência /procedimentos que temos e que resultam. Agora, cada aquário e cada peixe é um peixe. Tal como aqui no fórum, é um sítio onde debatemos ideias, opiniões, e nos baseamos em alguns artigos. Existem artigos que debatem artigos com ideias opostas, mas a aquariofilia é assim. Todos nós, vendedores, aquariofilistas queremos sempre o melhor para os nossos peixes e para os nosso clientes, claro que não vou aconselhar um tratamento/peixe que pode destabilizar o ecossistema todo do aquário e consequentemente o cliente ficar insatisfeito

     

    Aqui no fórum ainda vêem o vendedor como o bicho papão que só quer é vender é vender e vender, que não quer saber de mais nada.

     

    Não digo que não os existam, porque MAUS profissionais existe em qualquer sector.

     

    E nem é competência do vendedor ter que vos ensinar a equilibrar, fazer tratamentos ou montar o aquário por vocês. Mas claro que tentamos ao máximo fazer isso pelo cliente, quando adoptamos um cão, gato ou outro animal, não estamos à espera que seja o cliente a ensiná-lo a fazer os dejectos no sítio certo ou a educá-lo.

     

    Isto é só a minha opinião e não o tomem como um ataque pessoal.

  7. Bom dia

     

    Tentar rapidamente responder a algumas coisas:

     

    ​1- Esha comprei no jumbo;

    2- Sim fiz TPA e voltei a colocar o carvão ativado

    ​3- Sim os limpa vidros aguentam sal, ou pelo menos aguentaram, chinese algae eater (salvo erro)

    4- Rácio já tinha visto sobre tal, não me disseram quando os adquiri, mas já está reposto (ontem)

    5- Iniciei o tratamento na sexta da semana passada, durando sábado e domingo e disseram-me que 48h depois do tratamento poderia colocar novos peixes

    6- Quem me vendeu os peixes não foi a mesma pessoa/loja onde recomendaram tratamento

     

     

    Obrigado a todos pelo feedback.

    Vou dando notícias.

     

    Cumps,

    PM

     

    Quem te disse que passado 48h poderia por peixes? Segue sempre a bula do medicamento (esha 2000)

  8. Após um dia de trabalho vim eu a caminho de casa, e... Perdi-me...

    Felizmente o senhor da loja de animais soube dar indicações :roflroll2:

    E pronto, lá tive de voltar com bicharada nova... 4 camarões, 2 platy e 4 guppy (fêmeas)

     

    gallery_79636_4753_3024461.jpg

     

    gallery_79636_4753_1215811.jpg

     

    gallery_79636_4753_437138.jpg

     

    E este Barbo roliço, serão futuros hóspedes ou é algo que me deva preocupar?

    gallery_79636_4753_1535650.jpg

     

     

    Foi o mesmo vendedor que te aconselhou com o tratamento, a vender-te os peixes?

    Ora muito bem, um aquário com o mês e meio não tem tempo de estar estável.

    Pode teres concluído o ciclo do azoto mas isso não é tudo...

    Essa aqua em termos de filtragem safa-se por causa da bomba que tens aí porque essa biobox não é suficiente... é o problema de comprarmos aquários em kit.

    Essa agora de te dizerem para fazeres TPA's de três em três semanas é que não percebo....Ainda se tivesses um bom filtro externo talvez te permitisse fazê-lo...mas com esse equipamento não me acredito que seja suficiente.

     

    O que te aconteceu aí no aquário, pode ter sido derivado a filtragem e falta de TPA's que despoletaram um pico de amónia e ou nitritos.

    Daí surgiu a hidropisia, e os comportamentos erráticos por falta de oxigénio e oxigenação na água.

    Ora com hidropisia no aquário, o avanço para tratamento, que não percebi como foi finalizado, deduzo eu que não fizeste TPA pós tratamento porque não falaste nisso.

    É que se não fizeste, deverias de fazer para purificar a água.

    Após tratamento deve-se fazer TPA, pode-se usar carvão activado que é para isso que ele serve, com a ressalva que só pode ser utilizado durante um mês, findo o qual deve ser deitado para o lixo.

    O uso de purigen também purifica a água e prevê a ocorrência de debilidades nos peixes.

    Outra coisa que me faz espécie, é que indo tu à loja, o vendedor aperceber se que no aquário está uma doença e te aconselha um tratamento, três dias depois vende-te peixes em vez de te dizer e alertar para o facto de o aquário estar desequilibrado e não estar estável, para aguentares duas semanas ou três até adicionares mais peixes.

     

    É que hidropisia é super contagiosa, e a mortalidade é muito provável mesmo com tratamento, foi o que aconteceu ao peixe afectado.

     

    Aconselhou-te tratamento de sal, que não tem problema nenhum com algum tipo de peixes, mas nem todos aguentam, aí falaste em "limpa vidros" e eu fiquei na dúvida, mas que tipo de peixes são esses "limpa vidros"??? Ancistrus??? Pleucostomus??? SAE??? CAE???

    É que importante saber, se aguentam ou não banhos ou tratamentos de sal...

     

    Rácio para vivíparos deve ser um macho para três fêmeas, portanto aplica-se para guppys, platys, espadas, mollys, etc. Daí o colega te ter dito no mínimo um macho para duas fêmeas.

     

    Acho que não me escapou nada, de resto é ter cuidado com a adição de mais peixes, pois não tarda tens o aquário sobrelotado com os alevins. Vivíparos são piores que coelhos, se é que me entendes.

    Existe uma FAQ de doenças no fórum, na sub área "doenças e pragas" o qual deve ser lido com atenção, tem muitos concelhos interessantes, doenças, tratamentos, etc.

     

     

    Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

     

    Pelo que me parece os limpa-vidros são os CAE, dá para ver uns nas fotografias.

  9. Uma grande variedade de comida também é essencial para teres os teus peixes saudáveis. Pelo que contas e pelo que vi também, parece-me bastante que foi um pico de nitritos, o platy então, pareceu-me bastante que foi hidropsia

     

    Fizeste bem em fazer o tratamento, acho que o platy já não se safava mesmo. Onde arranjaste o esha 2000?