Tipo de Conteúdo
Perfis
Fóruns
Eventos
Galeria
Downloads
Loja
Classificados
Community Map
Vídeos
Books
Tudo publicado por anaiv
-
Olá Ana, anaiv é viana invertido, Nuno Viana ao teu dispor Não penses nas plantas como algo que vai complicar, antes pelo contrário, são essenciais para o equilíbrio do ecossistema. Procura plantas que não precisem de substrato, um feto de Java é muito bonito e fácil de manter, mesmo com pouca luz.
-
Olá Ana, se a água está turva o ciclo não está concluído. Na minha opinião não deves ter em grande conta as opiniões dos vendedores porque a cima de tudo são vendedores e precisam de apresentar resultados. Claro que há excepções e encontras pessoas esclarecidas em muitas lojas, mas regra geral são jovens com pouco treino e parcos conhecimentos. Expõe as tuas questões aqui e verás que aparecem muitos experts prontos a ajudar com a partilha das suas experiências. Boa sorte para o teu bettario.
-
Ora viva, parece que o vírus da aquariofilia veio para ficar e está cada vez a provocar mais estragos - à minha carteira - mas muitas horas de relax e contemplação.... Utilizando formulário que a Vera Santos simpaticamente disponibilizou, fica a descrição da minha última montagem inteiramente dedicada a camarões e caracóis. 1 - Nome: simply red 2 - Montagem: 22/04/2016 3 - Medidas do aquário: a actualizar, sorry... 3.1 - Capacidade: +/- 60 litros 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro interno 600 l/h 4.2 - Termostato 50 w 4.3 - Iluminação: gro lux 15 w + barra leds (intensidade identica à gro lux) Foto-período: 15 às 24 = 9 horas 4.4 - Sistema de CO2: não têm, as gambas não gostam 4.5 - Outro equipamentos adicionais: termómetro 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil: sem 5.2 - Substrato inerte: prodama, amtra pro nature - preto 5.3 - Decorações: alguns xistos - tipo lâmina - zona de alimentação 6 - Fertilização: sem, as plantas não precisam e as gambas não gramam muito.... 7 - Fauna 7.1 - Hoje: 10 red cherry, amanhã devo ter muitos mais porque tenho duas fêmeas ovadas 7.2 - 2 Planorbis Corneus Orange ... 8 - Plantas 8.1 - 1 Tropica Microsorum pteropus 8.2 - 2 Tropica Taxiphyllum barbieri 8.3 - 2 Cladophora aegagropila 9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água: Ph: 6,5; NH3/NH4: 0; temperatura: 25º 9.2 - Frequência das TPA's: semanal de 20%: limpeza do filtro no Sábado, TPA no Domingo 10 - Fotos O aquário esteve montado cerca de um mês e meio até levar vivos, inicialmente tinha um tronco muito bonito mas que ocupava muito espaço e muita sombra para as plantas. Esta semana já devo ter miniaturas a passear pelo tanque, assim que tiver novidades "fotografáveis" coloco aqui. Votos de bom fim-de-semana para todos.
-
Viva Pedro, Eu iria para o de 450 litros sem pensar duas vezes, se tivesse espaço tinha um de 10000000.... Claro que quanto maior é o tanque maior é a despesa, tanto na montagem como na manutenção. É mais tarde, quando o vírus da aquariofilia estiver bem entranhado vais querer ter outro com camarões e mais um para uma espécie específica e um lago no jardim
-
Viva Duarte, não vou acrescentar nada em relação à montagem uma vez que o membro PAFS descreveu pormenorizadamente toda a informação que precisas, quero apenas deixar um alerta em relação à escolha da fauna. Os Ramirezi são peixes sensíveis e por isso não devem ser inseridos no início da montagem e também não devem ser mantidos em cardume, são extremamente territoriais e se necessário matam os parceiros. Vai com calma e boa sorte para o teu projecto.
-
Viva Paulo, Vieste ao sítio certo.... Em relação às plantas, se não queres investir em substrato fértil terás que ficar pelas anubias, fetos de Java e musgos. Esse xisto de que falas não me parece o mais indicado, mas é difícil opinar sem conhecer toda a estrutura, por favor indica o setup completo - iluminação, filtragem, fauna, flora... Há outros tipos de plantas que se aguentam com substrato inerte, mas não te aconselho a colocar no início da montagem, mais tarde a casquinha dos peixes e os restos de comida funcionam como adubo natural mas convém esperar algum tempo. Se estás numa de alterar o layout e o substrato, tenta preservar grande parte da água que está neste momento no aquário e mantém o filtro a trabalhar, desta forma não perdes as tão famosas bactérias necessárias ao equilíbrio do tanque. Espero ter ajudado, um abraço.
-
o meu primeiro aquário ! dicas e problemas
anaiv respondeu a Carlos Freitas num tópico de PRIMEIROS PASSOS
Viva Carlos, realmente não começaste da melhor forma, segue o conselho do Bringer e "vende" esses peixes a quem possa tratar deles. A montagem de um aquário é um processo que demora pelo menos um mês, o meu último projecto começou em Março e ainda não tem vivos.... O ideal é desmontar tudo, procurar um substrato natural - nem que seja areia - arranjar umas plantas de baixa manutenção - tens vários tópicos com este tema - e começar tudo de novo com muita calma. Daqui a um mês, começas a introduzir uns peixinhos, com muita calma, e vais vendo o teu projecto a evoluir lentamente - este é o verdadeiro "gozo" da aquariofilia. O importante é não desanimar, estamos cá para ajudar. Um abraço -
Viva, grande ideia, um sump invertido e cheio de "couves".... muito bom! Deixo a sugestão da batata doce, não precisa de muito espaço e cria uns rebento enormes num instante. Já usei esta espécie no aqua das tartarugas, tenho 3 corcundas do Mississipi adultas o que dá muito "adubo". Este projecto deu-me vontade de ir a correr comprar uma batata doce para voltar a usar na "tartarugueira", na próxima ida às compras não falha. Neste momento o aqua está num local diferente e com menos luz do que o anterior, se quiseres esperar digo-te como correu o "batatal"
-
Viva Álvaro, esse filtro não tem capacidade para 60 litros, se o fabricante indica 200 l/h provavelmente fará 150... no máximo. Não sei se o aquário tem tampa, se não tiver arranjas um filtro de mochila / cascata bem baratinho. Quando meteres o filtro novo não desligues o que está a funcionar, mantém os dois pelo menos durante um mês. Quanto ao ciclo incompleto, depois da asneira feita, resta TPA frequentes de 20 a 30 % para minimizar o problema.
-
Obrigado pela resposta na hora Não tinha percebido que a cascata é só para emergências, quer dizer que o de esponja é suficiente. Bestial, vou optar por esse sistema. O meu plano é juntar cardinas com neocardinas, é possível não é? Pelo que tenho pesquisado não se cruzam, confirmas? Tenho que abrir um tópico com o meu novo projecto, até breve.
-
Viva Vera, estou a dedicar um tanque só para marisco - ainda a ciclar - vou seleccionar alguns red que tenho no comunitário para começar mas o plano é avançar para espécies mais exigentes.... Na tua opinião o filtro de esponja é essencial? Sei que os camarões gostam de águas bem oxigenadas, é esse o motivo? Estava a pensar colocar uma bomba de ar juntamente com o filtro interno, mas se calhar avanço para um filtro de esponja - o meu tanque não dá para cascata. Já agora parabéns pelo projecto, a bicharada está com óptimo aspecto.
-
Viva, gostava de partilhar a minha opinião em relação à escolha da fauna, as pandas são bastante sensíveis e só devem entrar num aquário bem maduro - com pelo menos 4 meses de montagem. Os guppy não se enquadram, todas as espécies que referes gostam de águas com PH 6,5, enquanto que os guppy preferem valores de 7,5 ou superiores...
-
Aqua EHEIM Aquapro 60 plus - Dúvidas de principiante
anaiv respondeu a Joana Pacheco num tópico de PRIMEIROS PASSOS
Viva Joana, Se te referes à lã branca, deves trocar com alguma regularidade. As restantes matérias filtrantes não chego a lavar, passo por água retirada da TPA e estão prontas para mais uma quinzena. Nunca troquei as ceramicas nem as biobol, é lavar - e mal - e voltar a usar. No início lavava tudo muito bem e de vez em quando ficava com a água esbranquiçada. -
Compreendo a tua preocupação mas não sei se desligar o aquecimento é a melhor opção, as noites ainda estão frias e variações de temperatura podem provocar estragos.
-
Hristo Hristov - Fotos impressionantes!
anaiv respondeu a Vera Santos num tópico de PRIMEIROS PASSOS
Realmente impressionantes, obrigado pela partilha Vera. -
Caríssimos, está na altura de fazer uma actualização... Respondendo ao Pedro Macedo, a planta "vermelha" é uma Fitónia. Esta planta é terrestre e foi submetida ao estado de emersão o qual suporta durante um curto período... claro que não sabia disto quando a comprei como planta de aquário. Infelizmente é muito frequente apanhar este tipo de embustes nas lojas, estejam atentos. Entretanto o tanque está no auge, inseri Elódea - Egéria Densa, Hygrophila Polysperma, Anúbia Petit e Bacopa Caroliniana, todas plantas de baixa manutenção ideais para um tanque sem injecção de CO2. Utilizei 4 mm diários de Seachem Flourish Excel durante dois meses, notei melhorias nas plantas e alguma diminuição das algas mas em contrapartida a colónia de Red Cherry foi afectada. Neste momento retomaram a reprodução e é difícil olhar para um ponto do aquário sem ver um ou dois a passear alegremente Também entraram muito caracóis, Planorbis Corneus Orange, Ampulárias Pidgeon Blue e Mármore, cerca de 20 unidades no total. Neste momento a única preocupação é a descida do PH, como esta montagem tem quase dois anos começa a haver acumulação de matéria orgânica no substrato e consequente descida deste parâmetro. Para minimizar o efeito aumentei a regularidade e percentagem de água das TPA. Este é o aspecto actual do tanque:
-
Em 160 litros não convém abusar, 5 ou 6 no máximo... também devia considerar um pequeno cardume de Corydoras, são mais discretas mas animam muito o fundo do tanque
-
Viva, os tetra Congo ganham cores magníficas e ficam com cerca de 8 cm. Cumprimentos
-
Peixes Dourados (cometas) com Gupies
anaiv respondeu a André Pacheco num tópico de PRIMEIROS PASSOS
Concordo plenamente, cada espécie no seu ecossistema. -
As sterbai são magníficas, super activas e brincalhonas. Não me recordo do volume do teu aquário mas deve aguentar mais duas, cinco indivíduos é o mínimo para uma espécie de cardume como as cory, quando estão em grupos "grandes" ainda ficam mais descontraídas.
-
Viva, na minha opinião mais do que um casal de rams é morte certa, são muito territoriais e agressivos.... venderam-me dois machos por engano, até definirem a hierarquia era porrada a toda a hora, quando chegaram a adultos o maior limpou o cebo ao mais pequeno. Mais tarde tentei introduzir uma fêmea - garantidamente fêmea - não durou uma hora no aquário. Eu pelo menos não volto a tentar, o ideal é introduzir um casal ainda juvenil.
-
Viva Carlos, Tenho dois aquários e 200 litros ambos comprados em segunda mão. Claro que testei com água antes da compra, sem testar é um risco grande.
-
Aqua EHEIM Aquapro 60 plus - Dúvidas de principiante
anaiv respondeu a Joana Pacheco num tópico de PRIMEIROS PASSOS
Viva Joana, Se tens apenas anubias não precisas de substrato fértil, já a fertilização líquida todas as plantas agradecem.... Eu não tenho nada contra os caracóis, mesmo os que são considerados pragas - tenho de vários tipos no meu comunitário - considero excelentes indicadores, se tiveres uma infestação quer dizer que há comida a mais... -
Novidades da "otto", já vai a caminho da maternidade?
-
Há algum inconveniente usar Excel para sempre? Tirando a questão dos custos e a seca de ter que injectar diariamente, há algum inconveniente para a fauna? Sinceramente esse era o meu plano, gostava de ter a vossa opinião sobre esta questão, obrigado.
