Linus

Membro
  • #Conteúdo

    290
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Linus



  1. O melhor é desligar o filtro.
    Alimenta com daphnias e flocos triturados, mas tenta colocar uns filtros de esponja. O facto de ter o termostato na temperatura 25C vai ajudar o peixe a crescer muito mais rápido.
    Boa sorte!!


    Tenho daphnias congeladas e o peixe parece gostar. O motivo de desligar o filtro, qual é?
    Obrigado pelas dicas

    Enviado do meu Tab2A7-20F através de Tapatalk

    • Votar + 1
  2. Boas pessoal,

    O meu aqua de 150L estava uma confusão e tive que oferecer um fancy e um oranda a uma loja e limpar o aquário. Como não cresceram muito durante o ano em que estiveram cá em casa, decidi encomendar dois já maiorzinhos :my_rolleyes:.

    Ainda não tive resposta da loja, mas a 1 Outubro, vi um pequeno peixe do tamanho da cabeça de um alfinete no meu aqua. Concerteza que acasalaram (não sei como :my_huh:), muitos foram comidos, e este escapou :default_baned:.

    Agora a seguinte questão é: o que lhe dou de comer? Até agora está a comer as algas e já está do tamanho de uma mosca :default_animal_fish:

    Setup: Medidas:100x30x50 = 150 litros / Filtro externo JBL Profi 900

    • Votar + 1
  3. Boas pessoal!

    Tenho um aqua de 150 L - 100x30x50 com filtro externo a 900l/h e duas lâmpadas (uma azul e outra amarela) de 45W cada. Também tenho aquecedor se for preciso.

    Queria saber se é possível ter um peixe que cresça e que fique GRANDE no aqua. Tive escalares que cresceram muito pouco ao longo de uns 3 anos. Agora tenho dois goldfish (oranda e fancy) que em termos de crescimento não vejo grande progresso.

    Estive a pesquisar e vi o peixe Oscar, mas parece-me que ele precisa um pouco mais de espaço, não?

    Alguém me pode ajudar?

    fotos do meu aqua: a primeira foto foi um tropical que tive que desistir e o outro são os dois goldfish com o aqua povoado de algas verdes em suspensão!!. Não fiquem chocados que já tratei com esterilizador UV.:default_bleh: Não tenho fotos mais recentes.

    gallery_206_3218_2483705.jpglarge.CAM00009.jpg

  4. Tenho lido um pouco deste tópico e tenho o mesmo problema. Na loja de aquariofilia onde vou, disseram que, que uma vez instalado, só com esterilização UV é que resolve. Podemos baixar os nitratos e fosfatos e pouca luz mas depois volta ao mesmo.

    Setup:

    Aqua de 150 litros (100X30X50)

    Dois goldfishs, um tronco, duas anúbias nana

    Filtro externo JBL e900 (debita 900l/h) e Esterilizador UVC JBL 5 W.

    Com a pressa de colocar o UV, devia ter feito outras coisas antes: TPA, limpeza de filtro, que não fiz. Mas também quero ver se realmente vai matar estas micro-algas nesta quantidade, porque o aqua está mesmo turvo (quase que não vejo o tronco).

    Iniciei nesta sexta dia 13 e nada atá agora. Na caixa recomendam que o aqua tenha um debito de 100 l/h. A ideia deve ser: com circulação mais lenta, a água passa mais devagar na luz UV e o efeito é maior :sorry: .

    Vou dando notícias...

  5. Mete dois mas dos que nadam mais lentamente tipo orandas que são de três caudas.

     

    Comprei um oranda e um fancy. Pelo que pesquisei cada um precisa de 75 litros de espaço. Como tenho 150 l, chega e não sobra.

    Agora tenho um problema ao fim de um mês e meio: água verde turva. Já estive a pesquisar e deve ser Luz a mais, Nitratos e/ou Fosfatos altos.

    Por mais TPAs que faça, não desaparece. Tenho apenas um tronco com 2 Anúbias nana. Tenho que fazer testes de nitratos e fosfatos. Lâmpadas tenho que ver os Kelvins e Watts.

    Nunca tive este tipo de alga. :huh:

    Possivelmente tenho que comprar um esterilizador UV, qual me aconselham?

  6. Eu sei que as condições são más, mas com um reguila de um ano e meio, ele não me deixa fazer nada .

    Gostava de colocar 2 peixes, um oranda e outro por exemplo, cauda de véu ou telescópio.

    Estava a pensar colocar uma fina camada de areão preto ou como no link que coloquei acima, nada no fundo. Quanto à flora uns fetos de java ou anúbias

    Aqui vai o meu setup:

    Medidas:100x30x50 = 150 litros

    Filtro externo JBL Profi 900

    Iluminação 2 lâmpadas uma azul e outra amarela, não me lembro dos watts nem kelvins

  7. Boas, tenho um aqua 150 l, com um metro de comprimento e está sem manutenção há meses. Plantas sem podar, vidro todo verde e os peixes lá andam.

    Queria renovar o aqua. Retirar tudo, vender os peixes e colocar peixes de água fria.

    Segundo este vídeo YouTube https://youtu.be/R4-oce1tVHcdiz que não há necessidade de colocar areão e se colocar é apenas um fina camada de areia preta. Também diz que é importante uma bomba de ar. É preciso mesmo?

    A minha ideia é ter um aqua fácil de manter.

    Cumps

  8. Discus? Terei que pesquisar melhor essa espécie. Sei que ficam grandes e é uma boa aquisição para o aqua, mas ouvi dizer que são muito sensíveis com a qualidade da água. Vou investigar.

    Pelas dimensões do aquário, este tem uma capacidade máxima de 120L e não de 150L.

     

    Tem vidro frontal panorâmico, mas sim não deve chegar aos 150L. Pelo modelo (Aquatlantis) até dizia 170 L, mas não acredito :tongue:

  9. Boas!

    Tenho um aqua de 100x40x30 - aprox 150 Litros.

    Fauna: 3 Escalares, 4 Caridinas Japónicas, 8 Nariz Vermelho, 2 Siamesis e 1 Ancistru.

    Flora: 1 Anúbia, 1 Feto de Java e (muitas) Valisnerias.

     

    O meu problema são os Escalares, ou seja não crescem! Os 3 foram comprados em lojas diferentes e pouco cresceram até então. Já os tenho há 3 anos.

    A minha ideia é juntar uns 2 peixes vermelhos, talvez 2 Oranda.

    Alguém tem peixes vermelhos num aqua plantado? Pelo que pesquisei eles comem tudo! Mas também as Valisnerias crescem muito depressa e não me importo que as comam.

    É que num aqua grandito, gostava de ter peixes grandes. Eu podia mudar completamente o aqua para peixes vermelhos, mas ia-me dar trabalho...

    Foto do meu aqua

    Março 2013

     

  10. Desenterrando o tópico!

    Não cresceram quase nada e já os tenho há dois anos e tal. Foram comprados todos em diferentes lojas´Há pouco tempo, um empregado de uma loja de aquariofilia disse-me que talvez seja do pH.

    Comprei um teste e estava entre 7,5-8. Será disso?

    Coloquei no aqua e desapareceram os 3 cm de gente

    Foi o unico que cresceu mais, em pouco tempo :unsure:

  11. Desenterro também o tópico

    o escalar continua pequeno, mas já se nota um pequeno crescimento. Pode ser que com o tempo...

     

    Os meus estão a crescer mas muito devagar... :tapfoot: Dou flocos, granulado e alimento vivo congelado 2 a 3 vezes por dia.

    Aquário de 1 metro, aprox. 150 L, temperatura a 28ºC, 3 escalares, uns 12 nariz de bêbado, dois Crossocheilus siamensis (que também crescem muito devagar :sorry: , uns 3 caridinas japónicas e hoje um ancistru (pensava que era um plecostumos muito pequeno que iria crescer muito!!! mas a dona da loja disse que era um ancistru... já com o peixe dentro do saco. Coloquei no aqua e desapareceram os 3 cm de gente!

    Já perceberam que gostava de ter peixes grandes, né?

  12. Adquiri um em Dezembro de 2011 e até agora não cresceu muito... Quando o comprei tinha uns 4/5 cm e agora não tem mais que 8 cm (barbatanas incluídas).
    Confesso que o aqua esteve muito tempo com 22º C no Inverno. Comprei outro em Março de 2013 e coloquei a temperatura a rondar os 26ºC.

    Em Abril comprei outro, mas um pouco maior, para não haver muitas guerras teritoriais...

    Medidas do aqua :100 comp x35 larg x 44 altura que dá uns 150 L

     

    Ao pesquisar no fórum reparei que não dava muita variedade de comida. Dava apenas TetraMin e, de vez em quando, FD Tubifex da Sera.

    Comprei Sera Flocken-Menu (segundo o frasco tem bastentes vegetais), Sera Vipagran (tem a mesma composição,mas em granulado) e mantenho o FD Tubifex

     

    Será que vão crescer mais? icon_neutral.gif

  13. Comprei um JBL Profi 900 e estou muito satisfeito. Aspecto robusto, prático de instalar e funcionar e muito silencioso. Coloquei no meu aquário AQUATLANTIS AMBIANCE HORIZON 100 de 170 litros.

    Tenho o caudal a meio porque com o filtro antigo a turbulência era menor, ou seja fiquei mais bem servido! :smile2:

     

    Experimenta abana-lo quando o puseres a funcionar. Também tenho um e1500 e fazia-me muito barulho e um dia passei-me, amarrei no "gajo", abanei-o e ficou a dar 5*****.

     

    No livro de instruções recomendam abanar os tubos para remover algum ar que ficasse retido no sistema. Não esquecer de preencher todo o sistema com o botão "Start" até surgir água no tubo de saída, antes de ligar à tomada :excl:

     

    Mas há aqui uma questão que ainda não foi levantada! A questão das limpezas periódicas e substituição das massas filtrantes. No site da JBL não encontro de quanto em quanto tempo devo mudar/limpar/substituir os componentes. E quais os componentes? No site mostram tantos que nem sei qual escolher! :blink2:

    Alguém pode dar uma ajuda?

  14. Boas!

    Ontem montei um novo aqua

    100 C X 30 L X 40 A = 120 L aprox.

    Iluminação: 2X45 W

     

    Coloquei Fertilizante (JBL aquabasis plus) apenas do meio para trás. Depois cobri com JBL Manado toda a área do aqua.

    Na parte de trás coloquei valisnerias gigantae. Do meio para a frente coloquei fetos de java e anubias nana em cima de pequenas rochas.

    Para as valisnerias não tenho que me preocupar porque, à partida, hão-de enraizar. E os fetos e anúbias? Começo a fertilizar por meio líquido?

     

    Obs: não vou usar CO2.

    Quando puder mostro imagens :roflroll2:

  15. Sim, também estive a pensar nas Valisnérias. Tenho é que arranjar uma espécie que não atinja uma grande altura...

    Anúbias como tapete, não. O que queria dizer era como plantas de primeiro plano.

    Vou pesquisar sobre essa Marsilea hirsuta.

    Obrigado :doofywave:

  16. Boas!

     

    Vou montar um aqua com as medidas 100 C X 30 L X 40 A.

    Tenho um aqua de 27 litros com eleocharis parvula (para desistir), Criptocoryne wendtii brown e Feto de Java (para aproveitar no novo aqua).

    Que plantas aconselham para tapete e plantas de fundo? Quanto às plantas tapete estou inclinado para anubias nana...

    E do fundo?

    Como estão a perceber, quero usar plantas pouco exigentes e que não requerem CO2.

     

    Quanto à fauna: quero peixes que não comam as plantas, escalares e nariz de bêbado ou ramirezzis e siamesis, ainda não decidi.

    Abraços

  17. Ora bem, desde Maio que não escrevia nada. O aqua está a desenvolver bem. De vez em quando corto as folhas velhas e limpo as algas que estão encostadas nos vidros com raspador magnético. As algas não são grande problema, são facéis de remover e não são propriamente uma praga.

     

    Foto actualizada

    gallery_206_2867_90985.jpg

     

    Neste momento tenho 8 Tetra Néons, 4 Camarões Amano e hoje introduzi 4 Tetra Néon Rosa. Acho que são peixes a mais... Se calhar ficava só com 2 camarões, mas os neóns? São 12 neste momento e os Néon Rosa estão em desvantagem. Não será problema visto serem peixes de cardume ou seguem os outros tetra néons?

  18. Posso já vir tarde mas a ultima para mim é uma echinodorus

     

    Estava com buracos nas folhas, não ficou bem enraízada... A altura do meus substratos (fértil e inerte) está por volta dos 4 cm atrás e 3 cm à frente. Possivelmente foi por causa disso que não andava a desenvolver bem.

     

    Foi para o lixo :confused4:

  19. :smile2: já retirei as pedras e o tronco não flutua :thumbup3:

     

    Aqui vai uma foto do aqua

     

    gallery_206_2906_219405.jpg

     

    Fertilização:

    Micronutrientes

    Tenho um resto de Sera Florena que vou utilizar.

    5 ml para 20 litros - para 27 litros são 6,75 ml. 6,75 dividir por 7 dias da semana = 0,96 ml por dia.

    Quando acabar o Florena já tenho o Nutrafin Plant Gro pronto a utilizar.

     

    Nacronutrientes:

    Nitratos - a água da torneira não chega aos 5 ppm, mas espero ter alguns nitratos proviniente da fauna (8 neons e 4 camarões amano).

    Fosfatos: na água da torneira dá zero, mas ao fim de uma semana, antes da TPA, tenho valores perto de 0,25 ppm.

    Potássio: KCL 100 gr + 1000 ml de água destilada. Para 27 litros, cada ml da solução aumenta 1,94 ppm. Introduzi 16 ppm após a TPA. Aliás tinha que introduzir porque uma crypto já tinha alguns pequenos buracos nas folhas. Ao redor dos buracos a folha esva amarela.

     

    Iluminação: continuam os 18W da lâmpada PL

    CO2: não utilizo

     

    Vamos ver o desenvolvimento da minha 1ª experiência com plantados :smile2:

    Vou actualizando se houver novidades.