Na NATURLINE nunca vendemos peixes injectados, nem tão pouco mutantes como os cauda de véu e os balões (à excepção obrigatória dos peixes de água fria) nem híbridos como o ciclídeo papagaio (mesmo que não injectado) e já enviámos a nossa submissão para o movimento da PFK, tenho a certeza que outros lojistas que conheço com princípios idênticos também o farão com todo o orgulho, no entanto tenho também a certeza que muitos mais o não farão porque o dinheiro lhes fala mais alto. O sucesso da iniciativa passa pela visibilidade que se conseguir dar à lista de lojistas que aderem ao projecto.
Esta iniciativa como todas, para funcionar bem tem que dar ao lojista algum feedback positivo pela não comercialização dos referidos peixes. Isto já foi falado várias vezes e a ideia não é de agora, aliás creio mesmo ter ouvido falar disto pela primeira vez pela boca do Luís Simões o qual ele próprio é lojista - pois é ainda há pessoas com princípios.
O sucesso de uma campanha destas não passa por este entusiasmo porreiro mas passageiro que se faz sentir neste tópico mas por criar-lhe as condições para que sejam os próprios lojistas a sentir a necessidade de aderir.
Assim sendo proponho que se efectivem os seguintes pontos TODOS:
1. A criação de um pequeno folheto para estar na loja com informação mais extensa do assunto para ceder aos clientes que desconhecem o fenómeno. Aqui há um detalhe que considero importante, o movimento da PFK já tem muita projecção e creio que sendo o fórum o "agente" do mesmo para Portugal o que deveria era haver um esforço conjunto para a criação deste folheto, que posteriormente seria traduzido por cada "agente" de cada país. Um folheto de um movimento à escala mundial tem muito mais peso que um folheto do fórum ou de 1/2 de entusiastas.
2. A criação de um logo oficial a distribuir pelas lojas que aderirem ao projecto para colocar na fachada, ou onde bem entenderem. Algo do género de um peixe com uma seringa e um sinal de proíbido ou qualquer coisa. e com uma palavra chave tipo "Evite os peixes injectados" ou algo mais bem esgalhado e "Peça o folheto informativo ao balcão". Mais uma vez em cooperação com a PFK nos mesmos moldes do ponto 1.
3. A criação e manutenção de uma LISTA NACIONAL OFICIAL das casas que aderiram paralela à lista mundial da PFK. É na força desta lista que reside a chave do sucesso do movimento, se ela estiver num tópico inamovível aqui no fórum e aparecer mensalmente nas revistas de Aquariofilia portuguesas será muito difícil para um espaço comercial ignorá-la.
Creio que este ponto é fundamental para o sucesso do projecto em Portugal porque coloca realmente os lojistas em cheque em relação ao assunto. Aparecer numa página recôndita num site de uma revista inglesa não é mais-valia suficiente para quem assina e não é pressão suficiente para quem fica de fora.
Se concordarem com o que escreví acima disponibilizo-me para acordar os moldes do 3º ponto com a Aquário Magazine se alguém o puder fazer também com a Aquamania.
Cumprimentos a todos e boa sorte,