kevin 69

Membro
  • #Conteúdo

    429
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    10
  • Country

    Portugal

Posts publicado por kevin 69

  1. Muito bom projeto Sofia. Estás a levar as coisas com calma 😁 que é a receita perfeita para correr da melhor forma!! 

    há 50 minutos, Carlos Carvalheira disse:

    define longo Prazo ?? um ano chega ? ... td a funcionar 

    agora atenção que isto nada tem a ver com CO2 é apenas um "film" catcher nada de mais se o "tanque" for pequeno acho que vale a pena nem que seja por nao requerer mais nenhum equipamento agora qt ao rendimento de funcionamento deixa uma pouco a desejar tens que regular o fluxo mt bem para nao te estar a injectar O2 na agua o que diminui o CO2 por esse efeito, depois ainda tens o factor evaporação 😄 nos nossos tanquitos abertos lol ... no geral e para que nao quer mais parafernália dentro do aqua .. recomendo o sitema este ou similares ... vantagem face a vidro ... nao parte lolllllllllll .... desvantagem os meus já estão baços ... já viste uns em aço inox dá uma vista de olhos no meu proximo tanque vai ser a minha opção.

    josé espero que satisfaça a tua curiosidade 😄

    Eu tenho um inflow que faz skimmer e esteve 1 ano a aspirar ar. Tentei de tudo, acrescentar ar no floater, ajustar o tamanho do floater, ajustar a entrada...literalmente tudo 😶 até que decidi mudar a localização do aquário por não gostar do desnível (raio do azulejo esta mal instalado) para um local perfeitamente nivelado. Resolveu-me o problema. Tendo o inflow perpendicular ao chão e estando o aquário bem nivelado nao tem como aspirar ar.

     

    Nunca tive Lily pipes de acrílico mas prefiro a estética do vidro. Comprei uns baratos a pensar que os ia partir facilmente e ja me duram há dois anos. Único cuidado que tenho é a colocar banha de porco sempre que coloco o tubo. Facilita o desencaixe no dia da limpeza 🙂

  2. há 50 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    Esqueci-me de te pedir para me responderes a uma pergunta que já te tinha feito... quais são as especificações que usas na tua calha? A Week Aqua lançou uma nova versão do aplicativo para controlar as luzes, mas continuo sem conseguir fazer a ligação da minha à versão 2.0. A 1.0 funciona perfeitamente - deixa colocar a percentagem que queres de cada cor e ligar ou desligar os LED's UV, mas a 2.0, supostamente, permite simular o amanhecer e anoitecer, e isso nunca consegui ter a funcionar na minha.

    Boas! Uso o early mode visto que a calha é o modelo antigo. Parece-me ainda incompatível para as novas versões de programas da app. As configurações que tenho são as seguintes:

    R - 39%

    G - 85%

    B- 47%

    UV- 100%

    Available power - 0%

    Cooling- 100%

  3. há 15 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Que diferença. Isso fica assim no espaço de quanto tempo? E quanto tempo "perdeste" na manutenção? Aquelas algas na penúltima fotografia foram poupadas à limpeza 😛 ? Continua o bom trabalho! Estás no bom caminho.

    Obrigado! As algas fazem parte. Não consigo tratar de tudo numa só vez 😅. Ainda nunca tinha podado as plantas mais baixas, pelo que diria meses até ficar assim. Em termos de tempo, acho que foram umas 3 horas. Não gosto de me prolongar muito mas demoro o meu tempo 😁

    há 12 horas, ismael_figueira disse:

    Sim é preciso muito cuidado com os musgos, ao minimo deslize e aquilo espalha por todo o lado, acaba por não ser grave, apenas quando toca ao tapete é que é pior, se não houver um cuidado regular vai acabar por abafar as raízes de qualquer planta que seja de crescimento compacto no solo. E já agora se tiveres muita dificuldade em armazenar Riccardia eu tenho aqui muito onde aplicar!! 

     

    Agora falando do aquário, estou a gostar bastante da forma que lhe estás a dar, deixa esses galhos escurecerem e por certo que serão uma mais valia! Não podes é deixar que sejam consumidos pela vegetação, senão lá se foi o efeito! 

     

    Falando de outras andanças, isso vai levar foto para concurso? Sinceramente acho que devias  😉

     

    Força nisso! 

     

    Obrigado pelo comentário. True! É assim que está a ficar no tapete. 

    Quanto a concursos, sinceramente não sei...A ideia nunca foi levar a concurso mas sim simplicidade (até na escolha da fauna) e reaproveitar algumas plantas/hardscape. Queria algo que me perdoasse possíveis falhas na fertilização/manutenção, sem grande procura no layout. Penso que consegui relativamente bem o que queria no que toca a manutenção, no resto, diria que a flora não combina com o layout, nomeadamente as buces, anubias, cryptos...Entre outras coisas.

    Logo veremos, mas não estou muito positivo 😅

  4. Ora boas! Vou deixar aqui mais umas imagens antes e depois da manutenção semanal. Coisa de verem mais ou menos como o aquário fica. Levou também com uma tesourada valente, já estava bem a precisar. Entretanto os galhos que adicionei vão escurecendo. Espero que com o tempo se fundam ao resto do hardscape, vamos ver…

    large.536D75C7-80D3-4344-B29D-94ABD1552334.jpeg

    large.F4D2345B-2D04-4CD0-8527-0E501D30258E.jpeg

    large.EC7508E8-71EB-42B0-AE03-6AD7F55D9202.jpeglarge.D7A92038-F085-4794-877A-0B2F10C21B1C.jpeglarge.0A7889F1-1CD5-4BB6-A296-3C7B19F8C20C.jpeglarge.67DDF57F-1DA7-4A83-97AF-6BE9CF63820D.jpeg

    • Gosto 1
  5. há 1 hora, ismael_figueira disse:

    Muito bem @kevin 69

    Bastante agradável de observar este aquário, mesmo ao estilo Nature! Esses apontamentos de Riccardia estão qualquer coisa, é um musgo bastante versátil e faz um efeito espetacular! 

     

    Só um reparo, normalmente tens problemas com GDA ou é mesmo só falta de limpeza dos vidros? Como é que é a tua rotina de TPA? 

     

    Continua o bom trabalho!

     

    Abraço

    Boas Ismael, obrigado pelo comentário. GDA só mesmo nos vidros. Não é um grande problema e penso ser relativamente controlável. As zonas com menos luz estão sempre limpas, o que me leva a acreditar que se reduzir a intensidade da calha consiga reduzir consideravelmente as algas. TPA faço semanalmente de 50% no mínimo.

    há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

    Não digas isso ao homem. Para ele, Riccardia é uma praga! Tanta gente à procura desse musgo, e ele que o tem, anda a oferece-lo 😛 porque não gosta de o ver no aquário.

    Já começa a ser demais mesmo! Parece estar a começar a abafar o tapete…pensei que me safava da dificuldade de manutenção de outros musgos com riccardia e não podia estar mais enganado…

  6. há 40 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    Uma perna extra para quem tem mãozinhas para estas coisas dos aquários. No meu caso funcionou ao contrário, e despoletou algas por todo o lado 🙂 . Mas foi culpa minha. Não estudei bem o solo que estava a usar. Sabia que era bom, e limitei-me a jogar com essa informação. Um solo como este, pelo que percebo agora, deve ser utilizado com uma fertilização mais "pobre" em nutrientes, que no fundo é aquilo que é a fertilização da ADA. Menos N e menos K, para obrigar as plantas a ir busca-los ao substrato. Eu conjuguei solo ADA com fertilização Tropica e acabei por introduzir na coluna de água elementos que as plantas não precisavam. O resultado é óbvio.

    Primeiros 2 meses só fertilizei K. Uma boa forma de veres se estas com alguma deficiência é analisar plantas flutuantes, que se alimentam unicamente na coluna de agua e têm acesso ilimitado a CO2. Quanto a mim, diria que nas primeiras semanas os problemas estão sempre mais relacionados a instabilidade de um aquário não ciclado (e todos os problemas envolventes). Usares filtro ciclado, algum substrato velho e plantas habituadas á tua água é como iniciar uma pedalada com momentum.

    • Gosto 1
  7. há 26 minutos, Macoz disse:

    Tens aí um aquário com uma excelente evolução, parabéns!

    A combinação solo Ada é uma equipa vencedora, pode não ser barato mas faz toda a diferença.

    Só uma curiosidade utilizas a água da rede?

     

    Olá, Obrigado! Podes crer, o solo é quase uma perna extra para cobrir um possível desleixo da minha parte. Sim, só uso agua de rede. Só tive o cuidado de ver os dados de analises de aguas de Aveiro (na rua do lado) para ver se podia dar skip a algum elemento na fertilização 😅 Acontece que a agua aqui é bem pobre, mesmo o PH...por volta de 7.5 😕

    Só para referencia, olha aqui um exemplo do ano passado para a minha zona - Calvão (se andares para baixo consegues ver outros elementos):

    http://public.adra.pt:8005/ResultadosAnaliticos/2022_ZA VGS I.pdf

  8. há 2 horas, Loukitos disse:

    Qual a dosagem de fertilização que estás a fazer para obter esse crescimento tão rápido?

    Na verdade faço os meus fertilizantes...Calcio,magnesio, potássio, nitratos, fosfatos e micros tudo separadamente.  

  9. Boas Malta, hoje foi mais um dia de manutenção e desta vez tentei limpar um pouco a riccardia do tronco. Quem quiser alguma MP (free claro). 

     

    large.6A29260C-2A6D-465C-A004-C09595C900D9.jpeg

     

    Nesta foto da para perceber o crescimento do musgo em poucos meses. Coloquei apenas na pequenas na rocha de lava...

    large.2F6D739B-6DC0-4AA8-BF92-024733D4E6E6.jpeg

    há 5 horas, Sofia Correia disse:

    Que agradável este aquário! Tinha-me escapado por completo este tópico 🙂

    Obrigado Sofia 🙂

    • Gosto 3
  10. há 7 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Não me chegaste a dizer onde compraste os suportes da calha...

    Ahhh, certo! Foi na pro aquarium. Comprei no mesmo dia que comprei a calha visto que a calha tem 8 cm a mais que o aquário 😅

  11. há 6 horas, JoseCarlosMarques disse:

    A caminho dos 3! Já agora... quanto tempo vocês conseguiram manter a vossa montagem mais longa?

    oufff, 1 ano e meio acho. Mas já em modo selva e meio desleixado. É de louvar a consistência do OP, este aquário está a envelhecer que nem um bom vinho do porto 🍾

    • Gosto 1
  12. O aquário respira saude! Realmente a calha parece ter tido um efeito bem positivo na saude/aparencia das plantas. Consegues dizer-me qual é o teu segredo para manter a vallisneria 2 anos no mesmo sitio 😶? A minha correu tudo o que havia para correr, a cryptocoryne crispatula igual. 

    • Gosto 1
  13. Wow, este tópico resume um dos motivos que torna (para mim) o hobby tão interessante. A busca pelo equilíbrio de um sistema. É muito recompensador consegui-lo e aprende-se imenso!! 😁 Quanto aos problemas que aí tiveste, fico contente que tenhas conseguido ultrapassar...Como o Nuno disse, penso que mais massa vegetal te teria ajudado, espetavas aí plantas flutuantes e umas plantas de caule provisoriamente (sem plantar) 😈.Enfim, o que conta é seguires no bom caminho. No que toca ao aquário em si, o hardscape está muito bem conseguido, rochas bonitas, bem escolhidas, muito bonito mesmo. Plantwise, diria o mesmo. Faltando mesmo só maturar um pouco. Keep it up!!

  14. há 9 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    Pois... fertilização "a olho" ainda não é para mim. Mas fico contente que esteja a resultar no teu setup. E voltando à questão da calha... o @Loukitos andava à procura de uma calha de 80cm... ainda tens a A801? O moço pode estar interessado 😛 .

    Caraças... eu tenho menos de 20!

    Praga? Isso vende-se a preços exorbitantes, e dificilmente encontras! Por agora acho que ainda não está na altura de experimentar, mas quando esse momento chegar, vou falar contigo!

    Até vendia mas nao acho que haja assim tanta procura. Prefiro oferecer a quem quiser. 

    A calha infelizmente já foi vendida 😕

  15. há 49 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    Ui... se não tivesse sido eu a construir o meu móvel ia jurar que tinhas comprado o teu no mesmo sitio que o meu 🙂 . São idênticos!!! E o mais engraçado é que a tua calha também é igual à minha, e vieste de outra que era igual à que eu também utilizava anteriormente (a A801). Comecemos por aí... em que modo utilizas a tua calha? Eu tive muitos problemas com algas até conseguir acertar com as especificações que agora utilizo. Trabalho no modo B1.0, e tenho R e G a 60% e o B a 40%. Tenho os LED's UV desligados, porque os fertilizantes da Masterline, que agora uso, vêm com a indicação de que não devem ser utilizados com luzes UV. Mas fala-me da tua experiência. Interessa-me muito. Ah... e onde conseguiste comprar os suportes? Ando à procura mas estão esgotados em todo o lado.

    Quanto ao aquário em si... acho que conseguiste muito bem fazer aquilo a que te propuseste. O tanque está com um óptimo aspecto (invejo a tua carpete 🙂 ), e tirando os musgos, que imagino serem mais difíceis de manter, todas as plantas parecem-me de fácil manutenção. Gostava de ver aquelas moitas ocuparem todo o espaço de trás, e criar ali uma espécie de "cortina". Com tempo, deve ser essa a tua intenção, não? Que tipo de fertilização estás a utilizar? Com um solo desses, rico em nutrientes, e agora que andei a estudar também o processo de fertilizar as minhas plantas, gostava de saber a tua rotina. Esse Riccardia também está com óptimo aspecto! 

    Vou continuar a acompanhar. Vai dizendo coisas e mostrando imagens! Um abraço. Os meus parabéns!

    Ui vou ver se consigo responder a tudo. Antes de mais, obrigado pelo comentário 😊. Começando pelo móvel, também é um DIY 😄. A calha está ao máximo e com o UV ligado (depois meto aqui o valor exato para o RGB). Os ferts que uso são caseiros. Adiciono semanalmente uns 20ppm de potássio, 5ppm de nitratos 2 ppm fosfato e uma colher de micros, cálcio e magnésio. Faço isto a olho BTW. A ideia é a TPA semanal e o solo rico equilibrar isto de forma a nunca ter grande trabalho com medições. No meu caso penso que os fatores decisivos para as poucas algas no inicio foram os seguintes:

    -TPA de 50% diárias (no inicio);

    -Usei algum substrato e filtro ciclado;

    -CO2 a topo e boa oxigenação com o skimmer;

    -Usei bastantes plantas flutuantes no inicio (primeiro més);

    -Uns 200 ou mais camarões;

    Posso dizer que é dos aquários que menos problemas me deu e estou rendido ao combo de substratos da ADA. Tem uma granulometria bem mais fina que o substrato da tropica e parece ser bem mais rico. Imagino que poderá prevenir alguns problemas quando a perguiça e inconsistência começam a bater. Outra coisa que penso ser relevante é o efeito do skimmer na oxigenação da agua, mas enfim, pode ser só impressão minha. Riccardia é praga, está por todo o lado, se quiseres um molho manda PM, ando farto de meter fora. Quanto a parte de trás, queria mais eleocharis, mas vou acompanhar e ver como fica melhor.

  16. Boa Noite! 

     
    Decidi hoje mostrar o meu mais recente (5 meses) projeto no aquascaping. Penso que ainda existem uns pontos a melhorar e é tambem por isso que abri o tópico hoje. O conceito foi bastante simples. Queria primeiro algo mais minimalista e de façil manutenção a nível de plantas. Claro que como todos, peco sempre e acabo por introduzir mais que o inicialmente previsto, ainda assim, estou satisfeito no que toca a manutenção. Quanto ao hardscape, tambem procurava algo mais vazio/arejado. Com bastante espaço para os peixes nadarem. O aquario não teve grandes problemas até agora, tirando talvez as primeiras 4 semanas com o aparecimento de BBA e algas castanhas.
     
    Ultimas montagens:
    large.IMG_20211016_151157.jpglarge.IMG_20200521_094126.jpg
     
    Setup:
    Aquario: 80x45x45
    Filtro: Eheim classic 600
    Luz: Weekaqua WRGB
    Solo: ADA aquasoil II + ADA power sand special
    Hardscape: ADA horn wood + Elderly stone
    Flora: Eleocharis montevidensis, Eleocharis Accicularis, Cryptocoryne crispatula, Cryptocoryne becketi petchii, marsilea crenata, lilaeopsis brasiliensis, anubia nana petite, Microsorum pteropus trident, Bucephalandra kedagang, Riccardia chamedryfolia, Ludwigia arcuata, juncus repens
    Fauna: Danio kerri e uns camarões;
     
    Deixo as seguintes fotografias por ordem cronológica começando pelo dia da montagem.
     
    large.77EA6CCA-85AE-4B68-B059-9376219DB2B0.jpeglarge.4CCB1832-07C2-41A3-8F3E-CB9CFADA6D89.jpeglarge.58A7FCCB-C1A5-4845-BCA1-C90DA3706C5D.jpeglarge.6EB7AFB1-7CE9-4BF3-9794-EA9345785B6C.jpeglarge.B66FE480-1E7D-4320-B3C2-6725A637412E.jpeglarge.734836D5-A9D5-45AF-A8C1-C9FB519FFE95.jpeglarge.03AA851A-1387-457E-9A39-B5C6A6D74756.jpeg
     
    A semana passada acrescentei uns galhos para dar um ar mais natural:
     
    large.88308118-653D-4E1C-9D35-43E68D9E8D76.jpeg
     
    • Gosto 3
  17. há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

    Que modelo é essa calha? Quer dizer.. o meu interesse não vai tanto para a calha, mas para os suportes... onde os adquiriste?

     

    Já agora... não chegaste a mencionar a tinta com que pintaste os moveis...

    Os suportes vieram de origem com a calha, que foi comprada na proaquarium. (Marca:weekaqua)

    Quanto á tinta sei que é cor padrão no Leroy Merlin, cinza escuro (efeito mate). Pedi uma tinta para proteger a madeira de humidade/água. Até agora impecável, apesar do péssimo tratamento que dou ao móvel xdd

  18. Boas, 

    Antes de mais obrigado pelas dicas. Apesar de não ter respondido, foram bem recebidas. No que toca ao fundo, acabei por inventar um com uma fita Led e K-line plastificado (no exterior). Fiz ainda umas novas aquisições no que toca á entrada/saida do filtro. Relativamente ao posicionamento do equipamento, ainda estou com alguma dúvida mas irei ver o comportamento do aquário nos próximos tempos. 

    Também comprei uma nova calha e posso dizer que em 13 anos de aquariofilia, não me lembro de ver cores tão vivas no meu aquário. As plantas assumem cores completamente diferentes. Confesso que tinha algum ceticismo quanto á diferença que uma compra destas poderia proporcionar á estética geral do aquário e fiquei completamente vendido depois de ver o resultado final.

     

    Deixo um mini video e postarei algumas fotos mais tarde.

    Obrigado.

    • Gosto 1
  19. Boa tarde, Já sou meio velho por este forum e apesar de não frequentar o forum como deveria, os aquários vão mantendo o seu status de obrigatórios cá em casa. Sempre de uma forma bem cíclica, a ideia é ter sempre qualquer coisa com que me entreter. Sendo estudante e não tendo propriamente grandes fundos para montagens mensais e/ou hardscape/ equipamento caro posso dizer que é bem interessante e acaba por ensinar sempre muito tentar "qualquer coisa" com estas limitações. A ideia em cada montagem acaba sempre por tentar fazer algo duradouro (12+ meses) e reutilizar ao máximo equipamento/hardscape de outra montagens. Gosto imenso de aquários meio envelhecidos, com um ar selvagem mas sempre controlado. Este aquário está com 3 meses e posso dizer que não apresenta grandes vestígios de algas já desde o primeiro mês. A nível estético, acho que vou adicionar uma ou outra rocha mas estou bem contente do resultado actual. É deixar crescer e adicionar fauna...

    Este foi o aquário da montagem anterior, durou aproximadamente 18 meses:

     

    large.IMG_20200530_110016.jpglarge.IMG_20200530_110139.jpglarge.IMG_20200521_094141.jpglarge.IMG_20200521_094122.jpglarge.IMG_20200521_094150.jpglarge.IMG_20200521_094126.jpg

    Setup:

    Aquário: 80(C)x45(L)x40(A) vidro normal, móvel DIY

    Iluminação: chihiros a801

    Filtro: Eheim experience 350 usado

    Substrato: Tropica

    Fertilização: DIY lean

    CO2: Kit pro aquarium com difusor NEO

    Hardscape: restos de seiryu, rocha de lava e madeiras 

    Plantas: lilaeopsis brasiliensis, vesicularia montagnei, taxiphyllum spiky hygrophila pinnatifida, bolbitis heudelotii, vallisneria spiralis tiger, cryptocoryne spiralis, cryptocoryne becketii petchii, blyxa japonica, ludwigia arcuata, Anubia nana petite, microsorum pteropus trident, limnobium laevigatum 

    Animais: 8 Clithon snails, 5 amano e alguns peixes 

    O aquário no primeiro dia:

    large.IMG_20210317_180515.jpglarge.IMG_20210317_163242.jpg

     

    5 semanas:

    large.IMG_20210422_154137.jpg

     

    Hoje (12 semanas):

    large.IMG_20210618_171841.jpg

    Sugestões para a fauna ou hardscape/plantas são bem vindas  🙂

    • Gosto 2
  20.  

    On 09/04/2020 at 05:20, Brunomcc2000 disse:

    Eu por acaso também gostava mais da base antiga com mais areia e menos pedras, dava outra vida ao aquário mas também não desgosto das pedras acho que lhe dão um toque bem natural parece a beira de um rio, talvez o problema seja falta de iluminação à frente, tens muita sombra ⅔ do aquário está escuro e a areia branquinha dava logo outro aspeto ficava tudo bem mais claro, mas a areia é certo e sabido que para a fotografia fica espetacular mas para manter... Para ver todos os dias.. Basta umas horinhas depois da TPA e já está toda suja...

    Anyway, o aquário contínua fantástico emoji1305.png bom trabalho.

    Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
     

     

    On 06/04/2020 at 16:37, brunofasoares disse:

    Muito bom. Gostei mais de ver quando tinhas menos pedras na areia. Acho que com muitas pedras o layout perde alguma fluidez. Não sei se foi por alguma razão em especiico...

    Boas! Obrigado. Isso dá iluminação é verdade, não sei o que hei de fazer...quanto a areia, tenho de ver se trato de fazer mais limpezas.

    Deixo aqui um vídeo rápido para verem o estado actual. Tive que replantar as plantas traseiras que já estavam a ficar feias. De resto só fiz a poda dos musgos e umas limpezas mais a fundo.

     

     

    • Gosto 5
  21. Boas! Acho o aquario muito equilibrado e bonito. Gosto muito. Pessoalmente acho que um aquario tem sempre algumas algas. O não natural seria precisamente a ausência delas. Felizmente as fotos de concurso não as mostram 😄. O problema é sim quando se sobrepôem a plantas...etc. Cá por casa tambem me aparecem bocados de BGA, sempre nos mesmos sitios e nunca alastram. Ataca praí 1/10 das cabeças de plantas de caule (basta cortar as afetadas), aparece numa parte de substrato entre o vidro que acredito coletar residuos (deixo porque não cresce), e aparece numa parte da madeira que aparenta ser mais mole (esfrego com esfregão). BBA tambem aparece na raiz(por estar em decomposição) mas basta esfregar. Acho que peixes/madeira/solo tendem a ser meio poluentes, é inevitavel, tento portanto dar conta do resto. TPA's, levantar a sujeira, esfregar, tirar folhas mortas/á superficie, remover manualmente algas, enfim, reduzir ao máximo fontes de amonia/lixo. Se as plantas estiverem saudaveis e mantiveres as limpezas isso vai ao sitio. Se o problema persistir e piorar, o excel poderá não ser solução (longo prazo).

     

    Cumprimentos! 

    • Gosto 1
  22. há 49 minutos, Raf disse:

    boa tarde @Vera Santos, como iluminação tenho duas barras de led de 1m com 27w cada. A escolha de 68cm foi com o objectivo de ter cerca de 60cm de água, e não se ver a linha de água do lado do corredor, mas sim apenas um "quadro". Quanto a espécies espero os vossos melhores conselhos 😉 Estava a pensar em algo como dicus e um cardume de cardinais, mas nada está decidido

    Boas! A manutenção é importante sim, mas se chegas a todos os recantos está bom! Acabaste de colocar dois aspectos muito importantes, primeiro relativamente a iluminação. Duas barras de leds são suficientes para plantas não exigentes/faceis. Segundo no que toca a temperatura da água. Não sou nenhum expert em discus mas parece-me que precisam de águas a rondar os 28-30ºc. Acho que juntando estes requisitos a tua escolha de plantas fica consideravelmente reduzida. O que por um lado simplifica um pouco as coisas 😅. A nível de hardscape, deveria ficar a teu critério. Pessoalmente, acho que discus+madeiras fica sempre bem.

  23. Boa noite! Parece que tens um excelente projecto em mente. Não tenho grandes conselhos para te dar visto nunca ter construido nada alem de aquarios convêncionais. Posso garantir-te no entanto uma coisa,  a manutenção de um aquario  plantado é importantissima e imprescindivel. A ideia de fazer uma TPA sem molhar a manga para remexer/limpar/aspirar/podar parece-me (pessoalmente) meio utópica. Seria importante levar isso em consideração. Quanto ao resto, diria que o melhor será mesmo  veres aquarios/setups e veres o que preferes.