merlin

Membro
  • Tópicos

    63
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por merlin

  1. No meu acrescentei 3 conservantes daqueles que se colocam nas geleiras. Baixou 0.5 ºC Pelo menos as ampulárias gostaram e aproveitaram para surfar no aquário naquilo
  2. Tenho feito várias encomendas e costuma levar uma semana a entregar. Já levou duas mas por falta de stock de algumas coisas encomendadas. Para mim são mais rápidos e mais baratos (portes) que a aquaristic.
  3. Sim, aumentar a temperatura é o 1º passo (30º chega) porque vai levar a que os parasitas saiam dos peixes. Mas atenção que o aumento tem que ser gradual, 2º por dia no máximo para não provocar stress. Mas aumentar a temperatura não chega, depois tem-se que matar todos os parasitas e para isso precisas de utilizar algum medicamento. Eu costumo usar o Punktol da JBL e tem resultado. Deves seguir as indicações e dosagens que estão na embalagem mas muita atenção por causa dos botias porque não têm escamas. Deves aplicar apenas metade da dose e no máximo duas vezes. Depois do tratamento deves colocar carvão no filtro para tirar os restos do medicamento e voltar à temperatura normal novamente a um ritmo de 2º / dia.
  4. Sim, aumentar a temperatura é o 1º passo (29º chega) porque vai levar a que os parasitas saiam dos peixes. Mas atenção que o aumento tem que ser gradual, 2º por dia no máximo para não provocar stress. Mas aumentar a temperatura não chega, depois tem-se que matar todos os parasitas e para isso precisas de utilizar algum medicamento. Eu costumo usar o Punktol da JBL e tem resultado. Deves seguir as indicações e dosagens que estão na embalagem e ter em atenção que se tiveres peixes sem escamas (como botias) tens que ter cuidado nas doses. Deves aplicar apenas metade da dose e nom máximo duas vezes. Depois do tratamento deves colocar carvão no filtro para tirar os restos do medicamento e voltar à temperatura normal novamente a um ritmo de 2º / dia.
  5. O CO2 deve estar ligado durante o fotoperíodo. Enquanto há luz, as plantas estão a fazer a fotossíntese a consumir CO2 e a produzir O2. Sem luz, as plantas respiram, i.e., consomem O2 e produzem CO2. Assim, a injecção de CO2 é benéfica durante o período em que há luz e em que as plantas o estão a consumir. Sem luz, se injectares CO2, passas a ter 2 fontes de CO2 o que, consoante o ritmo de injecção e a quantidade de plantas até pode ser CO2 a mais.
  6. Estou a alimentá-los com flocos normais. São uns comilões e são sempre os 1ºs a chegar à comida. Para além deste caso com os excrementos, parecem-me perfeitamente saudáveis, comem, nadam, reproduzem-se, crescem... Parece-me então que é algo natural da espécie.
  7. Viva, Tenho uns 15 platies já de várias gerações nascidas cá em casa e, de há uns tempo para cá tenho notado que produzem excrementos numa quantidade incrível. Ou seja, muitos deles andam com aquele 'fiozinho' de porcaria agarradom fiozinhos esses que a maioria das vezes ficam com uns 10 cm ou mais. Mais nenhuma outra espécie faz uma coisa destas. Os outros peixes até podem produzir mais excrementos que os platies mas, o fiozinho não fica agarrado a eles. A minha pergunta é se isto é normal? Por um lado é bastante inestético andar uma dúzia de peixes a passear pelo aquário com os excrementos atrás, por outro lado pode ser alguma doença que esteja a provocar que produzam escrementos a mais ou, que os impeça de largar o fiozito. No outro dia, puxei com uma pinça um dos fios e não se soltou, o desgraçado do platy estava a ser arrastado e aquilo não partia. Se alguém sabe o que pode estar a acontecer, agradeço o comentário. Abraço.
  8. O difusor do kit da aquaristic não é grande coisa (minha opinião) principalmente a forma de ligação ao tubo. Tem aquelas dois peça em L que não ligam muito bem e é frequente estar a entrar água por ai. O meu difusor também enchia e por outro lado, o CO2 escapava-se antes de chegar ao difusor. Eu coloquei teflon nessas junções para vedar e evitar que entre água tanto para o difusor como em direcção à botija , e para evitar que o CO2 escape. Antes de vedar a ligação difusor/tubo tens que colcoar novamente a água a 2/3. Chegaste a ligar o CO2? Quando está ligado empurra toda a água do tubo até ao difusor. A água não pode passar a válvula anti-retorno. Ou está avariada ou montaste no sentido errado. Se já estiver no sentido correcto e deixa passar água, muda imediatamente a válvula e não utilizes o sistema. A água afecta a selenóide e a botija. Abraço.
  9. Na aquristic não tem mas podes encontrar isso na aquaristikshop que é praticamente a mesma coisa. Aliás, há muitas coisas que são mais baratas e os portes também são mais baixos. Peças: http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...6cZCq5dXdc585zX Especificamente para o 2215: http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...6cZCq5dXdc585zX
  10. Só a minha opinião mas, se no filtro que colocares apenas para biológica não puseres nenhuma mecânica, vais deixar passar muita 'porcaria' para as cerâmicas. Vai ficar tudo sujo e não sei se as particulas maiores não podem danificar as cerâmicas. Por outro lado, parece-me que deixando passar tudo pelas cerâmicas diminui a eficiência das mesmas.
  11. Boa noite, Tenho um termómetro de mercúrio que 'avariou'. Ou seja, deixou de medir correctamente a temperatura. Foi substituído mas a minha pergunta é, sabem o que é mais indicado para o antigo? Não quero deitá-lo no lixo normal, é mercúrio tóxico para o ambiente. Também não há reciclagem para isto. Será que aceitam nas farmácias? Se alguém souber o que fazer agradeço.
  12. Tens mesmo a SIS-PM(S) ou é a SIS-PM? É que a PM só funciona com o PC ou com um transformador. Ouves algum beep?
  13. Tens mais alguma configuração ou opção seleccionada além dos settings de cada tomada?
  14. Eu tenho uma e funciona bem. Não é suposto haver qualquer tipo de relação entre estar ligado o USB ou não e as fichas ligarem ou não. Já testaste um ciclo completo com o USB ligado, ou seja, deixar desligar, ligar e desligar novamente enquanto estás com o USB? Funciona. Tens que que configurar a hora para ligar, a hora para desligar e no fim tens que dizer que é para repetir. Não te esqueças desta última instrução senão, só faz uma vez.
  15. Viva, Tenho 4 SAE's num comunitário com platys, corys, danios, nariz de bêbado, viuvas, neons, botias e ampulárias. Nunca tive nenhum problema e olha que os SAE são umas 'sardinhas', ou seja têm os uns 10 cms cada e tirando os botias são duas ou três vezes maiores que qualquer um dos outros. Sempre me desaconselharam os CAE (vs SAE) porque de facto são agressivos. O único problema com os SAE é que, com alimento, deixam as limpezas para mim. E não há como não alimentá-los, os outros tambem precisam de comer, certo?
  16. Será que o termostato está calibrado? Já viste se é possível calibra-lo?
  17. Para adicionar 5ppm num aqua de 100l não será 5x100 = 500mg?
  18. Se a temperatura oscila durante o dia não é uma questão de calibração. Um termostato mal calibrado apenas significa que a temperatura da água é diferente da temperatura indicada no termostato. Se a temperatura varia é porque o termostato não está bom, ou seja, ou não está a medir correctamente a temperatura da água ou não tem a resistência a funcionar correctamente. Sugiro que o leves de volta à loja e que o troques. Recomendo os Jagger.
  19. Pode não estar calibrado, ou seja, a temperatura do regulador não está acertada com a temperatura real do termostato. Qual é a marca do termostato? Geralmente dão para calibrar ou seja, permitem que após o termostato estar a funcionar a uma determinada temperatura, verifiques a temperatura real da água. Depois, com o termostato desligado, podes alterar a temperatura indicada no regulador para a temperatura real e assim acertas a temperatura do regulador com a temperatura real do termostato. A forma de fazer este acerto da temperatura do regulador com a temperatura real depende da marca e do modelo do termostato. No manual ou folheto deve indicar como fazer a calibração. Fiquem bem.
  20. Atenção às dosagens do medicamente que utilizares. Os botia não têm escamas pelo que são muito sensiveis à medicação. é recomendado, e no folheto do medicamento deve haver essa referência, usar apenas metade da dose recomendada para o volume do teu aqua. Há pouco tempo tive os meus botias com Ictio e fiz o seguinte tratamento: 1º dia: Subi a temperatura para 28º (atenção aos restantes peixes que tiveres e verifica qual a temperatura máxima que podem suportar durante algum tempo). 2º dia: Subi a temperatura para 30º. Atenção que não deves subir muito a temperatura (ou baixar) de uma vez só. Os peixes não gostam muito de choques térmicos. 3º dia, para que os parasitas saiam dos peixes e os ovos ecludam, usei JBL Punktol (metade da dose); 5º dia, segunda dose de JBL Punktol; 6º dia, estvam bem, baixei a temperatura para 28º. Se ainda vires pontos brancos podes fazer mais um ciclo de medicação. 7º dia estava tudo bem e baixei a temperatura para 26º (a minha temperatura habitual). 8º e 9º coloquei carvão no filtro para retirar os restos da medicação. Ficou tudo bem.
  21. Pode ser uma questão de calibração do termostato. Vê aqui: Calibrar termostato
  22. merlin

    Aquaristic

    Bem, acabo de enviar um mail para a aquaristic a reclamar por um péssimo serviço. Para além de terem levado 3 semanas a despachar uma encomenda de produtos simples e só após alguns mails de insistência, tiveram a lata de enviar as coisas por Correio normal em vez de ser por UPS como o próprio mail deles disse que iria ser. Assim, para além de já estarem atrasados, uma coisa que em 2 dias já teria chegado ainda vai levar mais tempo (incluindo o fim-de-semana) para chegar. Salve-se apenas a questão de facto responderem a todos os mails enviados embora por vezes com um inglês que não lembra ao diabo. Começo a ver cada vez mais reclamações em relação à aquaristic. Basta dar uma vista de olhos pelas encomendas organizadas para se ter uma ideia que a qualidade do serviço tem-se vindo a deteriorar. Parece-me que as encomendas sem problemas começam a ser a excepção face às que os têm. Se calhar mais uma vez estamos a sofrer do facto de sermos um pequeno Pais na ponta mais afastada da Europa... Fiquem bem.
  23. 2 anos e meio depois? :-D
  24. Detalhando um pouco mais a resposta que já foi dada, a posição da saída do filtro, para efeitos da filtragem, é indiferente. No entanto pode-se aproveitar a saída do filtro para cumprir 2 outros objectivos: oxigenação e correntes. A oxigenação da água é obtida através das trocas gasosas que se dão à superfície da água do aquário. Quanto maior for a área da superfície do aquário maior é a oxigenação da água. No entanto, os nossos aquários geralmente têm áreas limitadas pelo que para aumentar o volume de oxigenação é preciso aumentar a agitação da água à superfície. Para agitares a água podes usar uma bomba de ar com uma pedra difusora que te vai provocar uma agitação na superfície ou, aproveitar a saída do filtro para provocar essa agitação. Nesse caso deves colocar a saída do filtro acima do nível da água. Ao colocares a saída do filtro acima da água, para além de agitares a superfície da água também vais criar uma corrente de água cuja intensidade varia com o fluxo de água do filtro vs dimensão do aquário. Quanto a mim, poderá haver quem tenha opinião diferente, é benéfico ter essa corrente para a circulação de água no aquário para além de que criar um efeito agradável com as plantas que tiverem na zona da corrente e alguns peixes gostam de andar a nadar ao sabor / contra essa corrente. No entanto, tem atenção que alguns peixes não gostam da corrente e podem se refugiar para as zonas do aquário onde não chega a corrente o que pode limitar os movimentos desses peixes e não é bom. Se criares a referida corrente de água, deves observar o comportamento dos teus peixes e se eles não gostarem tens que mudar a posição da tua saída do filtro. Para que não seja criada a tal corrente de água, podes à mesma colocar a saída do filtro acima do nível da água mas, em vez das saídas estarem apontadas para o interior do aquário, podes apontar as saídas na direcção do vidro por forma a que a água que sai do filtro bata no vidro e depois é que entra no aqua. A agitação da superfície é menor mas será qb a não ser que tenhas algo no aquário que te consuma muito O2. Outro aspecto, ao teres a saída do filtro acima do nível da água, principalmente se estiver a apontar para o interior do aqua, vais ver que vai provocar o barulho de uma mini cascata. Há quem goste e quem não goste desse barulho. Podes controlar a intensidade desse barulho variando a distância a que colocas a saída do filtro em relação à superfície da água. Mais afastado = mais barulho e mais agitação (e mais salpicos, atenção se não tiveres tampas), junto à superfície = nenhum barulho, agitação suficiente e sem salpicos. :-D Espero ter ajudado (e não complicado), fica bem.