cao100patas

Membro
  • Tópicos

    33
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por cao100patas

  1. Boas Pedro, antes demais, tenho de te agradecer a paciencia que tas a ter, nao é fácil. Sendo assim, devo prescindir da rocha morta, e fazer como tu dizes, é só porque estou habituado aos cic's africanos, q fazem covas e remexem a areia toda, mas prefiro gastar o dinheiro q ia gastar em RM e compro mais RV. Sim tens razao isto e para ser montado com calminha, ate pq o dinheiro n permite ir mt rapido e ainda tenho de arranjar donos para estes peixes todos q estao no aquario.
  2. Pois, já tinha pensado nisso, tenho de fazer uma Coluna seca mesmo pequena, ainda para mais nao sei como vai ser o layout...Bem, pensei em duas opções, ou num dos cantos traseiros do aquario ou mesmo no meio, qual será melhor? Esta questão do espaço levou me a pensar noutra coisa o escumador que pensei usar é interno, mas eu queria po-lo na SUMP, há alguma maneira de adaptar? É que os que vi externos eram todos muuuuuuito caros. Li algures por aqui que não se deve "enterrar" a rocha viva no areão, até faz sentido, sendo assim posso arranjar rocha morta ou até mesmo rochas da nossa costa para fazer uma espécie de base onde vai ser colocada a RV? Bem tenho imensas duvidas, mas por agora nao vos chateio mais hihihi. Esta semana vou ver preços e tipos de areão, depois com certeza q me vao surgir mais umas quantas Abraços. Hugo.
  3. Boas, obrigado pelas respostas. Ok, já percebi a parte da coluna seca, mas o que é um Durso?? Quanto á SUMP, eu keria usar os dois aquários pq assim sempre era mais litragem, e po-los um ao lado do outro vai ser um problema pois n tenho espaço, acham que dá para usar só um com estas medidas 40x25x25?? Pensei que se usassem as bioballs, mas sendo assim melhor, uso só o escumador e a rocha viva como filtragem?? Já agora, dentro da SUMP tenho de por areia ou ponho só a RV e já agora como devo por a RV, tudo ao molho ou nao pode haver zonas anérobias?
  4. Epá a foto não fikou muito visível, voçes conseguem ver bem? E faltou me perguntar uma coisa, kual deve ser o caudal da bomba de retorno? Descculpem lá o testamento hihihi
  5. Boas, antes demais chamo-me Hugo já mantenho peixes tropicais á uns anos, neste momento mantenho ciclideos do tanganiyka e alguns juvenis de malawi's, ja a algum tempo q penso meter-me nos salgados e como vou ter um aquario livre de 100L pensei em montar um nano, já li bastante mas confesso que ainda preciso de ajuda nalgumas coisas. Entao aki vai o q tava a pensar. Aquário: 100x30x30 Areão: (nao sei q tipos existem nas lojas, mas procurava um de pouca granulometria,tipo areia) RV: 30Kg Iluminação: (por uma kestao de espaço, teem de ser fluorescentes, nao sei qt's nem que tipos..) SUMP: DIY Bombas de circulação: 2x1000 L/H Escumador: Midiflotor (será que serve?) Corais: por enkuanto só moles. Peixes: casal de Amphiprion ocellaris; casal de Chrysiptera parasema (por enkuanto é só fiko á espera de mais opiniões) A SUMP vai ser DIY, tenho aki foto do projecto, será q algo assim é viável?? Ainda me falta um sistema que evite a SUMP de transbordar, se faltar a luz ou algo do género, e keria pôr parte da RV na 2ª parte da SUMP, mas n sei como por lá Luz..(é preciso não é??) A SUMP foi projectada para ser de 2 andares, pois o espaço é reduzido, e ter uma SUMP só com 40x25x25 acho pouco, por isso arranjei outro aquário mais pekeno, q vai servir de câmara de pré filtragem, fazendo uma filtragem mecânica com esponjas e bioballs, e fazendo a água cair por gravidade para a câmara de filtragem biológica, era aí q keria por alguma RV e umas algas. Bem e acho que é só, que é que acham? Ps: Já agora este projecto é pa ser feito muuuuito devagarinho, ainda tenho de vagar o aquário, q tem cerca de 50 juvenis de caeruleus e greshakey, e fazer a SUMP. Não kero cometer nenhum erro, por isso vim aki pedir ajuda.
  6. Boas, não acho boa ideia.
  7. Boas, é assim os "Pseudotropheus" são um género que hoje em dia engloba maioritariamente tudo o q for "Elongatus", os antigamente denominados "Maylandia" são hoje designados de "Metriaclima", portanto muda consoante a literatura, um Maylandia greshakey, é hoje em dia um Metriaclima greshakey.
  8. Boas, realmente 20 litros é muito pouco, com 40 até te safavas com qq coisa, assim não é boa ideia.
  9. Boas, chuta aí.. Não tens de ter medo de perguntar seja o que for, tamos aki é pa nos ajudar-mos uns aos outros.
  10. Boas, já te respondi por Mp, mas akii vai o 1º não te sei dizer, mas parece-me hibrido, o 2º é parecido a um M. greshakey, mas mesmo assim tem umas diferenças.
  11. Boas, eu não me estava a referir ao ph, era mais a amónia e nitritos, para avaliar a qualidade da água. Bem se deixou de aumentar, não terá sido vítima de uma qualquer agressão?
  12. Boas, o da 1ª foto amarelo, parece-me um Metriaclima lombardoi, os outros não te sei dizer.
  13. Boas, pq uma coisa é tu teres um aquário com um monte de Mbunas desemparelhados, ou alguma coisa do género e eles hibridizarem, daí termos de ter cuidado com as espécies e isso tudo, e outra coisa é faze-lo propositadamente e depois ir vender o resultado para as lojas como ciclideo papagaio. São conceitos totalmente diferentes, eu nao digo q n haja pessoal a hibridizar Mbunas de propósito, já acredito em tudo, mas na maioria dos casos acontece por descuido e desconhecimento.
  14. Boas, ó Luis já agora, este aquário de 400 Litros não é o mesmo, onde tens os escalares de que falas noutro tópico? É que se for nem penses em por caeruleus.
  15. Boas, geralmente os hibridos em Mbunas surgem de descuidos ou desconhecimento e por ai fora, os ciclideos papagaios sao uma historia diferente, mas tb n concordo com manda-lo pela sanita, eles nem deviam era ser "produzidos", na minha opiniao. Em 400L acho que te safas bem, mas tem atenção ao comprimento do aquário isso é o mais importante em aquários de Mbunas.
  16. Boas Luis, acho que já devias ter-te informado acerca dessas coisas antes de teres arranjado ciclideos africanos, desculpa lá mas tinha de te dizer isto, espero que não leves a mal. Quanto a deitares o peixe pela sanita...nao sei kem te disse isso, mas n deve ter sido aki no forum, se ele já ai tá em tua casa, só tens é de lhe proporcionar boas condições. A tua pergunta tem uma resposta, á partida fácil, partindo do princípio que te referes a ciclideos do malawi, os Mbunas são maioritariamente herbívoros, a única proteína animal que eles ingerem são pekenos crustáceos que habitam nas algas e pekenos alevins q possa apanhar ocasionalmente, mas isso já vem contabilizado nas boas rações, para Mbunas. Deixa-me dar-te um conselho, pois já tive a tua inexperiência, e tive de aprender com os meus erros. Não compres peixes por impulso, tipo "haa que peixe tão bonito, vou levar" e só qd chegas a casa te das ao trabalho de ver q peixe é, o q e q ele come e por ai fora. Um aquário tem de ser montado já tendo em conta as espécies que se quer manter, levando em conta as suas necessidades. Por exemplo vais comprar dois casais de Labidochromis, mas kual é o tamanho do teu aquário, quantos e que tipos de peixes tens lá, já há casais, são só machos, só fêmeas....??? Não podes ir comprando peixes só porke a cor deles combina, principalmente com ciclideos (no geral) e ainda para mais mbunas. Tenta te informar acerca das espécies que podes manter, tendo em conta o tamanho do teu aquário, informa-te bastante, tenta consultar akele site que te dei, é bastante bom nesse sentido, e qualquer coisa já sabes estamos aki pa te ajudar.
  17. Boas, mais um pormenor, os botias são peixes de pele "nua", por isso ao aplicares o produto ve as expecificações, pois nalguns casos e preciso reduzir a dose para metade. O íctio pode ser eliminado com o simples aumento de temperatura, só em casos muito graves se deve usar produtos, á base de azul de metileno. Podes subir a temperatura até aos 28 ºC que é a temperatura indicada para combater o íctio, mas isso já vai depender das espécies que mantenhas, e sobretudo das plantas.
  18. Boas, pela foto n se percebe bem, isso é um buraco, ou uma "mossa"?? O peixe come, como são as fezes dele, se comer ele engole o comer ou cospe, quais são os parametros da água? Já agora, para 80 litros parece-me muitos peixes, ainda para mais com escalares e ácaras...
  19. Boas, sinceramente não vejo grande futuro pa ele.... Que anti bacteriano tás a usar, se fosse a ti aplicava mesmo na água, em vez de pores na comida, mas parece-me q ja esta num estado muito avançado, n tinhas reparado em nada antes?
  20. Boas, dava jeito ter mais dados, tipo temperatura e qualidade geral da água ( Ph; Gh; amónia.....) Barbatanas rasgadas, tirando a hipótese de agressão, pode ser infecções bacterianas devida a má qualidade da água, má alimentação ou qulauer motivo de stress.
  21. Boas, em 400 Litros, acho que não à problema, mas cuidado com escalares e bocas de fogo, pode dar problema.
  22. São dois machos de certeza. http://www.aquariumsite.com/fish/borellii_dwarf.php Podes ver aki umas fotos de macho e femea.
  23. Boas, Luis, acho que já chegaste á conclusão que o peixe que tens aí é um híbrido?!? Agora aconselho-te a não o deixares criar com nenhuma fêmea, pelo menos na minha opinião, que sou "purista" em relação á manutenção das espécies.
  24. Boas, esse peixe, não é igual ao teu, repara bem na forma da barbatana anal.
  25. Boas, acho q tas a fazer confusão, já agora deixo aki umas informações, as diferentes raças de cães existentes pertencem á mesma espécie, "canis familiaris". O que se fala aki é hibridização de espécies diferentes, por exemplo; género: Labidochromis - espécie: caeruleus vs género: Pseudotropheus - espécie: lombardoi....São conceitos diferentes, se acasalares um rottweiler com um collie, o resultado será á mesma um "canis familiaris". O mesmo se passa com o gato, siamês ou persa são a mesma espécie "felis silvestris catus", raças diferentes como óbvio. A minha opinião é que deve-se sempre q possivel evitar as hibridizações, pelos motivos q já aki foram descritos, mas se acontecerem não vem nenhum mal ao mundo, ou se faz o que a menina fez, na minha opinião o mais correto, ou então temos de ser responsáveis e certificar-nos q akela criação nunca chegará ao mercado, por várias razões, desconhecimento geral e até falta de escrúpulos de algumas lojas, esta ultima opção é sempre mais díficil de seguir, pois como foi dito acarreta riscos que nem sempre estão ao nosso alcance para controlar. A hibridização na natureza, originou de facto o surgimento de novas espécies, é um facto, mas para ela acontecer é preciso que a "espécie" resultante consiga vingar e reproduzir-se durante várias gerações até se afirmar como espécie independente, o que não acontece em situações normais nos grandes lagos, pois muitas das espécies não se chegam a cruzar e qd o fazem os respectivos machos dessa espécie guardam o seu arém, sem falar na particularidade das cores dos peixes, passo a explicar, como sabem, julga-se q todos os Mbunas tenham um punhado de antepassados em comum, q qd chegaram ao lago malawi começaram a dividir em várias espécies, esta divisão baseou-se na escolha das fêmeas pelos machos, elas definiram o processo evolucional do lago, esta teoria explicaria o porke de as espécies existentes hoje se puderem cruzar e gerar descendencia, muitas vezes fértil, mas as fêmes teem sempre o poder de escolher, e uma fêmea de caeruleus no seu estado selvagem, nunca escolheria por ex: um pseudotropheus socolofi para acasalar, tendo á sua disposição machos de caeruleus, porke foi a maneira q a natureza escolheu organizar as coisas, criando variedades diferentes com cores diferentes, até por exemplo a mesma espécie de zonas diferentes do lago teem por vezes diferenças enormes em termos de cor, podendo ser confundidas com outra espécie. Bem acho que me alonguei demais já, desculpem lá o testamento, mas é uma área que me interessa bastante, por isso não resisti, os conceitos que aki apresentei foram muuuuuito resumidos, nomeadamente a evolução no lago malawi consoante a escolha das femeas. Em relação aos cães, bem é melhor nem falar-mos deles senão não me calo HIHIHI