cao100patas

Membro
  • #Conteúdo

    33
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

cao100patas's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boas Pedro, antes demais, tenho de te agradecer a paciencia que tas a ter, nao é fácil. Sendo assim, devo prescindir da rocha morta, e fazer como tu dizes, é só porque estou habituado aos cic's africanos, q fazem covas e remexem a areia toda, mas prefiro gastar o dinheiro q ia gastar em RM e compro mais RV. Sim tens razao isto e para ser montado com calminha, ate pq o dinheiro n permite ir mt rapido e ainda tenho de arranjar donos para estes peixes todos q estao no aquario.
  2. Pois, já tinha pensado nisso, tenho de fazer uma Coluna seca mesmo pequena, ainda para mais nao sei como vai ser o layout...Bem, pensei em duas opções, ou num dos cantos traseiros do aquario ou mesmo no meio, qual será melhor? Esta questão do espaço levou me a pensar noutra coisa o escumador que pensei usar é interno, mas eu queria po-lo na SUMP, há alguma maneira de adaptar? É que os que vi externos eram todos muuuuuuito caros. Li algures por aqui que não se deve "enterrar" a rocha viva no areão, até faz sentido, sendo assim posso arranjar rocha morta ou até mesmo rochas da nossa costa para fazer uma espécie de base onde vai ser colocada a RV? Bem tenho imensas duvidas, mas por agora nao vos chateio mais hihihi. Esta semana vou ver preços e tipos de areão, depois com certeza q me vao surgir mais umas quantas Abraços. Hugo.
  3. Boas, obrigado pelas respostas. Ok, já percebi a parte da coluna seca, mas o que é um Durso?? Quanto á SUMP, eu keria usar os dois aquários pq assim sempre era mais litragem, e po-los um ao lado do outro vai ser um problema pois n tenho espaço, acham que dá para usar só um com estas medidas 40x25x25?? Pensei que se usassem as bioballs, mas sendo assim melhor, uso só o escumador e a rocha viva como filtragem?? Já agora, dentro da SUMP tenho de por areia ou ponho só a RV e já agora como devo por a RV, tudo ao molho ou nao pode haver zonas anérobias?
  4. Epá a foto não fikou muito visível, voçes conseguem ver bem? E faltou me perguntar uma coisa, kual deve ser o caudal da bomba de retorno? Descculpem lá o testamento hihihi
  5. Boas, antes demais chamo-me Hugo já mantenho peixes tropicais á uns anos, neste momento mantenho ciclideos do tanganiyka e alguns juvenis de malawi's, ja a algum tempo q penso meter-me nos salgados e como vou ter um aquario livre de 100L pensei em montar um nano, já li bastante mas confesso que ainda preciso de ajuda nalgumas coisas. Entao aki vai o q tava a pensar. Aquário: 100x30x30 Areão: (nao sei q tipos existem nas lojas, mas procurava um de pouca granulometria,tipo areia) RV: 30Kg Iluminação: (por uma kestao de espaço, teem de ser fluorescentes, nao sei qt's nem que tipos..) SUMP: DIY Bombas de circulação: 2x1000 L/H Escumador: Midiflotor (será que serve?) Corais: por enkuanto só moles. Peixes: casal de Amphiprion ocellaris; casal de Chrysiptera parasema (por enkuanto é só fiko á espera de mais opiniões) A SUMP vai ser DIY, tenho aki foto do projecto, será q algo assim é viável?? Ainda me falta um sistema que evite a SUMP de transbordar, se faltar a luz ou algo do género, e keria pôr parte da RV na 2ª parte da SUMP, mas n sei como por lá Luz..(é preciso não é??) A SUMP foi projectada para ser de 2 andares, pois o espaço é reduzido, e ter uma SUMP só com 40x25x25 acho pouco, por isso arranjei outro aquário mais pekeno, q vai servir de câmara de pré filtragem, fazendo uma filtragem mecânica com esponjas e bioballs, e fazendo a água cair por gravidade para a câmara de filtragem biológica, era aí q keria por alguma RV e umas algas. Bem e acho que é só, que é que acham? Ps: Já agora este projecto é pa ser feito muuuuito devagarinho, ainda tenho de vagar o aquário, q tem cerca de 50 juvenis de caeruleus e greshakey, e fazer a SUMP. Não kero cometer nenhum erro, por isso vim aki pedir ajuda.
  6. Boas, é assim os "Pseudotropheus" são um género que hoje em dia engloba maioritariamente tudo o q for "Elongatus", os antigamente denominados "Maylandia" são hoje designados de "Metriaclima", portanto muda consoante a literatura, um Maylandia greshakey, é hoje em dia um Metriaclima greshakey.
  7. Boas, realmente 20 litros é muito pouco, com 40 até te safavas com qq coisa, assim não é boa ideia.
  8. Boas, chuta aí.. Não tens de ter medo de perguntar seja o que for, tamos aki é pa nos ajudar-mos uns aos outros.
  9. Boas, já te respondi por Mp, mas akii vai o 1º não te sei dizer, mas parece-me hibrido, o 2º é parecido a um M. greshakey, mas mesmo assim tem umas diferenças.
  10. Boas, eu não me estava a referir ao ph, era mais a amónia e nitritos, para avaliar a qualidade da água. Bem se deixou de aumentar, não terá sido vítima de uma qualquer agressão?
  11. Boas, o da 1ª foto amarelo, parece-me um Metriaclima lombardoi, os outros não te sei dizer.
  12. Boas, pq uma coisa é tu teres um aquário com um monte de Mbunas desemparelhados, ou alguma coisa do género e eles hibridizarem, daí termos de ter cuidado com as espécies e isso tudo, e outra coisa é faze-lo propositadamente e depois ir vender o resultado para as lojas como ciclideo papagaio. São conceitos totalmente diferentes, eu nao digo q n haja pessoal a hibridizar Mbunas de propósito, já acredito em tudo, mas na maioria dos casos acontece por descuido e desconhecimento.
  13. Boas, ó Luis já agora, este aquário de 400 Litros não é o mesmo, onde tens os escalares de que falas noutro tópico? É que se for nem penses em por caeruleus.
  14. Boas, geralmente os hibridos em Mbunas surgem de descuidos ou desconhecimento e por ai fora, os ciclideos papagaios sao uma historia diferente, mas tb n concordo com manda-lo pela sanita, eles nem deviam era ser "produzidos", na minha opiniao. Em 400L acho que te safas bem, mas tem atenção ao comprimento do aquário isso é o mais importante em aquários de Mbunas.