Bmmsilva

Membro
  • #Conteúdo

    214
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Bmmsilva

  1. Rochas se forem os A. Calvus. Eu iria para os A. Compressiceps "Sumbu Shell". Neste caso são precisas não só umas rochas para o macho mas também uma concha grande para a fêmea. Esta concha deve ser como a dos Multies, mas muito maior. Hei-de ver se encontro a que usei em tempos e ponho aqui a foto.
  2. Boa tarde, Eu tive Multies durante bastante tempo e de facto há uma preocupação com a sobrelotação, já que eles protegem as crias com a coragem de um leão, e então há sempre um aumento rápido da população. Um predador não vai impedir esse aumento, pode é eventualmente diminuir a curva de crescimento da população. Eu diria que em 80 cm é possível manter uma pequena colónia de Multies e como predador apostaria num casal de Altolamprologus Compressiceps ou em último caso uns Altolamprologus Calvus. Fica a sugestão! Abraço e boa sorte para o projecto, Bruno Silva.
  3. Olá! Quanto tempo tempo de montagem esse aqua de multies? Se tiveres uma população de Multies bem estabelecida julgo que não terás problemas, é óbvio que no período nocturno haverá predação, mas nada que impeça a colónia de crescer. Eu tenho 3 L. Brevispinis e não notei qualquer perturbação da colónia. Mas já observei que quando acendo a luz de repente, um dos L. Brvispinis corre imediatamente da colónia, para a sua toca, certamente que andava a entrar nas conchas pra caçar qualquer coisa, mas normalmente os progenitores estão na concha das crias e certamente que correm com eles na hora! Abraço, Bruno Silva.
  4. Olá André! Não me parece nada viável uma ligação em série, pelo simples facto que têm fluxos diferentes. Em tempos houve aqui no fórum um tópico interessante sobre ligação em série de filtros! Acho que a conclusão foi que era de facto inviável! Quanto ao resto, o meu conselho é que leias muito, toma atenção aos parâmetros químicos da água que indispensáveis aos Tangas, vê as espécies que te agradam (se houverem mais... e acredita que quanto mais pesquisas, mais vais gostar) e perguntas aqui ao pessoal opiniões sobre as compatibilidades, layout, etc! Abraço!
  5. Olá André! Os meus parabéns pelo casório! Quanto ao 2213, sim, é uma solução, ajuda bastante, e caso fique funcional ter 3 filtros em simultâneo, poderá até ser a filtragem definitiva. Julgo que os similis terão um comportamento muito semelhante aos multies, mas como só mantenho estes últimos, não posso garantir que assim seja! Como disse no outro post, não conheço os Caudos, por isso não te sei responder... o Aquaben com toda a certeza saberá elucidar-te melhor que ninguém, por isso quando falares com ele pergunta, entretanto pode ser que apareça alguém aqui que já tenha tido as duas espécies! Quanto aos conchiculas sei que ele costuma ter multies e similis, ocellatus sei que de momento não tem pra venda (também quero e já lhe tinha perguntado), nem Cypris Mpulungo. Eu tenho Cypris juvenis que estou a deixar crescer pra sexar e ficar com mais 2 fêmeas, separando essas 2 fêmeas fico também com excedente, por isso se depois precisares, podemos conversar sobre isso. cumps!
  6. Olá e bem vindo aos Tanganyikas! Quanto à filtragem, se pudesses trocar o 2215 por outro 2217 era bem melhor, isso assim parece-me pouco, porque a questão do filtro interno e bomba de circulação é pouco relevante, embora ajude a levantar detritos e assim limpar um pouco melhor o aqua, mas a questão principal é a superfície de filtragem e respectiva circulação, é por isso que era preferível outro 2217, mais superfície e maior circulação sobre ela! Quanto à fauna, não conheço os caudopunctatus, no entanto julgo que não será possível manter 3 casais nesse aqua, mas como disse, não os conheço! Relativamente aos multies e similis, terás de optar por apenas uma das espécies, pois são muito semelhantes e poderão acontecer cruzamentos indesejados (híbridos). Os Ocellatus são de casal e também por isso acho que apenas poderás manter um casal nesse aqua, uma vez que terão de estar afastados dos multies (ou similis) e com barreiras visuais para não haver problemas e assim não estou a ver sobrar espaço pra mais casais! Quanto ao resto parece-me bem, nos Cypris não te esqueças é de manter um rácio de pelo menos 3 femeas para cada macho, assim poderias ter 2 machos e 7 femeas ficando com um cardume de 9 elementos! Todas as espécies que referiste são relativamente fáceis de arranjar, fala com o membro "Aquaben", aqui para o sul será a melhor pessoa pra adquirires os peixes. Para além do que já referi, não conheço a interacção dos Caudos com os outros elementos e de resto parece-me tudo compatível desde que com os devidos cuidados territoriais. Um conselho, não percas tempo a tentar por o território destinado aos conchiculas ao teu jeito, porque eles vão arrumar a casa à sua maneira! Espero ter ajudado! Cumps, Bruno Silva.
  7. Olá! Estás bem encaminhado, ainda pra mais orientado pelo mestre Bentes! Gostei do layout simples e bem definido! Vai dando novidades! Cumps.
  8. Esquece frontosas, o problemas são as dimensões do aqua, para frontosas precisas de 1.50 mt de frente de aquário, os 300 Lts são relativos, consegues ter 300 lts em aqua com 1 mt de frente, o que é francamente minusculo para frontosas! Abraço!
  9. Bmmsilva

    Tanga 60x40x30

    Só para acrescentar que a série classic da e-heim, seja ele o 2211, 13, 15, ou 17, são do melhor que podes encontrar em fiabilidade, preço, etc, etc, são de facto fantásticos! Já tive 2213, agora tenho um 2217 e penso comprar mais 1! No teu caso em concreto um 2213, já seria bom, o 2211 julgo ser curto em circulação! Costumam arranjar-se bons preços aqui na secção de vendas do fórum! Abraço!
  10. Olá!! Siceramente nesse aqua, só mesmo conchiculas, é pequeno para tudo o resto! Não há muito mais a dizer sobre isso... É provavél que o filtro chegue chegue se fores rigoroso com as TPA´s, mas mesmo muito rigoroso! As durezas de gh e dh e consequente subida do pH, são feitas à custa da adição de sulfato de magnésio e bicabornato de sódio. Quanto à tua ultima pergunta... está bastante apertado! Mais uma vez, só mesmo conchiculas, e "só" é uma maneira de falar pois o que não falta é por onde escolher! Abraço!
  11. Não te fies nisso! Nos tangas não há verdades absolutas, e além disso as julies têm um feitio ruim!
  12. Bmmsilva

    Tanga 60x40x30

    Olá! De facto o aqua é muito pequeno para Tangas, mas essa colónia de similis ou multies seria uma opção muito viável, o problema é mesmo o filtro, se poderes apostar num filtro melhorzinho era importante! Acho que com esse é muito arriscado! Abraço!
  13. Sim, de facto a aposta será rocks de pequena dimensão! Gosto muito do look ao estilo "marinho"! Cuidado que se escolheres espécies que cavem o areão corres o risco de derrocadas, verifica bem a solidez desses montes! Quanto a espécies, alguma ideia??
  14. Mas continuares com os multies, ou substituires os multies por Altos, não percebi! De qualquer forma, os Altos só poderiam ser os Sumbu, pois são a espécie mais pequena e num aqua desse tamanho não tens muita margem de manobra!
  15. Provavelmente já venho tarde responder, mas aqui vai: Filtro, esse aqua leva uns 120lts brutos de água, logo um filtro com uns 1000 Lts/hora, já faz o seu trabalho!Os E-heim são os melhores, o 2217 é um óptimo filtro, muito fiável. Areia, a da praia serve, desde que bem lavada, óbvio! Senão qualquer uma que seja de granulometria fina(os conchiculas gostam de escavar). Espécies, com esse tamanho de aqua, só mesmo tanganyika. Uma colónia ou casal de conchiculas, conforme a espécia a escolher, umas julies e dependendo de layout, talvez uma terceira espécie, de preferencia também rock-dweller, ou outra conchicula, desde que não seja passivél de cruzamento com a primeira escolhida! Espero ter ajudado. Cumps, Bruno Silva.
  16. Bmmsilva

    frontosas

    Olá. Porque não apresentas o teu aquário, fazes a descrição das medidas, equipamento, fauna, flora e parametros, juntas umas fotos se quiseres e sempre ficava mais fácil o pessoal comentar, assim é complicado!! Cumps, Bruno Silva.
  17. Boas e bem vindo aos tangas! Sim, é de facto uma óptima escolha pra um aqua desse tamanho! Tens é de ter consciência de que quando começarem a reproduzir, terás de estar atento à explosão demográfica que vais ter, de forma a que o aqua não fique rápidamente sobrelotado! Abraço, Bruno Silva.
  18. Eu também faço as TPA´s como o Orlando! Directo pra fora, directo pra dentro, muito devagar pra não haver choques térmicos principalmente! Como faço semanalmente 80 a 100Lt, não é preoucupante em termos de cloro, e como o orlando diz, com as tampas abertas, e a água a entrar muito devagar não há problemas. De referir que o meu aqua tem 430Lts brutos. Quanto à filtragem, de facto a sump era preferível, mas eu tenho 2 filtros e não tive problemas até hoje! Atenção à maturação do filtro, isso sim é muito importante! Já agora qual o volume desses filtros?? Isso a juntar à circulação também conta muito! Abraço!
  19. Julgo que o Diogo Lopes tem conseguido reproduzir os dele. E tem tido espécies fantásticas. Podes falar com ele!
  20. Mas em vez dos Cyprichromis, pode sempre optar por paracyprichromis que sempre precisam de menos espaço no comprimento. Com uma coluna de água desse tamanho dá à vontade, que eles não ficam espremidos entre o areão e a linha de água! E como a área da superficie vai ser bastante grande acho que cabe com facilidade um casal de Altolamprologus Sumbu ou até mesmo A. Calvus, se estes últimos só entrarem posteriormente com a colónia de similis já bem estabelecida! No entanto até pode ser boa ideia colocá-los simultaneamente pois os similis são como os multies, apanham-se sozinhos e julgam que o aqua é todo deles e depois é complicado voltar a restringi-los à zona que pretendemos que seja a colónia.
  21. As escavações dos multies são obras eternas, nunca estão de facto concluídas. Chega a um ponto em que o trabalho está quase concluído e as escavações abrandam, mas mesmo assim continuam a fazer pequenos retoques.
  22. Olá Arthur! Esses calculos de 1cm de peixe por litro de água em Tanganyikas não são válidos, o que conta é o espaço para os territórios, e nesse espaço os unicos que podes mantes são os Occelatus! Tropheus precisas de um mínimo de 120cm de comprimento. Não te quero desanimar, mas mais uma vez precisas de reformular essas ideias sobre o que pretendes! Alguma coisa pergunta... Abraço
  23. Olá amigo Paulo! Está muito bonito o aqua! Os meus parabéns!!! E como estão as coisas por aí de casais, comportamentos intra e inter-especificos, etc?? Grande abraço!
  24. Já li os dois livros que referes e são muito diferentes, o do Fitor é extraordinário, é apenas fotos com pequenas legendas do local e profundidade a que foram tiradas e algumas identificações de espécies, mas a quantidade de informação que consegues recolher visualmente é brutal... já o back to nature começa por falar do lago, fazer algumas descrições e depois começa o extenso inventário de espécies com necessidades de espaço, tamanhos em adulto, etc... Qualquer um dos dois é uma mais-valia, no entanto parece-me que nenhum se enquadra naquilo que pretendes, pois o do Fitor é basicamente fotos, e pretendes informação, e o do Konings é mais informação, mas já referes que há muita info na net. Aconselho a veres os dois e depois decidires por ti qual se enquadra mais no que pretendes, ou então compra os dois...
  25. Acho que do lago só se encontram as Neothauma, com preços entre 1 a 1.5€ a unidade! O que se for para uma colónia sairá algo mais caro que as vulgares conchas de escargot, são as que tenho e poderás encontrar nos hipermercados na área desse tipo de comidas!