Boa noite meus caros.
Tenho a seguinte dúvida: Será possível o Co2 aumentar o KH de uma maneira tão significativa? Tenho um pequeno nano, com cerca de 30litros. Substrato Ada amazonia, PowerSand, e aditivos. O aquário está densamente plantado (Hc Cuba, Brevipes, Arcuata, Parvula, etc)
A iluminação está a cargo de 2x24w. Injecto Co2. Valores: Ph- 6,4
Gh- 6
Kh- 9
No3- 15
Po4- 1.5
O aquário funciona sem filtro, apenas com uma powerhead pois a fauna é muito reduzida (e como o aquário se encontra densamente plantado, e com os valores de No3 e Po4 controlados, não apresenta necessidade de filtração adicional)
A minha questão prende-se exactamente com o KH.. sendo que o mesmo sai da minha torneira a 3 ou 4. Não tenho qualquer tipo de rocha ou tronco, é simplesmente substrato ADA + a Flora. Como será possível que o Kh aumente desta forma? Sei que os valores de Co2 até estão elevados (pela relação de ph com kh) mas como tenho movimentação na superficie e os peixes nadam normalmente, não apresentando sintomas de intoxicação. Ps. Já utilizei dois testes diferentes, de marcas diferentes, apresentando o mesmo resultado.
De salientar que os único aditivos que adiciono são ADA Step 2, Brighty K, e por vezes o Special Lights.
Tinha também estado a dosear com os fertilizantes caseiros (para chegar aos valores pretendidos)- Potássio, Nitrato e Fosfato. Nada mais.. O meu maior problema com o KH, é o mesmo estar a estagnar TOTALMENTE o crescimento de todas as plantas. Apesar de se apresentarem saudáveis, não têm qualquer crescimento nos últimos 2 meses!