nunoni

Membro
  • #Conteúdo

    1013
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por nunoni

  1. A não ser que planeies ficar afastado mais de 2 semanas, não é necessário alimentador automático. Os peixes, desde que saudáveis, aguentam bem, na natureza também têm períodos de "seca" e períodos de fartura.
  2. nunca lá tinha visto estas aberrações à venda apesar de ser cliente (com cartão ce cliente) e lá ir desde que abriu há 4 ou 5 ou 6 anos; fui lá ontem , tinham, disse ao moço que lá estava e que lá devia estar há pouco tempo que não deviam vender peixes daqueles e porquê, e ele limitou-se a ser malcriado sem ser, com um daqueles comentários à má fila "obrigado pela sua contribuição" e virou-me as costas. Eu expliquei-lhe que era cliente da casa, e fui-me embora sem comprar o que lá ia comprar. Há mais lojas!
  3. para quem gosta de estudar e aprender, há um livro que tem muito poucas figuras mas muita informação, incluindo um guia de 2 capítulos sobre doenças e seus tratamentos, mas de resto, é mesmo texto texto e mais texto, pejado de informação: http://books.google.pt/books?id=Vd6sBfAxno...;q=&f=false todo em pdf!
  4. Qualquer tipo de matéria orgânica serve; o essencial é ter o filtro a funcionar normalmente, já comn as cerâmicas e tudo, onde as bactérias se vão alojar. Para elas se desenvolverem precisam de alimento, e é porisso que deves introduzir matéria orgânica. Um aquariofilista famoso qualquer até aconselhava urina (em doses pequeninas), porque nem precisa de se decompor, é directamente alimento de bactéria nitrificante.
  5. moços, calma; que eu entenda, isto é um aqua de principiante, e não um plantado com exigências de muita luz. NÃO precisa de 1 W/litro, e já agora, "luz fria" e muito branca quer dizer que tem uma temperatura de cor razoável, sempre para cima de 5000K (que é a luz do meio dia nos trópicos), o que é perfeitamente aceitável; 10000K para um aqua de 30 cm de altura é total e absolutamente desnecessário. E leds são para moonlight sim senhor, mas neste momento há muita gente, inclusive com aquários densamente plantados, a usar leds de alto brilho como fonte de luz principal. Tanto quanto eu entenda, podes tentar usar essa lâmpada que já tens, mas tens que tomar atenção às plantas que compras; há plantas que vão morrer rapidamente com luz fraca; e há plantas que se vão dar lindamente. Por ex. anúbias, fetos de java, musgo de java. E com isso consegues um aqua bonito! Aconselho-te a fazer o teu TPC e estudares bem por ex o site da tropica http://www.tropica.com/default.asp onde podes ir ver as plantas uma por uma e ver as necessidades de luz. Tudo o que for "low" ou "medium low", podes usar.
  6. idem aspas, concordo! mas continuo a achar que não há problema em fazer a mudança tudo de seguida; a água nova que vai ter que ir para o novo pode ser metida em baldes ou garrafões de antemão; e não há necessidade de encher o novo completamente logo no 1º dia, pode-se deixar pela metade ou 2/3, o que corresponde no fundo a uma TPA de 50% (50% de água velha do aqua antigo, 50% nova que se junta), ou seja, o que frequentemente fazemos! Concordo que se deve testar a água nova para garantir que os parâmetros são semelhantes. Ah, tinha esquecido, aconselho, para não haver problemas de mudanças de temperatura, a aquecer o quarto a 25ºC durante a mudança; assim os dois aquas vão ter a mesma temperatura com ou sem termoestato.
  7. sinceramente vai por aí uma ocnfusão desgraçada. 1. O aquário estar "ciclado" quer dizer que tem uma colónia de bactérias nitrificantes adequadas à população que tem. 2. As bactérias estão em todas as superfícies, includindo vidro, decorações, etc. No entanto, a imensa maioria das bactérias encontra-se nos materiais filtrantes que estão no filtro. 3. Quer isto dizer que, no aquário pequeno a quantidade de bactérias no filtro está adequada à quantidade de peixes que lá tens. 4. Se ao fazer a mudança, mantiveres o filtro praticamente sempre a trabalhar, ou seja, desligar de um aqua e ligar no outro, e não introduzires mais peixe nenhum, as bactétias do filtro a) não morrem e b) continuam em quantidade adequada à quantidade de peixes que lá tens. 5. Ou seja, o novo aquário pode não ter ainda bactérias nos vidros, mas estará automaticamente "ciclado" devido às bactérias nitrificantes do filtro. Resumindo e concluindo, podes mudar tudo num dia; re-utiliza o máximo de água do aqua velho; mete no aqua novo agua da mesma proveniência da que costumas meter no velho. Não introduzas logo muitos peixes novos.
  8. Quais as dimensões exactas; se fôr por ex. 1 metro de comprimento, 40 cm de lado e 50 cm de altura. Imagina que queres 5 cm de altura de areão. O volume é 100*40*5 cm3 = 20000 cm3 ou seja 20 litros de areão. sim, em princípio pode ser de rio, mas limpa e ferve bem antes de meter
  9. essa lâmpada não são mais 40 W de luz, mas sim 8 W de luz e 32 de calor... os "watts de luz" que contam para os aquários, simplificando uma história comprida, são calculados para lâmpadas fluorescentes (incluindo as economizadoras compactas), que dão muito mais luminosidade por Watt do que as incandescentes
  10. o problema poderá ter sido meter demasiados peixes logo no início? O pH da água é o adequado aos peixes? Leiam com atenção http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 ! Aí têm muita informação essencial! Boa sorte
  11. a única coisa realmente essencial é um temporizador para a iluminação, caso contrário as plantas morrem todas.
  12. nunoni

    tudo a morrer

    este aqua é de 160l, o que fiz foi meter turfa para baixar o pH, carvão activado para eliminar alguma porcaria que a água tivesse, e um químico para baixar o pH um pouco. Hoje de manhã havia mais 6 peixes mortos. Neste momento sobrou o casal de Bettas (os seus filhotes que já estavam meio crescidos morreram!), 2 ou 3 Otos (eram 5 ou 6), 1 Ancistro, e 2 ou 3 Kulis. Já parecem estar bem agora, acho que vão aguentar
  13. nunoni

    tudo a morrer

    não uso condicionador há anos! Com a agitação da água a sair da torneira, o cloro evapora. Como eu, muita gente assim faz, aliás há quem faça ddirecto da torneira para o aqua, sem passar por depósito nenhum. O problema parece ter sido mesmo o pH, não medi à saída da torneira... lembro-me de aqui há uns anos alguém ter tido um problema semelhante, ter feito TPA depois de chuvadas fortes, e algu em ter dito que nessas alturas a água que vai parar aos depósitos pode ter parâmetros diferentes dos habituais. Já agora, moro na Graça! Enfim, estou a pagar o preço da falta de cuidado... fica aqui o aviso ao pessoal!
  14. já agora (respondo aqui em vez de mp!), esses 104 kg não serão o peso do aquário ou seja vidro etc? Não inclui a água, nem areão, nem decoração que lá houver! Vê bem, a litragem bruta do aqua é 540 litros, o que dá, contando com essas coisas, uns 500 ou 600 litros (dependendo do areão etc), mais os 104 do peso do aqua em si. Meter imagens, tens que meter num host qualquer (género imageshack, ou outro qualquer), e depois há um botão (o 4º a contar da direita) quando escreves o post.
  15. 104 kg com essas dimensões andas enganado, aponta mais para 600 a 700!!
  16. nunoni

    tudo a morrer

    ontem tive que esvaziar o aquário quase todo para o poder deslocar. Foi uma TPA de cerca de 90% com água da rede em Lisboa. Tive cuidado com a temperatura. Hoje ao voltar a casa, tenho muitos peixes mortos, e os outros a morrer. Fui ver o pH, estava a 7.4, quando costuma estar por volta dos 6.5. A minha água da torneira costuma sair ligeiramente ácida, hoje à noite fui ver e estava a 7.3 Suspeito que tenham sido as chuvadas a alterar a qualidade da água da rede... meti turfa no filtro, e um pH-, e aumentei o CO2. Mas temo que sobrevivam poucos peixes... Alguém notou alguma coisa?
  17. hm, não depende da sua origem? Se por ex estiveram num curso de água, ou na praia, podem ter bactérias e depois começar a cheirar mal, ou não? Eu já usei pedras vindas da praia, e fervi sempre, o que me foi aconselhado aqui no fórum por estes motivos, e pareceu-me fazer sentido!
  18. um pc tem ums 300 ou 400 watt, o monitor depende do que for, mas uma ups média aguenta 20 minutos o pc; no aquario, só tens que manter o filtro a funcionar (a temperatura desce muito devagar, o termo não é preciso), ora um filtro pode ter 5 ou 20 watts, ou um pouco mais em aquas grandes; a mesma ups consegue aguentar um filtro muitas horas
  19. um eheim ecco dos mais pequenos é silencioso e o fluxo não é demasiado forte. Foi o que puz no primeiro aqua do meu filho, e funcionou bem até desmanchar. Em geral, tens que comprar, qualquer que seja a marca, dos mais pequenos, com fluxo adequado. Uma alternativa, para filtro interno, é os eheim aquaball, o 2010 tem bom fluxo e filtra bem.
  20. claro que dá para trocar as lâmpadas, aliás deve-se trocar de 6 em 6 meses (ano a ano no pior dos casos), porque elas vão perdendo luminosidade. E isso, a calha não suporta outras lâmpadas, são duas de 25W cada.
  21. podes trocar se tirares o sistema de luz todo e meteres um novo, mas isso é DIY; apenas meter uma lâmnpada diferente (mais forte) no mesmo sítio, sem mudar mais nada, não. Aquários comprados com iluminação integrada praticamente nunca têm muita luz. Este, com 50W, nem é dos piores. Mas se quiseres um plantado, tens que investir em mais iluminação, e isso dá trabalho. Ou retiras a tampa e compras uma calha para pôr por cima (é só ir à loja comprar, mas sai caro), ou alteras a tampa para meter mais luz (sai relativamente barato mas dá trabalho). Não há soluções simultaneamente fáceis e baratas.
  22. os space pro 90 cm têm duas lâmpadas de 25W. Se queres meter mais, tens que fazer um DIY, há dois projectos na secção DIY precisamente para o de 90c. Eu tenho neste momento 104W total. http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...p;mode=threaded http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=111031&hl= Já agora, em vez de escrevers à companhias, que não fazem negócios com pessoas individuais mas sim com outras empresas, seria muito mais simples ires a uma loja de aquariofilia e perguntares lá. Têm catálogos, etc, ou mesmo o próprio aquário.
  23. os UV destroem os remédios. Tens que desligar. Os parasitas tratam-se com anti-parasitas, e há-os de tipos diferentes consoante os parasitas.
  24. vê aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=66945 tens uma secção sobre trocas de água
  25. isso é excesso de carga biológica, que pode advir de nutrientes, ou excesso de peixes. Reduz a carga biológica, por ex dando menos comida. A longo prazo, é o que melhor resulta. De imediato, trocas de água diárias!