Rio Irrawaddy


Recommended Posts

como todos sabem, há cerca de duas semanas, o ciclone Nargis devastou uma grande área da Birmânia (Myanmar), provocando 132.000 mortes, estimadas até à data, bem como 2,4 milhões de desalojados, que correm sérios problemas de sobrevivência, em virtude da fome, da sede e de doenças como a cólera ou o tifo.

a zona mais afectada foi o delta do Irrawaddy, o maior rio que quase atravessa o país de norte a sul.

este meu tópico é uma homenagem a esse povo (oprimido há décadas por uma ditadura militar), um dos mais simpáticos e afáveis que tive oportunidade de conhecer.

 

para que este post não seja um off-topic, mas possa estar enquadrado numa CONVERSA AQUÀTICA, aqui deixo algumas imagens do rio, das suas margens e do povo que nele e dele vive.

(lembro que a Birmânia é habitat de alguns peixes que povoam os nossos aquários, como os boraras ou os galaxy, entre outros.)

 

RIO IRRAWADDY

 

MANDALAY

 

F1020034-1.jpg

 

F1040019-1.jpg

 

F1040020-2.jpg

 

F1040021.jpg

 

MINGUN

 

F1040016.jpg

 

AMARAPURA

 

F1000006-1.jpg

 

a maior ponte do mundo em madeira de teca (1.200m)

F1000008-1.jpg

 

F1000003-1.jpg

 

rio abaixo até Bagan

F1050002-1.jpgF1050004-3.jpg

 

transporte de bamboo

F1050006.jpg

 

F1050007.jpg

 

F1050009.jpg

 

F1050008-2.jpgF1050010.jpg

 

F1050011.jpg

 

F1050014.jpg

 

F1050016.jpg

 

BAGAN

 

F1060017-1.jpg

 

IMPORTANTE: a Junta Militar que, há décadas, governa este país, tem sistematicamente posto entraves na atribuição dos vistos às organizações humanitárias (nomeadamente a AMI), impedindo deste modo, a entrada nas zonas afectadas, de toneladas de alimentos, água, medicamentos e demais ajuda, condenando desta forma, os 2,4 milhões de sobreviventes a uma morte prematura, principalmente as crianças, que são sempre os primeiros a não resistir!!!...

uma vez que a opinião pública internacional já mostrou ter peso nalgumas (poucas, infelizmente...) situações de emergência, peço-vos que assinem esta petição, com vista a demover aqueles criminosos da tal atitude. é tudo o que, neste momento, podemos fazer por aquele povo...

 

http://www.thepetitionsite.com/takeaction/...1?z00m=15117117

 

obrigado

JM

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando for grande quero um emprego como o teu :tongue:

Mais uma grande fotoreportagem banana rock

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunca estive em Myanmar, mas estive algum tempo na India e nao é diferente

do que vemos nas fotos em cima.....

é formidavel a disposiçao, alegria e o modo de vida dessas pessoas apesar da pobresa,

e do desrrespeito das autoridades por elas......

 

boa iniciativa José

 

abraços e colaborem.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tu és tramado!

Áparte da tragédia, e não a querendo de maneira nenhuma minimizar (óptima iniciativa), é mais uma das tuas excelentes foto-reportagens.

Diz-me uma coisa: As pessoas vinham ter contigo para vender os bens que traziam na canastra, certo? E o que são aqueles fritos? Chegaste a provar?

E o que trazem nos sacos pequenos ao lado dos fritos?

Lá é costume ou vaidade trazer a cara de branco, não é?

E aquelas mantas é beira da praia, também eram para vender?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terra linda, fotos lindas e mais uma vez, la foi o homem das viagens...

 

Reportagem fotografica de excelente qualidade!

 

Esta tragedia realmente foi mt ma mesmo... aqueles milhares de pessoas... coisa horrivel mesmo...

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos pelos comentários e apoio à causa! :D

 

As pessoas vinham ter contigo para vender os bens que traziam na canastra, certo? E o que são aqueles fritos? Chegaste a provar?

E o que trazem nos sacos pequenos ao lado dos fritos? E aquelas mantas é beira da praia, também eram para vender?

sim, tudo aquilo é para venda; os fritos são todos parecidos com chamuças, tudo bem condimentado e muito saboroso, mas completamente proibitivo para os nossos estômagos ocidentais!... só em determinados restaurantes me atrevo a comer esses petiscos e quando o faço, como mesmo de TUDO! biggrin sei, infelizmente por experiência própria, que a pior coisa que pode acontecer quando se viaja por estas paragens, é ficar doente!!! não comer na rua é um dos princípios que sigo à risca, por mais apetitosa que possa ser a aparência... só mesmo fruta e tem que vir com casca... ninguem imagina as águas e os óleos usados na confecção!...

 

Lá é costume ou vaidade trazer a cara de branco, não é?

thanaka é uma pasta vegetal feita a partir da madeira de certas árvores, usada simultâneamente como protector solar e make-up.

 

nunca estive em Myanmar, mas estive algum tempo na India e nao é diferente do que vemos nas fotos em cima.....

eu tambem já estive na India e acredita que, apesar de haver algumas semelhanças aparentes, a Birmânia é muito diferente mesmo e o povo então, é mesmo muito, muito distinto! tenho este país mesmo no topo das minhas preferências! bang

 

 

 

entretanto já fiz um update no 1º. post, porque os números não param de aumentar...

felizmente que nem tudo são más notícias: de acordo com as últimas, a junta militar já está a ceder às pressões internacionais e, lentamente, a deixar entrar a ajuda no país...

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tantos patos naquela foto :twisted:

Essas "placas" feitas de bambu ou lá o que é com ma data de gente em cima não vão ao fudo?

 

Mais outro trabalho excelente, nunca me canso de ver e ler estes teus artigos, continua com eles!!

 

É pena é a tragédia... Ainda bem que a junta militar está a ceder...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tantos patos naquela foto
ao lado dos patos, numa pequena canoa, ia o respectivo 'pastor/guardador', que, com uma vara comprida os guiava rio acima;

infelizmente, a única foto que apanhava a cena toda, ficou completamente desfocada!!!... cabecadura

 

Essas "placas" feitas de bambu ou lá o que é com ma data de gente em cima não vão ao fudo?
como qualquer madeira seca, o bamboo flutua.

a forma mais inteligente de o transportar é, de facto, construir uma jangada com as próprias canas e deixar seguir rio abaixo, com a corrente (trata-se de gente pobre que não possui barcos de carga);

até dá para construirem umas casotas para pernoitarem, no caso da viagem demorar varios dias... :)

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem ... sacas as fotos da net ou existe algum sitio nesta aldea global chamada terra que ainda não tenhas visto !?!?!?!?!?!?!?!

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem ... sacas as fotos da net

só pode ser 'gozação'... :-D

 

sentimento de tristeza é o que me ocorre ao pensar na infelicidade daquela gente :P

podes crer, ze carlos! ando mesmo acabrunhado com tudo isto...

 

 

 

update: a dita junta militar só está a receber a ajuda dos países asiáticos!... as organizações humanitárias ocidentais, continuam impedidas de entrar em território birmanês!!!

não há adjectivos para isto!!!

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora, nem mais!!!

 

se lá houvesse petróleo, já o país tinha sido invadido, há muito, em nome da 'democracia'!!!...

 

a Birmânia tem sempre as fronteiras fechadas com todos os países à volta, à excepção de qual? da China, pois claro!!! é quem apoia o regime militar, não só para ter uma porta aberta para o Oceano Índico, mas também para poder vir livremente buscar as quantidades astronómicas de ópio, que se produz nas montanhas do norte!!!

 

sem petróleo e com o apoio da China... está tudo dito!!!... o povo que vá aguentando, pode ser que sobrevivam, que as grandes potências têm mais que fazer...

 

enfim... nada de novo!...

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só pode ser 'gozação'... :-D

 

 

:crazyeyes: :crazyeyes:

 

Gozação é a inveja que fazes em nós todos com essas FABULASTICAS foto-reportagens .... :snipersmile:

 

 

;) banana rock banana rock banana rock

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado, Marco! :)

 

 

após a ida (e persistência) do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, ao país, o governo da Birmânia autorizou (22 dias depois da catástrofe!!!) a entrada das organizações humanitárias ocidentais, que, nesta altura, já estão a prestar a tão necessária ajuda aos 2,5 milhões de sobreviventes.

 

obrigado a todos os que assinaram a petição!

JM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado, Marco! :)

após a ida (e persistência) do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, ao país, o governo da Birmânia autorizou (22 dias depois da catástrofe!!!) a entrada das organizações humanitárias ocidentais, que, nesta altura, já estão a prestar a tão necessária ajuda aos 2,5 milhões de sobreviventes.

 

obrigado a todos os que assinaram a petição!

JM

Eu assinei :D

Ainda bem que isso aconteçeu :)

Parabens, bela foto-reportagem.

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora, nem mais!!!

 

se lá houvesse petróleo, já o país tinha sido invadido, há muito, em nome da 'democracia'!!!...

 

a Birmânia tem sempre as fronteiras fechadas com todos os países à volta, à excepção de qual? da China, pois claro!!! é quem apoia o regime militar, não só para ter uma porta aberta para o Oceano Índico, mas também para poder vir livremente buscar as quantidades astronómicas de ópio, que se produz nas montanhas do norte!!!

 

sem petróleo e com o apoio da China... está tudo dito!!!... o povo que vá aguentando, pode ser que sobrevivam, que as grandes potências têm mais que fazer...

 

enfim... nada de novo!...

 

Bom acerca disso, e podendo parecer mal, mas há certas potências que são para negociar e não para provocar. É o caso da china. Tenho imensa pena dos birmaneses, mas se uma libertação implicasse uma invasão que colocasse os milhões de tropas chinesas em movimento, tenho pena, mas tem de haver outra solução.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom acerca disso, e podendo parecer mal, mas há certas potências que são para negociar e não para provocar. É o caso da china. Tenho imensa pena dos birmaneses, mas se uma libertação implicasse uma invasão que colocasse os milhões de tropas chinesas em movimento, tenho pena, mas tem de haver outra solução.

compreendo perfeitamente o que queres dizer! estes são asuntos muito sérios e as decisões não podem ser tomadas de ânimo leve... no entanto, e apesar da minha opinião sobre a China, não estou em crer que, nos tempos de hoje, se atrevesse a uma invasão (à letra), como se passou no Tibete há 50 anos... claro que existem várias formas de 'invasão' e podemos tomar como exemplo o Nepal, onde há já muitos anos a China vai 'minando' subtilmente o país, através da propaganda... e o facto é que a corrente 'maoista' ganha cada vez mais peso, por isso os conflitos entre os nepaleses são cada vez maiores...

 

 

Estas fotos que tens colocado são de férias?

sim, zlatan9, têm sido tiradas nas viagens que vou fazendo durante as férias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais