Aquário Novo - Plantas Precisam De Substrato?


Carlos Neto

Recommended Posts

Viva!

 

Estou a montar um segundo aquário, e tenho já um areão escuro para cobrir o fundo, tal como o resto do material. A minha questão é se é preciso comprar um tipo de substrato para as plantas, para colocar por baixo do areão negro, ou se não é preciso. Aposto que todos vão dizer que é necessário, mas ok... Se assim for, podem-me indicar bons substratos não muito caros (já agora, se forem de cor escura melhor!).

 

:rolleyes:

 

Quanto tempo duram? Para plantas como fetos de java, ou outras mais simples de manter, são necessárias injecções de CO2 ou fertilizantes? Tenho aqui Sera Florena, mas isto já tem uns anitos chainsaw

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas de fácil manutenção não precisam muito de substrato. Embora o substratos o faça bem às plantas e ajuda-as no crescimento. Eu acho que deverias colocar substrato fértil, tens o da sera o floredepot que é muito bom.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

As plantas de fácil manutenção não precisam muito de substrato. Embora o substratos o faça bem às plantas e ajuda-as no crescimento. Eu acho que deverias colocar substrato fértil, tens o da sera o floredepot que é muito bom.

 

Cumps

Com esta tua frase, deduzo que aches que as mais difíceis necessitem de substractos férteis... :?

 

Se assim fôr, deixa-me dizer que não é verdade... consegues manter quase todas, se não mesmo todas as plantas aquáticas somente com fertilização líquida.

Posso-te dar um exemplo meu:

 

Unwrapped_16_800.jpg

:)Cliquem para ver maior

 

Hemianthus callitrichoides 'Cuba', Eleocharis acicularis e Echinodorus tenellus... mantidas em areão vulcânico de pequena granulometria.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Sendo assim vou tentar ser mais específico:

 

- Aquário 60 cm.

 

 

- Espécies esperadas:

 

Hidrophila polisperma

Rotala

fetos java variedade pequena

 

- Referi o Sera florena para me dizerem se ainda está em boas condições.

 

Podem-me tb informar dos tempos de exposição à luz da lâmpada, peixes necessário para remover algas das folhas, etc?

 

Obrigado :)

Editado por carlosolavoneto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Sendo assim vou tentar ser mais específico:

 

- Aquário 60 cm.

- Espécies esperadas:

 

Hidrophila polisperma

Rotala

fetos java variedade pequena

 

- Referi o Sera florena para me dizerem se ainda está em boas condições.

 

Podem-me tb informar dos tempos de exposição à luz da lâmpada, peixes necessário para remover algas das folhas, etc?

 

Obrigado :D

Olá.

 

Agora deste-me somente uma dimensão... mas não faz mal. Sei o produto da altura pela largura que tem de ser algo como 40x40 cm.

 

Se pusesses mais duas lâmpadas de 18W T8, se calhar já estavas mais à vontade para colocar essas outras plantas que referes.

 

Nunca usei Sera Florena... não sei que tipo de fertilizante é.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que um substrato fértil ajuda bastante. Como se pode ver pelo aqua do Luis Fortunato é possivel manter sem ele,mas para quem ainda não está bem familiarizado com esquemas de fertilização liquida um substrato fértil pode facilitar as coisas,apesar de termos de fertilizar na coluna de água a certo ponto na mesma.

 

Se ainda não montaste o aqua não perdes nada em pôr um substrato fértil debaixo do areão.Quanto à marca isso depende do dinheiro que queres gastar,desde o Floredepot aos substratos da ADA e ELOS.Ou então uma mistura ''caseira''de Turfa,Humus de minhoca tratado e/ou Laterite.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm ok...

 

Pois, confesso que não estou familiarizado com plantas reais, porque no meu aquário principal tenho decorações rochosas e plantas artificiais. Já tive verdadeiras, mas era tão novato na altura que não percebia nada do assunto. Cheguei a ter um substrato em pedrinhas, mas elas misturaram-se com o areão e ficou muito feio. Tirei tudo fora e pus areão novo chainsaw

 

 

O Sera Floredepot parece-me uma boa opção, porque já vi há venda em lojas da minha cidade. Agora convém salientar que que o areão que tenho tem uma granulometria um pouco maior, e ainda por cima tem arestas irregulares, e portanto o substrato para as plantas pode ficar distribuido de maneira irregular. Parece-me que vai ficar nos espaços entre cada pedrinha. Já agora, como se aplica? Camada de areão + substrato + areão ou substrato + areão?

 

Não há o perigo de ao utilizar o sifão o substrato se misture com o areão, e saia borrada? ;)

 

Obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na volta esse areão não é muito recomendável...devias arranjar areão de rio normal,de granulametria entre 2 a 3mm. Ou então Akadama.Quanto a mim é de longe a melhor solução,esteticamente e não só.

 

E a ordem é o substrato fértil e uma boa camada de areão por cima.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Percorri as lojas todas para encontrar este substrato, é escuro como eu queria, mas não são pedras perfeitamente regulares. A granulometria é normal, igual à do cascalho de rio. É que quis experimentar algo novo desta vez, daí ter escolhido a cor escura. Tenho também areia branca que vai contrastar com o fundo numa parte do aquário.

 

Sendo assim o Sera Floredepot é uma boa opção?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esta tua frase, deduzo que aches que as mais difíceis necessitem de substractos férteis...

 

Não era a minha intenção dizer isso... Eu mantenho dois aquários com várias plantas, não extremamente dificeis mas algures entre o meio, sem substrato so com fertilizações semanais. E elas crescem que é uma maravilha, algumas até quase que "saltam" fora do aqua lol... E o teu aquário está lindooo de morrer, e no entanto não tens substrato fértil.

 

Agora acho que um substrato fértil ajuda, pelo menos noto diferenças entre crescimento das plantas nos meus aqua com substrato e os sem substrato...

 

Sendo assim o Sera Floredepot é uma boa opção?

 

Eu uso e tenho muito bons resultados.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

.. e para quem já montou e já se arrependeu de não meter substrato.. há alguma ténica especifica para inserir o substrato agora..??

 

Aquario de 120 x 40 x 30

 

areão simples

areão calcário pouco granulado

pedra mármore branca de maior granulado

(sem fauna nem flora ao menos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...