consumo dos aquarios


Recommended Posts

olá caros amigos aquariófilos,decidi lançar aqui uma troca de opinioes e experiencias sobre o consumo dos nossos aquarios.a EDP é que gosta disto.eu por exemplo tenho 2 aquarios en casa,e sei que consome muito,os filtros e as lampadas sao de baixo comsumo,mas as resistencias.....250 e 150 watt.

e aqueles que tem mais aquarios?

falem tb dos vossos casos.haverá alternativas,sou eu que tenho isto mal?

voces tem contadores bi-horários?eu nao....ainda.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 74
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Os cálculos devem ser diferentes nos meses de Inverno pois a factura vai ser maior que no Verão.

A causa para isso é um maior tempo com os sistemas de aquecimento ligados.

 

De seguida fica uma fórmula de cálculo que pode ser usada:

1. Identifique a potência (Watt) do equipamento em causa.

Normalmente os fabricantes indicam esse valor numa chapa ou etiqueta colocada de lado ou na parte de trás do equipamento.

Se não existe essa indicação, mas apenas a intensidade de corrente (Ampere - A) e a tensão (Volt - V) são fornecidos, faça o seguinte cálculo:

A x V = Watt

(Em Portugal a tensão da rede é de 230V)

 

2. Determine o consumo mensal do equipamento, multiplicando os Watts pelo número de horas de utilização mensal do equipamento.

Por exemplo, se uma lâmpada fluorescente (36 W) está ligada 8 horas por dia, então por mês estará ligada 240 Horas (8x30 dias).

O seu consumo mensal será de:

Watts X horas utilização = Watts hora por mês

36 x 240 = 8 640 Watts

 

3. Determine os Kilowatt hora (kWh) consumidos por mês:

Watt hora por mês / 1000 = kWh por mês

8 640 / 1000 = 8,64 kWh

 

4. Finalmente se quiser saber o custo deste consumo basta multiplicar os kWh por € 0,1011 (no caso da tarifa simples e penso estar certa).

8,64 kWh x 0,1011 = 0,8735 €

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso te fazer aqui o calculo para a resistencia número 1 de 250Watt

 

O dia tem 24 horas mas seguindo o exemplo da minha acredito que ela nem esteja ligada 12 horas por dia.

 

Mas vamos pensar que esta ligada 12 horas entao vai ser

 

12x30=360 horas mensais

 

250 watt vezes as horas mensais vai saber quanto watts gastas por mes

 

250x360=90000 watts gastos por mes

 

isto em kwh é so dividir por 1000

 

90000/1000= 90kwh por mes

 

com uma tarifa de 0,1011 por kwh

 

90x0,1011 =9.099 ou seja 9 euros por esta resistencia

Editado por DARWIN
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 Resistencia é de 100 Watts 12 horas por dia

2 Filtro de limpeza 7 Watts 24 horas por dia

3 Bomba de ar 7 Watts 24 horas por dia

4 Iluminação 2X27 watts 4 horas por dia

 

1 12x30=360 Horas mensais= 360x100=36000/1000=36 kwh

2 24x30=720 Horas mensais= 720x7=5040/1000=5.04 kwh

3 24x30=720 Horas mensais= 720x7=5040/1000=5.04 kwh

4 4x30=120 Horas mensais= 120x54=6480/1000=6.48 kwh

 

Total 36+5.04+5.04+6.48=100.08 kwh

 

100kwhx0,1011 cent= 10.11 euros

 

10.11 euros ja vi coisas mais caras lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esses cálculos são muito relativos. Variam conforme o sítio onde está colocado o aquário, e a zona do país! Para ter valores exactos, nada melhor que um "Medidor de Consumo":

 

dsc04417wj4.jpg

 

90121-MEDIDOR_CONSUMO1.jpg

 

 

Às vezes aparece nas "grandes superfícies" tipo Lidl ou Plus, a preços convidativos. Assim temos os valores reais do consumo do aquário. O método dos cálculos, só se fizermos apenas à luz e ao filtro! São os únicos que sabemos o tempo real que estão em funcionamento. A resistência, tanto pode estar ligada 8 horas por dia como 16! Pode dar uma diferença entre 2 a 5 € por mês, conforme a potência. Isto num aquário! Se tiverem 6 como eu cabecadura ... é fazer contas.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu ainda não comprei, porque deixei escapar os últimos que havia! Estas fotos tirei-as de algures da net. Mas se bem me recordo, aquilo custa à volta dos 12 Euros.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tirei-me um dúvida, se tiver um aquário de 30L por exemplo e em vez de termos um aquecedor de 30W tivermos um de 60W vamos gastar "metade" da energia?? Porque o aquecedor vai estar menos tempo ligado.

 

Gosto deste tópico porque ter 14 aquários como eu isto dá jeito. bowdown

 

 

 

 

Abraços,

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Este topico interessa-me bastante ....a minha factura da EDP deste mês é de 198,74€ bowdown e a de a dois meses atrás foi de 233,73€ .

Por isso tenho acompanhado este tópico com interesse para ver como é que o pessoal faz.

Já agora tenho 5 aquários ligados .

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foi esse a minha intençao,trocar-mos impressoes sobre o consumo.eu tenho 2 com 250 e 150 watt,estou a montar uma divisao na minha garagem,divisao essa,feita em pladur com enchimento em la de vidro para manter temperatura estável.vou ter 6 aquarios com filtragens independentes.mas um ambiente ameno para que as resistencias liguem o menos possivel.ah!a minha factura deste mes foi de 114Eur.mas tenho electrodomesticos variados,mas aconselho a colocarem um contador bi-Horário.abraços.

Boas

 

Este topico interessa-me bastante ....a minha factura da EDP deste mês é de 198,74€ bowdown e a de a dois meses atrás foi de 233,73€ .

Por isso tenho acompanhado este tópico com interesse para ver como é que o pessoal faz.

Já agora tenho 5 aquários ligados .

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tirei-me um dúvida, se tiver um aquário de 30L por exemplo e em vez de termos um aquecedor de 30W tivermos um de 60W vamos gastar "metade" da energia?? Porque o aquecedor vai estar menos tempo ligado.

 

Gosto deste tópico porque ter 14 aquários como eu isto dá jeito. :)

Abraços,

RS

 

 

Penso que seja igual. Embora esteja ligado durante menos tempo, consome o dobro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso de estar ligado metade do tempo e gastar o dobro também não é certo. A única maneira de saber quanto gastam, é colocar um daqueles aparelhos na entrada de todos os zingarelhos eléctricos, e ir apontando diariamente o consumo! Isto durante uma ano inteiro! Assim podemos ter a média diária, semanal, mensal, e outras que tal. Melhor ainda, seria apontar diariamente a temperatura média da divisão em que estão os aquários, e já se tiravam conclusões do real consumo dos nossos aquários!

Eu vou pagando 100 aérios por mês :) , e que se lixe! Antes para aí que para a farmácia...

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é pessoal,

 

Tomando como referencia os 100€ do nosso amigo David Cabete, se calhar, dois terços do que ele paga ou nós são dos electrodomesticos (maq.lavar-roupa, loiça, termoventiladores, o tv que fica em standby que nunca é só um, etc).

Na minha opinião não são os aquarios, se não forem muitos, que levam a maior fatia da factura da EDP.

 

Um abraço,

Henrique

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente esses medidores do Lidl e Plus funcionam muito bem, mas se os deixarmos umas duas semanas ligados, avariam não sei bem porquê, estou a verificar o circuito electrónico interno, aconteceu com o meu e com o de um colega, duas semanas ligado e foi-se. Quanto à questão dos aquecedores, pelo que tenho visto se um aquecedor de 300W demorar 60 minutos a aquecer a água do aquário a uma determinada temperatura um de 150W demorará 120 minutos nas mesma condições, ou seja em termos de consumo vai dar ao mesmo, claro que em termos de conforto para os peixes a história é outra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá riki,nisso estou de acordo contigo,os aspiradores,secadores de cabelo e termoventiladores,uiiii,ui.

Pois é pessoal,

 

Tomando como referencia os 100€ do nosso amigo David Cabete, se calhar, dois terços do que ele paga ou nós são dos electrodomesticos (maq.lavar-roupa, loiça, termoventiladores, o tv que fica em standby que nunca é só um, etc).

Na minha opinião não são os aquarios, se não forem muitos, que levam a maior fatia da factura da EDP.

 

Um abraço,

Henrique

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ainda comecei a tirar apontamentos aos consumos dos equipamentos que tenho nos aquários, mas desisti na altura de fazer as contas. Filtros são 6, consumos entre 3 e 25Watts. Iluminação, nos aquários todos, são 400Watts.Termostatos são 6, entre 50Watts e 250Watts. Depois ainda há umas duas bombas de ar, transformadores para a ventilação da iluminação dos vários aquários, as válvulas selenóides, os filtros UV e outras palermices que andam por lá.

 

O problema são as contas! Tenho tarifa Bi Horária de fim de semana... De segunda a sexta feira, tenho tarifa reduzida das 0 horas às 8 horas, no sábado tem vários períodos, que nunca me recordo quais. Só nos domingos é que abrange as 24 horas. Fazer as contas com estes parâmetros iria ser complicado! A utilização do tal medidor de consumos também me vai dar um valor superior ao real, já que eles contabilizam apenas as 24 horas, sem diferenças de tarifa entre elas.

 

Um conselho: para quem gosta realmente deste hobbie, é pagar a conta ao fim do mês e esperar que a do próximo seja mais baixa...

 

Acho que se fizer as conta bem feitas, me dá uma coisinha má bigsmile .

 

 

Cumps.

 

 

P.S. - A vantagem da tarifa bi horário é tentar colocar os aparelhos de maior consumo a funcionar se possível dentro do período reduzido. No meu caso, utilizo muito, e quando digo muito é muito mesmo, máquina de louça e secador de roupa. Quando não tinha o bi horário, pagava bem mais! E apenas tinha um aquário! Conclusão: Bi Horário compensa!

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na relaidade o aquário não é o que vai fazer crescer estas contas mas sim electromesticos como o micro ondas no meu caso 1200 watts e a maquina de secar esta então trabalha bem uma hora por dia gastando 2000 watts ou mais estes brinquedos sim gastam e não é pouco agora no que diz respeito a um aquário só a resistencia pode gastar algo que se note outra coisa o regulador que ela tem não a vai fazer gastar menos watts ou mais ela quando liga gasta sempre 100watts o que vao fazer é reduzir o tempo que esta ligada permetindo esta ligar ou desligar a uma tempretura mais elevada ou não

 

ja agora alguem sabe com enganar os contadores da edp ja ouvi dizer que virar eles de pernas para o ar resulta só não testo por o meu fica virado para a estrada da muita bandeira

Editado por DARWIN
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.