Akadama a ficar verde (Algas)


wilchespires

Recommended Posts

Olá pessoal, venho uma vez mais pedir a vossa ajuda, principalmente de quem tem experiencia em montagens com Akadama. Montei um Aqua 120*40*50 (240L) no dia 29/12, tem tado a ciclar há 15 dias com a presença de 6 peixitos (5 viuvas e 1 corydora), tem um tronco, algumas pedras, 2 plantas até ao momento (Hz e Ludwiguia repens "Rubin"), o resto das plantas conto receber esta semana pra ficar todo plantado.

 

Tou a usar uma camada de substrato fertil da tropica por baixo da akadama e também tou a fazer introdução de CO2 pressurizado (1 gota 2 a 2 segundos). A iluminação q tenho é proveniente de 1 calha T5 3*54w nova, que vem de origem com lampadas de 14000K, inda ñ tenho as lampadas que queria por (6000+8500+10000), emprestaram-me enquando ñ xegam, 2 lampadas (4500+10000), com cerca de 6 meses de uso, sendo as unicas que por enquanto mantenho acesas 8h por dia. A filtragem tá ser feita por um Eheim 2215 com cêramicas e substrat pro da eheim, a que daqui a uns dias juntar-se-á um Eheim 2213, só a fazer filtragem mecânica.

 

Desde o dia da montagem inda ñ fiz nenhuma TPA, eis o problema, reparei hoje que tenho toda a superficie da Akadama e algumas pedras a ficar com um tom esverdiado, que me parecem claramente o inicio de um surto de algas, alguém me pode dizer se já lidou com algo identico e se há forma de reverter esta situação??

 

Tenho tado a fazer testes e os valores parecem-me bons: NH3: 0ppm, NO2: 0ppm, NO3: 5ppm, PO4: 0.25ppm

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá.

 

Sim, é normal que no início tenhas algas, principalmente se usas um fertilizantes sólidos por debaixo da Akadama, e não tens algas...

 

Apesar dos parâmetros não estarem muito maus na coluna de água, obviamente que no substracto existem com fartura, o que faz com que as algas proliferem facilmente neste.

 

Sem contar, que a velha máxima mantém-se: Se não houver plantas para consumir os nutrientes, quem fica com eles são as algas...

 

Até podias ter o aquário com muitas plantas... quando as plantas, elas demoram o seu tempo a adaptar-se, e a criar-se uma colónia de micro organismos que as vai ajudar a assimilarem todos os nutrientes existentes no substracto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Obviamente que a solução mais lógica seria colocar logo mais plantas, desde o início, mas umas TPA's ajudam...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim, é normal que no início tenhas algas, principalmente se usas um fertilizantes sólidos por debaixo da Akadama, e não tens algas...

 

Apesar dos parâmetros não estarem muito maus na coluna de água, obviamente que no substracto existem com fartura, o que faz com que as algas proliferem facilmente neste.

 

Sem contar, que a velha máxima mantém-se: Se não houver plantas para consumir os nutrientes, quem fica com eles são as algas...

 

Até podias ter o aquário com muitas plantas... quando as plantas, elas demoram o seu tempo a adaptar-se, e a criar-se uma colónia de micro organismos que as vai ajudar a assimilarem todos os nutrientes existentes no substracto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Obviamente que a solução mais lógica seria colocar logo mais plantas, desde o início, mas umas TPA's ajudam...

 

Antes de mais, Luís obrigado pela tua rápida intervenção no post. Então tudo se resume a plantar o Aqua todo o mais rápido possível? Posso manter o fotoperiodo de 8h/dia e introdução de CO2? Quanto ao espectro das lâmpadas nada a assinalar? Nunca pensei que o substrato fertil fosse tão potente. E axas que a superficie esverdiada vai desaparecer assim que os consumos de nutrientees estiverem em pleno?

Desculpa estas perguntas todas, mas fiquei um bocado assustado ao ver o Aqua c este aspecto, até porque tenho um Nano plantado c akadama e ds cedo ficou assim, evoluiu para pior e nunca mais voltou ao normal...

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Henrique.

 

O que te posso dizer, de experiência própria, e de outras pessoas que até sabem mais disto do que eu, é que é perfeitamente normal isso acontecer no início das montagens, principalmente, pelos motivos já indicados:

 

:wacko: Período de adaptação das plantas, que faz com que não consumam nutrientes tão eficazmente como quando já estão adaptadas.

 

banana rock Ciclagem do areão. Criação de micro-organismos que vão facilitar a absorção dos nutrientes por parte das plantas.

 

:rolleyes: Quantidade deficiente de plantas a consumir nutrientes.

 

love you Substracto fértil, que mesmo tendo outro mais 'inerte' por cima, vai sempre passando para a coluna de água.

 

Todos estes factores, levam a que aconteça o que já disse:

 

Se não houver plantas para consumir os nutrientes, quem fica com eles são as algas...

Quanto às lâmpadas, não vejo em que possam contribuir para o consumo exclusivo de nutrientes por parte das algas... aliás, eu sou da opinião que as algas acontecem por haver desequilíbrios de nutrientes, não por termos lâmpadas mais antigas, ou de espectros esquisitos... óbvio que isto vai fazer com que a radiação que é utilizada pelas plantas não é tão grande quanto, quando utilizamos lâmpadas novas... mas não é por aí que tens algas.

 

E axas que a superficie esverdiada vai desaparecer assim que os consumos de nutrientees estiverem em pleno?

Se mantiveres os níveis de nutrientes correctos, é mais do que claro que vão desaparecer...

 

Mas olha, eu volto a dizê-lo... umas TPA's além de erradicarem excessos de nutrientes na coluna de água, são aconselháveis nos primeiros tempos, a quem usa substractos férteis...

 

Posso-te dar um exemplo, que é meu...

Na minha última montagem, que foi a primeira vez que usei um fertilizante sólido por debaixo de akadama, por não ter plantado logo o aquário com o máximo de plantas, tive um ataque de ciano-bactérias brutal. Por isso, como podes ver, é bastante normal isso acontecer... ainda para mais quando a gente faz aquilo que as algas gostam (devia ser, não faz, como TPA's, poucas plantas, etc...).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok luís, mais explicito ñ podias ser, vou avançar nas TPA's e rezar pra que as pantas que encomendei cheguem esta semana, espero é que entretanto o estado da akadama ñ entre em decadencia antes de conseguir planta-la toda e equilibar os nutrientes.

Obrigado uma vez mais pelo contributo :wacko:

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 4 dias depois, 1 TPA de 20% feita e as algas alastram-se um pouco por toda a akadama, cujos grãos vão ganhando um verde cada vez mais evidente, o tronco também tá a ficar esverdiado. Já acrescentei uns bons pés de Echinodorus Tenellus, na proxima 4ª feira chega o resto das plantas, Alternanthera Roseafolia, Sagittaria Subulata, Lilaeopsis Brasiliensis e Hygrophila Guianensis ficando o Aqua bem plantado.

Neste momento tenho o fotoperiodo reduzido a 6h diárias, será que também devo desligar o CO2?

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo Henrique.

 

Boas, 4 dias depois, 1 TPA de 20% feita e as algas alastram-se um pouco por toda a akadama, cujos grãos vão ganhando um verde cada vez mais evidente, o tronco também tá a ficar esverdiado.

Normal... mas uma TPA com maior percentagem também não fazia mal nenhum... :unsure:

 

Já acrescentei uns bons pés de Echinodorus Tenellus, na proxima 4ª feira chega o resto das plantas, Alternanthera Roseafolia, Sagittaria Subulata, Lilaeopsis Brasiliensis e Hygrophila Guianensis ficando o Aqua bem plantado.

Óptimo... mas não te esqueças que as plantas demoram a reagir. Ainda para mais tu acabaste de plantar mais E. tenellus. Lembra-te do que escrevi, as plantas quando colocadas num aquário novo, levam o seu tempo a adaptar-se e a criar raízes novas, etc...

 

Isto tudo para te dizer, que 4 dias na estabilização de um plantado não é nada. O que não falta para aí são fotos de grandes aquariofilistas de plantados, que no início das montagens têm o aquário cravejado de algas... até há Tutoriais da ADA com aquários carregados de algas. As algas não são más, fazem parte do ecossistema do aquário. O que não podemos deixar que aconteça, é que elas dominem por completo, ficando nós sem plantas. Por isso, e mais uma vez, é perfeitamente normal ter algas nos aquários, principalmente quando ainda não estão maturados.

 

Neste momento tenho o fotoperiodo reduzido a 6h diárias, será que também devo desligar o CO2?

Podias muito bem deixá-lo as 8 horas diárias. E é claro que não deves desligar o CO2. Isso então seria estares a ajudar as algas... não te esqueças que o CO2 e a luz são factores que incentivam as plantas a adaptar-se e a crescer. É óbvio que o número de algas que aparece também será menor se diminuires a luz... mas por outro lado, as plantas também demoram mais a adaptar-se.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo Henrique.

Normal... mas uma TPA com maior percentagem também não fazia mal nenhum... :rolleyes:

Óptimo... mas não te esqueças que as plantas demoram a reagir. Ainda para mais tu acabaste de plantar mais E. tenellus. Lembra-te do que escrevi, as plantas quando colocadas num aquário novo, levam o seu tempo a adaptar-se e a criar raízes novas, etc...

 

Isto tudo para te dizer, que 4 dias na estabilização de um plantado não é nada. O que não falta para aí são fotos de grandes aquariofilistas de plantados, que no início das montagens têm o aquário cravejado de algas... até há Tutoriais da ADA com aquários carregados de algas. As algas não são más, fazem parte do ecossistema do aquário. O que não podemos deixar que aconteça, é que elas dominem por completo, ficando nós sem plantas. Por isso, e mais uma vez, é perfeitamente normal ter algas nos aquários, principalmente quando ainda não estão maturados.

Podias muito bem deixá-lo as 8 horas diárias. E é claro que não deves desligar o CO2. Isso então seria estares a ajudar as algas... não te esqueças que o CO2 e a luz são factores que incentivam as plantas a adaptar-se e a crescer. É óbvio que o número de algas que aparece também será menor se diminuires a luz... mas por outro lado, as plantas também demoram mais a adaptar-se.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Olá Luís, obrigado uma vez mais pela tua atenção ao meu post, de facto tou consciente que a TPA que fiz ñ foi suficiente para minimizar o problema das algas, infelizmente a falta de tempo tem-se interposto na rotina das TPA's, hoje inda vou fazer uma, perto dos 50%. As plantas que tenho creio já estarem enrraizadas, estão bonitas e a Ludwigia já mostra akeles tons vermelho acastanhado, a HZ também parece bem, excepto a E. tenellus que tem 3 ou 4 dias. A akadama é que está cada vez pior e tenho muito receio que mesmo contrariando esta tendência com TPA's mais frequentes, ñ volte a ficar toda castanha...

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquario sem algas ao fim de 3 ou 4 semanas... é porque algo está mal.

 

Aliaz... na última poda que fiz, que foi um verdadeiro desbaste, uma mega-poda, passada uma semana tive umas alguitas...que depois desapareceram.

 

É mesmo assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, após mais 2 valentes TPA's, parece-me que tou a conseguir fazer regredir o alastrar do verdete pela Akadama, pelo menos ñ aumentou nos ultimos dias, hoje tenciono fazer mais 1 TPA de 50% e finalmente plantar o resto do Aqua :rolleyes: Fui buscar o resto das plantas hoje à tarde, vamos lá ver se isto agora engrena.

Já agora outra questão, acham que devo começar a adicionar potassio, ou é melhor tar quieto até as plantas enraizarem bem? Ah e outra coisa, tenho feito testes e os fosfatos estão a zero, tenho receio de adicionar fosfatos enquanto as algas tão neste impasse...

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Boas, após mais 2 valentes TPA's, parece-me que tou a conseguir fazer regredir o alastrar do verdete pela Akadama, pelo menos ñ aumentou nos ultimos dias, hoje tenciono fazer mais 1 TPA de 50% e finalmente plantar o resto do Aqua icon_smile.gif Fui buscar o resto das plantas hoje à tarde, vamos lá ver se isto agora engrena.

Já agora outra questão, acham que devo começar a adicionar potassio, ou é melhor tar quieto até as plantas enraizarem bem? Ah e outra coisa, tenho feito testes e os fosfatos estão a zero, tenho receio de adicionar fosfatos enquanto as algas tão neste impasse...

Ainda bem... como vês, uma das maiores virtudes que um aquariofilista deve ter, principalmente em aquários plantados, é a paciência.

 

As coisas não acontecem de um dia para o outro. Há que dar tempo para vermos as coisas a reagir.

Nunca podemos esperar resolver algo num espaço muito curto de tempo...

 

Quanto ao Potássio e restantes nutrientes... desde o dia zero que os deves manter equilibrados (pelos menos dentro de valores aceitáveis para não sofreres com excesso e/ou carências).

 

Quanto aos Fosfatos, com a minha última frase já sabes qual a minha opinião, mas mesmo assim eu vou escrever mais outra...

A meu ver, é tanto ou pior uma carência de Fosfatos do que um excesso dos mesmos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além que o periodo de enraizamento pelas plantas implica um grande consumo de fosfatos.

 

Alias, o aumento de fosfatos provoca geralmente um aumento rapido da expansão radicular em detrimento de outros processos das plantas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Ainda bem... como vês, uma das maiores virtudes que um aquariofilista deve ter, principalmente em aquários plantados, é a paciência.

 

As coisas não acontecem de um dia para o outro. Há que dar tempo para vermos as coisas a reagir.

Nunca podemos esperar resolver algo num espaço muito curto de tempo...

 

Quanto ao Potássio e restantes nutrientes... desde o dia zero que os deves manter equilibrados (pelos menos dentro de valores aceitáveis para não sofreres com excesso e/ou carências).

 

Quanto aos Fosfatos, com a minha última frase já sabes qual a minha opinião, mas mesmo assim eu vou escrever mais outra...

A meu ver, é tanto ou pior uma carência de Fosfatos do que um excesso dos mesmos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Tenho pouca experiência mas do pouco que sei, acho que a questão do verdete pode dever-se a uma carência de fosfatos, acredito que não estou totalmente errado.. corrijam-me se faz favor.

 

Abraço

 

Ricardo Rosa

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, é com satisfação que digo que tudo o que está a ser dito é praticamente a transcrição em palavras do que se está a passar nesta recente montagem :puppydogeyes:

Desde o meu ultimo post continuo com as TPA's de 50% de 2 em 2 dias, comecei a fartilização diária com K e Po4. Tou a adicionar 10ml de K e 4ml de PO4. Comecei com 2 ml de PO4, mas os valores permaneciam a 0ppm, passei para 4ml e passado 1h já tinha 1ppm. Óntem ñ fiz testes por isso só introduzi 3 ml, cabei de fazer os testes há 5min e tenho 0ppm, por isso como foi já aqui dito, concluo que as plantas estão realmente a consumir os fosfatos, no entanto ñ posso dizer que as plantas estão com muito bom aspecto, principalmente a Hz foi plantada há 3 semanas, o que me deixa um bocado apreenssivo, pois tenho a mesma Hz num Nano (actualmente bastante abandalhado) com Akadama e ela assim que tem um cheirinho de CO2, mesmo sem fertilização e TPA's regulares, fica logo linda e com crescimento muito rápido.

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente considero um erro essas TPAs todas, eu vejo uma TPA como um procedimento de emergência ou para repor agua evaporada...

 

É muito mais simples conseguir equilibrar os parâmetros sem essas trocas todas, do que andar sempre a fazer grandes trocas de águas, ainda por cima que muitas vezes o principal problema encontra-se logo a partida na agua em que se utiliza.

 

Nunca as fiz e sinceramente nunca as vou fazer...

Editado por Jatbas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

saudações, após a primeira etapa de algas sobre a superficie do substrato, controlada após algumas TPA's, surge a segunda etapa que está a afectar directamente algumas plantas, nomeadamente a Alternanthera roseafolia e a ludwigia, continuo a fazer TPA's regulares de 50% (2 vezes por semana) estou a fertilizar com PO4 (3-4ml diários) e K (15 ml diários) acompanhando com teste que me dão resultados de PO4=1 ppm e NO3=10 ppm

 

A alternanthera qdo a comprei há 3 semanas estava linda, rosa vivo, agora está assim:

 

DSC_0268_600x399.jpg

 

A ludwuigia está no mesmo estado:

 

DSC_0275_600x399.jpg

 

Alguém me pode dizer o que me pode estar a provocar isto?

 

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Henrique.

 

Falas em Macro-Nutrientes... mas e em Micro?

 

Já agora, como é que tens a luz de momento?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas isso são algas verdes que existem em suspensão na água e que acabam por assentar nas folhas das plantas. Pq não sei tb gostava de saber :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Henrique.

 

Falas em Macro-Nutrientes... mas e em Micro?

 

Já agora, como é que tens a luz de momento?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Olá Luís, obrigado uma vez mais pela intervenção, ferro ainda ñ adicionei, mas há 2 dias adicionei 4 ml de micros da HA, mas entretanto parei, fiquei um bocado confuso e recuei na fertilização de micros porque em tempos disseram-me que ñ se devia fertilizar micros e PO4 ao mesmo tempo, todos os dias tenho de adicionar 3 a 4 ml de PO4, pois se ñ o fizer os valores baixam de um dia pro outro pra 0.25 ppm...sei que cada caso é um caso, mas será que me podes dar umas pistas para seguir um plano de fertilização regular e eficiente?

Obrigado uma vez mais

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas isso são algas verdes que existem em suspensão na água e que acabam por assentar nas folhas das plantas. Pq não sei tb gostava de saber :snipersmile:

 

Amigo ñ me parece, pois elas estão bem agarradas as folhas descoloradas das plantas...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Henrique.

 

Falas em Macro-Nutrientes... mas e em Micro?

 

Já agora, como é que tens a luz de momento?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Continuo com o fotoperiodo de 10h diárias, 3*54w (10000K+4500K+14000K), espero trocar a lâmpada de 14000esta semana, se chegar uma de 6000 que encomendei...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Henrique.

 

Pois... infelizmente isso é outro mito da aquariofilia :?

Podes sim senhor fertilizar Micros/Ferro e Fosfatos no mesmo dia... não podes é misturar os fertilizantes um no outro.

 

Agora podes muito bem fertilizar com micros... esperas que estejam dissolvidos pela coluna de água homogeneamente (uns minutos e está feito), e depois fertilizas com os Fosfatos. Ou vice-versa...

 

Coitado de mim se não podesse fertilizar PO4 e Micros no mesmo dia :?

 

Tu tens é as plantas a mostrar carências de nutrientes. Ora como é óbvio, as algas vão se aproveitar disso... pois havendo carências, obrigatoriamente há nutrientes que não são utilizados pelas plantas...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Henrique.

 

Pois... infelizmente isso é outro mito da aquariofilia :?

Podes sim senhor fertilizar Micros/Ferro e Fosfatos no mesmo dia... não podes é misturar os fertilizantes um no outro.

 

Agora podes muito bem fertilizar com micros... esperas que estejam dissolvidos pela coluna de água homogeneamente (uns minutos e está feito), e depois fertilizas com os Fosfatos. Ou vice-versa...

 

Coitado de mim se não podesse fertilizar PO4 e Micros no mesmo dia :?

 

Tu tens é as plantas a mostrar carências de nutrientes. Ora como é óbvio, as algas vão se aproveitar disso... pois havendo carências, obrigatoriamente há nutrientes que não são utilizados pelas plantas...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Ok, luís, vou avançar com os micronutrientes e ferro também, já agora conheces os fertelizantes da Seachem?

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

Ok, luís, vou avançar com os micronutrientes e ferro também, já agora conheces os fertelizantes da Seachem?

Cumpts

Só o Flourish Excel...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

wilchespires como vai a situação? Resolveu só com a fertilização de Micros?

 

Luís Fortunato, uma pergunta sobre um tópico teu, a certa altura questionas se está a fertilizar com micros, ao qual o wilchespires responde que não, será a causa daquela situação nas plantas a simples falta de micros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais