Fertilização para combater algas


xlifes

Recommended Posts

Boas :lol:

 

Tenho um aquário plantado e estou com um grande problema de algas que já tinha relatado neste topico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=41193

 

No seguimento disso tentei seguir os conselhos que me deram. Tenho vindo a fazer TPA regularmente (30% de 2 em 2 dias) e arranjei testes de Nitratos e de Fosfatos.

Não pude começar logo a fertilização porque só agora consegui comprar os fertilizantes :D

 

Neste momento a situação é um pouco pior do que relatei no outro tópico. Tenho mais algas e cada vez mais plantas cobertas por elas.

Estou a injectar CO2 se bem que nem sempre consigo ter um fluxo muito regular... :|

 

Os testes que arranjei foram da Sera para os Nitratos e da Nutrafin para os fosfatos. No entanto, apesar de julgar que estes fossem ser mais precisos que os de tirinhas (que era os que tinha antigamente) não fiquei muito elucidada :? (o sistema de cores não é muito facil de comparar... e há ali cores que duvido que alguma vez apareçam na água...)

Aparentemente tenho fosfatos a 0 e nitratos também (talvez tenha alguma coisa de nitratos, a cor era estranha... talvez arrisque a dizer que pudesse estar entre os 0mg/L e os 5mg/l)

Após ter feito os testes este foi o meu raciocinio:

 

Tomei como base o que encontrei aqui no fórum, que diz que o ideal para plantados é:

Nitratos - 5mg/L

Fosfatos - 0,5mg/L

potássio - 15mg/L

 

O meu aquário tem sensivelmente 100L, logo para o meu aquário as quantidades "ideais" seriam:

 

Nitratos - 500mg

Fosfatos - 50 mg

Potássio - 1500 mg

 

Nos nitratos que adicionei (kent Nitro+) 1 ml = 44,2 mg

Logo, para 500mg preciso de 11,3 Ml

Por isso adicionei duas tampas de Nitro+ (cada tampa corresponde a 5ml)

 

Nos fosfatos (kent Phos+) 1ml = 4,63 fosfatos

Logo, para 50mg preciso de 10,8 ml

Aqui adicionei apenas 1 tampa (5ml)

 

Queria saber se foi o correcto ou se fiz tudo errado :twisted:

Não fertilizei com potássio proque ainda não arranjei nem testes nem fertilizante... Devo faze-lo de imediato?

Gostaria também de saber com que regularidade devo fertilizar com Nitratos e fosfatos...

 

Se puderem ajudar agradecia :twisted:

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que estive a ver no teu tópico, tens de combater as algas de duas formas:

 

1ª fauna, algumas dessas algas precisam de para além de serem controladas por fertilizantes, serem tambem controladas por SAE's.

 

2º fertilização.

 

Já foi um bomc começo, mas sem potássio temo que não vás a lado nenhum. Tenta arranjar quanto antes o potássio, porque senão, quem vai consumir esses nitratos e fosfatos, são as algas e não as plantas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, algicidas...boa sorte para teres um bonito aquario.

 

Algicidas tratam o sintoma, nao o problema.

 

Não digo que o produto é mau para o fim a que se destina. Pode ser excelente...mas ...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, realmente não queria ter que recorrer a alguicidas cabecadura Podem matar as algas mas ta,mbém dão cabo das plantas.

 

Entretanto hoje sai para comprar Potássio e SAE's. Só encontrei o potássio. comprei o da kent.

No entanto nas instruções não indicam a quantidade de potássio por ml... dosei segundo o que eles indicam, 1 tampa para cada 40L, o que no meu caso fez com que adicionasse 2,5 tampas. Eles dizem para fazer isso semanalmente.

 

Devo seguir essa indicação?

Continuo com dúvidas relativamente ás quantidades de Nitratos e Fosfatos que adicionei ontem... Não sei de quanto em quanto tempo devo fertilizar...

 

Alguém me pode ajudar?

 

Já agora , mantenho as TPA's de 2 em 2 dias? não vou estar a anular os nutrientes que introduzi se o fizer?

 

Obrigado!

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá xlifes.

 

Eu já tive dessas algas (verdes e pretas).

As verdes passam por um controlo exaustivo dos Fosfatos. Mantém-nos sempre acima de 1 ppm. Quando falo em controlo exaustivo, refiro-me a controlar e a fertilizar o suficiente para ter diariamente 1-1.5 ppm de PO4.

As verdes, vais ver que em 4-5 dias desaparecem do aquário.

Quanto às pretas, realmente os SAE são a melhor solução. Se bem que eles não as comem. Eles arrancam-nas e muitas delas ficam a circular pelo aquário, apanhando-as tu com a rede, ou sendo sugadas pelo filtro.

 

E não te esqueças, tens de ter bom CO2. Eu porque parei com o CO2 durante 5 dias, a Rotala wallichi que tinha foi toda à vida (ela também já não estava em grande estado).

 

Eu de momento, não tenho algas nenhumas. Consegui erradicar todas cabecadura

Tenho somente, para 30 litros reais, 2 SAE e 2 Otos.

Controlo é os nutrientes cabecadura

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1,5 ppm de fosfatos corresponde a quantos mg/L? é que os meus testes medem em mg/L :? :D

 

Fiz agora uns testes...

Nitratos tenho qualquer coisa como 50mg/L! :D :? (fiz uma TPA de 30% porque me assustei com estes valores tão elevados)

Fosfatos continuo a ter zero!

Não entendo...

Não tenho teste de potássio por isso não sei como estão... só os introduzi hoje de manhã.

 

E relativamente às questões que coloquei em cima, alguma ajuda?

Terei calculado mal as quantidades a colocar no meu aqua?

E com que frequencia devo acrescentar os fertilizantes?

 

Obrigado!

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

1,5 ppm de fosfatos corresponde a quantos mg/L? é que os meus testes medem em mg/L

Para água dos aquários podes admitir que 1 mg/l = 1 ppm, daí que quando se fala em ppm ou mg/l se esteja a falar do mesmo...

 

Nitratos tenho qualquer coisa como 50mg/L! Shocked Confused (fiz uma TPA de 30% porque me assustei com estes valores tão elevados)

Normal... o que está a acontecer é que como tens carências de potássio e fosfatos, os nitratos não são assimilados pelas plantas. Daí te ter aconselhado a fertilizares com fosfatos. Eu já passei por isso. Após começares a fertilizar com Fosfatos, em 4-5 dias as algas verdes desaparecem.

Eu não fertilizo com nitratos. Eles aparecem na coluna de água somente com a comida dos peixes. apenas fertilizo com Fosfatos, Potássio e Micros (TMG).

A minha rotina é a seguinte: todas as semanas adiciono 5 ml de TMG (para 30 litros), com a TPA de 50% (15 litros). Durante a semana, controlo os fosfatos (com o respectivo teste), e mantenho-os à volta de 2 ppm (mg/l). Como não tenho teste para Potássio (segundo me disseram, em Portugal ainda não se encontra à venda), por cada 1 ppm de Fosfato adiciono 10 ppm de Potássio.

 

Não entendo...

Como já expliquei, se tens carências de fosfatos e potássio, é normal que os nitratos não sejam assimilados pelas plantas, o que leva a que a sua concentração suba na água.

 

E se não tens fosfatos na água nem potássio, é normal que as algas apareçam :D Então as verdes tipo barba e cabelos, e as filamentosas pretas, é sinal característico disso :D

 

Terei calculado mal as quantidades a colocar no meu aqua?

E com que frequencia devo acrescentar os fertilizantes?

Eu creio que não. Ainda não vi com atenção, mas à primeira vista, os teus cálculos parecem-me correctos.

 

Quanto a frequência de fertilização, isso depende. Eu controlo os meus testes quase diariamente. Tenho-me safado minimamente assim...

Poderá haver pessoal que apenas controla semanalmente, ou outros até que nunca controlam e olhando exclusivamente para as plantas/algas sabem que nutrientes têm de adicionar.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu acrescentei Nitratos porque os tinha a zero e no outro tópico tinham-me aconselhado a fazer a fertilização com os macros.

Agora não sei se este valor tão elevados de nitratos se devia ao facto de eles ainda não terem tido tempo de ser consumidos (uma vez que só os tinha adicionado ontem) ou se foi realmente em excesso, sendo que eles são também fornecidos pela comida (se bem que eu nem tenho dado muita comida ultimamente...)

 

Relativamente aos fosfatos o que posso concluir?

Devia ter posto uma dose maior? uma vez que não acusaram nada hoje...

Continua-me a fazer alguma confusão não saber de quanto em quanto tempo devo fertilizar, mas obrigado por partilhares a tua rotina Ivanpantz :D já é uma referencia.

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1,5 ppm de fosfatos corresponde a quantos mg/L? é que os meus testes medem em mg/L

Para água dos aquários podes admitir que 1 mg/l = 1 ppm, daí que quando se fala em ppm ou mg/l se esteja a falar do mesmo...

 

isso mesmo

 

PPM = Parte Por Milhão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, realmente nunca vi testes de potássio à venda... mas pensava que era por acaso... :evil:

Então como controlam o vosso potássio? não há formas de saber que quantidades temos?

 

Relativamente ás minhas dúvidas com a festilização, alguém me pode dar mais algumas respostas? :D

 

Obrigado

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

pois, realmente nunca vi testes de potássio à venda... mas pensava que era por acaso... Shocked

Então como controlam o vosso potássio? não há formas de saber que quantidades temos?

Durante a semana, controlo os fosfatos (com o respectivo teste), e mantenho-os à volta de 2 ppm (mg/l). Como não tenho teste para Potássio (segundo me disseram, em Portugal ainda não se encontra à venda), por cada 1 ppm de Fosfato adiciono 10 ppm de Potássio.

Tudo bem que é uma regra empírica, mas mandando o meu bitaite, podes seguir-te por ela de consciência tranquila...

Potássio em excesso não causa problemas às plantas nem à fauna. E que eu saiba, também não causa algas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Como é que está o aquário agora? A Fertilização resultou?

 

Marc06

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Oi :)

O Aquário está um pouco melhor sim. A fertilização não a consegui manter muito estável por falta de tempo e de meios á disposição :? Ainda tenho muitas daquelas algas tipo cabelos...

Vou tentar controlar isso porque é quase de certeza falta de fosfatos (acabaram e demorei a arranjar novamente :twisted: )

 

No entanto tenho uma dúvida que aproveito para colocar: estou a usar o Phos+ da Kent: nas isntruções eles dizem que a relação ideal entre N e P é de 20:1, ou seja, 20 átomos de Nitrogénio para 1 de fosfato

Mas como sei quantos átomos de cada (nitrogénio e fosfatos) tenho em cada ml desta solução? :oops:

Provavelmente a pergunta soará idiota para os entendidos, mas nunca fui boa a fisico-quimica... :oops::?

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente não é em atomos :twisted: é em ppm ou mg/l e isso vês nos testes e talvez na embalagem.

 

Já agora aproveito para te dizer que essa é uma razão de segurança, ou seja, impede algas, mas podes ter de variar essa proporção para obteres em algumas plantas as melhores cores.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não Just, eles dizem mesmo átomos :P

Não tenho máquina senão fotografava o rótulo...

 

"Em condições e concentrações óptimas de luz, temperatura, carbono e nutrientes, mantendo a relação óptima de 10 a 20:1 (10 a 20 átomos de nitrogénio para 1 de fósforo) o crescimento das plantas é equilibrado e sustentado. (...)"

 

De resto, relativamente a dados, só dizem que 1ml da solução contem 1,51 mg de fósforo ou o equivalente a 4,63 mg de fosfato.

É o Phos+ da Kent Botanica.

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Viva,

 

Pode ser com nitrato de potássio mas tens que ter em atenção que estás a aumentar os nitratos ao mesmo tempo. já com o cloreto de potássio não tens esse problema.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curioso como um tópico de 2006 leva duas respostas hoje e acaba por me ser bem útil! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais