Tropheus - visão pessoal


Nuno Antunes

Recommended Posts

Bom, depois dos artigos acerca dos tropheus chega a hora de falar um pouco sobre coisas que acho serem um mito ou pelo menos um exagero na manutenção destes pequenos.

 

Quero desde já avisar que são opiniões pessoais, baseadas no que observo nos meus peixes e conversas mantidas com outro pessoal que os mantem e obviamente o facto de resultar comigo não quer dizer que resulte com todos.

 

:wink: Começo então pelo tamanho da colónia:

-O normal e aconselhável pelos "gurus" (ou seja, os americanos do cichlid forum) são colónias de 20 a 30 elementos.

A minha colónia iniciou com 20 elementos e tive em 6 meses 4 baixas. 3 devidas a bloat e 1 por causa desconhecida.

Com 16 elementos não noto agressividade excessiva para lá das corridas ocasionais.

Tenho machos mas a sua dominancia é muito pouco acentuada. Poderá ser resultado da sua tenra idade mas penso que terá outros factores tais como o espaço disponivel e a existencia de refugios no fundo 3D (onde aliás é normal estarem fêmeas em incubação).

Há outro pessoal que mantém colónias de 10 unidades e inferiores e pelo que me dizem notam-se bem os dominantes. Pode ser o resultado de colónias mais pequenas, de decoração ou mesmo da espécie visto ser diferente da dos meus.

 

:wink: Resistencia:

Ao lermos os sites americanos ficamos sempre com a ideia que os tropheus são "flores de estufa" e qualquer coisinha ficam logo doentes.

No meu caso isso não corresponde à realidade. A ideia que tenho dos meus tropheus é que são peixes muito resistentes, pois já por duas vezes por falha minha ficaram a 18º sem que tenham existido episódios de bloat ou peixes doentes.

Calculo que os exemplares selvagens, sejam, esses sim, "flores de estufa" mas mais pelo facto de serem selvagens, logo não habituados às condições de cativeiro, a águas com cloro, etc.

Em futura aquisição procurarei F1 e nunca selvagens.

 

:shock: Stress:

Aqui sem duvida há muita razão... os tropheus stressam muito. E se nos selvagens o stress lhes origina doenças, nos de cativeiro o stress faz com que os comportamentos se alterem demais.

Os meus tinham stress moderado, sempre que aspirava o areão e fazia mudanças de água no aquário e também algum stress induzido pela presença de outros peixes que os atacavam devido estarem com alevins.

Desde que deixei de fazer TPA's semanais e retirei as julies do aquário tive uma postura levada a bom termo e as "tremideiras" aumentaram consideravelmente. Também o comportamento da colónia se alterou de forma substancial.

 

:lol: Companheiros de aquário: Os meus tropheus são muito calmos em relação a companheiros de aquário "não tropheus". No aquário tenho actualmente caracois, alevins de julidochromis marlieri e alevins de tropheus. Os tropheus não chateiam nenhuma destas espécies.

Já o contrário não parece ser verdade. Pelo que vi as espécies companheiras dos tropheus (no meu caso as julies) têm tendencia a importunar os bichos e isso parece induzir um certo nivel de stress que leva a que actividades de reprodução por exemplo sejam interrompidas.

O facto de outros ciclideos se tornarem territoriais parece fazer com que com o tempo os tropheus "abandonem" territórios reclamados por outras espécies e isso influencia os comportamentos reprodutivos tal como já referi.

 

:D TPA's e qualidade da água:

Pois... aqui é uma situação complicada e é preciso muito equilibrio. A água deve estar sempre em boas condições mas por outro lado andar sempre com aspirações de fundo e tpa's semanais induz muito stress.

A minha opção neste caso foi passar a TPA's de 2 em 2 ou mesmo 3 em 3 semanas. Claro que não poupo na filtragem... tenho 2 filtros externos de 1200 e 1300L/h e 2 internos de 1000L/h. A qualidade da água é verificada regularmente e qualquer sinal de alteração substancial de parâmetros origina uma TPA de 30 a 40%.

De uma forma geral os peixes reagem a TPA's com alteração de coloração e muita agitação, ainda não percebi se devido ao stress ou se devido a sentirem água "nova" a entrar no aquário.

 

:arrow: Alimentação:

Até agora os tropheus têm comido granulado e flocos, indistintamente e dão-se bem.

O granulado é "incubado" e devidamente digerido e até ao momento não tive qualquer problema.

 

:arrow: Algas e plantas:

Ambas vivem muito bem no aquário. Os meus tropheus parecem não se importar demais com as valisnérias e não as desbastam por aí alem. Já as algas são cortadas mas a um ritmo bastante baixo o que obriga a uma ou outra limpeza periódica dos vidros.

 

:arrow: Bloat:

Em 6 meses tive um unico episódio de bloat que me custou 3 peixes que já estavam infectados.

O tratamento com flagyl parece ter evitado novos contágios embora não tenha conseguido safar os 3 que já estavam doentes.

 

Para mim os factores fundamentais de sucesso:

-Aquário "decente" (120cm minimo)

-Muita observação de comportamentos

-Muito estudo acerca da espécie que se quer ter.

 

E por agora não me ocorre mais nada.

Lanço o desafio ao restante pessoal que mantém estes peixes que deixe aqui a sua impressão acerca deles.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Antes de mais obrigado pelo excelente artigo que escreveste (aquele dividido em 2 tópicos) compilando a informação dos Mestres e da tua troca de conhecimentos com outras pessoas entendidas.

 

Ao ler este testemunho de caracter mais pessoal e não tendo qualquer experiencia com tropheus, achei muito curioso esse fenómeno do stress aquando das TPAs. Talvez se deva ao facto de sentirem àgua ligeiramente diferente ou talvez à falta de naturalidade com que a coisa acontece pelo facto de estares a por mangueiras lá dentro a remecher o areão, etc... Seja como for pelos vistos stressam....

 

Ocorreu-me que talvez fazendo TPAs através de sump ou de um filtro filtro externo possa ser uma solução para eliminar parte desse stress... Dessa forma a àgua saíria sem eles "toparem" e entraria através da circulação normal do aquário. É obvio que eles se aperceberiam sempre que a àgua é nova, mas talvez assim passem a stressar menos. Enfim, é apenas uma ideia simples, mas achei devia partilhar isto que pensei.

 

Mais uma vez... Obrigado!

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, muito obrigado por esta tua opinião... Queria, também, aproveitar para aqui deixar eu a minha própria experiência com 1 aquário de Tropheus Moori Red Rainbow que iniciei já vai para 6 meses.

 

Eu nunca tinha tido Tropheus. Vinha de aquários plantados (já os mantenho vai para 6 anos). Li bastante sobre esta espécie, aqui e noutros foruns, e confesso que as opiniões não me encorajavam muito... Opinava-se que eram peixes "dificéis", muito mimosos, com comportamento de agressividade, tinham de ser introduzidos todos ao mesmo tempo, bloat, bla bla bla... Em suma, tudo o que era necessário para desencorajar um iniciante... Havia algumas poucas opiniões que diziam que não seria bem assim... Encorajado por um famoso aquário espectacular de Tropheus de uma conhecida loja da nossa "praça" da qual não devo dizer o nome (Obrigado Eduardo :D ) decidi arriscar... segue a minha experiência.

 

O Aquário:

Tenho algumas limitações de Espaço... apesar das opiniões contraditórias, lá adquiri um aquário de 100x30x40 para os futuros bichos... Hoje, tenho a consciência de que é pequeno... o substracto é aragonite e tem alguma rocha incluída.

 

Os Peixolas:

Outra contradição... consciente de que tinha um aquário pequeno, acabei por não seguir o conselho quanto ao número ideal de elementos para a colónia... mantenho uma colónia de 7 elementos com grande sucesso. Á mistura, ainda lá vivem 3 Neolamprologus Similis nas conchitas... foram inseridos todos ao mesmo tempo...

Filtragem. A cargo de uma sump com lã, bioballs, cerâmicas e 2 bombas que somam 1000 lrts/h... Apesar de tudo, ainda fica "curto" o débito... se me descuido, os nitritos lá sobem um pouco...

 

Agressividade:

Apesar de ainda serem jovens, a agressividade entre os membros é baixa, e resume-se a umas quantas "corridas" entre os peixes mais dominantes... É curioso notar a diferença de comportamentos pela alteração da localização das rochas... ao fim de alguns testes, mantendo duas zonas de rocha (uma na parte esquerda, uma zona mais livre sem rocha no centro e uma zona direita) que originam dois territórios. É nitida alguma dominancia de peixes em cada uma das zonas... no entanto, não se verifica a dominância de 1 peixe particular no aquário inteiro... Apesar de serem jovens já vão "medindo forças" entre eles, mas no geral, a paz reina no aquário. Ainda não tive fêmeas a incubar, apesar das "temideiras" já se irem notando...Apesar de não existir um macho dominante, percebem-se nitidamente as relações de hierarquia dentro do grupo. É fundamental a existência de refúgios para os mais fracos...

 

Água:

Concordo com o nuno... Neste pormenor é que não pode haver deslizes... a qualidade tem de ser inpecável... controlo regularmente a água e ao mínimo deslize, TPA. Apesar de tudo, e felizmente, por enquanto ainda não tive qualquer sinal de doença... por enquanto ainda não tenho razões para catalogar os peixes como "mimosos"...

 

Alimentação:

Alimento-os apenas com granulado vegetal. fica de molho um pouco para inchar... coitados dos similis, lá têm de gramar com a "erva"... Excepcionalmente, comem um pouco de granulado para peixes de água salgada. de resto, vão comendo as algas que crescem nas pedras e vidros...

Outros peixes no aquário:

para além dos tropheus só mantenho Similis... a relação é de paz... os tropheus não os importunam. Os Similis também não, excepto quando existe um mais empenhado em espreitar para dentro de uma concha... lá há uma guerrilha...

 

Factores críticos de Sucesso:

 

Aos que o Nuno já acrescentou, adiciono:

 

-A preocupação inicial de controlo da qualidade da água aquando da introdução da colónia... No meu caso, o aquário já cicliava hà 1 mês e meio antes da introdução dos peixes... como foram introduzidos ao mesmo tempo, é preciso a preocupação (no meu caso quase diária) em controlar a qualidade da água e ter sempre água de "reserva" para uma TPA de emergência...

- A importância da Filtragem... Uma filtragem deficiente condena um aquário desta espécie ao insucesso...

 

por fim: É REALMENTE GRATIFICANTE manter esta espécie... Agora percebo porque desencadeiam verdadeiras paixões por esse mundo fora...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bom ver que mais pessoal dá a opinião... obrigado :D

 

Pato911:

O stress da TPA que falo é de 2 niveis... um que eu considero stress "mau" em que os peixes ficam todos juntos "em posição defensiva", muito descolorados e que procuram os esconderijos desesperadamente.

O outro tipo que classifico de "bom" que é quando a água nova começa a correr para dentro do aquário em que os peixes ficam bastante agitados quase que parecem alegres por terem água nova.

 

Diria que este comportamento será um remanescente dos genes originais. No lago, água nova significa chuva e chuva significa nutrientes e crescimento de algas, logo altura propicia a procriação e talvez daí o seu comportamento. Aliás alguns forums aconselham TPA's de grande dimensão para induzir o comportamento reprodutivo.

 

Usar uma sump para reposição parece-me a melhor ideia, tanto em termos de filtragem, como em termos de stress. Uso esse método nos mbunas e tenho constantemente fêmeas a incubar, dado que o stress que provoco no aquário deles é 0. Tudo se passa na sump, incluindo retirar a água da tpa. Nos tropheus não usei sump porque o peso do conjunto seria muito elevado e não quiz arriscar.

 

Filipe:

Pois... acho que muito dos tropheus no nosso país se deve ao Eduardo. Não só pela dedicação dele aos bichos mas também pela disponibilidade em tirar duvidas e esclarecer pontos "obscuros".

Aliás o artigo que coloquei aqui e que foi também publicado na revista da APC há já alguns meses teria ficado muito mais pobre sem a contribuíção dele.

Em relação ao teu aquário, eu diria que está na altura de pensares em evoluir... com 6 meses os teus meninos devem estar para começar a incubar e em pouco tempo o aquário vai ficar "cheio". E a stressar os bichos com uma mudança mais vale que seja enquanto ainda não há posturas. Eu tenho 5 novos elementos (pelo menos) no meu aquário... e daqui em diante é sempre a somar mas sei que tenho espaço para ir até perto dos 30 a 35 elementos.

 

A ideia deste tópico é no fundo abrir um canal de discussão entre o pessoal aqui do forum que mantém tropheus, tanto como forma de nos conhecermos, como para trocarmos ideias porque tanto quanto vejo nos sites americanos os tipos pintam um retrato demasiado apocaliptico que não me parece nada que seja o que se verifica por cá.

Se com isto ajudarmos outros aquariófilos a seguirem por tropheus então teremos conseguido algo.

 

Mas fica já um aviso... tropheus não é um peixe de iniciados em aquariofilia... são peixes exigentes e é preciso já uma certa bagagem para cuidar deles com algum sucesso.

 

Já agora...

 

RicardoBC

Nelson Oliveira

João Magalhães

Rui Vieira

Migl

Eduardo

 

Onde estão as vossas opiniões?

E já agora as do resto do pessoal... o tópico é para todos :twisted:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha experiência com tropheus está praticamente a começar agora, embora já tenha tido tropheus, mas apenas como peixe decorativo sem qualquer intuito de reprodução ou estudá-los com mais cuidado.

 

Neste momento, estou a iniciar as minhas experiências e estudo com tropheus. Mas ao contrário de tudo o que foi aqui dito, vou fazer um aquário não exclusivo para tropheus e a particularidade maior neste projecto é respeitante ao nº de indivíduos por espécie.

 

Vou povoar o aquário de tropheus como se fosse um aquário de mbunas, ou seja, várias espécies e 2 a 3 indivíduso de cada uma, eventualmente uma colónia com um nº superior de indivíduos no seio das outras espécies, assim consigo ver o progresso de uma colónia e ao mesmo tempo o progresso de grupos mais pequenos (1M 1 a 2F).

 

Para já não tenho muito mais a dizer, com o passar do tempo vou colocando aqui as evoluções deste projecto e quais as consequências desta forma de povoar este aquário, que como disse anteriormente não será exclusivo para tropheus.

 

Já tenho 3 espécies de tropheus, e até agora não se agridem uns aos outros, tudo se passa com normalidade.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força João, é bem preciso os teus estudos, testes e criações para que se começe a proliferar este tipo de peixes que são espectaculares, espero que apostes nalguns dos que eu gosto, e como já sabes no futuro tens um grande interessado nos seus rebentos.

 

Cumprimentos,

Cumprimentos,

 

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João és sempre do contra :wink:

 

Por acaso também estou curioso nos resultados das tuas experiencias embora ache que vão resultar normalmente porque existem casos relatados de colónias constituidas por apenas 1 casal e com sucesso.

A mistura com os vitória no teu caso deverá resultar bem.

 

Só não estou muito seguro nessa mistura de espécies de tropheus mas conhecendo um pouco a tua forma de "actuar" sei que deves ter escolhido espécies dispares e de grupos bem distintos.

Mesmo assim o risco de hibridação existe como bem sabes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou consciente dos riscos de hibridação, até porque estes riscos estão sempre presentes quaisquer que sejam as espécies envolvidas.

Quando vi um c. afra cobue acasalar com uma labidochromis cauruleus e com uma labeotropheus fuelleborni, já acredito que podem existir hibridos com quaisquer combinação de espécies.

Por outro lado, posso dizer que tenho peixes muito parecidos no aquário e nunca tive crusamentos entre espécies diferentes. Por outro lado já consegui crusar espécies distintas forçadas por mim, já que coloquei femeas isoladas no aquário.

 

Eu estarei atento aos desenvolvimentos, e aqueles que não se portarem bem levam tau tau :wink:

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais